sábado, 24 de julho de 2021

Angelina Wittmann - 40 Anos em Blumenau - Momentos e Retrospectiva - através de Imagens

24 de julho de 2021.
Em abril de 1981 com uniforme da ETFSC
e o irmão André.
Em 21 de junho de 2021, completou 40 anos chegávamos em Blumenau para efetuar o estágio profissionalizante obrigatório do curso de Eletrotécnica da Escola Técnica Federal de Santa Catarina - ETFSC, localizada na Rua Mauro Ramos, em Florianópolis, onde atualmente está instalado o Instituto Federal de Santa Catarina IFSC - nas mesmas instalações e com os mesmos laboratórios. O curso tinha duração de 3 anos e meio (3.275 horas), mais o estágio profissionalizante obrigatório, o qual teve início na Waltec S/A, em 20 de julho de 1981.
Aula Prática do curso de Edificações na ETFSC.

Parque fabril da Waltec S/A em 1981 - Salto Weissbach - Blumenau.
Isso aconteceu porque durante o 7° Semestre, 1° semestre do ano de 1981, visitamos algumas fábricas dentro do estado de Santa Catarina, com o perfil voltado ao material elétrico ou, para a eletricidade. Visitamos, em Blumenau, a fábrica da família NebelungWaltec S.A. Indústria e Comércio localizada no bairro Salto Weissbach, com poucos anos de funcionamento e uma estrutura muito bem montada, instalada em um lote colonial. 
Ficamos encantados e voltamos para Florianópolis com o firme propósito de desenvolver  nosso estágio profissionalizante obrigatório nesta firma, ciente de que seria impossível, pois tínhamos somente 18 anos de idade e éramos uma menina. Este quadro não viabilizaria nossa intenção - naquele recorte histórico e sociedade. Com isto, diante do tipo de educação que recebemos e cultura familiar, acreditávamos que jamais nossos pais permitiriam a concretização desta ideia. Mesmo assim, na mesa de refeição familiar externamos o nosso desejo com muita segurança e uma pitada de desafio teimoso, descrevendo a cidade e o local de trabalho, cientes de que o esta não aconteceria. 
Jamais ou quase nunca tínhamos dormido fora de casa e a reação, no momento, foi a esperada. "Tu só vais sair de casa, quando casares. " mãe.
Mas não aconteceu bem assim, para nossa surpresa e também para nosso destino. A noite, quando nossos pais se recolheram e talvez mediante minha reação resignada, conversaram sobre o assunto. Antes que a noite terminasse, por volta das 5:00h, estavam me chamando para rumar para Blumenau, para a Waltec, para nos apresentar como pretendente ao cargo de estagiária. Levamos um susto mediante a situação de viver longe de casa e da família. Não poderíamos recuar. Não nos permitíamos a isto. Iniciamos nosso estágio em 20 de julho de 1981 e na Waltec conhecemos a Roseli Kath, João Souza e Elenice no RH (A Roseli foi a amizade que fizemos para sempre. O João mudou-se de Blumenau - fomos ao seu casamento e a Elenice não vimos mais - amizades valorosas que fizemos e que naquele momento e testemunharam este momento de nossa história). 
Nossa primeira morada em Blumenau.
Casa Schneider -  Demolida - Rua São Paulo
Após nossa reunião no RH, informaram-nos que entrariam em contato passando  um parecer, que não demorou muito a chegar. Retornamos a Blumenau para encontrar um local para morar, este foi encontrado na Rua São Paulo - na mansarda da residência de Dona Elisa Schneider - em frente ao Hotel São Paulo,  onde dividíamos um quarto com sua secretária Juanita Pollheim, a Nite - natural de Brusque. Do jeito dela, Dona Elisa cuidava de nós. Nesta época não haviam estabelecimentos comerciais abertos fora do horário comercial em Blumenau. Não era permitido levar alimentos para o quarto. Retornávamos para casa paterna todo final de semana e sentíamos muita falta da família. Começamos a estagiar no SEPROJ - que na firma era o setor de projetos de painéis elétrico (comando, força, automação (...)) . Durante o primeiro mês, ficamos observando, sem muito para fazer. Após, fomos recebendo pequenos desafios - projetos de pequenos quadros comando e no decorrer do tempo, esta responsabilidade foi aumentando. Em um dado momento, pedimos para acompanhar a execução de um projeto nosso na montagem da fábrica que contava somente com mão de obra masculina. Acompanhamos esse trabalho do início da montagem, de um quadro elétrico que projetamos, até a testagem na área de testes, na época sob chefia de Jesse Almeida. Foi uma boa experiência, ainda mais sabendo que depois do fato, a firma contratou mão de obra feminina para instalar os quadros de comando industriais - trabalho delicado que requer atenção - no setor. Uma inovação a partir de nossa experiência.


Desenvolvimento de Projetos de quadros elétricos - 1981 - Setor SEPROJ.
Não existia computador. Desenhos a nankin e na prancheta. Existia a profissão de desenhista, 1981.

Na  montagem de um quadro elétrico projetado por nós. Dezembro de 1981. Estágio.
Quadro de comando industrial.
Compartilhamos documentos e relatório desse estágio, por sua importância histórica.










Ewald  Jan  Scherner nosso Gerente do Departamento de Projetos e Painéis era um Engenheiro Eletricista alemão - formado na Alemanha e sua referência técnica era muito exigente e com referencial a partir de sua formação. Era um pessoa competente e dedicada sem muita tolerância para aquilo que não era bem feito. Aprendemos muito em sua equipe, a partir de sua prática profissional.
Sentimos que o surpreendemos, quando demonstramos o nosso interesse em fazer parte do estágio no setor de montagem de painéis (fábrica), nessa época, atividade feita somente por profissionais masculinos. Permitiu-nos e nos foi muito útil acompanhar a montagem de um painel de comando que tínhamos participado de seu projeto - descrito do relatório de estágio com imagens -  a seguir. Não somente acompanhamos a montagem, como também acompanhamos os testes dos mesmos, antes de ir para a expedição.
Um tempo depois a Waltec S.A. Indústria e Comércioestava contratando mão de obra feminina para a montagem de painéis. Na época presente somente no setor de transformadores.
Herr Scherner - esteve em nosso casamento e também em nossas bodas de prata.
Imagens com datas cronológicas aleatória - 40 anos em Blumenau

7 de julho de 1984 - Casamento com Roberto
 Wittmann Igreja na Matriz de São José SC.
Aos poucos, estaremos legendando todas as fotografias. Para registrar, também foi na Waltec S.A. Indústria e Comércio que conhecemos Roberto Wittmann em 1982. Noivamos em 15/16 de novembro de 1982 e casamos em 7 de julho de 1984 na igreja Matriz de São José. Foi alugado um ônibus para fazer o translado dos convidados de Blumenau para a cerimônia de casamento e festejos, em São José. Roberto participa direta e indiretamente de muito de nossas pesquisas.
Muitas outras pessoas encontramos em Blumenau e região a partir de nossas atividades profissionais, hobby, culturais e dentro da pesquisa. Muitas mesmos e destas, muitas, nós registramos em fotografias.
As sinapses clicadas por 40 anos. 
 Link's afins no final da postagem.  

Último semestre - em sala de aula durante intervalo - ETFSC
Florianópolis SC - Uniforme era chamado de "Mostarda"
 e foi nossa mãe que costurou, 1979.



Nossa casa em São José SC - e onde a equipe da Walter Schmidt - loja da Waltec SC - lanchava, durante montagem da fábrica de Rendas Hoepcke - Nossa família possui a lanchonete no pavimento térreo. Ano 1980.


SEPROJ - Waltec SA - 1981.
Na residência dos Kath.

1997 - TV Galega.


Sócia da ACAPRENA - Viagem da entidade ao Pico das agulhas Negras. Final da década de 1980.


Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau - 2013.
Família Kath, família que nos acolheu, quando não
 íamos para casa nos finais de semana - março de 1983.
Roseli trabalhava no RH da Waltec.
Cátia Inês Buzzi - outa amizade para toda a vida, natural de José Boiteux - março de 1983





Com a ACAPRENA - Pico das Agulhas Negras - Final da década de 1980.

Com a equipe da Ferrovia das Bromélias - inauguração do trecho de Apiúna. 14 de março de 2010

Entrevista na Rádio CNN.
Lançamento do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - na Galeria de Artes Arno Georg da Fundação Cultural de Rio do Sul. 20 de setembro de 2010.

Evento da CAU.

Reunião da Comissão Ferroviária do Vale do Itajaí - Rio do Sul.

Defesa da Dissertação de Mestrado com os Professores Vilmar Vidor,  Lino Fernandes Bragança e Luiz Alberto de Souza - 22 de fevereiro de 2008.

Dança Folclórica, dançando com Hitoshi Nakamichi - 2012.

Seminário de Genealogia - 2015.

Após palestra em escola pública municipal.

Troca de Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Secretária. Renate Rossmarck ex secretária. 2012

20 anos em Blumenau. Estagiária e arquiteta.

Aulas de perspectiva e croquis a mão livre.

Com a família - Formatura de Arquitetura e Urbanismo em fevereiro de 1997. 


Estágio na Waltec - 1981.
Entrevista Professor e Presidente do IPPUB - Vilmar Vidor - 1994.

Sala de aula - Curso de arquitetura e Urbanismo -  FURB - 1992.

Aula Magna do Curso de Arquitetura e Urbanismo FURB - Gilda Collet - USP - 1992.

Comissão Ferroviária - Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.


Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Alemanha -  2013.


Colegas do curso de alemão.

Homenageada pelos formandos da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo - Jaraguá do Sul SC - 2016.


Trabalho voluntário com crianças.


Em encontro de Urbanismo com o Professor da UFSC Cesar Floriano - 2013.

Representando o Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Blumenau em Seminário sobre políticas urbanas - FURB.

Encontro da danças folclóricas Festfolk - Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau - maio de 2012.

Vice Presidente do Instituto Bertha Blumenau link no final da postagem.



Aula - Mestrado curso Urbanismo, história e Arquitetura da Cidade. UFSC - 2005/2008

Estagiando Arquitetura e Urbanismo - IPPUB - 1995.

Comissão pelo retorno ferroviário na região do Vale do Itajaí - 2010.

Lançamento do Livro A  Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - 2011.

Com coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Alemanha - 2013.

Lançamento do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina na Assembléia Legislativa de Santa Catarina -  Florianópolis - 12 de abril de 2011.

No forno - 2010.

Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Alemanha -  2013.



Com artista plástica Beatriz Bonna.

Ensinando desenhar.

Ensinando a desenhar e fazer arquitetura.


Curso de Restauro de Enxaimel ministrado por Manfred Gerner - agosto de 1996.
Nomes de alguns que participaram do curso  ministrado por Manfred Gerner em agosto de  1996: 1 - mestre carpinteiro Bernd Kuschinik; 2 - Michele; 3 - Patrícia Schwanke; 4 - Silvana; 5 - Inês; 6 - Manfred Gerner; - Sávio Abi-Zaid; 8 - Luciana Grebe Rosa; 9 - Iara Gomes; 10 - Juliana Stefanes; 11 - Egon Tiedt; 12 - Angelina Wittmann; 13 - Arthur Bonna; 14 - Guido Paulo Kaestner Neto;  15 - Pedro Ernesto Bühler; 16 - Egon Belz; 17 - Vera Krummenauer; 18 - Joice; 19 - Ione Pereira;


Trabalho voluntário com crianças - Desenhar - escola do bairro.

Ensinando perspectiva e pintura.
Lançamento do livro em Pomerode - Janeiro 2021.


Evento de Arquitetura.

Lançamento do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina na Assembléia Legislativa de Santa Catarina -  Florianópolis - 12 de abril de 2011.

Lançamento do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina na Assembléia Legislativa de Santa Catarina -  Florianópolis - 12 de abril de 2011.

Lançamento do livro Livro Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, A: Resgate do Trecho Blumenau - Warnow - 2001.

Apresentando a História do C.C. 25 de Julho de Blumenau durante o lançamento do livro do centro cultural -  20 de julho de 2013.



Formatura - Arquitetura e Urbanismo - 1996.

Habitacon - Palestra.

Congresso XIII ENANPUR - 2009.

Com o Professor Flávio Vilaça - Mestrado - 2005.

Brasília - Seminário Nacional sobre Ferrovias - no Congresso.

Brasília - Seminário Nacional sobre Ferrovias - no Congresso.


DNIT - Ferrovias.

Congresso XIII ENANPUR - 2009.

Formatura - Arquitetura e Urbanismo - 12 de fevereiro de 1997.


Formatura - Arquitetura e Urbanismo - 12 de fevereiro de 1997.


Curso de Restauro de Enxaimel ministrado por Manfred Gerner - agosto de 1996.

Formatura - Arquitetura e Urbanismo - 12 de fevereiro de 1997. Primeiro lugar do Centro Tecnológico com a média 9,19 - Cumprimentos da mesa - Engenheiro Carlos Egerland.

Atividade profissional - Feira de decoração - Mostra Bordeaux.

Dança Folclórica - RBS TV.

Qualificação do Mestrado.


Com Professor Flávio Villaça no Congresso XIII ENANPUR - 2009.



Evento estadual da CAU.

Estágio docente - UFSC - Arquitetura e Urbanismo.


Estágio docente - UFSC - Arquitetura e Urbanismo Com o Professor Popini.

Canto Coral - Encontro de corais.

Lançamento do livro do C.C. 25 de Julho de Blumenau -  20 de julho de 2013.

Estágio Waltec - 1982.

Com o Professor Flávio Vilaça e turma de  Mestrado - 2005.

Causa Ferroviária - 2012.

Mestrado - 2005.


Lançamento de livro Shopping. 2010

Gerência de Patrimônio Histórico - Prefeitura de Blumenau - 2012.


Lançamento do livro Livro Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, A: Resgate do Trecho Blumenau - Warnow - 2001.

Formatura do Curso de Eletrotécnica -  ETFSC - 1981. 

Pesquisa da ferrovia  EFSC - 2009.


Turma de Mestrado - com alguns professores - 2005.


Como Vice Presidente do Instituto Bertha Blumenau - recebendo Juta Niesel Blumenau com demais autoridades na sede do Bertha Blumenau.


Palestra na Escola Municipal Professor Oscar Unbehaun - com Anneliese Schwertl, Renate Rossmark e Rolf Haas - Grupo do C.C. 25 de Julho de Blumenau. 3 de julho de 2013.


Com o Professor Nelson Popini - Estágio Docente - UFSC - 2006.

Com alunos  - Senai.
Após carona em um Teco-Teco - aeroclube Blumenau para fazer imagens de um local estudado no curso de Arquitetura e Urbanismo - 1996.



Vídeo feito no ano de 1996

Trabalho voluntário - Escola Bairro - hora da merenda.

Palestra na Escola Municipal Professor Oscar Unbehaun - com Anneliese Schwertl, Renate Rossmark e Rolf Haas - Grupo do C.C. 25 de Julho de Blumenau. 3 de julho de 2013.


Lançamento do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí /estrada de Ferro Santa Catarina - Blumenau - Teatro Carlos Gomes.

Lançamento do livro no qual contribuiu com um artigo sobre a ferrovia  - “Ferrovias e Desenvolvimento: Este é o Caminho” - Assembléia Legislativa de Santa Catarina - 13 de julho de 2016.


XIII ENANPUR - 2009. 

Reunião com técnicos da Prefeitura de Blumenau - debater futuro do patrimônio ferroviário no município - 2013.

Após uma aula no Mestrado - com colegas. UFSC.

No momento da colação de grau - Arquitetura e Urbanismo - Fevereiro de 1997.


Com alunos.

Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau - 2012.

Formatura de Eletrotécnica - 1981.


Com David Harvey, um dos autores da referência do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - neste momento Harvey recebia um exemplar deste livro - UFSC.

Tentando argumentar e defendendo uma proposta revitalizar o Centro Histórico de Blumenau - ocupava o cargo de Gerente do Patrimônio..

Pesquisa da ferrovia EFSC.

Na Assembléia Legislativa de Santa Catarina - apresentando o livro A Ferrovia do Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.
Com o Professor da UNB - professor convidado - Mestrado Urbanismo, História e Arquitetura das Cidades UFSC.

Com formando da primeira da turma de arquitetos e urbanistas da FURB - 1996.


Com os coros do 25 - 2013.

UFSC - 2008.

Fundadora do IHB - Instituto Histórico de Blumenau.

Com Hans Broos - 2008.

Defesa da Dissertação de Mestrado com o Professor Popini - 22 de fevereiro de 2008.

Formatura de Eletrotécnica - 1981.


Equipe do Bertha Blumenau - com esta equipe foi conseguido a sede própria para o Instituto com o respectivo mobiliário. Gerthudes Scheltzke, Esmeralda, Annegrete Von Knoblauch e a Professora Aurene da Escola Básica Machado de Assis.

Tradicional Desfile Oficial do Oktoberfest Blumenau com o Grupo de Gaitas - C.C. 25 de Julho de Blumenau. Coordenador Wilfried Volkmann.



Defesa da Dissertação de Mestrado com os Professores Vilmar Vidor, Luiz Alberto de Souza,  Nelson Popini Vaz e Lino Fernandes Bragança - 22 de fevereiro de 2008.

Com alunos - 2014.

Homenagem ao imigrante - Julho de 2013.



Sala de aula - Mestrado Urbanismo, História e arquitetura da Cidade com o Professor Pimenta e colegas. UFSC - 2006.

Com alunos - Museu da Hering - 2014.

Reunião de Diretoria - C.C. 25 de Julho de Blumenau - 2013 - Rolf Haas.

Com alunos.

Com alunos - Museu da Hering - 2014.

Pesquisando na UFSC - Setor de Documentos Raros - Biblioteca Central.

Com Marga Nunes - Antiga Altona.

XIII CAAL 

Coro Misto - C.C. 25 de Julho Blumenau.

Após Palestra em Juiz de Fora MG - Bairro Borboleta. 2015


Com alunos.


XIII CAAL.


Em campanha política  para vereança de Blumenau - ABCiclovias - Wilberto Boos - 2012.

Com alunos.

Participando de documentário  - Sobre Túneis de Blumenau. Equipe de Florianópolis - em nosso escritório de arquitetura.


Conquista de troféu, representando o C.c. 25 de Julho de Blumenau - nas Olimpíadas dos Clubes de Caça e Tiro - 2011.

Parte do Juri realeza da escolha da Rainha Festa do aipim - Pirabeiraba - Joinville - 2014.

Programa de TV - Falando sobre a colonização alemã em Blumenau.



Entrevista CNN.

Encontro de Genealogia - Seminário.


Com alunos.


Com alunos - 2014.



Com o Coro Masculino Liederkranz - Aniversário de Blumenau. Setembro de  2015.



Com a Professora de alemão da Escola Municipal Pedro I -  Sueli Völz. 






Curso de Restauro de Enxaimel ministrado por Manfred Gerner - agosto de 1996.









Com alunos da Primeira Turma de Arquitetos e Urbanista - Jaraguá do Sul - 2016 - Homenageada.

Com pesquisador de Enxaimel Dr. Konrad Bedal e o editor Wolfgang Betz - Alemanha. 2016.

Rödelsee - Alemanha - 2016.

Rödelsee - Alemanha - 2016.










Traje da Realeza da Festa Pomerana
- pautado em pesquisa.













Com a equipe do Documentário sobre a vida e obra do arquiteto Hans Broos - da Eslováquia.





Coro infantil - C.C. 25 de Julho de Blumenau - 2017.

Publicação sobre a História da Porcelana Schmidt, entregando a Revista História Catarina a Rodolpho Otto Schmidt, descendentes direto do fundador da porcelana - agosto de 2017. 

Falando sobre a Ponte de Ferro do Salto.


Edital Ermmembergo Pellizzetti - Parte da banca externa. Rio do Sul SC.

Tag der Deutschen Einheit  Consulado Geral da Alemanha - Porto Alegre - Com o Cônsul Honorário da Alemanha de Porto Alegre - Robert Strnadl e esposa, Cônsul Geral da Alemanha para Rio Grande do Sul e Santa Catarina - Stefan Traumann e esposa. 5 de outubro de 2017.







UFSC - Pesquisando documentos da História de Blumenau.
UFSC - Pesquisando documentos da História de Blumenau.




















 28 e 29 de julho de 2018 - "roda de conversas" na sede do Krüger Haus de Propriedade de Ralf Krüger e Mariany Uhlendorf, na cidade de Trombudo Central SC - Convidada.
 28 e 29 de julho de 2018 - "roda de conversas" na sede do Krüger Haus de Propriedade de Ralf Krüger e Mariany Uhlendorf, na cidade de Trombudo Central SC - Convidada.





Com a realeza da festa Pomerana com Traje idealizado por nós.












Pesquisa - Enxaimel - 2019.












Lançamento do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel - Timbó SC.





Assessorando 6 trabalho TCC - on line - 2020.

 Edificação histórica de São Bonifácio SC recuperada. Obras iniciaram em 19 de abril de 2021.

























Lançamento do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel - Blumenau - Engenheiro Carlos Egerland.






Com os Schroeder - Pomerode 2020.



Com o  arquiteto Martin Bernhard - Bürgermeister - Prefeito da cidade de Tamm e o  Pastor Rolf Roeder de Pomerode.
















Com Hans Broos - no dia de seu aniversário. 2010.


Pesquisando a técnica construtiva enxaimel na Alemanha. Com arquiteto da obra. Moinho do século XI, sendo readequado com tecnologia atual.




Com Hitoshi Nakamichi.











Com Alda Niemeyer.






Com Gilberto Gerlach.








Lançamento do livro Fachwerk a Técnica Construtiva Enxaimel em Timbó SC. Fevereiro de 2020.





Em 21 de agosto de 2020, entrega da Moção - da Câmara de Vereadores de Blumenau, representada pelo Vereador Sylvio Zimmermann Neto, proponente. Referente a 10 anos de Blog que publica sobre história e cultura de Blumenau, região e Santa Catarina.




Concerto no órgão recuperado da Catedral São Paulo Apóstolo - com Anne Schneider em 15 de maio de 2021.

Pesquisa no Alto Vale do Itajaí - Colônias italianas - Rio dos Cedros SC. Junho de 2021.

Desfile Oficial  do Oktoberfest Blumenau 2010 - Carro das Harmônicas Blumenau.


Pesquisando - Ferrovia EFSC. Apiúna SC - 2017.

Visita do Compositor Norbert Gälle e sua Esposa Alexandra - 21 de Outubro de 2017 - Pomerode SC. 
Lançamento do livro Fachwerk a Técnica Construtiva Enxaimel - em Blumenau - no C.C. 25 de Julho de Blumenau - 31 de janeiro de 2020. 

C.C. 25 de Julho de Blumenau - 24 de julho de 2021 - 4 dias após o aniversário de 40 de que foi iniciado o estágio profissionalizante na Waltec - em 20 de julho de 1981.
























Leituras Complementares - Para ler - Clicar sobre o título escolhido:

Em Construção!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário