quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Demolição - Uma Arquitetura que Demarca a Esquina com a Rua Paraíba - Blumenau SC - e a Casa Fiedler - Mermovale

Observar seu entorno. O Edifício, localizado ao lado desta casa - na Rua Paraíba, foi construído do terreno do enxaimel conhecido Casa de Boneca, sobre Área de Preservação Permanente - APP - do Ribeirão da Velha.
Em 4 de agosto de 2020 este exemplar característico de uso misto - residencial e comercial de esquina nos chamou atenção por estar totalmente vazio e desocupado. Efetuamos este registro, neste dia, para a História. A edificação está localizada na esquina da Rua Paraíba com a Rua Manoel Barreto no Bairro de Victor Konder, sobre o qual já escrevemos uma postagem - link está no final desta.
Em 24 de fevereiro de 2021, alguém nos enviou uma fotografia - abaixo, registrando sua retirada da paisagem de Blumenau, já sem o telhado.
Palavras de Adolfo Stotz Neto sobre esta edificação 247 da Rua Paraíba

"Casa e armazém construído e ocupado pelo meu avô até os meados dos anos sessenta. Manoel Lourenço Zeredo e minha avó (maternos) Verônica Kammers Zeredo. Vivi minha infância, muitas vezes nesta casa. Sempre que vou à Blumenau, passo pela Rua Paraíba e folgo em ver a casa, ainda em pé." Adolfo Stotz Neto

Histórico

A casa, que está sendo retirada da paisagem, sob o número 247, na Rua Paraíba, bairro Victor Konder, foi construída na década de 1960 pelo casal Manoel Lourenço Zeredo e Verônica Kammers Zeredo, com uso misto para uso de residência e armazém (Secos e molhados).
Casa Enxaimel da Família de Ingrid Fiedler, Fichada no levantamento do Projeto idealizado pelo Arquiteto Dr. Vilmar Vidor, Memorvale, em 1987. Trabalho executado e fichado pela arquiteta Cora Schneider.
Casa de Boneca - Fotografia de Gilfredo Ballod - de 15 de fevereiro de 2004.
Ficha do Projeto  Memorvale.
Link Ficha Projeto Memorvale - Clicar Sobre:

Deixamos seu registro para a História

Sua arquitetura marcou uma época, não somente em Blumenau, mas nas principais centralidades, com sua planta com detalhes em "curva", amenizando a aresta da esquina e marcando-a com um elemento arquitetônico da edificação, a sacada, também com formas curvas. Recebemos informações, não comprovadas, mas testemunho de que  Jorge Bornhausen residiu nesta casa, quando jovem e advogava em Blumenau. Sua arquitetura apresenta detalhes, usando o ferro, como parte do fechamento do guarda corpo da sacada e também, presente nas aberturas. A técnica construtiva é de alvenaria de tijolos maciços autoportante, contando com dois pavimentos e também o aproveitamento do sótão - a mansarda. Esta, somente visível na parte posterior, marcada e coberta pela presença da platibanda, nas elevações junto às ruas, elemento característico da época de sua construção, década de 1960.


Arquitetura

Arquitetura limpa de adornos, com predominância de linhas retas, platibanda que encobre a mansarda e o tradicional telhado de estrutura de madeira. Simultaneamente, apresenta curvas na principal vista que marca a simetria da esquina e a sacada. Arquitetura de transição -também conhecida como eclética, com elementos tradicionais, enquanto apresenta uma nova e contemporânea linguagem.

Técnica Construtiva: Alvenaria de tijolos maciços autoportantes, rebocado com partes texturizadas e aplique de cimalhas.
Aberturas: Janelas em ferro, especialmente desenhados e executado para esta edificações. Algumas de suas janelas apresentam detalhes em losango a partir da combinação dos perfis de ferro valorizando a simetria, junto a forma em curva que marca a esquina.
Fechamento: Tijolos maciços autoportantes rebocados.
Cobertura: Apresenta o espaço do sótão com aberturas no telhado - caracterizando a mansarda e viabilizando o uso sob o telhado. Em estrutura de madeira, com telhas de cerâmica.
Decorativismo: Destaque para os elementos, arabescos presentes em parte do guarda corpo da sacada, acrescentando suavidade ao volume pesado da alvenaria fechada.

Aberturas contribuem para marcar a simetria da fachada de esquina - junto com as linhas curvas.
Também observar a proteção da cimalha ao longo da platibanda, com pequenas telhas que criavam um tipo de "Pingadeira" protegendo as paredes da águas que escorrem e marcam.








Construções posteriores, a partir de intervenções, "encostaram" na edificação em questão.
Observar as aberturas em ferro com figuras em losango.




Muro que tornava a parte residencial, reservada aos olhares da rua. Neste local estava a escada de acesso à residência - primeiro pavimento.


Aberturas no telhado - da mansarda. Cobertura em 3 águas, sendo que houvesse a necessidade de uma pano de telhado pequeno, sobre a parte da planta em curva.


Recebemos em 5 de março de 2021.



A cidade de Blumenau está sendo moldada sem projeto de cidade e planejamento para o futuro. As ações são paliativas e com isto atualmente surgem vias coletoras e corredores dentro de bairros residenciais e dotados de pequenos comércios, onde não mais possibilidades de estacionar ou até mesmo parar o automóvel, pois trata-se de um corredor de passagem. Vem se verificando a demolições de edificações como esta, para tornar-se pátios de estacionamento. É a realidade de Blumenau atual que está permitindo até mesmo a construção de uma Loja Havan, em seu Centro Histórico. É um processo irreversível.


Registrado para a História.
Em Construção....

Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido:







Nenhum comentário:

Postar um comentário