Páginas
- Início
- Biografia Angelina
- Índice do Blog - Desde 18 de outubro de 2013
- Biografias Artistas/Personalidades
- Entrevistas
- Músicas alemãs
- Cemitérios
- Cidades
- Arquitetura/Projeto Memorvale
- Gastronomia
- Receitas de Henriette Davidis - Culinária Alemã
- Documentos Históricos - Cartas
- Livros e Artigos
- Irmãos Grimm
- Alemanha e Blumenau - Pedaços de História
- Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
- Weingarten - Cidade irmã de Blumenau
- Deutsches Haus - Blumenau
- Oktoberfest Blumenau
- Arquiteturas "Demolidas" - estão em risco ou com grande valor histórico e Urbanismo
- 10 Anos de Blog - Reconhecimento
- Blumenau - História I
- Em construção...
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Coro Masculino Liederkranz e um pouco do Show dos Velhos Camaradas no Sommer
Concerto de Natal - C.C. 25 de Julho de Blumenau - 2013 |
Já conhecíamos um pouco da história do Coro Masculino Liederkranz, na cidade de Blumenau. Postamos, de maneira resumida, na matéria (Clicar sobre) Coro Masculino Liederkranz, a qual mostrava um pouco do grupo em sua apresentação natalina, no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Coro Masculino Liederkranz - 1968 C.C. 25 de Julho de Blumenau |
Encontramos um artigo que mostra um pouco mais da história deste tradicional Coro Masculino na cidade de Blumenau e Região, cujo atual regente é o Sr. José Carlos Oeschler, em um exemplar da revista local - Blumenau em Cadernos. O artigo foi publicado no Tomo XXVII - Julho de 1986.
Um grupo de amigos que gastam boa parte de suas horas de lazer, cantando - desde 1909.
Subsídios à Crônica de
Blumenau
A Sociedade de Cantores, masculino, “LIEDERKRANZ”
Frederico Kilian
Pelo carnaval de 1909 um grupo de homens, amadores do canto, reuniu-se para fundar uma sociedade de cantos, à qual deram, na ocasião, o nome de “CLUB UNTER US” (Clube entre nós). Combinaram convidar mais alguns outros que gostassem de cantar, possuidores de boa voz, para formalizar a fundação em assembleia geral, que se realizou no salão da Confeitaria Katz, que funcionava num edifício de dois andares, até bem pouco existente, na esquina da rua XV de Novembro com a Alameda Rio Branco, e ultimamente ocupado pela mercearia CASA KIECKBUSCH, hoje demolido, servindo a área desocupada para estacionamento da Casa Flamingo. Esta assembleia realizou-se a 26 de maio de 1909. Secretariou a reunião o professor, poeta e tradutor Rodolfo Damm, que lavrou a respectiva ata da fundação tendo sida eleita nesta ocasião, a primeira diretoria, assim composta: Presidente: Ricardo Max Grothe; Secretário: RudolfoDamm. O primeiro dirigente do coro foi o Sr. Carl Flesch. Já no dia 5 de junho de 1909 a novel sociedade realizou sua primeira festa social com a apresentação do coro masculino que deleitou a seleta assistência com várias canções e recitações. A segunda noite de concerto vocal realizou-se a 24 de novembro do mesmo ano. O interesse dos sócios e componentes do coro masculino na sua atividade e atuação, aquilata-se pelo fato de que dentro do primeiro ano de existência da sociedade, foram realizadas neste período, seis reuniões de sócios para tratar de assuntos sociais e 11 apresentações públicas do conjunto coral. Desta forma, a sociedade ia se desenvolvendo nos anos seguintes na maior harmonia e camaradagem entre os sócios.No ano de 1916, no qual a sociedade, além de seu coro masculino, fundou também um coro feminino (o qual, porém, teve pouca duração), passou a se chamar “LIEDERKRANZ” (Círculo Coral), agremiação esta que mais tarde, quando da fundação da Sociedade Dramático-Musical “Carlos Gomes”, integrou-se nesta, formando uma das secções desta sociedade cultural. Sobre a atuação desta sociedade de cantores e suas apresentações, na época de sua existência autônoma, relata, com farta referência às documentações existentes, a Sra. Edith Kormann, em seu livro que brevemente sairá do prelo, onde substancialmente e em trabalho de exaustivas pesquisas, faz um profundo estudo sobre a vida cultural dos blumenauenses no âmbito teatral e do canto orfeônico. Apenas merece ainda aqui consignar que a presidência da referida sociedade foi exercida, pela ordem, e, sucessivamente, pelos seguintes senhores: R. M. Grothe, Richard Meyer, Ludwig Reinhardt e Franz Becker. – Os dirigentes do coro foram os senhores Carl Flesch, Josef Schwartz, Josef Teichmann, Ernst Drawin, Kurt Boettner e por último o maestro Heinz Geyer, segundo relatório feito no fascículo da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí, do ano de 1959.Blumenau em Cadernos. Tomo XXVII, julho de 1986, núm 7, P. 199. Blumenau: Fundação José Ferreira da Silva.
O Coro Masculino Liederkranz, após 105 anos, continua a tradição, a partir de um grupo de amigos que apreciam cantar.
Em 2010, com o objetivo de contribuir e participar de maneira direta e através do canto, no Oktoberfest Blumenau, ensaiaram um repertório especial, a partir de um musical, recriando sobre o palco, um Die Kleine Kneipe - um tipo de um pequeno bar, onde os amigos fazem um tipo de Stammtisch. Neste encontro, cantam, bebem e conversam. O espetáculo, foi batizado de "Show dos Velhos Camaradas" que inicia, exatamente quando os amigos entram no "Die Kleine Kneipe" cantando a tradicional canção Alte Kameraden (Canção alemã - escrita pelo Sr. Carl Teike - na cidade de Ulm, por volta de 1889).
No ano de sua estréia no Oktoberfest 2010, receberam o prêmio revelação do Oktober Zeitung. Desde então, o Coro Masculino Liederkranz participaram de todas as edições seguintes do Oktoberfest Blumenau com o Show dos Velhos Camaradas.
Vídeo da Entrada dos cantores no palco
No ano de sua estréia no Oktoberfest 2010, receberam o prêmio revelação do Oktober Zeitung. Desde então, o Coro Masculino Liederkranz participaram de todas as edições seguintes do Oktoberfest Blumenau com o Show dos Velhos Camaradas.
Vídeo da Entrada dos cantores no palco
Imagens de 2010 - Estréia dos Show dos Velhos Camaradas
Idealizado do Show dos Velhos Camaradas e idealizador - Sr. José Carlos Oechsler |
Ontem a noite, dia 30 de janeiro, a partir das 19:30h, estivemos com o Coro Masculino Liederkranz, durante mais uma realização do Show dos Velhos Camaradas no Sommerfest 2014 - na Vila Germânica. Foi o segundo e último show na edição da Sommer deste ano.
As imagens comunicam...Parte deste Show.Alguns dos coralistas do Liederkranz |
Alguns dos músicos que acompanha o Show dos Velhos Camaradas |
Em Breve, vídeos.
Uma tradição que dura 105 anos de atividades...
Coro Masculino Liederkranz
Ein Prosit!
Marcadores:
Blumenau em Cadernos,
Coro Masculino Liederkranz,
Liederkranz,
Show dos Velhos Camaradas,
Sommerfest
Assinar:
Postagens (Atom)