quarta-feira, 7 de novembro de 2012
As pessoas que acessam o Oktoberfest Blumenau e a Festa Pomerana - em Blumenau e Pomerode respectivamente, tem seu acesso gratuito.
Será que todos aqueles que têm sua entrada liberada para as festas estão devidamente trajados?
Talvez, com um pouco de pesquisa, não haveria a polêmica que existe, não somente nestas duas cidades, mas em geral. O que é , afinal o traje típico alemão?
Para isto é preciso conhecer.
Sr. Dieter Berner dissertou sobre o assunto e encaminhou seu texto, via correspondência eletrônica, ao grupo do Instituto Histórico de Blumenau, em nome do Sr. Marcos Schoroeder, seu Vice Presidente.
| Sr.Dieter Berner Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau |
A mensagem....
Acredito que você saiba sobre o que escrevo abaixo, mas vou compartilhar com os demais.O Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau tem como figura ilustre o Sr. Emil Rossmarck, grande incentivador e colaborador do centro cultural. Sua filha, Sra. Renate Rossmarck ainda hoje faz parte da diretoria e é presença marcante em nossas reuniões mensais.No ano de 2000, foram realizados diversos festejos (500 anos do descobrimento do Brasil, 150 anos de fundação de Blumenau) e a Blumenauer Volkstanzgruppe homenageou a Família Rossmarck apresentando o traje oficial do grupo e do clube, com uma réplica levemente tropicalizada do utilizado na cidade natal da família, a cidade de Fröhstockheim.
Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe com amigos de Unterfranken Em 2006 durante nossa segunda turnê pela Alemanha e Áustria com o grupo folclórico, apresentamos nosso traje no Museu de Würzburg, a pedido do presidente dos grupos folclóricos da Baixa Francônia Unterfranken), pois, segundo ele, 70% dos grupos de sua região não tem um traje tão perfeito como nosso. Nesta viagem, as moças foram presenteadas com um lenço original, bordado, substituindo o que estavam utilizando.
Percebemos com isso que não é muito difícil conseguir um traje histórico dentro dos padrões aceitáveis. As entidades/pessoas na Alemanha/Áustria ajudam bastante, contanto que eles percebam que você tenha um grande interesse e determinação, bem como em fazer segundo os padrões aceitáveis.
Lembrando que existem duas vertentes para o traje típico:
1- O traje histórico:
Devidamente documentando, realmente utilizado pelas pessoas de uma determinada região, sendo que foi baseado nos materiais disponíveis no local a época, necessidades, clima, relevo e outros. Este traje é normalmente utilizado nos dias atuais por Tanzgruppen (Grupos de danças Folclóricas) e TrachtenVereine (entidades que preservam trajes, usos e costumes).
O traje típico comum, baseado no histórico mas voltado para o mundo fashion. É o traje de consumo. É mais leve, mais barato e não segue critérios rigorosos, apenas o estilo Landmode.
Na sequência - exemplos de trajes
| Traje típico da Pomerânia - Pescadores |
![]() |
| Mapa da Alemanha e respectivas regiões na escala macro considerando o tempo contemporâneo |
Um evento que envolve canto, música e dança na cidade de Nürnberg - Alemanha. Aconteceu no dia 26 de maio de 2012. Vale a pena observar a predominância dos trajes, muito diferentes dos muitos usados no Oktoberfest Blumenau.
Ein Prosit!








Nenhum comentário:
Postar um comentário