Final do século XIX - a Colônia Blumenau ainda ocupava a extensão territorial original, composta a partir da soma dos territórios dos municípios formadores da cadeia de cidades do Alto e Médio Vale do Itajaí. Portanto esta história é comum a história de todas estas municipalidades - parte do Vale do Itajaí.
O Município de Blumenau foi criado pela Lei Provincial N° 860, de 4 de fevereiro de 1880 e foi instalado somente em 1883, devido a grande enchente de 1880. Hermann Blumenau - administrador da Colônia Blumenau, permaneceu no cargo durante este período de transição - como funcionário nomeado por D. Pedro II.
O primeiro Prefeito de Blumenau foi itajaiense José Henrique Flôres Filho, que já ocupava o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Blumenau formada, com uma certa dificuldade, em 1882.
José Henrique Flôres Filho governou o Município de Blumenau entre 1883 e 1887. O primeiro prefeito de Blumenau nasceu em Itajaí em 26 de dezembro de 1842 - Seu pai foi o Tenente Coronel José Henrique Flôres - também proprietário de terras no Vale do Itajaí e sua mãe foi Maria Clara da Silveira Fontes. Através de laços de matrimônio - eram parentes dos Konder's
Tenente Coronel de Itajaí José Henrique Flôres |
Historiadores apresentam-no como latifundiário/fazendeiro erroneamente. Se assim fosse, naquela época - na região - quase todos os habitantes da Colônia Blumenau eram fazendeiros latifundiários. Geralmente eram denominados de colonos, pessoas que residem na colônia, termo usado pejorativamente - anos após.
Como surgiu a Câmara antes da instalação do Município?
Após a enchente de 1880, mesmo com os transtornos e considerando a Lei N° 860 promulgada a pouco tempo, foi realizado a primeira eleição para Vereadores de Blumenau em 1° de julho de 1882, na qual foram eleitos somente 4 vereadores dos 7 necessários.
O eleitorado de Blumenau, nesta época era formado por apenas 14 eleitores na Vila e 35, no Distrito de Gaspar - somando 49 eleitores com a responsabilidade de eleger 7 vereadores.
Praça Hercílio Luz - Praça do Porto. Atualmente ocupada com uma construção e ao lado da estrutura de um edifício Conhecido como Edifício América. |
Palmenalle - Rua das Palmeiras - Stadtplatz da Colônia Blumenau. |
Eram tão poucos eleitores, por que votavam somente aqueles que sabiam falar o português, explicando porque o distrito de Gaspar tinha mais eleitores que a sede do Município. Na primeira eleição não foi possível eleger o número de vereadores necessários - 7.
Resolveram realizar uma nova eleição para completar a Câmara, que aconteceu no dia 30 do mesmo mês. Foram eleitos mais 3 vereadores.
Louis Hermann Schtleben, Otto Stutzer, Jacob Zimmermann, Francisco Sávio Medeiros, Joaquim Gomes, Henrique Watson e José Flores Filho - último eleito pelos demais - como o primeiro Presidente da Câmara de Vereadores e como seu Presidente. Mediante a não formalização da ocupação do cargo à Prefeito, passou também a administrar o novo Município - Blumenau no cargo de Prefeito. A vila ainda sofria os revezes da enchente de 1880.
Casarão de Louis Hermann Schtleben. Parcialmente demolido |
Fotografia de Bernhard Scheidemantel - Stadtplatz da Colônia Blumenau após enchente de 1880. |
Curiosidade
O ato de posse da 1° Câmara de Vereadores de Blumenau aconteceu no dia 10 de janeiro de 1883, em sessão solene da Câmara de Itajaí. O território de Blumenau havia sido desmembrado de Itajaí.
Governo Flôres Filho
- Foi decretado o novo código de posturas do município - 1883;
- Neste período o fundador de Blumenau, Hermann Blumenau - decide retornar para a Alemanha - Dia 15 de Agosto de 1884
- Criada a Comarca de Blumenau - Lei Provincial N° 109 - Dia 20 de Agosto de 1886;
- Criação do Distrito de Indaial - Dia 4 de setembro de 1886;
- Instalada em Blumenau - a Comissão de terras e Colonização;
- Blumenau recebeu a visita do esposo da Princesa Isabel - Conde D'Eu;
- Inaugurada a linha telegráfica ente Blumenau e Itajaí - terra natal do Prefeito;
Terminando seu mandato em 1887, Flôres Filho continuou como servidor público. Foi nomeado Coletor das Rendas Privinciais o qual foi empossado em 15 de junho de 1888. Coletava impostos da ex colônia alemã, para a Província Santa Catarina. Neste momento a ex Colônia Blumenau, juntamente com a Colônia Dona Francisca despertavam a atenção dos políticos da capital da Província pela célere industrialização ocorrida em seus territórios. Algo que a Província de Santa Catarina, até então, com características somente de coletores do meio - na sociedade dos imigrantes portugueses e seus descendentes, desconhecia.
Do livro - LAGO, Paulo Fernando. Santa Catarina A Terra - o Homem e a Economia. Editora da Ufsc. Florianópolis, 1968.
Em que pese a diluição de indivíduos imigrados pelas comunidades envolventes e tradicionais, os grupos imigrantes criaram ambientes próprios, decidindo eles mesmos seus destinos e configuração. Isolados numa vasta região de economia praticamente estagnada, onde núcleos antigos se arrastavam, sem contar com fatores de impulsão localizados nos mercados internos ou externos, os colonos criaram e desenvolveram “colônias”. Pg 97
As atividades econômicas nessas “colônias” não se restringiram, mesmo nos primórdios, às operações estritamente de uso da terra. Atividades de aproveitamento de produtos rurais, além de outras, deram complexidade à dinâmica das “colônias” que foram se acrescentando de diversificadas industrias rurais, ainda que muitos estabelecimentos não tivessem ido além de uma economia de subsistência. Pg 97
... a colônia nasceu do empenho da racionalização, sob a tutela do planejamento e com o requinte da capacidade empresarial de muitos de seus administradores e componentes. Nasceu como empresa agrícola com vistas ao desenvolvimento industrial. Nasceu impregnada dos “novos tempos” que mal atingiam as áreas de onde proviam os colonos – a revolução industrial.
Café Katz, local onde Rudolf Damm fez a primeira reunião do Coro Masculino Liederkranz em 1909. Foi seu fundador e seu primeiro secretário. |
José Henrique Flôres Filho foi reeleito a vereança.
Flôres Filho faleceu - com 49 anos - após acidente de charrete, quando - em 18 de março de 1891 - percorria o trajeto entre a casa da Coletoria Estadual, onde trabalhava e sua residência que ficava no Bairro Garcia. Residia na Rua Amazonas. Sua esposa foi Maria Luiza da Silveira Flôres. Não teve filhos. Deixou em testamento, todos seus bens à esposa.
O prefeito que o sucedeu foi o Guilherme Scheffer.
Leituras Complementares - Clicar sobre título escolhido
31 mar. 2015 ... A bebida faz parte da cultura destes imigrantes alemães e acompanhava os momentos de atividades sociais da Colônia Blumenau.
|
11 nov. 2013 ... Alto Vale - Interior da Colônia Blumenau - Fundação Cultural de Rio do Sul .... O Processo de Imigração e Povoação da Colônia Blumenau.
|
26 jan. 2014 ... Livro que fala da Colônia Blumenau - Santa Catarina - A terra - o Homem e a Economia - Paulo Fernando Lago ...
|
1 mar. 2015 ... Stadtplatz. O Stadtplatz foi o primeiro núcleo urbano da Colônia Blumenau. Os primeiros imigrantes participaram diretamente da construção e ...
|
3 jul. 2015 ... A Colônia Blumenau e depois Blumenau e os mais de 31 novos municípios a partir da colônia depois da década de 1930, sempre tiveram no ...
angelinawittmann.blogspot.com
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário