quinta-feira, 26 de maio de 2022

Arquitetura Religiosa - A Igreja Martin Luther - Ibirama SC - 1/X

Igreja Martin Luther - Ibirama SC.
Pesquisando na Colônia Hansa Hammonia, atual município de Ibirama, conhecemos pessoalmente a arquitetura da Igreja Luterana Martin Luther. Vamos apresentar um pouco de sua história e também, algumas questões que poderiam ter sido melhor ajustadas na paisagem na paisagem, quanto a ocupação do solo no entorno da igreja, principalmente por parte do cemitério. Para constatar, visitamos alguns pontos focais de Ibirama, e vamos apresentar cada um deles com seu respectivo histórico e sua situação no momento presente. Esta então é a 1° postagem de X/X (A ser definido após todas as postagens de Ibirama).
Localização de Ibirama:


A concessão de terras que deu início à colônia de Hansa Hammonia era de 650 mil hectares e compreendia toda a área da bacia do Rio Hercílio, até então inexplorada e terra de povos locais seminômades. De acordo com a informação de  Niels Deeke (neto do Diretor de Hansa), a área da concessão real, era de somente 170 mil hectares, explorada integralmente, somente 25 anos depois da concessão dada. Embora a área fosse munida de potencial geográfico, estava isolada da sede da Colônia Blumenau e, por conseguinte, do porto fluvial e do mar - acessibilidade. Nos primeiros tempos de fundação era chamada de Die Hansa.
Fonte: Brasilien Und Die Deutsch-brasilianische Kolonie Blumenau - Dr. Phil Wettstein.
Tudo teve início quando, entre 1897 e 1899 foi fundada em Hamburg, na Alemanha, a Hansatische Kolonisations Gesellschaft - Companhia Colonizadora que criou a Colônia Hansa-Hammonia - entre outras. Seu primeiro diretor foi  Alfred. W. Sellin, ao lado do engenheiro-agrimensor Emil Odebrecht e do construtor - Gottlieb Reif, iniciaram os trabalhos de instalação do empreendimento. Até Subida, a estrada já era carroçável (aberta por Gottlieb Reif a partir da picada feita por Odebrecht e equipe) e, de lá, os imigrantes eram transportados em canoas pelo Braço do Norte, atual Rio Hercílio - até a barra do Ribeirão Taquaras. Gottlieb Reif foi encarregado de construir a ligação carroçável até Hansa – atual Ibirama
Fonte: Brasilien Und Die Deutsch-brasilianische Kolonie Blumenau -
 Dr. Phil Wettstein. Casa enxaimel com fechamento em madeira.
Apresentava o aspecto da casa urbana da sede da Colônia Blumenau -
  alpendre sobre a porta de acesso principal.
A execução dessa passagem pela margem do rio era perigosa e muito difícil. Reif optou por fazer a passagem pelo Morro do Cocho, de 400 metros de altura, desviando, então para cruzar o Rio Itajaí Açu em balsa e daí, prosseguir o caminho pelo morro, muito íngreme e perigoso, com longos e estreitos aclives e declives até a barra do Ribeirão Taquaras, onde seria a sede da nova colônia alemã. O nome atual do morro continua sendo Morro do Cocho e está localizado na divisa entre Apiúna e Ibirama. Reif também construiu o primeiro abrigo – o galpão dos imigrantes – àqueles que deveriam habitar a nova colônia alemãHansa Hammonia, sendo que o primeiro casal a chegar foi o Willy Lüderwald e sua esposa, acompanhados de uma filha de 2 anos, em julho de 1899
Galpão do imigrante de colônia Hansa Hammonia, construído por Gottlieb Reif. Fonte: Brasilien Und Die Deutsch-brasilianische Kolonie Blumenau – Dr. Phil Wettstein.
A família ficou instalada neste galpão dos imigrantes e Lüderwald, ficou com o cargo de administrador do mesmo. A partir de então chegaram novas famílias de imigrantes e solidificando a nova colônia a partir de terras concedidas à Sociedade Hanseática. 
Primeiro abrigo para os imigrantes - Hammonia em   1902 - Atual centro de Ibirama.

Um dos pontos focais de Ibirama é a Igreja Martin Luther que festejou 110 anos de pedra fundamental e 85 anos de consagração. Hammonia teve duas igrejas anteriores a atual igreja Luterana Martin Luther, também localizada em um terreno alto, sendo que estivemos na edificação onde residia os pastores, atualmente é um local comercial. A família nos permitiu entrar no local e efetuar registros. Talvez uma das edificações mais antigas de Ibirama e que poucos tenham conhecimento. 
Os primeiros cultos eram oficiados no galpão dos imigrantes, construído por Gottlieb Reif e o primeiro Pastor a ministrar um culto foi o Pastor Ziegel de Indaial. Ziegel visitava a comunidade e ministrava dois cultos por ano. O primeiro pastor da comunidade realmente, foi o Pastor Paul Aldinger que foi convidado para assumir as funções pastorais em  Hammonia em 1902, quando foi criada a comunidade luterana. 
A Mata Atlântica era densa e fechada.
Casa do Pastor - em 2022.
Na frente da segunda igreja.
Em 1902, foi criada a Comunidade Luterana e o Pastor Paul Aldinger, oriundo de Heutingsheim Wüttemberg - Alemanha, foi o pastor da comunidade. Chegou em Hammonia em 16 de junho de 1901. O Pastor Paul Aldinger estudou teologia no Seminário Teológico Evangélico de Blaubeuren - Universidade de Tübingen - Alemanha. O objetivo de sua viagem, era pesquisar e também criar um centro de experimentação para formar líderes comunitários. Foi surpreendido quando, em 1902, recebeu o convite para assumir as funções pastorais em Hammonia.
Em 1903, Pastor Aldinger fez 18 cultos, 22 batizados, 4 casamentos, 9 sepultamentos e 6 confirmações. Em 1908, viajou para a Alemanha e foi substituído pelo Pastor  Hobus. Em 1914, Pastor Paul Aldinger, quis retornar para a Alemanha, mas não conseguiu devido o iniciou da Primeira Guerra Mundial. Residiu na edificação enxaimel que visitamos em maio de 2022 e fomos recebido pela família que tem seu negócio instalado no lugar. Informou-nos sobre o local da igreja antiga e da casa do pastor. Detalhes através das imagens.
Figuras de cálice nos vidros da porta.
Casa do Pastor - em 2022.
Primeira igreja construída com a Técnica construtiva enxaimel e com a torre de madeira, mais de 10 anos após a Proclamação da República.
Os primeiros cultos evangélicos aconteceram no galpão dos imigrantes pelo Pastor Bergold, de Indaial. A assistência católica estava a cargo dos padres Franciscanos de Blnmenau e Rodeio. Depois que o Dr. Aldinger  chegou à Colônia e instalou-se em seu "Palmenhof" (Casa das Palmeiras), este continuou a cuidar da comunidade evangélica. A 2 de novembro de 1902 formou·se em Hammônia uma Comunidade Evangélica que escolheu o Dr . Aldinger como pastor definitivo. No decorrer no ano de 1903 o Dr. Aldinger fez 18 cultos, 22 batizados, 4 casamentos, 9 enterros 86 confirmações. Em 1905 realizou várias viagens, e neste tempo foi substituído pelo vigário Rohn. 
Em 1907 formou se uma comunidade evangélica em Taquaras à qual ligaram-se muitos debates e desavenças. Esta comunidade desapareceu e todos passaram a formar uma só. Em 1908 o Dr . Aldinger viajou à Alemanha sendo substituído pelo pastor Hobus. Em 1914 o Dr. Aldinger quis voltar definitivamente para a Alemanha, mas foi impedido pela guerra mundial. Permaneceu até 1920 quando foi substituído pelo pastor Grimm . Logo após a fundação da Comunidade evangélica em 1902 iniciaram as construções da igreja e da escola que foram concluídas em 1904. Pretendiam construir futuramente uma nova igreja, mas o conflito mundial não o permitiu. As confusas condições políticas do pós-guerra impediram que se pensasse em nova construção. Em muitos distritos da Colônia, os cultos ainda são feitos nas escolas. José Deeke - de A Colônia Hammonia 1879 - 1922 - Dia 8 de novembro, 25 anos de fundação 
Vista parcial, com a presença da segunda igreja  - lado direito.
Local da segunda igreja - lado direito.















O agrimensor   José Deeke assumiu a direção da colônia e mantinha ligações diretas com as lideranças do Stadtplatz da Colônia Blumenau - Hammônia pertencia à Colônia Blumenau e um dos grandes incentivadores da construção da Ferrovia EFSC com o apoio da Colonizadora Hanseática foi Coronel Feddersen, então, também deputado estadual. A infraestrutura de ponta como era a ferrovia neste tempo, favorecia a colonização da região, pois era um meio de transportes ágil, seguro e moderno.
Sobre o nome: “Hammonia”  tem seu significado ligado ao nome de “Hamburg”, cidade e porto alemão, onde estava situada a Sociedade Colonizadora Hanseática, fundadora e responsável pelas Colônias Hanseáticas, que além de Hansa Hammonia, haviam: Hansa-Humbolt (Corupá), Itapocu, em Joinville, e um núcleo colonial em São Bento do Sul. Hammonia foi a denominação dada pelos invasores romanos, no início da era cristã, à mais importante das cidades hanseáticas da Alemanha. 
Face aos precários meios de transporte estaduais, na época, o caminho aberto até Aquidaban,e o trajeto entre Blumenau e a sede da nova Colônia Hansa Hammônia eram difíceis e penosos, mormente se se considerar que os imigrantes eram, em geral, portadores não só de ferramentas e utensílios indispensáveis ao desbravamento de seus lotes, mas ainda de grandes caixas de roupas, objetos caseiros e até peças de mobiliário. (SILVA, 1972, p. 152).
Em 13 de abril de 1912, a nucleação urbana de Hammonia é elevada a sede distrital, na qual está localizada a administração da Sociedade Colonizadora Hanseática.
O Pastor Aldinger permaneceu em Hammonia até 1920, quando o Pastor Grimm, ocupou seu lugar. Antes de retornar, lançou a pedra fundamental da nova Igreja Luterana em 31 de outubro de 1917, cuja construção não teve sequência por conta da Primeira Grande Guerra que acontecia na Europa, envolvendo a Alemanha. Nesta época, em novembro, depredavam  a residência dos Reif, em Itajaí. 
O terreno da nova Igreja foi doado pela Sociedade Colonizadora Hanseática e foi mal ocupado, quando locaram o cemitério da comunidade. A frente, que deveria ser o local de contemplação e mirante natural para o vale e o rio - a cidade. Ao contrário, foi colocado parte do cemitério, que totalmente ocupado, a ocupação foi direcionada para a lateral direita.
Túmulos dos pioneiros sepultados na parte frontal da igreja, atualmente sem manutenção - sendo informações históricas de suma importância à comunidade.
Vista de Ibirama - a partir do cemitério localizado na frente da igreja.



Após o lançamento da pedra fundamental, após algum tempo, ocorreu a festa da cumeeira da nova Igreja Martin Luther de Ibirama. Este ritual é prática cultural e mitológica, herança das primeiras tribos germânicas e depois do povo pomerano, trazida, disseminada e praticada também, nos Vales colonizados pelos alemães, em Santa Catarina.
A nova igreja foi inaugurada em 12 de maio de 1929. A comunidade se reuniu na antiga escola alemã, no centro, onde aconteciam os cultos até então, desde 1914/1915 e atravessaram a cidade em direção ao novo templo, para participarem do culto de consagração.
Sem o cemitério na parte da frente - com vocação natural para um espaço de contempla-la, mirante natural.
A construção da igreja aconteceu sem interrupções entre os anos de 1927 e 1929. Em 12 de maio foi inaugurada, quando foi consagrada.
Arquitetura
Arquitetura com a técnica construtiva autoportante de tijolos maciços parcialmente rebocados e estrutura de cobertura em madeira com telhas cerâmicas.


A arquitetura da Igreja Martin Luther é original e peculiar. Têm aspectos da arquitetura eclética, sem, no entanto, a predominância peculiar das igrejas regionais construídas em neoclássico e em neogótico, este último preferencialmente entre as igrejas dos pioneiros e de seus descendentes. A linguagem predominante é de alvenaria autoportante de tijolos maciços, com detalhes aparentes com faixas e rendilhados a partir do assentamento destes tijolos, como usual na Arquitetura do Backsteinexpressiunimus. As aberturas, em madeiras, são coroadas com arcos plenos ou romanos. Nos fundos do altar há um  grande vitral oriundo da Alemanha com o destaque da frase "Nahet Euch Zu Gott Zo Nahet".
A igreja apresenta a planta no formato de cruz, apresentando as 4 elevações em destaque, sem caracterizar "frente e fundos". Cada uma das elevações termina com uma empena e com uma distribuição das abertura, de maneira simétrica, diferente uma das outras, sempre com adorno a partir da disposição dos tijolos maciços aparentes. No centro da planta em cruz eleva-se a torre munida de pináculos e também, de aberturas para entrada de luz natural, sendo o ponto mais elevado da arquitetura. A cobertura desta torre é formado por 6 panos de telhados. Na elevação, onde está localizado o altar, a planta recebeu dois "anexos", de apoio - como sacristia e outro, com cobertura mais baixa e munida de dois panos de telhados.
O interior da Igreja Martin Luther, lembra muito a espacialização de algumas igrejas que visitamos na Alemanha, com varandas internas em mais de um dos lados. Destaque para a fotografia do primeiro pastor da comunidade, Pastor Paul Aldinger.




Igreja Martin Luther - Ibirama SC









Antigas construções no terreno da igreja.

Vista da frente da igreja - para a cidade.





































Um Registro para a História.

Leituras Complementar - Clicar sobre o título escolhido:



Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

















3 comentários:

  1. Material , muito rico e elucidativo !
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. A casa em estilo enxaimel desta publicação foi construída para servir de residências à freiras e padres. A casa que pertenceu ao Pastor Paul Aldinger foi construída em madeira, na margem oposta do rio, nos lotes 77 e 78.
    A edificação, dita como primeira igreja luterana, é na verdade a primeira igreja católica, em alvenaria com reboco, inaugurada em 1909. A Igreja Martin Luther não é o terceiro templo luterano, e sim o segundo.
    O cemitério da Comunidade entrou em uso em 1902, e a pedra fundamental da igreja Martin Luther só foi colocada em 31 de outubro de 1917, o que significa que não foi o cemitério que foi instalado na frente da igreja, mas sim, a igreja foi construída acima do cemitério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelos esclarecimentos. Talvez a igreja pudesse ser construída em outro local. Ou o cemitério realocado. Atualmente vemos um conflito e pouco espaço ao cemitério. Planejamento. assim que puder acrescentareis estas preciosas informações ao corpo da postagem. Abraços.

      Excluir