Engelberto Seiler |
Uma banda que já abrilhantou muitos eventos na região - da tradição, festividades, eventos privados, desde a década de 1970 e continua abrilhantando, portanto, é uma das mais antigas - atuando sem interrupção - é a Banda Musical Germânica de Blumenau, fundada em 6 de janeiro de 1979 pelo músico Engelberto Seiler e mais oito músicos. Na época de sua fundação era conhecida como Grupo Musical Germânico.
“Blumenau foi colonizada por imigrantes alemães em 1850, e que, hoje, ainda mantém uma cultura e gastronomia germânica, com o objetivo de relembrar e divulgar às gerações futuras, a tradição e o estilo de vida dos nossos antepassados. (Darli Simm – Filha do fundador)”
Os músicos fundadores da banda em 1979 foram:
- Engelberto Seiler
- Harri Voigt
- Walfried Voigt
- Reno Voigt(in memorium)
- Arno Kellermann(in memorium)
- Eralf Ittner
- Adelino Steuch
- Heins Hinching(in memorium)
Esteve presente em todas as edições da Oktoberfest, desde 1984 e, igualmente, esteve presente em todas as edições da Bauernfest, desde 1990. Bauerfest é a festa do colono alemão que acontece na cidade de Petrópolis RJ. Viajam para o Rio de Janeiro com ônibus próprio e também muito original. É um ônibus com carroceria Nielson Diplomata 70.
Banda Musical Germânica se destaca por tocar e cantar músicas do repertório da cultura germânica se comprometendo e atendendo as associações de cultura germânica e festas típicas de toda região do Vale do Itajaí e até, de outros estados.
Festa de Rei Salão Cruzeiro |
Baile no C.C. 25 de Julho de Blumenau |
Atualmente é composta por 9 músicos:
- Harri Voigt
- Onildo Theilacher
- Mario Imme
- Rubens Kirsch
- Alcides Klitzke
- Antonio José Jablonski
- Maicon Denis Pontiolli
- Fabiano Kreutzfeld
Em Agosto de 2014, a Banda Musical Germânica foi homenageada na Câmara de Vereadores de Blumenau, pelos anos de música prestados à comunidade. Seu fundador, Engelberto Seiler recebeu a Moção de Louvor em nome da banda.
Após 38 anos de idade, a Banda Musical Germânica possui 12 obras gravadas.
Agradecemos Darli Simm, única filha do fundador, Egelberto Seiler, pelas caras informações e imagens da trajetória desta, que é uma das tradicionais bandas da cidade de Blumenau, região e país - abrilhantou por mais de 26 anos a tradicional festa do Colono em Petrópolis RJ.
Dia 2 de julho de 2017
C.C. 25 de Julho de Blumenau - em março de 2011 |
Faleceu no dia 2 de julho de 2017, o fundador da Banda Germânica - Engelberto Seiler - 73 anos de idade. Engelberto Seiler nasceu em Blumenau no dia 21 de janeiro de de 1944. Quando partiu, o músico estava na cidade de Petrópolis - Rio de Janeiro. Há 27 anos consecutivos (desde a 1° edição em 1990), a Banda Germânica abrilhantou e participou da Bauernfest de Petrópolis - Festa do Colono. Em seus planos e de sua família, seria a última edição da festa de Petrópolis que compareceria.
Não era para ter viajado e participado da edição de 2017, de acordo com sua filha Darli Simm, sua saúde estava debilitada. Mas, desejou ir mais uma vez. Sentiu-se mal. Teve uma parada cardíaca no hospital de Petrópolis e não resistiu.
Relembrando que, igualmente participou junto com a Banda Musical Germânica, de todas as edições do Oktoberfest Blumenau - desde 1984.
Segue em paz, Herr Seiler!
Engelbert Seiler - Oktoberfest Blumenau 2016 |
Engelbert Seiler - Oktoberfest Blumenau 2016 |
Engelbert Seiler - Oktoberfest Blumenau 2016 |
Engelbert Seiler - Oktoberfest Blumenau 2016 |
Engelbert Seiler - Oktoberfest Blumenau 2016 |
Engelbert Seiler - Oktoberfest Blumenau 2016 |
Engelbert Seiler - Oktoberfest Blumenau 2016 |
Engelberto Seiler escreveu suas páginas na história cultural de Blumenau e de tantas outras cidades do Brasil, junto com sua música, como a cidade Petrópolis.
Oktoberfest Blumenau 2016 |
Mensagens
Meus sentimentos a toda família e amigos, e em nome do Grupo Folclórico Germânico Bergstadt, e como cidadã petropolitana nosso muito obrigada por todos esses anos de dedicação e carinho pelo nosso povo e cidade. Tania Aguiar - Petrópolis RJ.
Perdemos um músico daqueles que adorava o que fazia. Belo legado deixa para novas gerações. Helcio Hermes Hoffmann - Blumenau SC.
Um amigo que abracei pela última vez em 2014 em Petrópolis, RJ ao final da Bauernfest! Vai com Deus amigo! Dahmer Pedro Irineu - Porto Alegre RS.
Ontem eu estava super ansiosa pela apresentação deles na Bauern... quando chegou a notícia do cancelamento por conta do ocorrido. Helene Souza Bartels - Petrópolis RJ.
Grande músico, comandava a Banda Musical Germânica com Maestria e grande alegria. Era um virtuose e apaixonado pelo seu trabalho. Meu pai Ronaldo Gonzalez tinha um carinho extremo para com todos os integrantes desta banda. Grande perda!! Ricardo Gonzalez - Petrópolis RJ.
Pessoa muito querida em nosso bairro -Testo Salto! Um músico muito dedicado às suas raízes e é tradições! Viveu a música germânica plenamente. Será sempre lembrado com carinho! Élia Rossbach - Blumenau SC.
A Associação Cultural Deutsche Welt de Florianópolis lamenta tamanha perda. Que Deus conforte sua família e os componentes da banda. Tivemos o prazer de conhecer pessoa tão especial e comprometida com a cultura . A Banda Germânica animou nossa Deutsches Fest. Nossos corações estão tristes. Que Deus o receba em sua infinita graça! Jeanine Rauh Probst Hantschel - Florianópolis SC.
Nos conhecíamos há 27 anos, vivemos bons momentos juntos em Petrópolis (na Bauernfest) e também em Blumenau na sua casa, junto à sua esposa, a querida Frau Seiler. Guardaremos sempre no coração sua participação na Banda Musical Germânica com sua tuba que tocava com a alma, mas sobretudo, do homem íntegro e de bom coração. Que Deus o acolha em seus braços. Marcio S. da Costa - Pastor Luterano - Limeira - SP.
Dia 2 de julho de 2023
Engelbert Seiler, músico fundador da Banda Musical Germânia foi homenageado em Petrópolis RJ. Um palco do Bauernfest recebeu seu nome: Palco Engelbert Seiler.
Hoje completam 6 anos de um fatídico domingo dia 2 de julho de 2017, quando nos despedimos para sempre desse amigo Engelbert Seiler diretor da Banda Germânica de Blumenau. Esse amigo, mesmo muito doente, veio à Petrópolis com a Banda, .as não retornou à Blumenau. Ele veio pelo quanto amava a Bauernfest e daqui de Petrópolis ele partiu para a eternidade. É ele quem da no é ao palco durante a Bauernfest. Palco ENGELBERT SEILER. Até hoje e impossível assistir a banda sem "perceber" a presença desse querido amigo entre os músicos. Elisabeth Graebner
Orgulho do meu opa, do Sr. Engelberto Seiler.
ResponderExcluirMeu sincero obrigada á essa mensagem e homenagem tão bonita.
Nossos sentimentos.
ExcluirVocê é a continuidade. Tome seu exemplo e prossiga praticando, valorizando e enaltecendo essa cultura, parte da identidade de sua cidade.
Abraço sincero.
Nos conhecíamos há 27 anos, vivemos bons momentos juntos em Petrópolis (na Bauernfest) e também em Blumenau na sua casa, junto à sua esposa, a querida Frau Seiler. Guardaremos sempre no coração sua participação na Banda Musical Germânica com sua tuba que tocava com a alma, mas sobretudo, do homem íntegro e de bom coração. Que Deus o acolha em seus braços. Marcio S. da Costa - Pastor Luterano - Limeira, SP
ResponderExcluirValoroso depoimento.
Excluir