quinta-feira, 30 de julho de 2015

Musik in der Nacht

Guten Abend Freunde!
Um pouco de música na noite...







Bis Morgen!!



A Tradição - Homenagem ao Imigrante - Momentos


É uma tradição da Prefeitura de Municipal de Blumenau e do C.C. 25 de Julho de Blumenau prestar uma homenagem aos pioneiros, primeiros imigrantes alemães que fundaram e povoaram a cidade de Blumenau e várias outras cidades do Vale do Itajaí na data do dia 25 de Julho - Dia do Imigrante e do Colono. Nos primeiros tempos, o grande território da grande Colônia Blumenau, abrangia todos os municípios que fazem parte do Vale do Itajaí.

Algumas imagens da Homenagem ao Imigrante - do ano 2014






Para ler mais sobre a homenagem ao imigrante em 2014 - Clicar sobre: Homenagem ao imigrante

Bela Mensagem feita pelo Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau em 2011.

Seguindo a tradição, neste último 25 de julho, novamente aconteceu a homenagem aos imigrantes e aos colonos junto ao monumento do imigrante. O momento contou com a presença do público, autoridades, grupos culturais locais e de visitantes que passavam no local. O Monumento do Imigrante recebeu menos flores do que ocorria nas homenagens passadas. Supomos que a intenção e sentimentos das pessoas foram os mesmos.
Prosseguindo...

Foram lembrados os 191 anos da imigração alemã através desta, já tradição, que iniciou através de uma iniciativa do C.C. 25 de Julho de Blumenau e da Prefeitura de Blumenau, na gestão do Sr. Féliz Theis, na década de 1970
Estiveram presentes: o Prefeito - Sr. Napoleão Bernardes; do Cônsulo Honorário da Alemanha - Sr. Hans Dieter Didjugeit; do  Presidente da Fundação Cultural de Blumenau - Sr. Sylvio Zimmermann; do Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sr. Dieter Berner; Vice-Presidente da ACCTB - Sra. Raquel da Silva Lindner; Ex Cônsul Honorário e Ex Presidente do C.C. 25 de Julho Blumenau - Sr. Hans Prayon; Coordenador  Ministerial da Comunidade Evangélica de Blumenau - Pastor Anderson Ellwanger; Grupos Culturais como folcloristas da AFG Tanz, coralistas do Coro Masculino Liederkranz, pessoas da comunidade,  pessoas que estavam passeando em Blumenau. 

























Durante a Homenagem, abriu-se espaço para a inauguração da revitalização do Manneken Pis - estátua de um menino de aproximadamente 61 cm, feita em Bruxelas pelo artista Miguel Barba. Inicialmente a estátua era feita de concreto e foi substituída por uma de bronze. A estátua está dentro da propriedade do Museu da família colonial. Esta passagem não foi anunciada pelo mestre de cerimônias, por isso, não contou com a participação de todos presentes e também, sem, portanto, o registro do momento.

Finalizando a Programação, neste momento, sem a presença de algumas autoridades, presentes até então, houve apresentações dos grupos culturais. 
Para terminar, foi servido um almoço da gastronomia alemã aos presentes - do Restaurante Escola SENAC.

As imagens Comunicam...
Abrindo com a interpretação do Hinos Nacionais
Coro Masculino Liederkranz


Sr. Sylvio Zimmermann - Presidente da
Fundação Cultural de Blumenau










Lembrança no local da cidade Co irmã de
 Blumenau - Weingartner


Parte dos coralistas do  Coro Masculino Liederkranz


Cônsul Honorário da Alemanha - Sr. Hans Dieter Didjurgeit
e o Prefeito de Blumenau - Sr. Napoleão Bernardes



Sr. Hans Didjurgeit, Sr. Hans Prayon, Sr.  Valdir Petry e o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sr. Dieter Berner






Com o Sr. Paulo König


Parte dos representantes dos grupo folclóricos associados da AFG Tanz

Visitantes que estava no local, sanando
dúvidas do evento

O músico  - Sr. Hans Jurgen Jopp - Regente do dia
do Coro Masculino Liederkranz









Foto de Simone Passold Freitas

Foto de Simone Passold Freitas

Foto de Simone Passold Freitas

Foto de Simone Passold Freitas

Simone Passold Freitas














































Vídeos




Durante os pronunciamentos foram expostos ações políticas, culturais, e também, sobre a importância do feito dos antepassados com destaque sobre a necessidade de voltarmos o foco para o futuro
Podemos voltar para o futuro, mas com agradecimentos, lembranças, história e tradição. A tradição é atemporal e faz parte da formação da identidade de uma cidade, o que a torna peculiar e a qual é reconhecida pelos seus filhos, quando estes estiverem longe de seu território físico. A História é salutar para a construção e a sequência de nossas atividades, também dentro da cidade. As homenagens, que seria o foco deste momento, são momentos para lembrar e apontar estas importâncias, sem discursos de cunhos políticos e econômicos.
Vibramos que os momentos da homenagem ao imigrante - de 2016, aconteça com os discursos, mas que também abram-se mais espaços para as homenagens e que as entidades presentes, ou mesmo pessoas da comunidade, levem um punhado de flores e deixem o Monumento do Imigrante mais alegre e festivo em tão importante data - em memória dos antepassados.
Encerramos esta postagem com uma outra homenagem

Texto que vinculamos às Redes Sociais...
A homenagem ao Imigrante foi uma iniciativa que surgiu na Administração do Sr. Félix Theis juntamente com o C.C. 25 de Julho de Blumenau. A primeira fotografia ilustra uma das primeiras homenagens, em 1971 - Entre os presentes está Sr. Rossmark, Sr. Bethe e o Sr. Paulo König. Na 2° fotografia de 1974, está novamente o Sr. Paulo König , também o Sr. Harry Dickmann - (neste período - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau) e o Sr. Félix Theis - Prefeito de Blumenau. Emocionamo-nos nesta última homenagem ocorrida no último sábado, quando reconhecemos novamente, a presença do Sr. Paulo König - meio anônimo - acompanhado de longe, meio afastado, observando, com o silêncio de respeito, o ato cívico de homenagens aos primeiros imigrantes e colonos de Blumenau. Pedimos, e ele gentilmente nos atendeu, um registro fotográfico junto ao monumento, do qual foi fotografado há 44 anos atrás e também há 41 anos. Nosso respeito a estas pessoas que construiram os elos desta tradição, história e cultura. Foi muito bom encontrá-lo nesta ocasião, Sr. Paulo.
1971


Um povo sem memória e tradição...
É um povo sem identidade!




Leitura Complementares - Clicar sobre os títulos:
  1. Homenagem ao Imigrante
  2. Homenagem ao Imigrante
  3. 190 Anos de Imigração Alemã
  4. Por que o dia 25 de Julho é uma data importante