Retornamos a conversar sobre o tema, porque é um pouco complexo e envolve várias questões. Quase conversamos conosco mesmo, para ordenar pensamentos, que são voláteis.
Escravos na moenda de açúcar - Salvador Gravura de Jean Baptiste Debret, 1835. |
Sugerimos a leitura desta postagem: A Cultura alemã na Alemanha e no Brasil
O entrelaçamento dessas duas práticas culturais fez surgir hábitos e costumes nessas duas cidades a partir de suas primeiras décadas de história. Essas cidades recebiam pessoas do estrangeiro e era onde estava a elite nacional no período colonial e nas primeiras décadas do país liberto de Portugal. No entanto, essa história não se repetiu em outras regiões do continental país. A história de Blumenau e cidades da região, são muito diferentes destas duas capitais brasileiras. Aliás, o Estado de Santa Catarina, um dos muitos estados do Brasil, apresentam regiões com distintas culturas, estas alinhadas a sua história local, dentro de um recorte de tempo.
Serra Catarinense - Urubici SC - Década de 1950 Não tem como a prática cultural - o samba |
Por que esta divagação?
Por que entramos em um estabelecimento comercial na
nova rua "calçadão" - Rua Euclides de Castro - centro de Blumenau e lemos: “Authentic Brasilian".
Destoante do que se faz na cidade. O que é "Autêntico brasileiro" em uma cidade com identidade e história próprias - diferente daquilo que "vendem" como "produto" brasileiro ao e para o estrangeiro?
É sugerido através da marca deste estabelecimento, que oferecem o "brasileiro", a partir de sua originalidade. O que é autêntico brasileiro em uma cidade com raízes da cultura alemã, em função de sua origem histórica?
Esse é um dos motivos, que como Arquiteta e Urbanista, nos tornamos blogueira da cultura local e regional - identidade local.
Esse é um dos motivos, que como Arquiteta e Urbanista, nos tornamos blogueira da cultura local e regional - identidade local.
Rua XV de Novembro - 1900. |
O BRASIL é continental e multicultural. O Brasil não
é terra onde somente se toca o samba - geralmente com a presença de mulatas (presentes nas duas capitais, explicado
inicialmente) e desde então, "produtos de exportação" embora neguem. Muitos representantes de outras culturas em solo brasileiro, quando se encontram na Europa, (àqueles que nunca sambaram no Brasil), sambam por lá, para mostrar o quanto são brasileiros. Nós vimos isso
pessoalmente, acompanhando um grupo cultural de um centro cultural alemão - na Alemanha.
Rio de Janeiro Século XIX - Gravura de Jean Baptiste Debret. |
Colônia Blumenau - início do Século XX. Fonte: Arquivo Histórico de Rio do Sul. |
Blumenau tem sua própria identidade, e nem com isso deixa de
ser Brasil. Quando pesquisamos e publicamos, o fazemos como Urbanista e
respeito à cidade de Blumenau e a toda sua história e tradição. A cidade tem
alma própria e quem chega para morar, como nós chegamos, deve respeitar, enaltecer,
valorizar sua identidade, a partir de sua paisagem, arquitetura, cultura,
música, dança, gastronomia...
Momentos de comemorações do aniversário de 120 anos da S.R.D. Serrinha. |
Para reflexão – Nossa terra natal não foi fundada nem por alemães e nem por italianos, no entanto ninguém cultua o samba por lá...E também é Brasil.
A paisagem construída reflete a prática e interações culturais e sociais do local. Por isto, nunca, uma cidade poderá ser igual a outra cidade. Considerando que, no mínimo – o sítio não é o mesmo. A paisagem é o resultado das interações de uma sociedade no sítio/lugar. Lembramos que a sociedade pode ser um "coquetel" de etnias e o resultado final acontece a partir do intercâmbio das várias culturas presentes no local. Portanto a cultura alemã em território brasileiro, não é a mesma com os mesmos resultados em todos os locais e regiões que fundaram cidades. Varia de região para região e também, da origem dos alemães na Alemanha, de que região que vieram. Lá também acontece este mesmo processo, portanto, nem todos os alemães da Alemanha, também tem os mesmos hábitos e costumes.
Aqui no Brasil, se as práticas forem semelhantes ou iguais, é porque algo não está dentro do processo natural do homem dentro do meio que vive. Este pode estar sendo “usado” por um sistema maior e individualista. É Produto!
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
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