quarta-feira, 31 de maio de 2017

Voo sobre as ilhas fluviais - Rio Itajaí Açu - Projeto Urbanístico - Arquitetura e Urbanismo FURB - 1996

Fotografia feita por nós em uma aula de voo  - Objetivo fotografar e ver a região das quedas do salto no Rio Itajaí Açu de cima - 1996
A FURB - Fundação Universitária de Blumenau -  em setembro próximo estará comemorando  os 25 anos de curso de Arquitetura e Urbanismo em sua instituição - cuja primeira turma ingressou em março de 1992
Nesse momento resgatamos todo o material que guardamos e organizamos para apresentar à comunidade como resgate de um tempo e aqui compartilhamos.

Para ler e ver essa história - Clicar sobreHistória da Fundação do Curso Arquitetura e Urbanismo

Na época das primeiras turmas de curso - década de 1990 - os acadêmicos precisavam apresentar três trabalhos de graduação final: Projeto Urbanístico, Monografia e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O tema principal deveria ser comum a todos os três. O Projeto Urbanístico envolvia a espacialização da arquitetura proposta no TCC dentro da escala local, da cidade e regional a partir da ótica do urbanismo. 

A Monografiaestruturação  a partir da Pesquisa - Diagnóstico e Proposta, dos Projetos Urbanísticos e de Arquitetura presente no TCC - que são: histórico do objeto de estudo, evolução urbana, dados geográficos, econômicos e sociológicos, objetivos, justificativas e conclusão. Seria a parte teórica e de pesquisa, a qual dava sustentação a todas as propostas apresentadas no Projeto Urbanístico e no TCC. 
A nossa Monografia foi publicada pela EDIFURB sob o título A Estrada de Ferro Santa Catarina no Vale do Itajaí - Resgate do Trecho Blumenau - Warnow, 2001.
Durante a coleta de dados para os três trabalhos, desejamos ver o sítio da pesquisa do alto, para perceber o leito e as construções antigas do e junto do Rio Itajaí Açu. É sabido que não havia internet e nem o Google Earth e muitos menos, outras tecnologias que facilitam muito nossa vida e as pesquisas, nos dias atuais.
Fomos até o Aeroporto Quero-Quero de Blumenau e conversamos com um instrutor de voo explicando a situação. Pedimos permissão para participar de sua aula, e com isso efetuar imagens de umas regiões "chaves" de nossos trabalhos de final de curso. Fotografias (feitas em filmes e reveladas em Curitiba) também publicada no livro (monografia) e filmes em fitas VHS, cujas imagens digitalizamos nesse momento. 
Na década de 1990, Blumenau efetuava a revisão de seu Plano Diretor dentro do IPPUB - Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau. Nesse momento tinha cuidados e preocupações com as mudanças que vinham ocorrendo na malha urbana e seu adensamento sem cuidado e controle partir de uma legislação e políticas públicas. Não precisamos lembrar que de lá para cá mudou muito. Temos imagens do Google Earth de vários anos - para comprovar isso. (O controle do adensamento - sem as devidas adequações da estrutura urbana - está nas mãos de duas ou três construtoras que atuam na cidade desde essa época).
Apresentamos as imagens de trabalho de campo, durante um voo sobre o Itajaí Açu na altura das localizações da Ponte Lauro Müller e da primeira Usina Hidrelétrica do Estado de Santa Catarina - usina do Salto: localizado no Bairro do Salto - Blumenau - ano de 1996.

Vídeo feito no ano de 1996

25 anos  - Arquitetura e Urbanismo - FURB.
Fotos de Pranchas


Quem gosta de História, deve procurar construir e
...preserva a História!
História para o futuro.


Leituras Complementares:








Nenhum comentário:

Postar um comentário