![]() |
Casa Neumann - uma tipologia do Backstein no neoclássico. |
José Tadeu de Santana Junior, diretor do Departamento Histórico e Cultural de São Bento do Sul nos comunicou que a Casa Neumann, tombada em todas as estâncias, também o foi pelo município. Desejava saber se esta seguia a linha arquitetônica da antiga tipografia construída pelo médico Felippe Maria Wolff, parte da Villa Wolff, também na década de 1880, como o foi a Casa Neumann.
Antiga tipografia da Villa Wolff, São Bento do Sul. |
Há outras arquiteturas construídas no Estado de Santa Catarina com esta técnica construtiva, como por exemplo: o Seminário de Corupá, a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro localizada no Warnow Alto, Indaial e os inúmeros edifícios de estufas, para a seca da folha do fumo entre outras tantas.
![]() |
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro localizada no Warnow Alto, Indaial. Backstein românico. |
Antiga estufa de fumo - início do Século XX - Serra catarinense - Cidade de Urubici. Backstein art decó. |
O Backsteinexpressionismus é uma técnica construtiva, entre as muitas linguagens da arquitetura que utiliza tijolos maciços comuns ou Klinkern nas vedações ou paredes - elevações das edificações - norte da Alemanha, dentro do estilo expressionista.
Esta técnica como outras tantas, podem ser utilizadas em todos os estilos da arte. No caso da Casa Neumann, ela foi construída com a técnica autoportante do Backstein com características do estilo neoclássico, muito comum nos centros urbanos de cidades da Europa, próximo a virada do século XIX para o século XX.
Nós pesquisamos esta técnica construtiva a muito tempo, dentro de publicações da Alemanha, o que talvez, nos fez incorrer do erro. Fomos compreendendo seu processo e evolução ao longo da pesquisa e teremos que "corrigir" e o faremos, alguns textos, onde denominamos toda a técnica autoportante feita de tijolos queimados duplamente como Backsteinexpressionismus, que na verdade aponta para o estilo expressionista que adotou a técnica construtiva autoportante Backstein, que é o que vamos conhecer agora e também uma de suas tipologias construídas em território catarinense, dentro do estilo neoclássico, na cidade de São Bento do Sul, a Casa Neumann.
![]() |
Casa Neumann - São Bento do Sul/SC. |
Backstein - Klindern
Os tijolos Klindern, são tipos de tijolos com queimas diferenciadas do tijolo comum - adquirindo colorações mais intensas e vibrantes e muitas vezes com nuances diferentes nas peças. Com a queima sob altas temperaturas, os tijolos ficam mais densos, menos porosos e também mais resistentes, aptos para seu uso em paredes estruturais, ou autoportante, como usados na arquitetura romana.
O nome faz alusão ao impacto de dois destes tijolos - o som resultante é alto. Os tijolos Klinkern são feitos a partir da mistura do barro feldspato, barro branco ou vermelho. Para a produção dos tijolos, são misturados industrialmente, a argila e água. A seguir, é feito sua queima, em fornos com temperatura médias de 1100 a 1300°C. Tijolos comuns são queimados em fornos com temperaturas médias entre 800 a 1000°C. Os tijolos Klinkern seguem padrões rígidos na Alemanha - São padronizados pela DIN 105.
Na arte da arquitetura, receberam destaque na Backsteinexpressiunismus, quando a técnica construtiva foi adotada dentro do expressionismo alemão. Mas o mesmo já vinha sendo usado, não somente na Alemanha, também nas colônias fundadas por alemães, também em outros lugares, como em Santa Catarina, dentro dos estilos de arte vigentes na época.
Como mencionado, foi-nos enviado a fotografia da Casa Neumann de São Bento do Sul. Observamo-la atentamente, sua técnica construtiva e a data de sua construção e concluímos algo que teve início no momento que preparávamos a palestra para o evento que no início de setembro participamos, na cidade de Mineira de Juiz de Fora, quando analisamos a arquitetura das construções da Villa Ferreira Lage, construção impressionante da década de 1850.
O diretor do Departamento Histórico e Cultural de São Bento do Sul, José Tadeu de Santana Junior propiciou que apurássemos melhor esta lacuna da arquitetura regional. Ele escreveu:
Boa noite Angelina. Desejo partilhar contigo uma casa tombada em SBS, pois tenho muita curiosidade em saber mais sobre essa construção. José Tadeu de Santana Junior, diretor do Departamento Histórico e Cultural de São Bento do Sul - 24 de agosto de 2025.
Casa Neumann
![]() |
Casa Neumann |
Sobre a história da Casa Neumann, se tem muito poucas informações, como por exemplo: quem a construiu, por dedução, na década de 1880. Em várias publicações há uma evidência que Neumann foi seu terceiro proprietário, mas nada muito claro. Como oficialmente se chama Casa Neumann, vamos conhecer a família Neumann.
Arquitetura
A edificação possui um pavimento, com o aproveitamento do sótão, como geralmente é encontrado na construção pioneira do imigrante alemão, na região. Suas paredes são autoportantes de tijolos maciços conhecidos Klindern, com a presença do decorativismo conseguido a partir da orientação do assentamento dos tijolos em frisos, faixas e cimalhas, tempos de sua queima, comum na técnica autoportante com tijolos.
![]() |
Casa Neumann, São Bento do Sul/SC. |
A técnica construtiva e materiais adotados - paredes autoportantes de tijolos cozidos duas vezes, reporta a uma das construções trazidas pelo imigrante alemã, que nem sempre construía somente com a técnica construtiva enxaimel, como muitos acreditam e definem que o imigrante alemã somente construía com a técnica construtiva enxaimel. Não confere.
Grande parte da região alemã que fez parte do grande império romano, recebeu influência de técnicas construtivas e também na adoção de determinados materiais, dos romanos. Não é toda região da Alemanha que construiu efusivamente com a técnica enxaimel, onde isso é perceptível na cidade de São Bento do Sul, que recebeu imigrantes do sul da Alemanha, a região mais "romana" do país e também, recebeu imigrantes da Polônia. Observem sua paisagem de cidade e preservem sua herança patrimonial trazida pelos imigrantes alemães, que não era predominantemente construída com estrutura enxaimel, como é o caso da Casa Neumann.
Tombamento - Casa Neumann
A Casa Neumann está tombada nas esferas estadual (FCC) e federal (IPHAN).
O Patrimônio está localizado na Estrada Dona Francisca, 2.988 - Km 80 - Bairro Dona Francisca.
Processo de Tombamento
Nº.: 217/2000 - abrangendo jardins, ranchos, cercas, poços, estufas e edifícios anexos.
Ato de Tombamento
Decreto no 5.922, de 21 de novembro de 2002.
Proteção
Entorno de 300 metros.
Comentário: Em Blumenau estão permitindo construções de edifício de 25 pavimentos encostados em patrimônio tombado, igualmente nestas estâncias.
Número do Processo IPHAN: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico IPHAN: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes IPHAN: Inscrito em 09/2015
![]() |
Entorno da Casa Neumann. |
![]() |
Entorno da Casa Neumann. |
![]() |
Entorno da Casa Neumann. |
![]() |
Entorno da Casa Neumann. |
![]() |
Anexo da cozinha com acesso pelo elemento de ligação entre o corpo principal e o anexo.. |
A presença de duas grandes portas, reporta a construção de uso misto: residencial e comercial. |
Cozinha separada com construção limpa com paredes autoportantes com tijolos Klindern aparentes. |
Decorativismo a partir do assentamento dos Klindern, Backstein, nesse caso adotando o estilo neoclássico, estilo artístico internacional adotado nas maiores cidades do Brasil. |
![]() |
Em alguma tipologias deste tipo, receberam reboco, talvez explique esta tentativa de revestimento parcial da parede lateral. |
![]() |
Simetria nas fachadas, marcadas pela linha clássica. |
Franz Neumann nasceu em 1838 em Polaum, Gablonz, Böhmen, Áustria. Migrou para o Brasil, quando contava 37 anos, em 15 de abril de 1876, de Hamburg, no navio a vela - Humbolt. Seu capitão foi H. D. Busch. Neumann viajou para o Brasil na companhia de sua esposa Theresia (Schulze) Neumann (1847 - 1884) e de sua filha Maria Neumann, nascida em 18 de julho de 1870 em Böhmen, na Áustria. Maria Neumann faleceu em Rio Negrinho em 20 de abril de 1962. Maria se casou com Luiz Carlos Scholz (1866-1943).
Assim que Theresia (Schulze) Neumann faleceu, antes de 1884, Franziskus Neumann se casou em 17 de janeiro de 1884 na cidade de São Bento do Sul com Minna (Richter) Neumann. No casamento de seu pai com Minna, Maria contava com somente 14 anos, sendo que se casou em 23 de setembro de 1890. E através do documento de casamento de Maria, podemos afirmar que nesse tempo a família residia na Casa Neumann, pois o endereço registrado, é o mesmo da casa em questão.
Maria Neumann deve ter vivido 6 anos na casa paterna, em São Bento do Sul, com a madrasta e com mais três meios irmãos que nasceram antes de seu casamento com Luiz Carlos Scholz. Seus meios irmãos foram: Angela Neuman (1884 - - ), Elsa Neumann (1885–1979), Hugo Neumann (1887–1969) e Francisco José Richter Neumann (1891 - -).
Franz, Franziskus ou Francisco Neumann faleceu em São Bento do Sul em 23 de outubro de 1893. Restou seus descentes e materialmente, sua casa de família localizada na Estrada Dona Francisca, 2.988 - Km 80 - Bairro Dona Francisca, São Bento do Sul, construída com a técnica construtiva do Backstein, com paredes autoportantes, sem reboco externo e com revestimento de estuque, pintados nas paredes internas. O estilo é o neoclássico, muito construído na região, no final do século XIX e início do XX. A título de comentário, já registramos este estilo em casas desta época, com todo o adorno e volumetria que são característicos, porém, com estrutura enxaimel.
Acesse este artigo para conferir (Clicar sobre): Casarão Salinger.
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Angewitt (You Tube)
AngelinaWittmann (Facebook)
Nenhum comentário:
Postar um comentário