quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau SC Faber & Greve - Restaurado - Sua História, Nomes e Imagens atuais.

Um órgão, com quase 100 anos de existência, está em término de processo de restauro coordenado por um jovem e uma equipe que acreditou que o mesmo conseguiria fazê-lo, na falta de mão de obra especializada para este ofício tão antigo e tão tradicional trazido pelos imigrantes alemães à região do Vale do Itajaí. Este órgão é o órgão da igreja católica localizada no centro de Blumenau, atual Catedral de Blumenau - São Paulo Apóstolo.
Catedral São Paulo Apóstolo - Projeto de Gottfried e Dominikus Böhm.
Antes de apresentarmos órgão recuperado, apresentaremos resumidamente a história da própria igreja que instalou o órgão na comunidade de Blumenau - no início do século XX. 

Arquitetura Religiosa dos Imigrantes

A arquitetura religiosa de um povo, ou cidade, reflete diretamente sua cultura e um momento dentro de sua história. Também, nos primeiros tempos da Colônia Blumenau, e depois, a partir das inúmeras cidades desmembradas desta e,  suas modificações ao longo dos períodos históricos.
Espaço interno da antiga igreja católica
 de Blumenau - aspectos do neogótico.
Imagem: Salésio Cardoso
A expressão arquitetônica praticada no período da chegada dos primeiros imigrantes na região do Vale do Itajaí,  fazia uso da técnica construtiva enxaimel. Isto, nas construções residenciais. Nas construções religiosas, quase unanimamente, seguiam o estilo romântico (século XIX) com características do Neogótico. Seria o resgate das características do Gótico (século XI até século XV) na arquitetura e nas artes. Foi um dosNeosque inspiravam os românticos do século XIX, principalmente entre os povos de origem germânica. Após a leitura da Biografia dos Irmãos Grimm, torna-se um pouco mais fácil de compreender este momento (link no final desta postagem). É o mesmo período no qual chegaram as primeiras levas de imigrantes alemães, para o Brasil, de maneira organizada. Também para a Colônia Blumenau, cujo início imigratório de grupos, aconteceu na década de 1850. Já haviam famílias de imigrantes alemães na região, oriundas do Vale do Cubatão, como por exemplo: os Wagner's.
Prosseguindo: Os românticos se opunham ao academismo. Defendiam, entre outras coisas, os valores emocionais sobre os intelectuais e o individualismo a partir da cultura familiar dos antepassados, negando a arte estrangeira e internacional imposta e em vigor. A arte romântica apresenta ainda, outras características como: o realismo, o sentimento de contemporaneidade, o nacionalismo e o culto à natureza, uma das característica da mitologia germânica.
A arquitetura romântica restaura o gótico com influencia dos estilos exóticos como: chineses, árabes, hindus, combinados, culminando em um ecletismo no qual, as preocupações de efeitos decorativos tem mais importância do que as finalidades práticas do edifício e a lógica de sua estrutura. 

Colônia Blumenau

O nome relacionado às construções religiosas da Colônia Blumenau no século XIX foi Heinrich Krohberger. O Engenheiro Arquiteto projetou a Igreja Luterana do Espírito Santo - Centro, Blumenau, a Igreja da Paz em Pomerode, entre outras. Heinrich Krohberger também projetou a primeira igreja católica do centro de Blumenau, onde foi instalado o órgão apresentado neste texto. Com o olhar de arquitetura, comentamos sobre a capacidade criativa de Krohberger ao observarmos as três igrejas mencionadas. Cada uma delas tem sua singularidade, diferenças e características próprias, sem deixar de transparecer sua linguagem neogótica.
Projetos de Heinrich Krohberger - século XIX.

Igreja Católica de Blumenau

Em 1854 chegaram os primeiros alemães católicos na Colônia Blumenau. Oito destes eram austríacos. Em 1864, foi construída a primeira capela, na qual o primeiro Padre a oficiar uma missa, foi o Padre de Gaspar Alberto Francisco Gattone. O Padre Gattone foi um grande incentivador, junto ao fundador da Colônia Blumenau sobre a importância de se construir uma comunidade católica no Stadtplatz de Blumenau. Incentivou a construção da Capela, onde foi celebrada sua primeira missa em  25 de janeiro de 1865 junto com a 1° Festa em honra ao Padroeiro São Paulo Apóstolo.
Em setembro de 1868, foi colocada a pedra fundamental da Igreja Matriz projetada por Heinrich Krohberger, no mesmo local da atual Catedral. Em 1873, através da Lei Provincial 694, de 31 de julho, foi criada a Freguesia de São Paulo Apóstolo. Três anos depois chegou o Padre José Maria Jacobs, o primeiro pároco da comunidade que em 24 de janeiro de 1876 abençoou a nova igreja, onde mais tarde foi instalado o órgão produzido na Firma alemã Faber & Greve de Salzhemmendorf, Hannover.
Igreja projetada por Heinrich Krohberger e inaugurada em 1876. Rua XV de Novembro - antiga  Wurststraße - Estrada da Linguiça.

Salzhemmendorf -  Hannover - onde foi fabricado o órgão instalado na igreja católica de Blumenau.
Entre 1920 e 1928, sob a coordenação do Frei Daniel Hostin, foi ampliada a igreja através da construção das capelas laterais e também, houve a alteração da estrutura da torre e o aumento de sua altura da igreja. A torre recebeu três novos sinos e de acordo com o Historiador Ricardo Guilherme, a igreja católica ficou com o campanário mais alto que o da igreja luterana, localizada no Stadtplatz de Blumenau. 
As escadaria de acesso ao templo, também recebeu mudanças nesta obra. 

"Nos anos 20 do Século XX, a igreja recebeu duas capelas laterais, nova sacristia e a torre foi modificada para comportar os novos sinos, inaugurados em 18 de junho de 1928). Deste modo. Após 40 anos da independência que permitiu a introdução de torres nos templos luteranos. A comunidade católica inova com lindo campanário, porém, mais elevado ao também introduzido anteriormente no templo da comunidade evangélica do centro..." Ricardo Guilherme

Foi neste momento de reformas, que a igreja recebeu a instalação de um órgão fabricado na cidade alemã de Salzhemmendorf, da firma Faber & Greve - foto de capa. 

Antes da reforma e ampliação - Acervo do IBGE - Transporte em carro de mola.
Após a reforma e ampliação e modificações  na escadaria, na torre e com mais dois sinos.
Também recebeu o órgão de fabricação alemã, fabricado em 1926. Automóveis na rua. Foto IBGE

Órgão Faber & Greve

Durante a obra de ampliação e reformas ocorridas na Igreja Matriz de Blumenau, na década de 1920, também foi instalado um órgão alemão, que de acordo com  Paulo Visconti - seu restaurador no século XXI, o órgão possui 862 tubos. Como já mencionado, o órgão foi fabricado na Firma Faber & Greve da cidade de Salzhemmendorf, Hannover, Alemanha - em 1926 (Temos dúvidas sobre esta data - ao observarmos a história da Firma, quem em 1926, não se chamava assim). De acordo com Visconti, o órgão possui tração original do tipo pneumática com someiro e com sistema de acionamento por membranas de couro. Contém dois teclados manuais com 56 notas cada e uma pedaleira de 30 notas. Possui ainda, 15 registros e 07 acoplamentos. Originalmente, seu aspecto externo reportava às linhas neogóticas e a pedido do Arquiteto Dominikus Böhm que projetou a atual igreja,  o envólucro do órgão recebeu linhas contemporâneas para a época e linhas retas, para sintonizar com a nova arquitetura - moderna. O que não compreendemos, é a desconsideração com a originalidade plena deste órgão, cuja fábrica na Alemanha fechou antes da 2° Guerra Mundial. Em Blumenau, originalmente o  órgão foi inaugurado na igreja projetada por Krohberger, em 1927.
A partir de registros no Livro de Tombo N°. III pertencente  à Paróquia São Paulo Apóstolo, ficou conhecido o responsável pelo translado do órgão da igreja antiga para a igreja nova. O responsável também pela construção do novo "envólucro" do órgão, obedecendo as orientações do arquiteto Böhm foi o  Orgelbaumeister  - mestre organeiro alemão  Siegfried Schürle, que residia em São Bento do Sul. O início destes trabalhos, de acordo com o documento, aconteceu em 21 de maio de 1957 Recebemos a imagem de parte da página deste importante documento do Padre João Humberto Luciani em 12 de fevereiro de 2021
Do Livro de Tombo N°. III -  pertencente  à Paróquia São Paulo Apóstolo - 25 de maio de 1957.
Siegfried Schürle também foi maestro da Orquestra Juvenil de São Bento do Sul.
Passando somente 26 anos após esta reforma, em 24 de maio de 1953, foi feito o lançamento da pedra fundamental da nova  igreja projetada pelos arquitetos alemães Böhm's - pai e filho - Gottfried e Dominikus Böhm. (Esta história está no link no final desta). E, em 1956, a antiga igreja foi demolida (lamentavelmente) e também foi retirado o cemitério dos pioneiros da área central de Blumenau, que, nos dias atuais, seria local de história e visitação. Tentamos encontrar os nomes destes primeiros católicos da Colônia Blumenau, em cemitérios adjacentes e não encontramos nenhum vestígio.
 Em 25 de janeiro de 1958 a nova igreja foi consagrada. Seu campanário foi inaugurado em   1°  de junho de 1963, onde também foi inaugurada a torre e concluídas as obras. Da antiga igreja, permaneceram na nova, os sinos, a ponta do campanário neogótico e o órgão, transladado por Orgelbaumeister Siegfried Schürle. 
Orgelbaumeister Siegfried Schürle
Calw - Alemanha.

Nasceu em 19 de fevereiro de 1906, em Kamerum, uma  colônia alemã na África, e ainda criança, com a família, retornou para a Alemanha - cidade de Calw. Com 29 anos imigrou para o Brasil como Orgelbaumeister, atendendo ao convite da Firma G.Reeps. Possuía experiencia no ofício de construtor de órgãos através de seus trabalhos desenvolvidos nas firmas Walcker (1924) e Weigle (1932). Imigrou para a cidade de São Bento do Sul. Quando quis retornar para a Alemanha foi impedido pelo eclosão da 2° Guerra Mundial. 
Em São Bento do Sul, montou uma oficina nos fundos da Igreja Luterana, onde construiu o órgão da igreja mediante contratação e após instalá-lo, sua oficina permaneceu no local. O Orgelbaumeister tinha o apoio da marcenaria ‘’Indústrias Augusto Klimmek’’. 
Schürle construiu vários órgãos que foram instalados em Santa Catarina e também, em outros estados. Destacamos o órgão da Igreja Luterana De Cristo, em Rio do Sul, construído em 1956. Este possui 10 registros, sendo 6 reais, um manual e pedaleira. 
 Igreja Luterana De Cristo -  Rio do Sul, construído por Siegfried Schürle.
Órgão da Comunidade onde vivia o organista Siegfried Schürle. Fotografias de Matheus José Hamann de São Bento do Sul.









Também destacamos o órgão da Catedral de Blumenau, o qual promoveu o translado, desmonte e monte, limpeza e também, construiu um novo corpo, este executado em mogno.
Faleceu em 21 de janeiro de 1999, em São Bento do Sul e não mais retornou para a Alemanha, tornando-se uma referência, como organeiro, no Brasil.

Órgão da Catedral de Blumenau: Órgão Faber & Greve original - década de 1920- Órgão Faber & Greve com nova roupagem, restaurado e passado por limpeza , década de 1950 e restaurado, década de 2020.

Faber &Greve de Salzhemmendorf, Hannover

A Firma Faber & Greve produziu órgãos entre os anos de 1879 e 1935. O banco de dados de órgãos Weisel lista 61 órgãos existentes na Alemanha. Os órgãos Faber & Greve, geralmente eram de tamanhos pequenos. Um órgão maior que fabricou em 1925 para a cidade de Bad Münder foi publicado  nas páginas de Aspects of the Organ Movement Kassel 1995, p.20 e p. 306 . Este órgão foi desmontado em 1989. Foi publicado no livro citado: "O som do órgão é do romântico tardio e este permaneceu sempre assim até sua demolição em 1995, apesar de ser "barroco"8 ', Salicional 8' e Clarinete Labial 8 '."

A História: Heinrich Faber fundou uma firma para construção de órgãos em 1863, que recebeu o nome de "Faber & Greve" em 1904, quando o construtor de órgãos FK Greve ingressou na firma como sócio. Seus instrumentos pneumáticos eram frequentemente equipados com o sistema multiplex (transmissões para o segundo manual e pedal, acoplamento super e sub-oitava), de modo que os não iniciados facilmente caíam em um mal-entendido da real variedade de sons devido às numerosas manobras no console. Após a 1° Guerra Mundial, a empresa recebeu o nome de "Faber & Söhne" - os proprietários eram agora os filhos de Heinrich Faber, August e Heinrich Faber -  e em 1º de abril de 1927. O nome mudou para "Faber & Dienes" que já produziam órgãos maiores. A construção de órgãos em Salzhemmendorf acabou antes do início da 2° Guerra Mundial. " 
Órgão Faber & Dienes - 1928.
Também o interior do órgão do vídeo abaixo, construído em 1928,  tem muita semelhança com o órgão da catedral de Blumenau. 
Há um texto - no idioma alemão - que esclarece que o órgão Faber & Dienes (1928) em Veendam, ser local onde a maioria dos órgãos são do século passado (ou seria do século retrasado?). O instrumento foi construído pelo Dr. F. F. Schmidt-Marlissa e é considerado um monumento nacional, sendo que, será restaurado em 2023. Na Revista De Orgelvriend de dezembro de 2020, foi publicado um artigo sobre o órgão e sua história. Também há um vídeo no site da Stichting Vrienden van de Grote Kerk Veendam  em que Prof. Hans Fidom diz porque é que este órgão é tão especial. Neste vídeo se pode perceber alguma semelhança, nas peças internas entre este órgão e o órgão da Catedral de Blumenau.  Pode-se conferir no vídeo a seguir.

Vídeo Prof. Hans Fidom
Com exposto acima, retirado de uma página alemã sobre órgão, concluímos que o órgão da Catedral de Blumenau pode já ter completado 100 anos há algum tempo, pois é um legítimo Faber & Greve, nome dos órgão construídos antes da 1° Guerra mundial. Não compreendemos a data de 1926 presente na placa do fabricante.
Restauro do Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo, com a alma de um  Faber & Greve 
Paulo Eduardo Visconti.
Em 8 de fevereiro conversamos com Paulo Eduardo Visconti, após presenciarmos ele tocando e sonorizando a 1° missa oficiada pelo Padre João Humberto Luciani, que também fez parte da equipe de restauro do histórico órgão.
Neste vídeo Visconti explica um pouco sobre como aconteceu a iniciativa do restauro e a sua contribuição neste trabalho.
Restauro do Órgão Faber & Greve da Catedral de Blumenau 
Frei Lauro Both em Vinhedo - Órgão construído por
 Georg Jann - 2013.
Os trabalhos de restauro do órgão Faber & Greve da Catedral de Blumenau iniciaram em agosto de 2019, como uma missão e amor pela música e história por parte de Paulo Eduardo  Visconti que aceitou o desafio, mediante a não existência de pessoas especializadas no ofício. A equipe está recebendo auxílio e assessoramento do Frei Lauro Both, que conhecemos em Vinhedo, onde também estava presente o organeiro Gero Jann. Link's no final desta. 
De acordo com FRESARD 2019, o trabalho está sendo coordenado a seis mãos. O Frei Lauro Both, trabalhou com o grande organeiro Georg Jann e está em um trabalho na cidade de Petrópolis, é especialista nesse tipo de restauro e vem para Blumenau sempre que possível prestar assessoria e apoio ao engenheiro Civil  Paulo Eduardo Visconti e à Arquiteta, Vanessa de Sousa e demais membros da equipe.
Paulo Eduardo Visconti.
A Equipe que está a frente do Restauro

Paulo Roberto Visconti (Coordenador e Auxiliar Técnico)
Engenheiro Civil  – CREA/SC 118.996-8
Regente da Associação Coral Santa Cecília
Regente da Associação Coral Santa Isabel

Lauro Both (Mestre organeiro e Coordenador do Projeto)
Organeiro pela Oscar-Walcker-Schule Ludwigsburg.

Vanessa de Sousa (Projetista e Auxiliar Técnico)
Arquiteta e Urbanista – CAU/SC A140241-2

Lourival Duve (Marceneiro e Auxiliar Técnico)
Pe. João Humberto Luciani (Auxiliar Técnico)

As imagens Comunicam
Restauro - Fotografias de Paulo Eduardo Visconti.























Nossos registros em Fotos e vídeos - 8 de fevereiro de 2021











































Vídeos




Atualizações

19 de março de 2021

O restauro do Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau, prossegue. O coordenador do grupo que efetua o trabalho, Paulo Visconti, nos encaminhou fotografias dos trabalhos na mesa do órgão, que estão em andamentos neste momento. Para a surpresa do grupo, descobriram que a madeira da mesma é o carvalho, espécie de madeira originária da Alemanha, o que supõe-se ser esta, original, como todo o órgão, exceto a nova caixa, idealizada alinha à nova Arquitura da nova igreja, cijo projeto foi assinado pelos arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm -  26 de março de 2021

As imagens: 








Registrado para a História.

Referências

  • ____________ . Catedral São Paulo Apóstolo. Disponível em: http://www.catedraldeblumenau.org.br/catedral. Acessado em: 11/02/2021.
  • __________.Álbum de Blumenau - Igreja Matriz. Brasiliana Fotográfica. Disponível em: http://brasilianafotografica.bn.br/brasiliana/handle/20.500.12156.1/2632. Acessado em: 11/02/2021.

  • ____________ Orgelbauer Faberr & Greve.   Disponível em: https://orgel-forum.de/viewtopic.php?t=170 . Acessado em: 12/02/2021
  • ____________ Revista De Orgelvriend  - Facebook . Disponível em: https://www.facebook.com/114317565292714/posts/het-faber-dienes-orgel-1928-in-veendam-is-een-aparte-eend-in-de-bijt-in-een-prov/3820956754628758/. Acesso em: 12/02/2020 - -1:20h.

  • BALLESTEROS, Domitila de Lima. O Órgão Eletrônico e o Órgão de Tubos na Prática Religiosa organística da Cidade do Rio de Janeiro.  Programa de PósGraduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2014.

  • CAVALCANTI, Carlos. Historia das artes: curso elementar. 2.ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968- - nv. :il.

  • CAVALCANTI, Carlos. Historia das artes:da Renascença fora da Italia ate nossos dias, curso elementar /Carlos Cavalcanti. -3.ed.  Rio de Janeiro: Ed. Rio, 1978. - 357p. :il.

  • FRESARD, Francisco. Órgão de tubos da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, passa por restauro. NSC Total. 26/11/2019 - 17:14h.  Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/pancho/orgao-de-tubos-da-catedral-sao-paulo-apostolo-em-blumenau-passa-por-restauro?fbclid=IwAR3fGXor5lvJ6PHE5clKrdyhO8DQwzmqZJ_Q3fkr4yvQ3orwiXdth9nl7o8. Acessado em: 11/02/2021, 22:22h.

  • SILVA, José Ferreira da.  História de Blumenau. 2.ed. - Blumenau: Fundação "Casa Dr. Blumenau", 1988. - 299 p.

  • RIBEIRO, Daniel Pereira. A Técnica da Pedaleira no Ensino do Órgão. Católica - Dissertação de Mestrado.  Escola das Artes.Universidade Católica Portuguesa. Porto, julho de 2017.
 Para ler mais - olha no link acima: Cemitério São José Blumenau.
Mudança do local onde estava o cemitério católico - centro de Blumenau - Foto de Marcos Röck
Em construção e sob revisão...











Nenhum comentário:

Postar um comentário