terça-feira, 20 de agosto de 2024

Concerto 115 Anos - Coro Masculino Liederkranz - Igreja do Espírito Santo -Blumenau SC

Aconteceu em 17 de agosto de 2024, o Concerto  115 Anos - com o Coro Masculino Liederkranz, na centenária igreja luterana do Centro, de Blumenau, a Igreja do Espírito Santo, projetada por Heinrich Krohberger. O lugar ideal para o momento histórico/cultural/festivo.

A Igreja do Espírito Santo
A Igreja do Espírito Santo e a ponte de madeira coberta que permitia o acesso à igreja. 


A Igreja do Espírito Santo está localizada no Centro Histórico da Colônia Blumenau, região mais antiga e histórica do Vale do Itajaí, cujo território abrange, praticamente o território da antiga Colônia Blumenau.
Localização da igreja e do histórico entorno da Igreja Espírito Santo - igreja na parte inferior do mapa - Google Maps.

Ginástico - inaugurado com apresentação do Coro Masculino Liederkranz.
O cenário do concerto não poderia ser mais adequado para a data. No início do século XX, Igreja do Espírito Santo era frequentada por muitos dos cantores e membros da diretoria pela primeira formação do coro Masculino Liederkranz, em 1909. O mesmo coro, que também, inaugurou o Associação Gymnastica Blumenau - Turnverein Blumenau - Ginástico. Este local, que muitos confundem como "ginásio coberto" do Colégio Pedro II.
O belo edifício foi inaugurado, em 8 de agosto de 1924, espaço de cultura e atividade física, onde muitos destes que frequentavam seu ambiente, participando de atividades culturais e esportivas, também  cantavam no Coro Masculino Liederkranz. Há registros sobre isso. 

Arquitetura
Fotografia assinada pelo fotógrafo Giovanni Custódio da Silva, feita na noite do Concerto 115 anos.

O projeto da Igreja do Espírito Santo foi assinado por Heinrich Krohberger, dentro da linguagem neogótica, com planta octogonal (23 de setembro de 1877). Observamos a "não funcionalidade" da planta octogonal. Predominou o efeito decorativo, destaque para os adornos de origem asiática. 
Pode-se dizer que pretendeu seguir o cultural estilo neogótico, mas com pouca exploração de suas principais características. Foram adotados os vitrais, porém em pouca quantidade. A posição dos vitrais está voltado para o Sul, onde a luminosidade do sol é menor. Tentou-se fazer uma arquitetura dentro da cultura vigente da época com todos os seus significados, porém com a presença de inovações - o novo. Para isso, Krohberger adotou a mudança da planta (octogonal) e a forma de uso da abóboda central. Explorou muito pouco a liberação das paredes da estrutura principal, com o uso dos vitrais. Desta forma, se poderia ter conseguido mais leveza e transparência interna. Isto não significa que não possua uma beleza arquitetônica única, com personalidade e  lastro histórico. 
A fotografia histórica da Igreja do Espírito Santo - abaixo - foi feita pelo jornalista Bernhard Scheidemantel. A foto contem a legenda feita por Hermann Blumenau - em alemão e português.
Na legenda da foto feita pelo jornalista Bernhard Scheidemantel, Hermann Blumenau escreveu também em português - a letra é do fundador da Colônia Blumenau.
Fotografia de Giovanni Custódio da Silva.

Fotografia de Giovanni Custódio da Silva.













Para registro histórico, a pedra fundamental da igreja foi lançada em 23 de setembro de 1868. Exatos 9 anos após essa data, no dia 23 de setembro de 1877, a igreja foi inaugurada e batizada com o atual nome - Igreja do Espírito Santo.
Quando foi fundado o Coro Masculino Liederkranz, em 1909, a igreja já celebrava cultos há mais de 25 anos e nesse ano de 1909, a ferrovia EFSC, inaugurava seu primeiro trecho ferroviário entre Blumenau e Warnow.
O construtor da igreja do Espírito Santo e o local onde "nasceu" o Coro Masculino Liederkranz, o Salão Katz, próximo a outra obra de Krohberger, o Hotel Holetz.


Coro Masculino Liederkranz - Mannergesangverein

O Coro Masculino Liederkranz aniversaria em 26 de maio, desde o ano de 1909. O grupo de cantores, dentro de algumas gerações, mantém a tradição do grupo coral masculino na região, há mais de 115 anos. Abaixo, a primeira bandeira com a data de 1909 entre outras lembranças de passagens históricas. Foi feita uma réplica dessa bandeira histórica, a qual é usada durante encontros de corais e eventos culturais pelo coro atual que atualmente conta 40  cantores.

Coro Masculino Liederkranz após homenagem ao imigrante - junto ao Monumento do Imigrante - no dia 25 de julho de 2017.








A História

Tudo começou, no carnaval de 1909, quando seu idealizador Rudolf Damm - que era jornalista, poeta, compositor, tradutor,  professor da Neue Deutsche Schule  e um exímio cantor reuniu um grupo de homens para fundar uma associação de canto masculino amador no Stadtplatz de Blumenau. Naquela época, era assim que chamavam um grupo de cantores. O primeiro nome que foi batizado era "Club Unter Uns" (Clube entre nós). 
A Nova Escola Alemã - Neue Deutsche Schule - foi fundada em 1889, 12 anos após o Colégio Santo Antônio. A escola estava localizada no Stadtplatz da Colônia Blumenau - Boulevard Hemann Wendeburg - atual Rua das Palmeiras - centralidade de toda a Colônia Blumenau no século XIX. No registro, a presença do professor Paul August Rudolf Damm, outros professores, os alunos e o pastor Faulhaber, que ao lado do Professor Damm, dirigia a escola. Muito semelhante a segunda construída no início do Vale do Bom Retiro.


Tudo foi formalizado oficialmente em assembleia no dia 26 de maio de 1909, no espaço do salão da Confeitaria S.  Katz, a qual estava situada na esquina da “Wurtstrasse” (atual rua XV de Novembro) com a Alameda Rio Branco. A título de curiosidade, a casa de dois pavimentos da Confeitaria S. Katz deu lugar à Mercearia Kieckbusch, que deu lugar para o estacionamento da Casa Flamingo. 
Quem lavrou a ata da primeira reunião - de fundação - do Coro Masculino Liederkranz foi o jornalista, poeta, compositor, tradutor,  professor e cantor - Rudolf Damm. Neste momento, foi empossada a primeira diretoria. Esta era composta pelo Presidente - Ricardo Max Grothe e pelo Secretário - o próprio Rudolf Damm. O primeiro regente do Coro Masculino Liederkranz foi Carl Flesch. A primeira apresentação do coro aconteceu no dia 5 de junho de 1909 durante um evento organizado pelo mesmo. A segunda apresentação aconteceu no dia 24 de novembro do mesmo ano.
Como dado histórico, publicado no texto assinado por Frederico Kilian na revista Blumenau em Cadernos, o Coro Masculino Liederkranz fez 11 apresentações em seu primeiro ano de atividades. Frederico Kilian também comentou que, em 1916, houve uma tentativa de fundar, conjuntamente, o Coro Feminino, mas não vingou. O coro masculino passou a se chamar Liederkranz que quer dizer Círculo Coral. Os regentes do Coro Masculino Liederkranz até o período do Maestro Heinz Geyer, no momento que o coro fez parte da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes. 
Lembrança do evento de comemoração do "50°  aniversário" do  Coro Masculino Liederkranz. Antes de nossa pesquisa, a história pretérita do Coro Masculino Liederkranz era desconsiderada ou desconhecida.
Regentes dentro do período de existência do Coro Masculino liederkranz - 115 anos
  • O maestro Antônio Simplício Müller
    visitando o C.C. 25 de Julho de
    Blumenau em 2017. 
    Eugen Seelbach (Fundou o Coro Masculino Liederkranz em 1909 com a 1° Diretoria) - 12 anos
  • Carl Flesch;
  • Josef Schwartz;
  • Josef Teichmann - Pai de Erwin Curt Teichmann (escultor);
  • Ernst Drawin;
  • Kurt Boettner e 
  • Heinz Geyer;
  • Manfredo Bubeck;
  • Werner Arnhold;
  • Telmo Locatelli;
  • Antônio Simplício Müller (1985/1986);
  • Franz Back;
  • Avelino Korbes;
  • Erwin Knaesel - 20 anos;
  • José Carlos Oechsler (Atual)

Os Presidentes no mesmo período até a regência de Heinz Geyer foram:
  • Ricardo Max Grothe;
  • Richard Meyer;
  • Luwig Reinhardt e 
  • Franz Becker.
No ano de 1937, o Coro Masculino Liederkranz, o Grupo Musical Germânia e o Grupo de Teatro Frohsin se uniram e fundaram a Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes sob a batuta do Maestro Heinz Geyer. Nesta época, sob a regência do maestro, foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz.
Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes  e o regente Heinz Geyer.

O Liederkranz, por alguns anos, ficou inserido neste espaço, na Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes. Vinte e cinco anos depois, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro isoladamente, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau - centro de cultura alemã de Blumenau. E assim aconteceu. Esse grupo de cantores, se organizou e decidiu que resgataria a maneira de cantar, como era feito antes, no "primeiro" Coro Masculino Liederkranz. Seus membros saíram dos ensaios da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes  e também, o Carlos Gomes aposentou Heinz Geyer, contra  o seu desejo, o que o magoou muito. Victor Sasse fala sobre esta mágoa no vídeo que registramos no momento em que emitia o depoimento histórico.
Os cantores do canto coral masculino que ensaiavam na Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes encontraram um espaço no Clube Concórdia, no bairro da Velha, para fazer seus ensaios como Coro Masculino Liederkranz. Foi convidado que Eugen Seelbach fosse seu regente. Este, juntamente com um grupo de jovens alemães e brasileiros, filhos de alemães, foi um dos fundadores, em 1° de maio de 1954, do próprio C.C. 25 de Julho de Blumenau, inspirados no C.C. 25 de Julho de Porto Alegre. 
Fundadores do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Ao lado da assinatura - Nacionalidade.
Mesmo, este documento tendo sido atingido pela enchente de 1983, foi possível ler os nomes assinados pessoalmente por alguns dos fundadores. Muitas destas pessoas eram amigos e conhecidos dos cantores do Coro Masculino Liederkranz.
Otto Baumeier - Primeiro Ecônomo.

São eles:
      • Otto Baumeier;
      • Ary Ferber;
      • Franz von Knoblauch 
      • Karl Kuester;
      • Hans von Knoblauch;
      • August T.J. Fey;
      • Rudolf Kleine;
      • Albert Schmider;
      • Carlos Frank;
      • Willy Sievert;
      • Paul Frischknecht;
      • Eugen Seelbach (Regente do Coro Masculino Liederkranz - segunda formação);
      • Eduard Fischer;
      • Gertrud Gross (Sogra Freya Gross);
      • Alfred Zinkhahn;
      • Hermann Hofschulte;
      • Oswald Bürger;
      • Willybald Koenig;
      • Ernst Kiekbusch;
      • Karl Genster.
Seus descendentes ainda frequentam o  C.C. 25 de Julho
 de Blumenau - até  4° geração - seus tataranetos.
Poucos são os que lembram disso.
O imigrante Emil Rossmark, nascido em Fröhstockheim - Alemanha, que migrou para o Brasil em 1924, adquiriu o "chão" para construir a primeira sede do centro cultural, que aconteceu em 1959, quando o Coro Masculino Liederkranz já ensaiava no Clube Concórdia sob a regência de Eugen Seelbach. Em 1962, foi lançada a pedra fundamental da atual sede do centro cultural. Todo esse burburinho teve eco no Clube Concórdia. De acordo com Oswin Reistenbach, quando foi construída a primeira sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, que era pequena, "Agora todos podemos nos filiar ao '25 de Julho'". A maioria concordou prontamente - mas, não foi uma unanimidade.
Alguns dos cantores do Liederkranz não concordaram, como por exemplo: Erwin Seelbach,  irmão de Eugen Seelbach, Arlindo Galz (da relojoaria Galz), Hercílio Jägger. Esse cantores do Coro Masculino Liederkranz que não concordaram a ida para o C.C. 25 de Julho de Blumenau permaneceram no Concórdia e a maioria dos cantores migrou para o o centro cultural em 3 de julho de 1962, como Coro Masculino Liederkranz. Este contava com o importante apoio do maestro Heinz Geyer, forçosamente aposentado pelo Carlos Gomes e por isso, e de seu grande nível de ética, fazia seu trabalho voluntário "escondido", ao mesmo tempo que preparava Manfredo Bubeck para reger o Coro Masculino Liederkranz nas apresentações oficiais. Geyer trabalhava com os coros: Masculino Liederkranz e Misto, em casa e nas apresentações externas, regia seu pupilo, Manfredo Bubeck.
O coro menor, que permaneceu no Concórdia, era regido pelo fundador da Banda Cavalinho Branco, Rikobert Döring. O coro masculino do Concordia ficou muito pequeno e então foram feitos convites a novos cantores. Não foi o suficiente, para manter o coro que terminou e foi quando dois de seus cantores, os quais os registramos, Oswin ReinstebachHercílio Stahnke se juntaram ao Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau sob coordenação de Heinz Geyer (escondido).
Hercílio Stahnke, Alfredo Schssland, Oswin Reinstebach e Horst Holetz em 2011.


Até o momento em que Heinz Geyer chegou ao C.C. 25 de Julho de Blumenau, o maestro do Coro Masculino Liederkranz era Eugen  Seelbach, com quem Geyer não simpatizava muito pelo método de trabalhar deste com o coro, justificando a formação por ele, de Manfredo Bubeck, para reger os dois coros que ensaiavam no centro cultural. 
Manfredo Bubeck é o responsável pela aproximação do Grupo Folclórico Alpino e o C.C. 25 de Julho de Blumenau, onde ensaiava danças folclóricas no final da década de 1960, durante toda década de 1970 e parte da década de 1980, até mudar-se para Pomerode.
Com o passar do tempo, outros os ex-cantores do Concórdia se juntaram aos demais que migraram para o C.C. 25 de Julho de Blumenau, formando com todos, o Coro Masculino Liederkranz.
No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder.
Coro Masculino no C.C. 25 de Julho de Blumenau, Natal de 1962 , com o regente Eugen Seelbach.




Passagem histórica interessante - Heinz Geyer regeu o Coro Masculino Liederkranz uma única vez

Oswin Reistenbach nos relatou um fato bem curioso. 
Uma só vez, Heinz Geyer regeu oficialmente o coro que ensaiava "escondido", o Coro Masculino Liederkranz. Fato que poderá constar em sua história. Geyer era amigo do maestro do coro masculino de Dona Emma e que residia em Uru, Peter Ruf. Neste tempo já existia a Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí e o tradicional encontro de corais, que acontece até os dias atuais. O antigo maestro que residia no interior de Presidente Getúlio, para onde Oswin Reistenbach e seus amigos viajavam de carroção quando o fumo não permitia ao maestro sair. Houve um encontro de corais naquela comunidade do maestro Peter Ruf. Nesse evento, Heinz Geyer fez questão de reger o Coro Masculino Liederkranz que já contava com a presença do cantor Oswin Reistenbach.

Continuando com a história do Coro Masculino Liederkranz...
Coro Masculino no Natal de 1968 - Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História 1954 a 2009. Regente: Eugen Seelbach
Em 1972, o maestro Heinz Geyer, que vinha colaborando com o C. C. 25 de Julho de Blumenau, sugeriu a formação de um Coro Misto. Conseguiu o apoio da Diretoria do centro cultural e a adesão de alguns casais que se entusiasmaram com a ideia: Rolf e Herta Haas, Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe e Manfredo e Rita Bubeck. O maestro Geyer convenceu  Manfredo Bubeck assumir a parte técnica, como os ensaios e a regência. A pianista Iris Ramers dispôs-se e fazer o acompanhamento musical.
Nos anos de 1985 e 1986, regeu o Coro Masculino Liederkranz - o Maestro Antônio Simplício Müller, quando assumiu o Maestro Manfredo Bubeck. Em 1987, após 16 anos à frente dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Manfredo Bubeck passou a regência somente do Coro Misto ao maestro José Acácio Santana, de Florianópolis. O Coro Masculino Liederkranz continuou sob a regência de Manfredo Bubeck. Após, o coro passa a ser regido pelo Maestro Erwin Knäsel. Em 2001, José Carlos Oechsler assume a regência do Coro Masculino Liederkranz e do Coro Misto e assim permaneceu até este ano de 2024, mais de 22 anos a frente do Coro Masculino Liederkranz. 
Programa de um Encontro Internacional de Cantores onde consta os nomes dos cantores do Coro Masculino Liederkranz, que participaram da história da cidade.  Programa da década de 1980.

Coro Masculino Liederkranz - com sua formação no ano de 2009 - um ano antes de estrear o Show dos Velhos Camaradas na Oktoberfest Blumenau no palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Regência de José Carlos Oechsler.





No ano de 2014, José Carlos Oechsler passou a reger somente o Coro Masculino Liederkranz. O Maestro José Carlos Oechsler foi, e é, o idealizador e coordenador do "Show dos Velhos Camaradas" também chamado de Alte Kameraden Treff, performance apresentada no Oktoberfest Blumenau desde 2010 - e que atraiu muitos jovens cantores ao grupo, responsável pela renovação e da tradição dos pioneiros. 
Apresentação do Show dos Velhos Camaradas na sua estreia na Oktoberfest Blumenau 2010.
Em 2024 o Coro Masculino Liederkranz conta com 40 cantores e tornou-se popular, não somente na cidade de Blumenau, mas além das fronteiras do estado e do país, por sua participação no Oktoberfest de Blumenau. 
Em 17 de agosto de 2014, na centenária Igreja do Espírito Santo, apresentou o Concerto 115 anos e emocionou. 

O Programa

Ich bete an die Macht der Liebe
Letra: Gerhard Tersteegen
Música: Dmitri Stepanowitsch Bortnjanski

Wanderschaft
Letra: Wilhelm Müller
Música: Franz Schubert

Am Brunnen vor dem Tore
Letra: Wilhelm Müller
Música: Franz Schubert
Arranjo: Friedrich Silcher

Die Nacht
Letra: Friedrich Adolf Krummacher
Música: Franz Schubert

O Isis und Osiris Chor der Priester
Da ópera „Die Zauberflöte" de 1791
Letra e Música: Wolfgang A. Mozart
Solista: Evandro M. N. Müller

Ungarischer Tanz nr6
Letra: Johannes Brahms
Música: Kurt Günth

Die Rose
Letra: Michael Kunze
Música: Amanda Mc Broom
Arranjo: Wolfgang Tropf

Die zwölf Räuber
Canção Popular Russa
Arranjo: Friedrich Zimmer
Solista: Hubert Krieger

Negrinho do Pastoreio
Letra e Música: Barbosa Lessa
Solista: Hubert Krieger

Klage
Letra: Joseph von Eichendorff
Música: Friedrich Glück
Arranjo Coral: Friedrich Silcher

Der Jäger Abschied
Letra: Joseph von Eichendorff
Música: Felix Mendelssohn

Still wie die Nacht
Canção Popular Alemä
Música: Carl Bohn
Arranjo: Johanes Scharf

Nachtgesang im Walde
Letra: Johann Gabriel Seidl
Música: Franz Schubert

Jägerchor
Da ópera "Der Freischütz" de 1821
Letra e Música: Carl Maria von Weber

Cantores do Coro Masculino Liederkranz - agosto de 2024

1º Tenor
  1. Alírio Schmitz
  2. Augusto Besen Barg
  3. Christopher Johann Voigt
  4. Daniel Wachholz
  5. Edson Blunk
  6. Ivo Seelbmann
  7. Marcelo Schossland Júnior
  8. Lothar Klemz
1º Baixo
    1. Agostinho Oechsler
    2. Allan Rodrigues Anibeli
    3. Alfredo Werner Schossland
    4. Antônio Carlos Deschamps
    5. Edson Wruck
    6. Horst Holetz
    7. Ingo Gehrke
    8. Marcos Schroeder
    9. Nivaldo Klützcke
    10. Renê Korte
    11. Roberto Osny Wittmann
    12. Rubens Alberto Anibeli
2º Tenor
  1. Ademir Koch
  2. Aoron Beyer
  3. Artur Guilherme Schulze
  4. Carlos Henrique Sedlacek
  5. Clay Juliano Schulze
  6. Cristiano Eschholz
  7. Luiz Carlos Oechsler
  8. Mauricio Grasmuk
  9. Sérgio Luiz Schaefer
  10. Vilmo Hinsching
2º Baixo
      1. Carlos Henrique Buechler
      2. Edson Frederico Liesenberg
      3. Evandro M. Nardelli Müller
      4. Hubert Krieger
      5. Jonas Reiter
      6. Marcio Vogel
      7. Marco Antonio Rebello
      8. Oswin Reistenbach
      9. Werner Frischknecht
      10. Wilson Schaade
Instrumentos

Violino I: Ana Betina Plautz, Carolina Bertoncini Tonello
Violino II: Davi Nunes da Costa, Nadine Gabriel Oliveira
Viola: Guilherme Stiehler
Cello: Sofia Vogt Beyer, Larissa Agostinho
Contrabaixo: Alan Soares Carneiro
Bateria: Osni Neumann - Pratos
Tímpanos: Eduardo Martorano

Diretoria 2024-2026

Presidente: Aoron Beyer
Vice-Presidente: Clay Juliano Schulze
Secretaria: Hubert Krieger, Luiz Carlos Oechsler
Tesouraria: Ingo Gehrke, Marcos Schroeder Logística: Mauricio Grasmuk

Momentos através de imagens - Concerto 115 Anos









O órgão da Igreja do Espírito Santo - foi construído no ano de 1933 no Rio de Janeiro. O fabricante foi Guilh. Berner.



















Oswin Reistenbach.

















Aquecimento - antes do concerto.


Regente do Coro Misto Stimmen Des Herzens - Roberto Fabiano Rossbach e sua família.
















































































































Fotografias do fotógrafo Giovanni Custódio da Silva 




Agradecemos estas belas imagens- registro para a História. Seguimos com as imagens que fizemos.
Assista o Concerto, acessando o vídeo abaixo.

Um Registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
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@AngelWittmann (Twitter)

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