sábado, 13 de maio de 2023

Casa Voigt/Meister - Pomerode Fundos - O lugar de uma família

Casa Voigt/Meister e o Ribeirão Saco.
A família Voigt e Meister que residiam e reside na Casa Voigt/Meister localizada  na rua Ribeirão do Saco, nº 2050, continuidade da R. Leopoldo Blaese – Pomerode Fundos em  Pomerode SC, fizeram parte da história das famílias pioneiras da região que ocuparam os vales de afluentes e de afluentes de afluentes do grande Rio Itajaí Açu, a partir da Colônia Blumenau, desde a metade do século XIX.
Localização.
Conhecemos esse lugar de história, por acaso, tentando atender o pedido de um pesquisador do Rio Grande do Sul, que terminou um livro no qual colocou uma imagem da edificação histórica. Solicitou-nos mais informações sobre ela e sem qualquer dúvida, fomos ao local em 23 de abril de 2023, em uma manhã de domingo chuvosa, quando conhecemos o casal Inge e Edmundo Meister, que terminava de tomar o café da manhã. Receberam-nos tão generosamente em sua casa, que ficamos inspirados a apresentar um pouco dessa história.

A Casa Voigt/Meister

A casa enxaimel que pertenceu à família Voigt e depois, à família Meister não foi construída em 1890, como está informado na inscrição sobre a porta frontal, guardada na varanda. Foi construída, provavelmente na década de 1920 ou, até mais tarde. Afirmamos isso, por dois motivos: a data de nascimento de seu construtor e a técnica construtiva e volumetria utilizada na casa enxaimel histórica.
Antes e após a reforma de 2001.

O construtor

O construtor foi Emílio Voigt, filho de Wilhelm Carl Friederich Voigt, nascido em Blumenau, e de Carolina Berndt, também nascida em Blumenau. O construtor da casa enxaimel Voigt/Meistar nasceu em 9 de julho de 1909 na cidade de Pomerode, que na época pertencia ao território de Blumenau. De repente, até mesmo seus pais, residissem no Vale do Testo, pois tudo era  Blumenau e assim foram registrados. Se o construtor da casa enxaimel nasceu em 1909, não poderia tê-la construída em 1890, 19 anos após seu nascimento. 
Emílio Voigt tinham como profissão a carpintaria e a marcenaria. Casou-se com Hildes ou Hilda, oriunda da família Gutz. Foram residir em Pomerode Fundos junto ao Ribeirão do Saco ou Saksberg. Na sua propriedade, na qual construiu sua casa enxaimel, tinha também sua pequena fábrica de móveis, onde, também produziu os móveis de sua casa, existentes até os dias atuais, onde residia sua filha Inge e seu genro Edmundo.
Hildes/Hilda Gutz se casando com Emílio Voigt, ele construtor da Casa Voigt/Meister e pais de Inge Meister.
A técnica enxaimel

Esta data de construção não confere.
A
técnica construtiva adotada na edificação história é a estrutura de madeira encaixada, trazida pelos imigrantes alemães desde a metade do século XIX. Em nossa pesquisa sobre a técnica, classificamos a maneira de construir enxaimel e a sua evolução dentro da região do Vale do Itajaí, que se desenvolveram de maneira diferente, dentro das áreas rurais e urbanas. Essa, em específico, foi construída na área rural e, portanto, está dentro da classificação de construções enxaimel da área rural. A evolução da técnica construtiva enxaimel, na área rural, recebeu anexos, na fachada frontal e na posterior. Em um primeiro momento, esses anexos eram colocados já em uma casa que já existia, como uma adaptação na primeira casa permanente. Essa adaptação fez que surgisse a "quebra" do telhado para aumentar o pé direito da varanda, que poderia ser muito pequeno, se o mesmo não existisse. Portanto a construção final era executada em duas etapas e dentro de diferentes datas. Depois, mais tarde, a casa "nova" enxaimel já era construída com os dois anexos presentes na edificação, construída dentro de um mesmo tempo, que é o caso da casa Voigt/Meister. Essa maneira de construir a casa enxaimel acontecia depois da virado do século XIX para o século XX, portanto, a Casa Voigt/Meister não poderia ter sido construída em 1890, como menciona a inscrição sobre a porta da sala, lembrando mais uma vez, que seu construtor nasceu em 1909.
A Casa Voigt/Meister passou por uma reforma onde sua varanda sofreu alterações. Dentro de sua área construída existia um quarto, que poderia ter sido usado como quarto de hóspedes ou de costura, o que é mais indicado, pois a filha do construtor, Inge, que depois residiu na casa a partir da década de 1960, foi costureira. O guarda corpo da varanda era de tábuas corridas de madeira e também o portãozinho era diferente. a casa foi reformada em 2001, portanto há 22 anos atrás.

Antes de 2001.















Em 23 de abril de 2023.

Em 23 de abril de 2023 conversamos com Inge Meister, solteira Voigt e com seu marido Edmundo Meister e soubemos mais um pouco sobre a família.
Vídeo
Inge era a segunda filha mais velha de Emílio e de Hilda ou Hildes. Teve mais um irmão e duas irmãs, Eleonora e Elvieda. Em 1960 Inge se casou com Edmundo Meister, com a idade de 20 anos. Desde os 13 anos, em 1953, trabalhava na residência da família de    Arthur Leopold Schmidt, um dos fundadores da Porcelana Schmidt, para auxiliar em casa. Seu pai Emílio ficou doente e precisava auxiliar no sustento da casa. Edmundo, seu marido,  trabalhou na linha de produção da Porcelana Schmidt, até se aposentar.
No cemitério de Pomerode Fundos.
O casal se conheceu em um baile. Casaram-se em 30 de janeiro de 1960. Receberam como presente dos Schmidt's, lindos jogos de jantar e café que guardam até os dias atuais. Nesse mesmo ano do casamento, 1960, o jovem casal foi residir com os Voigt, na  casa Voingt/Meister, para ajudar a cuidar da propriedade. Emílio, pai de Inge não trabalhava mais. Estava impossibilitado. Faleceu em  7 abril 1983 e Hilda/Hildes Voigt (Gutz), sua esposa, ambos pais de Inge, faleceu alguns meses depois do marido, em 19 de novembro do mesmo ano. 
Confirmação de Inge em 7 de março de 1954.

A noiva Inge Voigt e depois, Meister, costurou seu vestido de noiva e de todas as irmãs, suas e de seu futuro marido, presentes nesse registro fotográfico.
Casamento de Inge e Edmundo Meister em 30 de janeiro de 1960.
Casamento de Inge e Edmundo Meister em 30 de janeiro de 1960.

Bodas de Hilda e Emílio, pais de Inge.
Irmãos Meister.
Inge, Edmundo, filhas, genro e netas.
Casamento do irmão de Edmundo Meister. Todos os vestidos foram costurados por Inge Meister.





Presentes do dia do casamento de Inge e Edmundo em 23 de abril de 2023 recebida das mãos de Arthur Leopold Schmidt,   um dos fundadores da Porcelana Schmidt.







Obra da Porcelana Schmidt a partir da modelagem de Erwin Curt Teichmann.

Obra da Porcelana Schmidt a partir da modelagem de Erwin Curt Teichmann.
Com o jogo de jantar presenteado por um dos proprietários da Porcelana Schmidt,  Arthur Leopold Schmidt em 1960. Quando saímos de sua casa, pedimos que usassem o jogo de jantar em um almoço de domingo, nem que tivesse somente os dois. Torcemos que tenham usado.




Edmundo e Inge receberam o livro sobre a Técnica Construtiva Enxaimel.


Bibelô com mais de 80 anos.

Presente que Inge recebeu de seu padrinho, quando tinha 2 anos de idade, há mais 80 anos atrás.


Edmundo e Inge Meister.

Armário feito por  Emílio Voigt. Atualmente guarda porcelana recebida de presente.

Obra da Porcelana Schmidt, de um molde de Erwin Curt Teichmann.
Inge com o presente de seu padrinho. Recebeu quando tinha dois anos de idade.
A Propriedade Meister


Na época do pai de Inge - Emílio Voigt, a propriedade não era assim, entorno da casa. Não tinha jardim, mas sim, uma "estrada" para os caminhões que transportavam os móveis produzidos na marcenaria.







Ribeirão do Saco.



Poço com baldes do leite aos fundos. diariamente, Inge tirava leite de duas vacas.


Rancho.

Baldes de leite.




Armário de comido feito por Emílio Voigt.

Armários feitos por Emílio.


Guarda corpo, não é original e foi trocado em 2001. Antes disso era de madeira.

Guarda corpo, não original colocado na casa em 2001.

Móveis feitos por Emilio Voight.
Guarda-louças feito por Emílio Voigt. Com a louça do casamento dos Meister.


Sentada na cadeira feita por seu pai.

Tradição que veio com os antepassados. Essa maneira de guardar a louça vimos no museu Fränkisches Freilandmuseum, usado desde os séculos da época das estórias dos Irmãos Grimm, séculos IX, X, XI até hoje.
Foto feita no  museu Fränkisches Freilandmuseum, na Alemanha.


Sótão.

 Paredes cheia de fotografias de família.
Algumas das fotografias nas paredes do sótão.








Os tamancos, calçado da lida há muito tempo.




O rancho
Assar, cozinhar - uma pequena fábrica de alimentos, cujas receitas eram repassadas de uma geração para outra.




Em um destes ranchos ficava a fábrica de móveis de Emílio Voigt.



Elementos novos à casa, desprovidos de beneficiamento.

A casa enxaimel dos Voigt e Meister, antes de 2001. À direita o casal Meister.















A propriedade montada por Emílio Voigt e cuidada por mais de  60 anos por sua filha Inge Meister e seu genro Edmundo Meister foi tombada pela Prefeitura Municipal de Pomerode-SC, através da SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade. Nome atribuído: Propriedade de Edmundo Meister.
Duas semanas após nossa visita aos Meister, em 6 de maio de 2023, Inge Meister partiu.
Inge e Edmundo Meister tiveram duas filhas: Eliane e Marilene, 7 netos, 5 bisnetos e 1 tataraneto. Guardaram a casa, a propriedade e os presentes com muito carinho. Muitas lembranças e história.
Foi inesperado e nos perguntamos o sentido de tudo. Ficou Edmundo sem a sua companheira por mais de mais de 60 anos

Depoimentos:

Conheci Seu Meister na Porcelana. Pessoa de um coração gigante sempre ajudando que precisava. São lindas lembranças. Marli Kath Rahn

Conheci o Sr. Meister nos tempos da Porcelana Schmidt. Bem como os irmãos dele.  Rolf Roland Herzog

Trabalhei com o Sr Meister nos anos 70 na Porcelana Schmidt. Tenho ótimas lembranças. Uma pessoa atenciosa, sempre pronto para ajudar os colegas de trabalho.  Rose Hetterich

Fomos vizinhos e guardo no coração lindas lembranças da querida família Meister.  Maristela Lúcia Floriani

Já passei na frente dessa casa quando fui fazer uma medição. O lugar é magnífico, sitio original, parece o paraíso!  Eliane Scheidt Töwe

Um registro para a História.



Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

 

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)













Nenhum comentário:

Postar um comentário