quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Projeto Memorvale - Casa Soares - Rua São Paulo 1729 - Demolida!

Fotografia retirada de sua ficha do Projeto Mermovale - demolida.
A Casa Soares estava localizada nas proximidades da FURB, registrada como localizada na Rua São Paulo, mas também, poderia estar localizada na Rua Paul Werner. Foi construída em um terreno com área com forma irregular, e para seu melhor aproveitamento, seu uso era misto (residencial e comercial), sua fachada frontal foi projetada em curva, seguindo a curva da via.

Casa também cadastrada no Projeto Mermovale - Casa Paul Lang
 - ao lado da Casa Soares. Foi demolida e construídos  edifícios novos 
ao  lado e no terreno da Casa Soares - Técnica Construtiva Enxaimel.
Na postagem seguinte a esta, mais detalhes.
A edificação teve como primeiro proprietário, Mário Soares. Foi construída em 1953 em alvenaria autoportante e possuía somente um pavimento e contava com a mansarda. Suas linhas gerais reportam ao neobarroco, pela simetria presente - de maneira predominante - na fachada principal, elementos decorativos curvilíneos e a platibanda munida de acabamento curvilíneos. A mansarda, na sua fachada frontal, terminada com o acabamento da platibanda, possuía uma sacada acessada por duas portas estreitas que faziam conjunto de maneira simétrica com duas janelas. O lado direto da fachada frontal, recebeu um prolongamento, "desequilibrando" a simetria, sem comprometê-la.



Na época que foi cadastrada, foi apontada com condição de preservação péssima. Possuía abertura de madeira envidraçadas (janelas), estrutura de telhado de madeira cobertas com telhas planas ou germânicas, assoalho de madeira. Foi demolida em 24 de agosto de 2015, para que seu terreno fosse ocupado com um edifício residencial multifamiliar. Região localizada nas proximidades da FURB, dotada de valor imobiliário agregado.



Registro do Google Maps em datas diferentes
2011
Casa Alberto D - presente no cadastro Memorvale.

2012
Casa Alberto D - Presente no Cadastro Memorvale.
2014
Casa Alberto D - Presente no Cadastro Memorvale.
2015

2016

2017
Casa Alberto D - Presente no Cadastro Memorvale.
2019
Esta casa à direita também presente no Cadastro Memorval sob o nome Casa Alberto D. deveria ser preservada como patrimônio. como tal  há uma distanciamento mínimo para a presença de novas construções. O novo edifício está "encostado".
2021



Comentários - Parte da memória coletiva

Casa aonde se formou a banda de rock "the Beavears".
Tilo, Lellho e o Côco. Os tres irmãos. Cicero Demarchi

Rua São Paulo, confluência com Paul Werner. Em 1956 meu irmão morava aí como pensionista. O dono era chamado "português".Nelcio Lindner


Muitas vezes almocei neste local. Orlando Georg

A festa de casamento da minha prima foi neste restaurante. Fico triste pela demolição. Niebert Witthinrich

Esta edificação ficava próxima a Auto Viação Catarinense e Padaria Benkendorf na Rua S.Paulo! Passava diariamente ali pra ir a Faculdade.  Edi Marchetti


Um registro para a História!

Projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico Memorvale

O projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico – Memorvale foi a efetivação do cadastramento das principais tipologias pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau e região, nas décadas de 1980 e 1990 e, que teve como epílogo, o tombamento, pela Fundação Catarinense de Cultura, de vários imóveis no centro de Blumenau e outros restaurados. Professor Vilmar Vidor foi o idealizador e proponente do projeto, tendo em sua equipe, dentre outras pessoas, a professora Amábile M. T. Dorigatti, que também coordenou o projeto, em determinada época.
Para a efetivação prática do projeto, Professor Vilmar Vidor contou com o apoio da FURB, através da participação de estagiários acadêmicos da instituição, que elaboraram o cadastro de imóveis antigos, de todos os tipos, linguagem e técnicas construtivas, entre os quais, aqueles construídos com a técnica construtiva enxaimel. O cadastro individual de cada tipologia, continha um pequeno relatório técnico, descrição, planta baixa, elevações e fotografias dos imóveis selecionados.

Fichas do Cadastro do Patrimônio Arquitetônico - Memorvale 

Tivemos acessos a mais de 1100 fichas pertencentes ao Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – Memorvale (E que apresentaremos de modo individual - listada neste espaço), semelhantes a esta pequena amostra apresentada abaixo, onde estão listadas algumas das centenas de tipologias construídas com a técnica construtiva enxaimel, autoportante, e outras técnicas, dentro de diferentes estilos e recortes de tempo, que existem e existiam na cidade de Blumenau região. O modelo da ficha foi criado pelo Professor Vilmar Vidor e sua equipe e usado para elaborar o pioneiro cadastro do Patrimônio Histórico Arquitetônico, conhecido como Memorvale. De acordo com o Professor Vidor, pioneiro nesta pesquisa no Vale do Itajaí, em entrevista cedida ao jornalista Altair Pimpão, em 2 de março de 2014, 2/3 das edificações cadastradas de Blumenau, foram demolidas. Atualmente, mais, com certeza.
O assunto patrimônio e este trabalho eram tão novos dentro da academia, na cidade de Blumenau e região, que em algumas fichas, as casas foram definidas como “enchaimel”

O acervo e seu destino

Ainda na entrevista cedida ao jornalista Altair Carlos Pimpão em 2 de março de 2014, o Professor Vilmar Vidor explicou que o fichário dos imóveis foi repassado para a Fundação Cultural de Blumenau, para o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau – IPPUB e para a FURB, onde pesquisamos o acervoO trabalho foi desenvolvido em parceria, entre a FURB e o IPPUB, foi muito facilitado e viabilizado, porque o Professor Vidor era Presidente do IPPUB, e simultaneamente, professor da FURB, o que lhe permitiu "diminuir distâncias" e a burocracia para o êxito do projeto.
A partir do projeto de Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico, conhecido como Memorvale, a Professora do Curso de Serviço Social da FURB – Amábile M. T. Dorigatti, criou a Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos; importante para o êxito do projeto, sua fluidez, levantamentos e efetivação dos cadastramentos das edificações históricas, viabilizando diálogos, projetos e parcerias entre proprietáriospesquisadores e poder público. 
Desta forma, a equipe de pesquisas coordenada pelo Professor Vilmar Vidor mantinha um diálogo permanente com os proprietários de imóveis antigos, através da associação que tinha uma cadeira no Conselho do Patrimônio Histórico de Blumenau, e também, no Conselho de Planejamento Urbano de Blumenau. Nas assembleias desta Associação, a municipalidade e os proprietários debatiam sobre a manutenção do patrimônio e sobre possíveis políticas preservacionistas. Existia um Estatuto e as reuniões eram periódicas.
Este material da Memorvale que pesquisamos, acessamos o Setor de Documentos Especiais da Biblioteca da FURB.

Na sequência os link's das Edificações Históricas, demolidas ou não, seus estudos, fotografias e a ficha do Memorvale. Para acessar, basta clicar sobre o Link, na edificação/ficha escolhida - No total somam 1100 fichas - em construção.














Nenhum comentário:

Postar um comentário