terça-feira, 30 de setembro de 2025

Show da Die Scherzachtaler - Hohenfels/Liggersdorf - noite de 25 de abril - QG 4 - Alemanha 2025

Landgasthof Löwen Rast.
Dando sequência aos registros do Roteiro Alemanha 2025, em 25 de abril, saímos de Insel Mainau, a ilha do  Príncipe Lennart Bernadotte e seguimos rumo à um povoado pertencente a Sauldorf, localizado  na região onde a Die Scherzachtaler faria seu show na noite de 25 de abril de 2025. Alexandra Gälle, nossa querida anfitriã, gentilmente nos conduziu ao Landgasthof Löwen Rast, um local onde passaríamos a noite, após o show. Chegamos ao local no meio da tarde e nesse momento descansamos um pouco e também nos preparamos para seguir para Hohenfels - no povoado de Loggersdorf, onde aconteceria o show da Die Scherzachtaler.
Landgasthof Löwen Rast.

Landgasthof Löwen Rast.

Landgasthof Löwen Rast.

Trajeto percorrido de aproximadamente 57km.

Após termos recebido Alexandra e Norbert Gälle, três vezes no Brasil, Santa Catarina, Blumenau, pela primeira vez, nós assistiríamos Norbert Gälle tocando com sua banda, na sua região, Alemanha. Marcamos propositadamente nossa visita à região neste Roteiro 2025 para que este momento acontecesse e pudéssemos registrar para a história. 
Foram 4 horas de show e vimos músicos inteiros após este tempo de música. Nós literalmente tínhamos as baterias descarregadas e fomos fotografados dormindo sobre a mesa. Nós registramos todo o show, mas por questões de direitos autorais, guardamos estes registros somente para nós.
Alexandra e Norbert Gälle foram incríveis como anfitriões, não somente neste momento, mas por sete dias. Agradecemos muito a sua hospitalidade, amizade e carinho.
Perdemos em seu Heimat, nosso precioso colar  com a flor de Edelweiss, que nos acompanhou por 30 anos. Não ficamos muito tristes, como deveríamos, em função do valor sentimental que representava para nós, porque percebemos, como se fosse um presente que ficou nesse mundo encantado e maravilhoso localizado em Baden-Württemberg, terra natal dos Wittmanns, que migraram para o Brasil na década de 1920. Perdemos o colar, andando por uma rua cheinha de edificações enxaimel.
Chegamos ao local do show, havia uma mesa reservada, à frente do palco, onde poderíamos vê-los de pertinho na companhia de Alexandra Gälle e a esposa do maestro, Frank Seitz.
O show iniciou pontualmente as 20h e continuou por quatro horas, até a meia noite. O público ficou até o final. Antes de sua entrada ao palco e passagem do som houve apresentação de jovens e crianças que tem parte de sua educação a formação musical. 
A tradicional tenda, uma das características das festa na Alemanha, ocorridas no período de maio, primavera, até outubro. Lembramos que a Oktoberfest de Munique é só mais uma das festas, que segue o modelo, em uma escala um pouquinho maior.

 
Local atual em Liggersdorf, onde estava instalada a lona da festa em 25 de abril de 2025 - K 6175.






Antes de apresentarmos o show, através das imagens, que comunicam, vamos conhecer um pouco da história da cidade de Hohenfels, e seu distrito Liggersdorf, localizados em Baden-Württemberg.
Liggersdorf fica ao norte de Bodensee, onde estivemos ao longo do dia 25 de abril de 2025, na transição do Hegau para o Linzgau.
As localidades vizinhas são os outros distritos de Hohenfels, Selgetsweiler, ao leste, Kalkofen ao sul.
O local foi uma propriedade romana, cuja sede estava localizada próxima  a atual rua Römerberg, documentada no período entre 80 e 260 d.C.
Local histórico do século III.
No final do século X, em 970, Liggersdorf foi mencionado pela primeira vez em um documento como Liuterestorf na crônica do mosteiro de Petershausen: Em 12 de maio, St. Gebhard legou sua propriedade à igreja em Constança.
Abadia Beneditina de Petershausen em 1627 (edifícios da Idade Média e do Renascimento).

"Sattelöse" de Liggersdorf. 

Karl der Dicke (839–888), filho de  Ludwigs des Deutschen  e neto de Ludwigs des Frommen, parava repetidamente em Hohenfels. Essas visitas estão entre as razões do nome do atual conjunto de casas, "Sattelöse", o assentamento mais antigo de Liggersdorf
Passado o tempo, a vila passou ao domínio de Hohenfels da Ordem Teutônica, que era administrado por um Alto Vogteiamt e incluía o Schloss de Hohenfels e as vilas de Deutwang, Kalkofen, Liggersdorf, Mindersdorf e Selgetsweiler. Em 1806, este domínio, juntamente com o domínio de Achberg da Ordem Teutônica, ficou sob a soberania do Principado de Hohenzollern-Sigmaringen como resultado da  Reichsdeputationshauptschlusses e se tornou do Obervogteiamt Hohenfels. Em 1822, o Alto Vogteiamt de Hohenfels foi designado para o Alto Gabinete de Wald . Em 1850, o principado caiu para a Prússia como as Terras de Hohenzollern . Em 1862, o Alto Gabinete de Wald ficou sob o  Oberamt Sigmaringen, que foi renomeado para (distrito)  Kreis Sigmaringen, em 1925.
No decurso da reforma administrativa em Baden-Württemberg, os municípios anteriormente independentes de Liggersdorf, Mindersdorf e Selgetsweiler – todos até então no distrito de Sigmaringen  – fundiram-se em, 1º de janeiro de 1973, para formar o novo município de Hohenfels, no distrito de Constança. Liggersdorf possui a aldeia de Liggersdorf, o grupo agrícola Sattelöse e as quintas Gründe e Reisch.
Atualmente, Liggersdorf é o maior distrito e sede administrativa do município de Hohenfels.

As imagens comunicam

Momentos de nossa chegada à tenda da festa e o show de abertura com jovens e crianças da comunidade. No local havia serviço de bebida e comida, como acontece nas festas existentes nas comunidades fundadas por alemães no Brasil.
Na sequência os músicos da  Die Scherzachtaler subiram ao palco para "passar o som".






O primeiro brinde.




Amor á música desde tenra idade.















Passando o som.

Expectativa e aguardando o início do show da Die Scherzachtaler.



Entrada Die Scherzachtaler  no palco.















O compositor.


Musiker - Músicos da Die Scherzachtaler 
Frank Seitz - Dirigent
Robert Reck - Management / Posaune
Georg Buck - Klarinette
Markus Abenstein - Klarinette
Thomas Fischer - Flügelhorn
Steffen Scherb - Flügelhorn
Marius Hölz - Flügelhorn
Benedikt Schwab - Flügelhorn
Benedikt Osswald - Flügelhorn
Korbinian Böck -Trompete
Karl Scherb -Tenorhorn
Dominik Rahner - Tenorhorn
Fabian Rahner - Bariton
Norbert Gälle - Bariton
Sebastian Graf - Posaune
Robert Reck - Posaune
Luis Schulzki - Posaune
Max Schweikart -Tuba
Magnus Wille - Tuba
Bruno Stemmer - Schlagzeug
Solo de Fabian Rahner, de 16 anos, afilhado de música de  Norbert Gälle.











Norbert Gälle.











Korbinian Böck.














Karl Scherb, Dominik Rahner, Fabian Rahner e Norbert Gälle.





Norbert Gälle.


Thomas Fischer.

Thomas Fischer.










Dominik Rahner.

Karl Scherb.

Thomas Fischer.

Marius Hölz.

Benedikt Schwab.

Markus Abenstein e Georg Buck.





Maestro Frank Seitz.


Norbert Gälle e Markus Abenstein.









Frau Frank Seitz e Frau Norber Gälle, a Alex para os amigos.



Maestro Frank Seitz.























Com o dirigente Robert Reck, maestro Frank Seitz, compositor Norbert Gälle, músico descendente de uma blumenauense Max Schweikar e o blumenauense Roberto Wittmann.

Steffen Scherb.


Fabian Rahner e Norbert Gälle.

Bruno Stemmer - show a parte com sua bateria.





















Nunca vimos esta prática depois de um show de bandas no Brasil Após 4 horas de show do Die Scherzachtaler iniciou um ritual, sem reclamações e com muito bom humor, feito pelos músicos. Todos, sem exceções, limparam cuidadosamente seus instrumentos, sendo que para isto o desmontaram e depois montaram novamente para depois guardar nos respectivos estojos. Isso era após a meia noite.





Conversando com Max Schweikar, descendente de uma blumenauense. Após o show.  
Muito obrigada.

Depois de 4 horas de show, interagindo, filmando, fotografando, a "pilha descarregou" literalmente.
Após o show do Die Scherzachtaler, retornamos para Sauldorf, onde passamos a noite no  Landgasthof Löwen Rast, uma gentileza dos Gälle, que no dia seguinte nos guiaram até um dos locais mais icônicos de nossa pesquisa sobre Enxaimel e que citamos em nosso livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".
Alex e Norbert Gälle com o livro citado na paisagem do inverno alemão.
A existência deste lugar nos permitiu compreender muita coisa dentro da evolução desta técnica construtiva. Deixaremos em aberto e não mencionaremos o nome, para lhes apresentar como uma boa surpresa, na sequência desta série - Roteiro Alemanha 2025
Nós nos emocionamos no local e não imaginávamos que um dia estaríamos ali.
Vielen Dank Alex e Norbert.
QG 4  - Cidade de Wolfegg, próximo a Ravensburg.

Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)
Leituras Complementares - Clicar sobre o título

Roteiro 3 com base na cidade Passau
Roteiro 4 com base na cidade Wolfegg


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário