sábado, 25 de outubro de 2025

Despedida - Edmundo Meister - Pomerode Fundos

Com o jogo de jantar presenteado por um dos proprietários da Porcelana Schmidt,  Arthur Leopold Schmidt em 1960. Os dois trabalhavam com a família Schmidt. ele na Fábrica e ela na residência.

Um descendente de famílias pioneiras da região de Pomerode partiu hoje, aos 86 anos: Edmundo Meister. Conhecemos Herr Meister, junto de sua esposa Inge (Voigt) Meister, em um dia sem planejamento, e resolvemos atender ao pedido de um pesquisador gaúcho que pesquisava os pomeranos e que desejava uma foto atual da casa enxaimel.
A Casa Meister é uma das mais originais e bonitas tipologias enxaimel de Pomerode Fundos. Muitos a conhecem, mas não conheciam o casal caprichoso que residiu nela até [o momento de] sua partida. Visitamos a residência dos Meister em 23 de abril de 2023.
Inge (Voigt) Meister e Edmund se despedindo de nós, da porta dos fundos de sua casa. Ela faleceu uma semana após nossa visita.
O casal Meister na porta despedindo-se.
A casa enxaimel que pertenceu à família Voigt e, depois, à família Meister não foi construída em 1890, como está informado na inscrição sobre a porta frontal, guardada na varanda. Foi construída, provavelmente, na década de 1920 ou, até, mais tarde. Afirmamos isso por dois motivos: a data de nascimento de seu construtor e a técnica construtiva e volumetria utilizadas na casa enxaimel histórica.
Edmundo Meister casou-se com Inge Voigt em 1960, quando ela tinha 20 anos de idade. Ela trabalhava na residência de Arthur Leopold Schmidt (Fundador da Porcelana schmidt) desde 1953, quando tinha 13 anos. Seu pai Emílio ficou doente e ela precisava auxiliar no sustento da casa. Edmundo Meister, então seu marido, trabalhou na linha de produção da Porcelana Schmidt até se aposentar.
Eles nos contaram, em abril de 2023, que o casal se conheceu em um baile e se casou em 30 de janeiro de 1960. Receberam como presente dos Schmidt's lindos jogos de jantar e café, que guardam até o fim. Nesse mesmo ano do casamento, 1960, o jovem casal foi residir com os Voigt, na casa Voigt/Meister, para ajudar a cuidar da propriedade. Emílio, pai de Inge, não trabalhava mais, pois estava impossibilitado. Ele faleceu em 7 de abril de 1983, e Hilda/Hildes Voigt (Gutz), mãe  de Inge, faleceu alguns meses depois do marido, em 19 de novembro do mesmo ano. 
Casamento de Inge e Edmundo Meister em 30 de janeiro de 1960.
Casamento de Inge e Edmundo Meister em 30 de janeiro de 1960.
Inge, Edmundo, filhas, genro e netas. Fotografia que fizemos de fotografias penduradas nas suas paredes.
Presentes do dia do casamento de Inge e Edmundo, [exibidos em] 23 de abril de 2023, recebidos das mãos de Arthur Leopold Schmidt, um dos fundadores da Porcelana Schmidt.
Armário feito por  Emílio Voigt, que guardava a preciosa porcelana recebida de presente no dia do casamento de Inge e Edmundo.
Conversando com os Meister em abril de 2023:

Sótão.
 Paredes cheia de fotografias de família.
Edmundo Meister. 
A Casa Voigt/Meister antes do restauro.
Inge e Edmundo Meister.

Com Inge e Edmundo Meister em abril de 2023.
A propriedade montada por Emílio Voigt e cuidada por mais de 60 anos por sua filha Inge Meister e seu genro Edmundo Meister foi tombada pela Prefeitura Municipal de Pomerode-SC, por meio da SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade. O nome atribuído foi: Propriedade de Edmundo Meister.
Duas semanas após nossa visita aos Meister, em 6 de maio de 2023, Inge Meister faleceu e hoje, 25 de outubro de 2025, faleceu seu companheiro, amigo, amor e marido, Edmundo.
Guardaram a casa, a propriedade e os presentes com muito carinho. O casal deixou muitas lembranças e histórias.

Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)








Nenhum comentário:

Postar um comentário