sexta-feira, 30 de abril de 2021

Casa Enxaimel - São Bonifácio SC

Ao vistarmos o município catarinense São Bonifácio, conhecemos uma história, quase inédita para nós, principalmente quando nos deparamos com um conjunto considerável de construções feitas com a técnica construtiva enxaimel,a qual, muitos acreditam existir somente no Vale do Itajaí. 
Como já foi apresentado neste Blog, em postagem anterior, listada no final desta, São Bonifácio está localizado na Grande Florianópolis, distando somente 80 Km. Está localizado na Região Hidrográfica 9 - Sul Catarinense na área da bacia/sub-bacia do Rio Tubarão. São Bonifácio contribui com um dos principais afluentes desta bacia hidrográfica, o Rio Capivari, considerado o maior afluente do Rio Tubarão em sua margem esquerda, e cujo Vale recebeu as primeiras nucleações de pioneiros alemães. Em nossa opinião, um dos fatores que contribuiu para sua história permanecer salvaguardado é sua localização geográfica. O acesso à centralidade do município se resume naquele feito através da  SC 435. Com isto, há um cenário histórico peculiar e original dentro de uma paisagem natural privilegiada, construído pelos primeiros pioneiros. Muitas vezes, em outras regiões do estado catarinense, se perdeu a originalidade e o encanto, pelo assíduo e facilitado contato e interferências externas, sem a devida regulamentação e controle através de uma legislação patrimonial e ambiental adequados, isso facilitado, também pela fácil acessibilidade.
Às margens da SC 435.
Às margens da SC 435.







Muitos destes pioneiros da região e de São Bonifácio, eram famílias de alemães oriundas da Colônia São Pedro de Alcântara, localizado em região com solo não muito apropriado para agricultura e pecuária
Observar o mapa abaixo feito por militares alemães, em 1905 das colônias alemãs no Sul do Brasil. A Colônia Theresópolis (formada pelos atuais municípios de  São Bonifácio e Águas Mornas), estava no mapa e foi fundada em 3 de junho de 1860, quando o governo imperial assentou  imigrantes alemães, oriundos da região alemã da Renânia e Westphalia. Sempre ciente de que a nação alemã surgiu somente em 1871.
Para compreender melhor, São Bonifácio  Águas Mornas formavam a Colônia Theresópolis, presente no mapa histórico de 1905 (acima) e que foi fundada em 1860 por 41 famílias de imigrantes alemães. O Stadtplatz da Colônia Theresópolis recebeu estas primeiras famílias e ao longo da história foram fundadas outras nucleações urbanas, tal como aconteceu no Vale do Itajaí. Isto aconteceu a partir de 1863, quando novas famílias de imigrantes alemães foram ocupando os vales do Rio Capivari e afluentes. Muitos colonos foram assentados nas nascentes do Rio Capivari, os vales do Cubatão, Cedro e São Miguel em direção a suas nascentes, povoando a região do atual município de São Bonifácio
Percorremos, em fevereiro de 2021, algumas destas estradas pioneiras, sempre recortadas por rios da bacia do Capivari, uma das principais características dos assentamentos dos alemães, junto aos vales e rios, também na Alemanha. Nesta sondagem observamos as tipologias características da casa enxaimel da região, adaptada e com influencia da casa colonial portuguesa, colonização predominante do litoral e de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis.
Enxaimel 

Enxaimel é a denominação da  técnica construtiva de madeira encaixada usada na estrutura de uma edificação. O início de seu período de  evolução é muito antigo e reporta ao período que o homem deixou de ser caçador e coletor e passou a ser agricultor e pastor, assentado em regiões com florestas densas, as quais, quase sempre, deveria derrubar para construir roças e pastos para o rebanho e com a matéria prima da madeira, construíam seus abrigos e casas. Esse processo evoluiu com a tecnologia ao longo dos séculos e da histórias das cidades e do urbanismo em vários locais do planeta onde aconteceu esta revolução social contando com a presença da floresta.  Explicamos este processo de maneira detalhada no livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel", publicado em 2019
Figura 32 do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".




A técnica construtiva resumidamente se caracteriza pela da estrutura independente feita de  madeira, completada com o fechamento, neste podendo ser usados materiais variados, sendo o mais usado pelos primeiros imigrantes alemães, no Brasil: madeira, pedra, taipa e tijolos maciços aparentes e ou rebocados. A sua tipologia volumétrica sofreu alterações ao longo do tempo histórico e também, variando de região para região - de acordo com sua geografia, materiais disponíveis e cultura predominante. Também explicamos este processo na publicação de nossa autoria citada anteriormente.

Enxaimel de São Bonifácio

O enxaimel que encontramos em São Bonifácio, de certa maneira, intriga-nos e seguiremos observando-o, pois apresenta características do enxaimel construído no Vale do Itajaí, no final do século XIX, sendo que este foi construído a partir da década de 30 do século XX, quando quase não se construía mais enxaimel no Vale do Itajaí e muito menos, na Alemanha, mesmo que nunca foi deixado de construir totalmente a técnica construtiva. Não com estas características, mas já com elementos agregados dentro daquela evolução tecnológica que mencionamos.
Comunidade de Rio Bonito - Massaranduba - Vale do Itajaí SC.

São Bonifácio SC.
Além da técnica aplicada, propriamente, estrutura e fechamento, destacamos a volumetria, que apresenta  influencia da casa colonial portuguesa, principalmente nas janelas tipo guilhotina, a "beira", a cobertura feita com telhas portuguesas ou com folhas de zinco, que na época do Brasil colonial, as de barro eram confeccionadas por escravos que usavam suas próprias coxas para moldá-las e também, pela estrutura do telhado, compostas por dois panos com pouca inclinação. Para criar um espaço adequado e aproveitamento do sótão, elemento indispensável na casa alemã e inviável com a estrutura de telhado provido com pouca inclinação modificaram estruturalmente a casa, aumentando os elementos verticais de madeira estrutural ultrapassando o nível do pavimento térreo acima - ocupando parte do sótão, em uma altura aproximada de um peitoril de janela. 
As casas enxaimel de São Bonifácio também apresentam uma estrutura munida de um número de caibros inferior ao da casa do Vale do Itajaí. Muitas vezes o elemento inclinado se resume a 4, distribuídos nas duas fachadas laterias, sendo  que as fachadas posterior e frontal são compostas somente com elementos verticais e horizontais. Isto deve ter relação com a disponibilidade de madeira no local da construção da casa. Madeira que também fechava, muitas vezes a empena das casas, com mais ou menos quantidade, algumas vezes fechando somente a parte superior das janelas dos sótãos. 

Estrutura

Madeira encaixada, com seção quadrada, formada por elementos horizontais, verticais e inclinados, variando sua quantidade de casa para casa. O volume resultante tem semelhança com a casa colonial portuguesa, a partir de um corpo principal de planta retangular, em alguns casos, munida de uma segunda construção, geralmente colocada ao lado, também com planta quadrada onde está a cozinha e o fogão de barro. Quase sempre é desprovido de varanda.

Fechamento

A maioria das casas que visitamos em São Bonifácio apresentavam seu fechamento feito com tijolos maciços aparente (externamente) e rebocado (internamente). A massa de liga e da junta, aparentemente, pela cor branca, era feita como no Vale do Itajaí, com cal virgem.
Telhado

Composto por estrutura de madeira, com dois panos de telhado com pouca inclinação. A cobertura geralmente usavam telhas colonias de cerâmica ou telha metálica de zinco. A estrutura mais leve do telhado também utilizava ripas de bambu. Na casa temporária, podem ter usados folhas e galhos, como aconteceu no Vale do Itajaí e também na origem desta técnica construtiva, que ocorreu no período neolítico.
Fundações

A grande maioria das casas foram construídas sobre pilaretes de alvenaria de tijolos ou pedras, ou mesmo somente sobre pedras, mantendo o assoalhos elevado do chão, o que favoreceria a sua longevidade, mantendo-o longe a umidade.
Piso

Piso característico de madeira fixado sobre a estrutura de madeira, a partir de tábuas beneficiadas, colocadas sobre barrotes estruturados sobre os pilaretes.
Aberturas

Portas e janelas de madeira. Sendo que algumas portas apresentam sua execução em madeira de maneira artesanal e manualmente, com apliques e desenho nas almofadas das portas externas,  munidas de bandeira, ou não. As portas internas, são simples, confeccionadas de tábuas de madeira, com vistas trabalhadas de maneiras artesanal e de grande espessura se comparadas às vistas atuais.
As janelas seguem tipos conhecidos, com e sem influencia da casa colonial portuguesa, com ou sem a presença de vidros, com ou sem folhas de madeira maciça. Em casas mais simples, como aconteceu em várias regiões do Brasil e também, na Alemanha, as folhas de fechamento das mesmas eram feitas somente de madeira. Em outras, onde se poderia gastar um pouco mais - eram usadas folhas de abrir com a presença de vidros, somente. Também através da influencia da arquitetura lusa, na região, há janelas do tipo guilhotina, como vidro. Em determinadas casas podem-se encontrar os três tipos de janelas. 
Com janelas tipo guilhotina - influencia da arquitetura lusa.





A seguir, alguns exemplos registrados com respectivos comentários.

1 - Edificação no Caminho, antes de chegar na sede do Município.
Estrutura com pouca madeira e desprovida dos elementos inclinados. Simetria da fachada, com aberturas em madeira. Telhado de telha metálica.

Empena de madeira, completa de madeira.





SC 435 - acesso à São Bonifácio SC.

2 - Edificação no Caminho, antes de chegar na sede do Município.

Estrutura com poucos elementos de madeira, desprovida do elemento inclinado. Aumento das paredes através do alongamento dos elementos verticais, para aproveitamento do sótão. Duas águas, com panos de telhado com pouca inclinação. Telhas coloniais portuguesas de barro. Aberturas de madeira, sendo que as janelas são dotadas de duas folhas de abrir.


3 - Edificação no Caminho, antes de chegar na sede do Município.
Estrutura composta somente com elementos verticais, cujo fechamento é feito com tijolos maciços, com tons diferentes a partir de sua queima. Característica da Arquitetura alemã  Backsteinexpressionismus - link no final desta postagem.

Edificação com características de que foi feita em
 duas etapas. Aberturas de madeira.

4 - Edificação no Caminho, passando a sede do Município em direção à comunidade de  Santo Antônio.
Aberturas de madeira, com janela guilhotina e vidros. Detalhes e decorativismo nos peitoril através do assentamento dos tijolos.

Estrutura desprovida dos elementos inclinados. Extensão dos elementos verticais em direção ao sótão, caracterizando seu uso.

Fechamento com tijolos maciços aparentes, com massa
e fugas feitas com cal virgem.

Fundações a partir de pilaretes de tijolos.

Telhado com estrutura de madeira e cobertura de telhas colonias de barro.

Janela tipo guilhotina.
                            









O jardim com o mesmo layout do jardim da casa rural do Vale do Itajaí, contanto com a presença de um caminho simétrico que acessa a estrada, geralmente era  ladeado com canteiro de flores.

5 - Casa Soleneide Gervin Zanelato - Atual Grummelwald - Propriedade Família Stock - Que está em fase de recuperação

Construída na década de 1940.
Planta retangular, da edificação principal, com o acréscimo do anexo para a cozinha, estas com aberturas diferenciadas - janelas guilhotina com folhas de abrir de madeira. Telhas cerâmica tipo colonial portuguesa.

Fechamento de tijolos maciços aparentes.

Prolongamento dos elementos de madeira verticais para aproveitamento do sótão - caracterizando a existência da mansarda, característica da casa alemã - necessário em função da pequena inclinação dos panos de telhados.

Elevando do chão, para evitar a umidade. Assentada sobre pedras e pilaretes de tijolos.

Holznagel - pregos de madeira.

Portas de madeira.

Vedações de tijolos maciços rebocados internamente.


Interessante revestimento das paredes internas com
 madeira, até uma determinada altura.
Locais para guardar roupas, na ausência de mobiliário.

Espaço da cozinha.

Poço.
Fogão à lenha - interessante que o local de alimentar o fogo é de um lado e o forno do outro lado - Segurança no manuseio.

Mansarda - Sótão com espaço útil.


                                                                              
Aberturas de madeira providas com duas folhas de abrir de madeira. Estrutura sem o elemento de madeira inclinado nas fachadas frontal e posterior.

Janelas do sótão, com uma folha de madeira, com pequena empena de madeira e aquela parte sob as janelas com revestimento de tijolos maciços aparentes.

Esta edificação histórica de São Bonifácio está sendo recuperada. Obras iniciaram em 19 de abril de 2021. Exemplo positivo.
Projeto.
Projeto.
Projeto.






6 - Casa Vô Francisco - Ademar Vergin - Ano 1947
Aberta à visitação.
Edificação construída com a técnica construtiva semelhante àquela usada no Vale do Itajaí no século XIX, com adaptações locais, construída por Francisco Gervin após o término da 2° Guerra Mundial - Ano de 1947. Atualmente residem na casa, o neto Ademar Gervin e sua esposa Madalena Schmidt Gervin. A edificação histórica foi restaurada com o apoio da Prefeitura Municipal de São Bonifácio.
Vídeo

Madalena Schmidt Gervin e Ademar Gervin. na varanda de sua casa restaurada.
"Serradores de tábuas e caibros", carpinteiros, provavelmente para construir sua casa de estrutura encaixada. Detalhes da propriedade  "Casa Vô Francisco".
    
                                               

Piso de tábuas de madeira.



Escada para o sótão.

Retratos dos antepassados na parede.

Edificação presente na propriedade, também construída com a técnica construtiva enxaimel.

Tipologia típica, com aberturas de madeira e cobertura revestido por telhas coloniais portuguesas.






Sótão.









Estrutura com volumetria característica da casa enxaimel de São Bonifácio. Fechamento de tijolos maciços aparentes e aberturas de madeira. Cobertura com telha colonial portuguesas cerâmica. Observar que uma janela e uma porta foram fechadas.




7 - Casa Gilso Bruchner
Esta tipologia enxaimel de São Bonifácio, tem além do telhado coberto com telhas cerâmica coloniais portuguesas e as janelas guilhotinas, e planta com influência lusa, onde a varanda não é anexada ao corpo da casa mas sim fica embutida no corpo principal, característica que também já foi uma adaptação da casa portuguesa para a colonial brasileira "a Casa Grande". Estes ambientes externos, geralmente eram o "quarto de visita" para aqueles que viajavam e era um "dever" não negar "pouso" e comida a estes nas residencias, poucos no caminho deste.

O elemento estrutural inclinado, como a maioria das edificações que registramos está somente nas fachadas laterais. A varanda lateral foi anexada posteriormente. Floreiras nas janelas tipo guilhotina, semelhante aquela encontrada e desenvolvida pelos letos na serra catarinense. O sótão é aproveitado, não como ambiente mas para depósito, uma vez que não apresente pé direito adequado, mas tem janelas nas empenas.

Possui a característica simetria da fachada.

Fechamento com  tijolos maciços aparentes.

8 - Casa J. E Beumer - de Roseli Beumer

Construída na década de 1950 - outra tipologia histórica muito recente, no entanto construída com a técnica usual do século XIX do Vale do Itajaí. Isso é muito interessante. Observar que a planta e a espacialização tem muito da casa luso adaptada em solo brasileiro. Neste caso a grande varanda em "L". A planta do corpo principal é a mesma, com forma retangular, simetria nas fachadas, elementos verticais que se prolongam até o sótão para aumentar sua altura.

A estrada na paisagem.

9 - Casa Eli Dero - Vanildo
Casa com estrutura enxaimel com poucos elementos de madeira. Fechamento com tijolos maciços aparentes e fachada principal simétrica. Tem uma grande varanda em "L", característica da casa lusa adaptada para o Brasil. Aberturas em madeira, sem a presença do vidro. Janelas com folhas de abrir de madeira.

Estrada e paisagem.

10 - Casa Leonardo Doerner

Edificação construída em 1945.
Tipologia construída com a técnica construtiva enxaimel com uma arquitetura bem eclética. Prima pela simetria da fachada desprovida dos elementos de madeira estruturais inclinado. Apresenta dois corpos, cobertos pelo mesmo telhado, que não apresentam as duas águas como é usual na casa alemã, mas sim, as 4 águas, também encontrada na casa lusa regional adaptada para o Brasil. Também encontrada na casa grande do Brasil colonial.
Aberturas em madeira, com a janelas tipo guilhotina com vidro sem as folhas de abrir em madeira. Elemento decorativo interessante a partir de treliça, muito comum em casas alemãs, e que sugerimos na recuperação da Casa 5 - Soleneide Gervin Zanelato.
Casa com cobertura formada com 4 águas, característica da casa colonial brasileira - "Casa Grande", a partir da casa lusa.

Engenho Iguape - Pernanbuco  - Casa  Grande Colonial.



Caminho e paisagem.

11 - Casa Waldir Heinsen

Construída em 1930 e atualmente a casa não está habitada como as demais e conta com a retirada de parte de construções que existiam junto, dentro da propriedade. Também apresenta características da casa luso brasileira, como o telhado 4 águas com pouca inclinação. Diferentes da maioria das edificações que registramos esta apresenta o elemento estrutural de madeira inclinado na fachada posterior. Aberturas de madeiras, com janelas munidas de duas folhas de abrir de madeira. Telhas coloniais portuguesas cerâmica.

Fechamento com tijolos maciços aparentes, com detalhes decorativos sobre as aberturas, a partir do assentamento dos tijolos.

Outras construções existentes nas proximidades da casa.


Neste registro, está a construção que foi retirada do conjunto. Talvez o espaço da cozinha.


Caminho e paisagem.

Caminho e paisagem.

12 - Casa Teobaldo Doerner

Casa muito peculiar com muitos elementos decorativos, construída em 1939. O que nos chamou a atenção foi o guarda corpo da varanda, muito característico da casa construída pelo alemães e seus descendentes. Vimos em nossas pesquisas - na Alemanha que este é o resultado de uma evolução de técnica que teve início no período neolítico, na região do Vale do Danúbio - na Alemanha, usando carvalho e salgueiro nas cercas para prender o rebanho de animais domesticados. Com o passar dos séculos, foi usado em outros elementos da arquitetura. Observando o conjunto, é uma casa típica local, como descrevemos até aqui, com telhado de duas águas, espaço da cozinha separado, aberturas de madeira, com janelas com folhas de madeira de abrir adornada com  ampla varanda que integrou todo o conjunto através deste elemento horizontal que representa o treliçado.
Evolução milenar.

Inscrição sobre a porta principal.



Conta com a presença da mansarda.



Gerações da família Doerner.


Frau Doerner.

13 - Casa Oswin Roesner

A típica casa local, com o uso do sótão viabilizado com o prolongamento dos elementos estruturais de madeira verticais. Simetria da fachada que contém os elementos de madeira inclinados. Fechamento com tijolos maciços aparentes, munidos de cores diferentes, lembrando o Blaksteinimpressiunismus da arquitetura alemã. Observar que quase todas estas casas tem um banco na frente ou ao lado. Para descanso e contemplação. Aberturas de madeira, contando com janelas com duas folhas de abrir de madeira e a características porta central caracterizando a simetria. As janelas receberam o acréscimo do vidro temperado, na parte interna. Foi construída em 1930.


Acesso ao sótão.

                                                 
                                 
14 - Casa Edite Petersen do Nascimento

Foi construída em 1900 e está localizada na comunidade de Rio Poncho. Curiosamente a fachada frontal, provavelmente construída com vedações de tijolos maciços foi rebocada e recebeu a cor verde. Nas demais fachadas, os tijolos permaneceram aparentes. As aberturas são de madeira, janelas com características marcante das janelas da casa lusa, ou portuguesa, presentes nas cidades litorâneas do Estado de Santa Catarina. O telhado tem 4 águas, outra característica da casa portuguesa colonial. Através do prolongamento de uma das águas do telhado, a frontal, criou-se uma varanda, com guarda corpo de madeira, ornados com formas de arabescos, característicos das casas enxaimel do  Vale do Itajaí.
Janelas guilhotinas com as casas coloniais portuguesas do litoral catarinense.

Fachada litoral com tijolos aparentes.

Estrutura enxaimel com a presença dos elementos de madeira inclinados.




15 - Casa Celso Petersen- Evaristo

Outra tipologia com muitas características da antiga casa colonial portuguesa no Brasil, no período econômica da cana de açúcar, onde havia uma varanda embutida no corpo principal da casa. Aberturas de madeira com janelas do tipo guilhotina usual na casa colonial portuguesa. Porta com bandeira e duas folhas de abrir. Casa construída em 1949.
Toda estrutura de madeira desprovida dos elementos inclinados. Fachada principal marcada pela simetria. Aberturas de madeira com janela tipo guilhotina. Telhado em duas águas, com cobertura de telhas coloniais portuguesas cerâmica. Sótão acessível somente para depósito, pela ausência de maior inclinação do telhado e extensão dos elementos verticais. Vedações de tijolos maciços aparentes.
Casa Grande de Engenho - Brasil Colonial.
16 - Casa Nilo Dero
Uma das tipologias mais antigas de São Bonifácio, que registramos em fotografia, construída na década de 1890. Além da estrutura enxaimel, se caracteriza por ter planta retangular, varanda frontal, telhado com duas águas coberto com telhas cerâmicas tipo colonial portuguesa. Aberturas de madeira, com janela de abrir - duas folhas - de madeira. 
Ao observar a casa, é evidente a semelhança do telhado com casas coloniais portuguesas dos séculos XVII, XVIII e XIX, construídas no Brasil.
Casa colonial brasileira, com telhas coloniais.





17 - Casa Célio Idilo Schmoeler
Com a estrutura enxaimel característica de São Bonifácio, desprovida dos elementos inclinados. Empena completamente de madeira e com pouca altura no sótão. Fechamento com tijolos maciços aparentes. Aberturas de madeira. Foi construída na década de 1950.

Aberturas não são as originais da construção. Tipologias e materiais atuais.


Caminhos e paisagem

Caminhos e paisagens. 

18 - Casa Ingo Dero

Possui as típicas características da casa enxaimel de São Bonifácio construídas entre as décadas de 1930 até 1950. Foi construída em 1948. Estrutura de madeira encaixada, telhado de duas águas cobertos por telhas cerâmicas coloniais portuguesas, fechamento de tijolos maciços aparentes e aberturas de madeira.
Na propriedade, também registramos em fotografias uma antiga atafona, moinho e descascador de arroz, que beneficiava os grãos da propriedade e raízes, como também, da comunidade.
Varanda na frente da edificação que está voltada para o rio e de costas para a estrada. Talvez quando foi construída - a acessibilidade era feita através da navegação fluvial.


A casa recebeu um anexo com uma posição diferente - se observado as cumeeiras do telhado. Janelas de madeira, duas folhas, completadas por janelas guilhotinas.

O anexo, mais recente é quase totalmente desprovido de estrutura de madeira. Sua estrutura, do corpo é de tijolos maciços autoportante.

Sótão usado para depósito. Pé direito pequeno para uso como ambiente da casa.







Instalações da indústria de transformação dos alimentos.


Vídeo
19 - Casa  Sidnei Folster

Não repetiremos as principais características da casa enxaimel de São Bonifácio, pois segue um tipo, passando a ideia de que eram as mesmas pessoas, em mutirão, que as construíam. Esta foi construída em 1940.












20 - Casa Evaldo Schug

Também construída em 1940. Apresenta uma distribuição dos elementos estruturais de madeira diferentes da tipologia predominante. Também conta a ausência do elemento de madeira inclinado. aberturas em madeira com janelas com folhas de abrir de madeira. Há um anexo no corpo principal com planta retangular, coberto, com o prolongamento de uma das águas do telhado. Fachadas marcadas com  a simetria.


Desenho da composição da estrutura encaixada diferenciado e simétrico. Janelas de madeira.
21 - Casa Lindolf Meisler (Natália)

De difícil acesso. A fotografia foi feita da estrada. Aparentemente contém as características predominantes da casa enxaimel de São Bonifácio, com o anexo da cozinha. O conjunto de 2 panos telhados da casa principal apresenta uma inclinação mas acentuada do que aquela usual nas demais tipologias do local, Aparentemente, as telhas também parecem ser planas, fazendo crer que predominou a originalidade das casas alemãs.
Caminhos e paisagens.


22 - Casa 



Janela guilhotina.
23 - Casa Stock

Apresenta as mesmas características das casas enxaimel de São Bonifácio com alguns diferencias.


                     
Portas externas trabalhadas com almofadas. Janela de madeira  com duas folhas.


                                
                                
Porta com bandeira de vidro.
         
Encaixes.

                        
Argamassa de cal virgem.

Caminhos e paisagens.



Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Em Construção!!