segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A Tradição e a origem do Desfile

O desfile, com aspectos da marcha militar faz parte de qualquer festa pública na Alemanha e nos países onde chegou a imigração alemã, como na América, e também na região do Vale do Itajaí.
Desfile da Busca do Rei - Blumenau Década de 1960
Sua origem está ligada às paradas militaresSua formação lembra a sua origem militar.
No Brasil, no Vale do Itajaí e região, muitos confundem o desfile, com o desfile do carnaval brasileiro (Que não é o carnaval europeu - e sim, o resultado do carnaval português  e práticas culturais africana). Muitas vezes, as pessoas usam expressões erroneamente, como folião, alegorias, etc. e acham que as pessoas que desfilam, devem fazê-lo, como desfilam aqueles que estão nas Escolas de Samba do carnaval brasileiro - gritando e pulando.
Carnaval do Rio de Janeiro - resultado da proximidade e integração das culturas africana e portuguesa.
No Rio de Janeiro e Salvador - as duas primeiras capitais do país - a etnia predominante do continente era a africana - superior à da etnia portuguesa - esta segunda, elite do Brasil na história do Brasil colônia e nas primeiras décadas do Brasil independente. Os portugueses percebiam o "trabalho braçal" com o trabalho menor e inferior - herança latina - oriunda de uma Grécia "democrática" embasada na mão de obra escrava e depois adotada pelos romanos, em todo seu império e domínio dentro do continente europeu (não conseguiram dominar parte dos germanos). No entendimento dos portugueses, o trabalho mais nobre era o intelectual - ideia fixada na cultura do Brasil atual. Por isto, usavam a mão de obra escrava oriunda da África. Antes tentaram escravizar o povo nativo brasileiro, mas não tiveram êxito.
A miscigenação das duas etnias - portuguesa e africana, principalmente nestas duas cidades - Rio de Janeiro e Salvador resultou em uma cultura muito característica nas duas maiores cidades brasileira na época. Muitas vezes, pela importância histórica das cidades - primeiras capitais do Brasil, esta cultura é confundida como única cultura brasileira e sua verdadeira identidade, desconsiderando outras regiões -  de um país com território continental e diferentes histórias de ocupação -  com história e formação étnica totalmente diferente desta.
Foto: extra.globo.com
A maneira de desfilar também destoa daqueles que desfilam nas paradas e festividades da Alemanha. Quase sempre de maneira muito à vontade, muitas vezes emitindo urros e gritos em correria desenfreada. Nós já passamos constrangimentos, participando de desfiles do Oktoberfest Blumenau, onde fomos "arrastados" em meio gritarias e correrias. Estávamos em um grupo que representa "as tradições" na região. Percebemos o quanto são desprovidos de conhecimento e entendimento quanto a verdadeira cultura do país de origem dos imigrantes.  Também há originalidade - Vemos estas expressões originais, nos desfiles dos reis e rainhas dos grupos de Caça e Tiro, principalmente na Festa Pomerana.
Lembramos, os desfiles na Alemanha, tem sua origem nas paradas militares, que por sua vez, tem sua origem na antiguidade. Basta observar os desfiles das inúmeras festividades daquele país, como também, nos Estados Unidos da América, onde o movimento migratório alemão foi muito maior do para o Brasil.



Quanto ao desfile militar:  é uma cerimônia militar, na qual os soldados se apresentam em público, exibindo seus equipamentos e signos - que representam a instituição que defendem. Geralmente, desfilam em uma via (Central e de destaque), na qual as pessoas assistem. Também, podem receber inspeção de seus superiores ou convidados. Na Alemanha, seguiam o Vorbeimarsch, onde as tropas eram organizadas em formações de marcha acompanhada de uma marcha militar - atualmente, muitas são conhecidas dentro do cancioneiro folclórico alemão.

Com o passar do tempo foi sendo usado o nome "desfile" para qualquer forma cerimonial e festiva dentre as muitas festas e festividades da cultura alemã, com a mesma organização e marchas de seus componentes que organizam-se na forma de desfile como se organizavam os militares acompanhando os acorde musicais, muitas vezes, uma marchas.

As imagens comunicam...














































































Práticas culturais de uma região...
Ein Prosit!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário