domingo, 5 de junho de 2016

Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - Roteiro Alemanha 2016

Interior de uma das portas de entrada da cidade de Iphofen - Rödelseer Tor - Porta leste que faz limite com Rödelsee. Estrutura enxaimel e pedra autoportante
Passamos pela cidade de Iphofen, cidade do distrito de Kitzingen na Baviera - Alemanha - com uma população média de 4.500 habitantes. Logo mais, escreveremos sobre nossas observações sobre esta cidade medieval conhecida por seus muros, casario histórico e produção de vinho. Casario, cujas edificações são predominantemente construídas com estrutura enxaimel ou no alemão - Fachwerk.
A definição do Fachwerk - Enxaimel - não é restrito àquele construído em nossa região e não tem relação com o uso ou não do prego de madeira (Holznägeln). Este, usado não somente nas edificações, mas também em mobiliário e máquinas - feitas de madeira dentro de um período histórico. A definição tem relação à região e ao recorte de tempo. Está relacionado à treliça que dá sustentabilidade à estrutura, geralmente feita de madeiraAngelina Wittmann
Nunca foi interrompida a construção de edificações com estrutura em treliça - Fachwerk - na Alemanha. Em algumas regiões, é uma questão de identidade. Algumas vezes fazem o uso do metal no lugar da madeira, mas continuam construindo estrutura em treliça, principalmente, a de madeira - como conhecemos o enxaimel no Brasil. Isto acontece - de norte a sul da Alemanha - onde há um patrimônio construído formado por edificações históricas. Há instituições e órgãos públicos responsáveis, bem como uma certa consciência entre os proprietários, que mantém a manutenção de seu patrimônio edificado. Muitos destas edificações recebem adequações e materiais modernos, internamente, para que seu uso atual seja pleno, com conforto propiciam o uso de tecnologias atuais. 

Escrevemos sobre o casarão do "Die Kinderzeche" - da cidade de Dinkelsbühl. Para ler clicar sobre: "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche.
Edificação restaurada em Dinkelsbühl
Muitos proprietários, a exemplo do museu de Dinkelsbühl, pertencente à prefeitura da cidade de Dunkelsbühl, efetuam a manutenção e adequações em suas históricas edificações de enxaimel/Fachwerk. Trocam madeiras e  o material do fechamento. Dependendo da idade da edificação, algumas possuem o fechamento feitos de barro com treliçado de madeira, ou como é conhecido no Brasil - taipa. Oportunizando este momento da obra, também efetuam as instalações necessárias: Elétricas e hidrosanitária, bem como aquecimento
São contratadas empresas especializadas, que trabalham com a madeira, respeitando a técnica construtiva original, complementando e muitas vezes "enxertando" madeiras novas, substituindo as danificadas, mas dentro da mesma técnica. Nada é feito de maneira artesanal, mas com ferramentas atuais e munidas de tecnologia atual.
Lembramos da fala do especialista em Fachwerk, Dr. Konrad Bedal, que foi ao nosso encontro no Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim e naquela oportunidade nos disse, que sempre se usa madeira verde e não seca, como é usado no Brasil para a reforma e construção do enxaimel/Fachwerk. Segundo o Dr. Bedal, que ao ser usado a madeira verde, esta, dentro do conjunto, perde água para o meio em conjunto e o mesmo ficará mais firme como unidade. Também disse que o uso da madeira verde  faz com que o acabamento final, depois de seca, na estrutura, esta fica com uma melhor aparência em seu acabamento - textura lisa. Outra lenda desmistificada pelos pesquisadores e especialistas em enxaimel/Fachwerk do sul da Alemanha - é de que não faziam uso de esterco de animais domésticos  nos fechamentos feitos a partir de barro e treliçado de madeira. Mas sim, usavam um tipo de fibra retirado do campo.

A seguir apresentamos imagens de restauro, de duas edificações com estrutura enxaimel/fachwerk da cidade de Iphofen.

As imagens comunicam - Restauro enxaimel Iphofen

Em breve, mais sobre a histórica cidade...
Chegando na cidade de Iphofen



Equipes especializadas efetuar a manutenção e adequação de tipologias históricas que não são retiradas da paisagem da cidade por serem antigas ou velhas - quase todas centenárias. É feita a troca do material que sofreu danos com o tempo, dentro da mesma técnica construtiva. Os fechamentos recebem tijolos, podendo estar substituindo o fechamento de taipa, comum nesta região.





O fechamento feito com tijolos furados, que aumenta o isolamento térmico acústico receberá reboco. Algumas tipologias nestas cidades medievais, e muito antigas  foram tampadas pelo reboco, para proteção da madeira, contra intempéries.


Alvenaria de pedras - parte original da edificação histórica recuperada.


























Antes de demolir nossa história na paisagem, deveríamos observar exemplos práticos que estão sendo adotados, nas terras de origem desta história.
Para ler mais sobre - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares

  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt - Roteiro Alemanha 2016
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - Roteiro Alemanha 2016
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016





2 comentários: