segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Musik in der Nacht

Guten Abend Freunde!!
Um pouco de música na noite...sucessos antigos e clássico do cancioneiro alemão.





Bis Morgen!!









quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Único dia de Oktoberfest Blumenau 2020 - O último - Contagem regressiva para Oktoberfest Blumenau 2021

Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt, no último e único  dia do Oktoberfest Blumenau, contando com a presença de sua folclorista Karina Marquardt Willrich, que reside em Nova Zelândia. 


No ano de 2020 o Oktoberfest Blumenau 2020 iniciaria no dia 6 de outubro e se prolongaria até o dia 25 de outubro. Em 27 de julho de 2020, o Prefeito de Blumenau - Mário Hildebrandt anunciou que, por cautela, e atendendo a lei estadual, a Oktoberfest Blumenau estava cancelada, acompanhando o fechamento de boa parte dos estabelecimentos comerciais e outros na cidade de Blumenau. Antes disso, em maio, a prefeitura havia anunciado o adiamento de outubro para novembro, e de acordo com a publicação do NSC contavam com a redução de público e que não teria a mesma "relevância financeira", palavras da organização, mas desejavam efetuar a edição, à exemplo da primeira edição, onde Antônio Pedro Nunes, o então Secretário do Turismo de Blumenau, apostou todas as fichas e correu o risco sozinho ao decidir a fazer a festa depois da grande enchente de 1984. Mas isso não aconteceu assim e a edição do Oktoberfest Blumenau 2020 foi cancelada.
Antônio Pedro Pereira Nunes
Com isto, houve uma divisão de opiniões sobre a decisão, pois a classe de músicos,  que já vinha sendo onerada, como outras que também o foram, durante o período de fechamento e isolamento social aplicado em função da pandemia, ficaram sem a renda que tinham como certa e se deslocaram para participar, de uma primeira edição de Oktoberfest criada dentro do Parque do Beto Carreiro World, localizado na cidade Penha - no espaço da "Vila Germânica", sob o assessoramento, entre outros, do ex Secretário de Turismo de Blumenau Norbert Mette.
A 1° Edição do Oktobefest no Beto Carreiro World de Penha, contou com a presença de músicos e bandas de Blumenau e região - que tocam, tradicionalmente, no Oktoberfest Blumenau, assessoria do ex Secretário de Turismo de Blumenau Norbert Mette e outros e, com a presença de muitas pessoas (Sem teste de Covid 19)no ambiente da "Vila Germânica" de Penha.
1° Oktoberfest na "Vila Germânica" de Penha - outubro de 2020.

Em Blumenau "aconteceu" um dia de Oktoberfest Blumenau 2020, não presencial, com uma Live apresentando o Show dos Velhos Camaradas, performance do Coro Masculino Liederkranz, sob a regência do Maestro José Carlos Oeschler. Nós fomos impedidos de circular nas proximidades do palco (coisa que sempre fazíamos desde a primeira apresentação do Show em 2010), por que não tínhamos feito o teste de Covid 19, o qual, todos que estavam envolvidos o fizeram (não fomos avisados). Conseguimos fazer algumas imagens do alto do camarote localizado nos altos do Setor 4. Antes de iniciar a Live, chamamos o grupo folclórico no qual dançamos - o Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt - para estar neste dia, próximo ao cenário do Oktoberfest Blumenau 2020 - o que poderia ter acontecido com outros grupos folclóricos e culturais, pois percebemos a movimentação normal no local - parte externa dos edifícios que compõe a Vila Germânica, com os dois ambientes de gastronomia, o Bar do Alemão e a BierVille abertos e com público normal. Estes estabelecimentos estão localizados dentro do Parque  Vila Germânica e contavam com um bom número de pessoas e com a presença de telões, para transmissão da Live do Show dos Camaradas, o qual aconteceu no interior e no palco do Setor 4. Ao consumirmos um chope no interior de um destes  dois estabelecimentos, um garçom nos perguntou se era para colocar na conta da organização. Estávamos trajados e fomos confundido com a organização. Respondemos que não.

A Live do Show dos Velhos Camaradas "significava" o encerramento do Oktoberfest Blumenau 2020, que não aconteceu. Também fazia alusão a contagem regressiva para a edição da festa no ano de 2021. Iniciou as 20h do dia 25 de outubro de 2020 e terminou as 22:00h, com o encerramento e o cortejo e deposição do caneco no local, onde ficará até a próxima edição. Cortejo, contando com a presença dos monges (coralista do Coro Masculino Liederkranz) e realeza do Oktoberfest Blumenau 2020 e 2021: Rainha Sasha Benner Bauer e as princesas Franciele Aline Schwanke e Giane Prochnow. 
Realeza do Oktoberfest Blumenau 2020/2021 - após a Live do Show dos Velhos Camaradas em frente ao palco do Setor 4.

Fizemos alguns registros para a história, de um mesmo ponto, até onde nos permitiram ir. Isso aconteceu somente durante a Live, pois ao encerrar a apresentação, chegamos juntos dos coralistas, no Setor 4, sem receios de transmissão do Covid 19 e fizemos mais imagens. 
Edição atípica com fatos para a história. Esta postagem ficará aberta e acrescentaremos imagens e dados posteriormente, para completarmos a História para pesquisas futuras.

As imagens Comunicam...





















Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt, no último e único  dia do Oktoberfest Blumenau, contando com a presença de sua folclorista Karina Marquardt Willrich, que reside em Nova Zelândia. 



Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt - à tardinha do 15 de outubro de 2020.

















Rodrigo Vieira - ensaiando a narração.




Cenário da Live.




Coralistas antes da entrada - mesas vazias, ambiente sem público.







































Han Jurgen Jopp e Jairo.



Claudio e Santana
















































































 Rainha Sasha Benner Bauer.

 Sasha Benner Bauer e as princesas Franciele Aline Schwanke e Giane Prochnow. 










Caneco guardado até a edição de 2021.











A Rainha  Sasha Benner Bauer e as princesas Franciele Aline Schwanke e Giane Prochnow. 














Vídeos
Jamais devemos esquecer que o palco do Oktoberfest Blumenau - antes de focar nos lucros - é o palco da cultura local e regional, por isso é diferente.
Registrado para a História - a partir do ano 2020.
Referências: