sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Lina Betz - de Neuendettelsau - Mittelfranken

No momento que conhecemos Lina Betz.

Há sete anos fomos até a Alemanha para pesquisar um pouco sobre a técnica construtiva enxaimel e sanar algumas dúvidas sobre o assunto. Antes disso, escrevemos um artigo sobre o enxaimel que foi publicado na Revista Weltruf. Seu editor é Dr. Wolfgang Betz, que não mediu esforços para nos receber, "construir" pontes e auxiliar no nosso trabalho de pesquisa, já amplamente divulgado em nosso material e registros.
Ele nos deu a honra de apresentar o livro "Fachwerk - a Técnica Construtiva Enxaimel" na contracapa, publicado posteriormente a este trabalho em campo, na Alemanha.
Com o Stadtheimatpfleger, curador da cidade de Dinkelsbühl  Rudolf Weigel e Dr. Betz responsável em promover esta visita nossa à cidade, com reuniões técnicas.

Chegamos na sua cidade de Dr. Betz pela autoban e o Roberto no volante, que nos permitiu parar e "olhar". A cidade de Dr. Wolfgang Betz é muito bonita. Ele reside na cidade de Neuendettelsau e também a Lina residia.

Seguindo até Neuendettelsau
Chegamos na cidade em 11 de maio de 2016 e fomos recebidos por Dr. Wolfgang Betz e Lina, sua mãe. Permanecemos na cidade até o dia 14 de maio, o suficiente para nascer uma amizade com Lina Betz.
Antes de chegarmos à sua residência, passeamos pela cidade, comemos alguma coisa e compramos rosas brancas. Não sabíamos da presença da Lina e ele falou baixinho para entregar para sua mãe e assim o fizemos,
Neuendettelsau - sinalizada 44,40 Km de Nürenberg

Kirche St. Nikolai.








Próximo onde compramos rosas brancas.

Seu jardim.

Suas flores.



A cidade de Neuendettelsau é uma cidade universitária e distrito da cidade de Ansbach da qual dista - à Leste - cerca de 18 Km. Está localizada no Estado de Bayern - em Mittelfranken. Dista aproximadamente 44,40 km de Nürenberg.
Lina e nós conversamos muito, mesmo que ela não compreendesse o português e nós, um pouco do alemão.
Depois de nos conhecermos, e já de volta ao Brasil, mantivemos contato com planos de nos encontrarmos novamente. 



A vida segue paralela.
Lina e Lisa.



Recebemos a notícia que Lina faleceu em 12 de janeiro de 2024 e não deu tempo para o reencontro. Fomos rever e relembramos os momentos que fomos acolhidos em sua casa com tanta amizade e carinho. 

(...)Euer Besuch bei uns hatte sie sehr berührt, sie hatte Angelina ins Herz geschlossen, sich gerne erinnert und oft von Euch gesprochen. Alle Nachrichten von euch wollte sie wissen. (...) Dr. Betz

Também nós lembrávamos com muito carinho e temerosos de não reencontrá-la mais e assim aconteceu. Ficamos tristes, quase como no tempo da pandemia que não nos permitiu viajar.
Deixamos esta pequena homenagem a nossa amiga, além mar, que nos deu um presente, o qual hoje tomamos nas mãos e conversamos consigo, seja lá onde estiver, através do coração
Deixamos como um registro, de um tempo que surgiu a amizade, dentro de um pequeno momento, durante a pesquisa, entre a Lina e Angelina.
Tivemos o privilégio e a oportunidade de conhecê-la.

Com gratidão por todo amor e carinho, aceitamos o que ela nos deu.
Triste despedida de nossa querida mãe, sogra, melhor avó e bisavó,
Lina Betz (solteira Hiltner)
*8.8.1929 + 12.1.2024

In Dankbarkeit für alle Liebe und Fürsorge, die sie uns geschenkt hat, nehmen wir
Traurig Abschied von unserer lieben Mutter,
Schwiegermutter, besten Oma und Uroma
Lina Betz (geb. Hiltner)
*8.8.1929 + 12.1.2024
Resta-nos agradecer o privilégio de conhecê-la, Lina Betz.
Do nosso jardim do Brasil - rosas em sua memória.


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)































Leituras Complementares - Clicar sobre o título - para ler:












Nenhum comentário:

Postar um comentário