sábado, 3 de julho de 2021

A Igreja da Cruz - Construída pelo Engenheiro Richard Paul Werner - 1929 - Junto à Electro Aço Altona

Fonte: Família Junkes.

"De um ponto elevado, as habitações de Altona, rodeadas de árvores frutíferas e de sombra, emolduradas por cadeias de colinas, oferecem uma imagem aconchegante, cujo encanto seria aumentado pela elegante torre de uma igreja.
A proximidade com Blumenau e o pertencimento à associação da igreja evangélica impediu a construção de uma igreja própria, e provavelmente continuará assim, pois hoje em dia, devido a ligação com Blumenau, a ida dos protestantes e dos católicos às igrejas de lá é muito mais fácil." Professor Max Humpl - em 1918.
Escola Alemã - Altona. 
Altona/Itoupava Seca foi uma comunidade independente, uma centralidade provida de autossuficiência, cuja história pode ser conferida no livro organizado pelo casal Kramer cuja autoria é do Professor alemão Max Humpl, escrito em 1918 - Humpl foi professor da escola Alemã - atual Escola Municipal Machado de Assis. Aparentemente, de tão independente que foi, posicionava-se com um outro núcleo, povoação sem qualquer ligação com a Colônia Blumenau. 
Karl Ernst Auerbach, que emigrou
em  1886 da Alemanha (Sachsen).
Não se casou e morou com sua  irmã,
que também não se casou.
Fonte: GERLACH 2019.
Pastor Hugo Westphal - pesquisador e erudito, em um certo momento atrás comentou conosco que os imigrantes assentados nesta povoação, também não eram da mesma região que aqueles que se fixavam na sede da Colônia Blumenau, o que gerava uma certa competição e intrigas, compreensível através da ótica de uma região fracionadas - formada por ducados que disputavam várias questões entre si e que, ainda, não existia a nação da Alemanha (início da povoação). Link da palestra sobre, no final desta postagem.
Mesmo tão próximos, o próprio professor apontava a necessidade da igreja na povoação de Altona/Itoupava Seca, como era denominada no início do século XX. A comunidade foi fundada em 1866 e os imigrantes, em sua grande maioria, eram originários da região próxima a Hamburg, norte da atual Alemanha (Formada nação em 1871). Altona, no dialeto hamburguês "All-zu-nah”, nome de um bairro perto de Hamburg, na Alemanha. E também assim era chamada Altona da Colônia Blumenau nas primeiras décadas de sua existência - no dialeto hamburguês
Posteriormente a região de Altona passou a se denominar de Itoupava Seca
No início da povoação - século XIX e início do século XX, haviam duas pequenas fundições. Uma de propriedade de Luis Altenburg Jr. e sócio Gotthilf Grall e outra, fundição de propriedade de Karl Ernst Auerbach. A fundição de Auerbach, que fabricava pequenas máquinas, em 1923 se associou a oficina elétrica do Engenheiro Richard Paul Werner e após 10 anos, passou a se chamar Electro Aço Altona. 
Blumenau, Itoupava Seca, 1890. Fundição e Oficina de Karl Ernst Auerbach. Auerbach adquiriu esta propriedade da  viúva Römer, então casada com Jakob Gräser. Depois ele vendeu para Gottlieb Reif e este para Luiz Probst, em 1899. À esquerda, construções que Auerbach vendeu para Christian Dittrich e Heinrich Probst e, em 1910, vendida para Luis Altenburg Jr.  Depois ficou residência, no local onde está atual Electro Aço Altona. Fonte da imagem: GERLACH, 2019.


Mapa de Altona - 1918 - do livro do Professor Max Humpl. Nele é possível visualizar o local da casa de Feddersen, onde foi construída a nova igreja e a propriedade de Karl Ernst Auerbachv, local onde foi construída a fábrica da Electro Aço Altona, após a chegada do Engenheiro Richard Paul Werner à comunidade.







Rodolph Wittmann e a família - 1959.
Até então, como mencionara o Professor Max Humpl  que lecionava na Escola Alemã, atual Escola Municipal Machado de Assis,  Altona/Itoupava Seca não tinha uma igreja. Quando chegou o engenheiro alemão Richard Paul Werner e atuando na empresa Auerbach & Werner fundada em  08 de março de 1924 como uma pequena fundição e oficina de reparos mecânicos, os sócios perceberam a ausência da igreja na povoação. Eram muito  religiosos.
Só para explicar, Richard Paul Werner veio da Alemanha, com 27 anos de idade, para instalar a primeira Companhia Telefônica de Blumenau em 1923. Werner nasceu em Weinböla, condado da Saxônia, na Alemanha. Em 1924, era sócio da fundição de ferro, que não demorou muito para se tornar uma fábrica de máquinas para serrarias, usinas e moinhos. A fábrica foi instalada junto às residências dos Auerbach e dos Werner, família que sempre morou no local. Heriberto Junkes, nascido nas proximidades da Electro Aço Altona, onde passou sua infância, conta que Herr Auerbach, se locomovia de bicicleta, como muitos, nos primeiros anos de história de Blumenau, realidade muito comum na Alemanha no tempo presente, país de suas origens. Roberto Wittmann, filho de um dos funcionários da Electro Aço Altona - Rodolpf Wittmann, descreve detalhadamente o local do bicicletário dos trabalhadores, atualmente local ocupado pelo Clube Ipiranga. Junkes também lembra que a comunidade, reportava a Richard Paul Werner, década de 1960, como o "Velho Werner", também confirmado em uma reportagem da NSC+.
Acervo Electro Aço Altona.

Em 1933, a razão social da firma mudou para Electro Aço Altona, uma vez que este metal passou a ser o único metal trabalhado na mesma. Richard Paul Werner, tornou-se o maior acionista da firma e contribuiu, também com as construções das sedes dos clubes Ipiranga e América, a Escola Barão do Rio Branco, o hospital Santa Catarina e o Hospital Santo Antônio.
Hospital Santo Antônio - Fotografia de Bernhard Scheidmantel.


Mas não foi somente esta sua contribuição. Werner quebrou o paradigmas e por ser muito religioso, não percebeu a situação e "quebrou" a afirmativa do Professor Humpl - de que a povoação de Altona/Itoupava Seca  não possuiria uma igreja. Em torno da firma havia muito espaço vazio e neste  - voltado para estrada, atualmente conhecida como Rua Engenheiro Paul Werner e construiu a igreja de Altona/Itoupava Seca, a primeira igreja luterana em Altona - a qual chamaram de Igreja da Cruz. 
As atividades da Comunidade Evangélica de Itoupava Seca iniciaram, com a realização do primeiro culto em alemão, na Escola Particular de Itoupava Seca - Escola Alemã, atual Escola Municipal Machado de Assis. Depois, foi efetuada a construção da Igreja da Cruz, iniciativa do Engenheiro Paul Werner, também passaram a existir cultos periódicos. 
A Igreja da Cruz foi inaugurada em 15 de setembro de 1929. Até esta data, a Comunidade de Altona/Itoupava Seca pertencia e frequentava a Comunidade luterana do Centro.
Igreja da Cruz, em 1932. Fonte: Arquivo Histórico Municipal José Ferreira da Silva.
Para completar esta história, em dezembro de 1949, a Comunidade Evangélica, então de Itoupava Seca, adquiriu a casa dos herdeiros de Peter Christian  Feddersen, que lamentavelmente não existe mais na paisagem. Na época, o local foi designado para a  residência do pastor e de sua família, que na época era o Pastor Wilhem Scherer.  No local, também, foi instalado um jardim de infância sob a responsabilidade da Sociedade Evangélica de Senhoras de Itoupava Seca, que também tinha sua sede no mesmo local. Em 1953, chegou aqui, para residir, o Pastor Richard Laun e família. Nesta época o Jardim de Infância, mantido pelas Senhoras, recebeu o nome de Jardim de Infância Princesa Isabel. Em todo este período, a Igreja da Cruz era o templo desta comunidade, que iniciava a construir uma estrutura onde , mais tarde foi construída a segunda igreja, durante o mistério do Pastor Laun - um ano após a sua chegada na comunidade. Em outubro de 1954, foi lançada a pedra fundamental da Igreja Martin Luther. 
É interessante observar o mapa feito pelo Professor Max Humpl. Algo mudou na disposição espacial, ou então o mapa não está correto, o que não acreditamos. A propriedade que está no mapa é a propriedade de Luis Abry Jr. e sua fábrica. (Mapa acima).

"Frequentei  cultos preparatórios para a confirmação nesta Igreja ao lado do Electro Aço Altona, inicio dos anos 50. O Pastor Wilhem Scherer recém vindo de retorno da Alemanha, aonde tinha ficado retido durante a II Guerra Mundial. O retorno do Pastor Scherer foi patrocinado pela Viúva de Adolf Pöttig com recepção em Novo Hamburgo e deslocamento em automóvel OPEL KAPITAN para Blumenau.
 EU VI EU ESTAVA LA." Horst Heinrich Tiedemann. 
Pedra Fundamental da nova igreja - Projeto de Hans Broos e onde estava construída a residência de Peter Christian Feddersen - outubro de 1954.

Lançamento da Pedra Fundamental da  Igreja Marthin Luther. 
Fonte: Arquivo Histórico Municipal José Ferreira da Silva.

O projeto foi assinado pelo arquiteto Hans Broos, que substituiu a Igreja da Cruz, cujo edifício foi demolido e poucos conheceram e, ou mesmo, sequer sabem de sua existência. Sua arquitetura era peculiar e de muito gosto, alinhada às linhas  do estilo românico, diferentemente das demais igrejas construídas pelos imigrantes e descendentes que construíram, predominantemente, igrejas com linhas góticas, ou neogóticas, estilo preferido na Alemanha e popular nos contos e literatura.
Cultos na igreja inacabada - Fonte: Arquivo Histórico Municipal José Ferreira da Silva.
Projeto do arquiteto Hans Broos não foi executado plenamente.


Em 25 de agosto de 2013 registramos a mesma comunidade Luterana Blumenau Itoupava Seca - Igreja Martin Luther comemorando o 40° aniversário de inauguração da igreja nova acabada e 30° anos da implantação da Paróquia de Itoupava Seca. 
Neste momento histórico, não foi mencionado a história pretérita desta comunidade. Se assim o fosse, saberíamos da existência da Igreja da Cruz construída junto ao parque fabril da Electro Aço Altona  (inaugurada em 15 de setembro de 1929)) pelo Engenheiro Richard Paul Werner, sendo que, em 1918, o Professor Max Humpl, professor da Escola Alemã (Atual Escola Municipal Machado de Assis) registrou em seu livro que a comunidade luterana Altona não tinha e provavelmente, não teria uma igreja.



Jubileu de Rubi - Paróquia Luterana Blumenau Itoupava Seca - nossos registros de 2013.













Pastor Hugo Solano Westphal,  Pastor Breno Carlos Willrich, Pastor Reinhard Antônio Koch , Pastor Elmo Rasveiler e Pastor  Renato Creutzberg. Pastores que passaram pela igreja nova, até esta data de 2013.
Pastor Hugo Solano Westphal,  Pastor Breno Carlos Willrich, Pastor Reinhard Antônio Koch , Pastor Elmo Rasveiler e Pastor  Renato Creutzberg. Pastores que passaram pela igreja nova, até esta data de 2013.
Arquitetura da Igreja da Cruz
Fonte: Família Junkes.

Arquitetura da Igreja da Cruz destoa de todas as igrejas construídas por imigrantes alemães e da tradicional igreja alemã, que geralmente apresenta características do neogótico, de certa maneira uma arquitetura nacional do povo alemão, juntamente com o gótico, pois jamais aceitaram muito bem as correntes "internacionais". Seus idealizadores buscaram um estilo anterior que também era construído na idade média, mas não especificamente o gótico ou neogótico. A igreja de Altona/Itoupava Seca construída por Richard Paul Werner, se caracteriza pela presença do volume robusto marcado por duas torres de planta quadrada, baixas construídas com pedras, marcando a simetria presente na fachada, centralizada por uma porte acabada por um arco pleno - românico. O telhado é formado pelo característico jogo de duas panos com a inclinação acentuada do imigrante - geralmente superior a 80%. 
O conjunto é muito bem acabado, com aspectos de uma arquitetura de gosto e alto grau artístico. Sem dúvida alguma - um espetáculo aos olhos de comunidade do século XXI, se a edificação religiosa de Altona/Itoupava Seca ainda estivesse na paisagem, como muitas outras tipologias que estão sendo retiradas paulatinamente da povoação de Altona, até o tempo presente, que foi transformado em um corredor de fluxo rápido somente, dentro a cidade de Blumenau - passagem. 
Quando a igreja foi construída, havia muito espaço. Não estava necessariamente no terreno da fábrica. Quando esta foi ampliando, foi ocupando os espaços vazios das propriedade dos sócios. Foi construída uma cerca em volta da igreja que ficou totalmente rodeada pela fábrica.




Quanto a Igreja da Cruz, ousamos afirmar que possui traços da arquitetura românica. Esta arquitetura pode ser definida como um estilo medieval que surgiu com o objetivo de resistir a ataques de povos inimigos e das invasões bárbaras. Logo, tanto sua estética como sua estrutura refletem força e robustez
Fortemente inspirada na arquitetura da Roma Antiga, esse gênero não apresenta uma data certa de início. Para alguns estudiosos, os seus primeiros indícios datam do século VI. Para a maioria dos estudiosos, ela teve início no século X, na Europa, na região da Normandia. Também foi construída na Alemanha. Muitos castelos medievais apresentam características da arquitetura românica, mas é usado com maior efusão nas igrejas.
O estilo antecedeu o gótico que surgiu por volta de 1100 e caracteriza-se, principalmente pela austeridade e robustez da construção, geralmente com paredes grossas e minúsculas janelas.

As principais características da arquitetura românica, visíveis na Igreja da Cruz:
        1. a pedra;
        2. torres quadradas, com a central sendo a mais alta;
        3. pilares e arcos ornamentados e detalhados;
        4. harmonia e simetria das formas;
        5. construções que combinavam funcionalidade com luxo;
        6. paredes sólidas e resistentes;
        7. portas estreitas e janelas pequenas;
        8. interior escuro e luxuoso.
Contribuição de Roberto Wittmann

Casa da família Erwin Seiler.




























"A Igreja da Cruz da comunidade Altona/Itoupava Seca era maravilhosa e de uma qualidade arquitetônica ímpar." Arquiteta e Mestre em Urbanismo, história e Arquitetura da Cidade - Angelina Wittmann
Um comentário: Por que se fala tão pouco dos feitos do Engenheiro Richard Paul Werner, na História de Blumenau? Esta personalidade histórica, entre outras coisas, ajudou a construir o Hospital Santa Catarina, Hospital Santo Antônio, Escola Barão do Rio Branco, o Ipiranga e era frequentador assíduo das reuniões sociais de Altona/Itoupava Seca.
Pessoas da Comunidade que frequentaram a Igreja da Cruz
Casamentos 
Casaram-se na Igreja da Cruz em 24 de dezembro de 1953. Eleonora pertence a família Uhlmann de Ibirama, oriundos das fazendas de café do Rio de Janeiro, que emigraram da cidade de Böhlen - Alemanha em 8 de março de 1852.







Peter e Olga (Meisen) Grassmück casaram-se na Igreja da Cruz em 27 de agosto de 1950. Não possuem fotografias, por prioridades. Na época a fotografia não era muito acessível. Os noivos eram pais de Elaine Grassmueck.



Confirmações
Pastor Richard Laun.
Culto Infantil
Igreja da Cruz - Ano 1950 ou 1951.


Marilena Lana: "Era da minha sogra. Atualmente nos pertence. Foi produzido na Altona.


Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Referências

BAUMGARTEN, Christina. A engenharia do sonho :registro histórico dos oitenta anos da Electro Aço Altona S.A. Blumenau: HB Editora, [2003] - 175 p. :il.

BRANDE. Altona: rumo aos 100 anos com muito orgulho!A empresa está comemorando 95 anos como uma das mais conhecidas globalmente no seu segmento. NSC +.08/03/2019 - 13h24 - Atualizada em: 11/03/2019 - 16h52. Disponível em:https://www.nsctotal.com.br/noticias/altona-rumo-aos-100-anos-com-muito-orgulho. Acesso em: 03 de julho de 2021 - 17:17h.

GERLACH, Gilberto Schmidt. Colônia Blumenau no sul do Brasil.  Gilberto Schmidt-Gerlach, Bruno Kilian Kadletz, Marcondes Marchetti, pesquisa; Gilberto Schmidt-Gerlach, organização; tradução Pedro Jungmann. – São José : Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro, 2019. 2 t. (400 p.) : il., retrs.

HUMPL, Max. Crônica do vilarejo de Itoupava Seca : Altona: desde a origem até a incorporação à área urbana de Blumenau 1.ed. Méri Frotschter  Kramer e Johannes Kramer (organizadores). Escrito em 2018. Blumenau: Edifurb, 2015. 227 p. : il.

MORETTI, Silvana Maria. Fábrica e Espaço Urbano: A influência da Industrialização na Formação dos Bairros e no Desenvolvimento da Vida Urbana em Blumenau. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Orientador: Prof. Msc. Luís Fugazzola Pimenta. Florianópolis/SC, janeiro de 2006.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário