quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Enxaimel e Sustentabilidade - Artigo apresentado no 27° Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects

Fonte: Huf Haus 2020.



Livro - onde foi publicado o artigo: 
Enxaimel e Sustentabilidade. Páginas: 1568 - 1573.
Compartilhamos nosso artigo apresentado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o maior evento mundial da Arquitetura e Urbanismo.  
Apresentamos parte da sequencia de nossa pesquisa sobre enxaimel, onde vinculamos análises e apresentamos a evolução da técnica construtiva, munida da inserção de tecnologia contemporânea, sem com isto, descaracterizar a estrutura de madeira, resultante de uma evolução de mais de 7 mil anos. 
A última página do livro Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel, assevera que “[...] a madeira é o único material que pode atingir a sustentabilidade. Concreto, vidro, cerâmica, plásticos só emitem carbono e seus processos produtivos, enquanto que a madeira acumula carbono.“ Dando sequência.
O enxaimel tornou-se um elemento cultural na Europa e em outros locais do Planeta – em cidades brasileiras fundadas por alemães, motivo pelo qual a fonte desta pesquisa está localizada na Alemanha.
No período do aquecimento global e das ações sustentáveis do século XXI, o enxaimel é apontado como opção entre tecnologias e materiais testados cientificamente. Desde a década de 2000, a Alemanha vem desenvolvendo pesquisas.
De acordo com Lützkendorf, o enxaimel representa uma técnica sustentável, não apenas com ênfase, justificando o uso de matérias-primas renováveis, mas também, na construção de edifícios possíveis e passíveis de desmontar e reciclar.

"Atualmente, na Alemanha, o uso da estrutura enxaimel e sua versatilidade mediante a disponibilidade de diversos materiais alternativos para seu fechamento tem também, o aspecto ecológico e seu uso relacionado à sustentabilidade do bem morar.
De acordo com Dr. Jackson Roberto Eleotério, pesquisador do uso da madeira na arquitetura: “[...] a madeira é o único material que pode atingir a sustentabilidade. Concreto, vidro, cerâmicas, plásticos só emitem carbono em seus processos produtivos, enquanto a madeira acumula carbono.” WITTMANN, 2019.

Pretendemos publicar esta pesquisa, em breve, na forma de um livro.

Para acessar o artigo apresentado no congresso - Clicar sobre:


Referência
  • HUF HAUS. Disponível https://www.huf-haus.com/de-de/hausideen/ Acesso em: em 28 de junho de 2020 – 22:24h
  • WITTMANN, Angelina. Enxaimel e Sustentabilidade. UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects. Paper Procedings - Paper Proceedings - Volumes I - III - ISBN 978-1-944214-31-9. Rio de Janeiro. 2021. Páginas 1568/1571. Disponível em: https://www.acsa-arch.org/chapter/enxaimel-e-sustentabilidade/. Acesso em 26 de agosto de 2021 - 00:45h.
  • WITTMANN, Angelina C.R. Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel. Blumenau: AmoLer, 2019. 408pp.:Il.:

































Nenhum comentário:

Postar um comentário