terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Ateliê de Planejamento Regional Urbano - Arquitetura e Urbanismo - UNIDAVI Rio do Sul SC

A turma do 8° Semestre com a presença do Reitor Professor Célio Martinhago.
Nós somos professores para nos reciclar, renovar, rever, reler, conhecer outros espaços e ver com outros olhares - além de tudo o mais. Todo início de um novo semestre, temos esta cara oportunidade no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIDAVI - localizada na cidade de Rio do Sul e emprestamos nosso maior tempo de experiencia, nas trocas de uma sala de aula - neste semestre que finda - dentro da disciplina Ateliê de Planejamento Regional Urbano, com 25 acadêmicos ou aspirantes à tornarem-se arquitetos urbanistas.

O que seria Planejamento Regional?

Arquitetura é a ciência, a técnica, a sensibilidade e percepção, que a partir de dados atualizados de um determinado espaço, torna-o adequado para as práticas das atividades a serem desenvolvidas em seu interior, por uma determinada sociedade no tempo presente  - a partir e com respeito a este mesmo espaço, com planejamento e sustentabilidade. 
O tamanho do espaço pode variar entre a área de um lavabo até a área de uma região formada por uma rede de cidades. Que seria o tamanho do espaço estudado pelos acadêmicos do 8° Semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIDAVE localizada na cidade de Rio do Sul. Este projeto regional, além de observar propostas de infraestruturas regionais que podem ser construídas a partir da rede de cidades formadoras desta região, pode também criar diretrizes com foco no desenvolvimento ordenado regional a partir de determinadas organizações espaciais a partir de um projeto regional.
Para isso, a a exemplo do Projeto Urbano, o trabalho - feito em equipe - é desenvolvido em três partes: Pesquisa, Diagnóstico e a Proposta. A turma foi dividida em 3 grupos de pesquisadores e foram orientados a formar sua rede de cidades, com as cidades próximas a sua cidade de origem. São muitos os acadêmicos de cidades localizadas no Alto  Vale.
Apresentamos aqui, parte resumida de seu trabalho e imagens de sua apresentação na forma de Seminário, no último dia de aula desta disciplina que aconteceu no dia 28 de novembro de 2019.
Vídeo
1° Equipe
 Emily Piovezam da Motta
Giovana Klug
Juan Gustavo Ronchi
Mateus R. Duarte
Renata Lais Hoffmann
Tamires Gutz
Thalia Cristina Weber
Thatiane Aline de Quadra
Victor Barros

Projeto Regional: Intervenção Urbana Regional - Alto Vale do Itajaí  - Rede de Cidades: Agrolândia, Atalanta, Aurora,  Ituporanga, Lontras, Petrolândia e Rio do Sul
Metodologia 
A metodologia adotada para a elaboração do projeto de intervenção regional urbana, foi diversificada para atender diferentes áreas, dentro das mais variadas áreas da ciência. Para isso, inicialmente fora efetuada a coleta de dados atualizados sob vários aspectos e áreas científicas relacionados às áreas sociais, políticos, sócio-culturais e históricos da rede de cidades estudadas, os quais foram analisados e usados para delinear um diagnóstico que forneceu diretrizes para esta proposta de intervenção regional. Os trabalhos relacionados a formulação desta proposta foram debatidos entre os membros da equipe de pesquisadores, sendo definidas as principais intervenções, e após sua definição, as atividades de desenvolvimento, na forma de projeto, foi dividida entre os membros da equipe e agrupadas para serem apresentadas de maneira conjunta

Justificativa
Para a elaboração da proposta de intervenção urbana - na escala regional - faz-se necessário conhecer aspectos socioeconômicos, culturais, históricos, geográficos e espaciais dos municípios que fazem parte da rede de cidades - com dados atualizados, para que a equipe consiga elaborar uma proposta atualizada, em escala regional, adequando questões urbanas regionais relevantes a todas as cidades formadoras da rede de cidades que compõem o território deste estudo e que através desta proposta, vem minimizar conflitos e problemas espaciais, sócio econômicos e até mesmo culturais, que envolvem o meio formado pelas paisagens naturais e construídas. Após a etapa da pesquisa e do diagnóstico, a partir dos dados pesquisados atualizados, destas cidades, foi possível elaborar a etapa de proposta para suprir as necessidades desta rede de cidades. Através do projeto proposto será possível melhorar 

Objetivo 
O principal objetivo é desenvolver os municípios formadores da rede de cidades estudada através de modificações positivas sob aspectos sociais, culturais, econômicos, antropológicos e históricos. Após a coleta de dados foi possível desenvolver uma proposta de projeto que propõe melhorias, baseadas nas necessidades identificadas nesta rede de cidades .

Objetivos Específicos
  • Ampliar os modais de transporte entre as cidades da rede de cidades;
  • Desenvolver o turismo nas cidades que compõem a rede de cidades; 
  • Introduzir o tombamento de edificações históricas; 
  • Introduzir o modal ferroviário para escoamento de produtos; 
  • Desenvolver a economia das cidades que fazem parte da rede de cidades; 
  • Recuperar a verdadeira história de cada local; 
  • Recuperar as tradições culturais das cidades; 
  • Melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Conclusão
Através de uma percepção na escala regional obtida através de coleta de dados atualizados e estudados através de uma pesquisa efetuada nos municípios formadores da rede de cidades - parte um e dois deste projeto de revitalização urbano regional - formado por três partes - foi possível refletir sobre as necessidades sob a escala regional com impacto local, contribuindo para a elaboração desta proposta - parte três - de requalificação e melhorias para o espaço regional e seus caminhos e infraestrutura. 
Concluímos que o ideal para a organização do espaço das cidades e também regional é necessário o burilar em todas as as escalas de intervenção, daquela da figura humana até a escala regional, para que possamos ter espaços melhor resolvidos e com isto, a diminuição dos conflitos de várias naturezas e em diversos espaços, inserido na cidade ou mesmo dentro de uma rede de cidades.
Neste trabalho em especial, a equipe percebeu através do diagnóstico, de que além dos potenciais naturais que fomentam a visitação e momentos de lazer também ao residente, a região é deficitária de acessos, logística e transporte público - cuja parte principal desta proposta foi pautada nesta questão, tornado a região munida de uma infraestrutura única que interliga todos os municípios parte da rede de cidades estudadas e contemplada com esta proposta.

2° Equipe

Annelise Silveira Ramos
Bruna Letícia Lopes
Carolina Detzel
Daniela Bodnar
Gratchieva Losi
Jackson Ricardo Rosa
Mariane Steiner
Mayara Scheimann Garcia

Projeto Regional: Intervenção Urbana Regional - Alto Vale do Itajaí  Rede de cidades: Rio do Sul, Rio do Oeste, Laurentino,  Pouso Redondo, Taió e Salete

Apresentação

Este é a parte gráfica textual do Projeto de Intervenção Urbana Regional para o Alto Vale do Itajaí, mais especificamente, para a Rede de Cidades formada pelos municípios:  Rio do Sul - a cidade polo -, Laurentino, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Taió e Salete, composto por três partes: Pesquisa Diagnóstico e Proposta. A rede de cidades estudada está localizada no Alto Vale do Itajaí, estado de Santa Catarina, sul do Brasil.
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A região estudada neste projeto de revitalização tem a cidade de Rio do Sul como pólo social e econômico da região, a qual faz divisa com Laurentino – à oeste –. Laurentino é conhecido pelo viés religioso e pela tradicional Festa do Queijo, que faz divisa com a cidade de Rio do Oeste. Rio do Oeste foi colonizado pelo pioneiro Luiz Bertoli e tem as cidades de Pouso Redondo e Taió como confrontantes. Pouso Redondo teu seu território cortado pela rodovia BR-470, segregando a cidade em duas partes. Taió, por sua vez, é o segundo pólo social e comercial da região. Apresenta potencialidades e o perfil para se tornar o pólo principal. O conjunto de cidades é finalizado com o município de Salete, outro centro religioso, dotado de potenciais regionais e culturais importantes. 
Os municípios, com exceção de Pouso Redondo, estão localizados em uma região suscetível a enchentes e inundações, com a predominância de cotas baixas formadoras de sua topografia, relevo topográfico natural modificado sem a presença de critérios, impermeabilização do solo sob vários aspectos e desmatamento de encostas e topos de morros, bem como, da mata ciliar junto às margens de rios e ribeirões.
A ocupação dos espaços desta região aconteceu de maneira espontânea à medida que a sociedade mudava suas práticas e usos do solo desprovido de acompanhamento técnico e planejamento urbano. Naturalmente se faz necessário um reordenamento e projetos urbanos para adequação de vias e legislações pontuadas e adequadas à paisagem construída e natural da região estudada. As legislações relacionadas aos Planos Diretores das cidades desta rede de cidades estudada, não preveem projetos regionais de médio e longo prazo. 
Cada um dos seis municípios foi detalhadamente estudado através das duas primeiras partes deste projeto de revitalização - pesquisa e diagnóstico -, pensado dentro de diversas áreas, com coleta de dados atualizados, como também, foram feitas pesquisas in loco. A proposta apresentada - terceira parte deste projeto -, é resultante da análise dos dados levantados na pesquisa, através de sua análise e diagnóstico.
Isso foi possível mediante a percepção, com base nas questões levantadas, de que se fazia necessário promover adequações dos acessos, roteiros e conexões entre as cidades que formam ou estão adjacentes à área de estudo. Todas as iniciativas formalizadas nesta proposta, tiveram foco para o desenvolvimento da cidade, orientando e determinando os locais adequados para edifícios históricos, equipamentos urbanos, áreas de lazer e espaços verdes de um modo geral, bem como, a proposição para a valorização da vocação natural de cada ambiente bem como valorizar a identidade local de cada um dos municípios da rede de cidades estudada.
O projeto de intervenção urbana regional proposto neste trabalho, procurou intervir observando a escala regional, abrangendo os municípios formadores como uma unidade com foco no desenvolvimento e nas melhorias espaciais e de acessos comuns a todos, destacando a continuidade da paisagem urbana e a melhor organização dos elementos existentes que a compõem, como também a proposta de novos elementos - na escala regional, para suprir deficiências e adequar o espaço regional  atual, para melhor organização, espacialização, logística de pessoas e produtos e também áreas de lazer, não somente aos residentes na região, mas também contando com os visitantes.

Justificativa

A sociedade está suscetível às mudanças, de acordo com a evolução tecnológica e de suas práticas sociais no espaço no qual vive, independente da escala - do bairro à região. Os espaços das cidades devem ser adequados e orientados ao novo uso social a fim de evitar problemas futuros ou mesmo, criando novos espaços e alinhando-os aos novos usos evitando e minimizando assim, os conflitos e maus usos, a partir de um plano de intervenção urbana e regional - que é a presente proposta deste trabalho. 
Este se justifica mediante a importância do planejamento espacial urbano dentro de uma região, garantindo a qualidade de seus espaços diante das mudanças citadas. Além disso, na escala regional, a intervenção urbana regional pode ser uma forma prática de dividir as contas de investimentos públicos com gastos comuns na construção de infraestrutura, meios de atrair divisas e melhorias regionais e de preservar e valorizar pontos que podem trazer, também benefícios para toda a região através de um projeto comum. 
Sendo assim, a partir de uma rede de cidades, os gastos com infraestrutura de usos comuns dos municípios, atrativos a partir de humanização, valorização e divulgação de pontos afins e espaços com destaques regionais, podem ter seus investimentos reduzidos quando planejado e implantado em escala regional contando com o investimento coletivo para o mesmo projeto ou proposta executado e também a facilidade de repasse de verbas governamentais, em escala estadual e federal.
Para desenvolver este projeto, foi necessário conhecer o processo que modulou o quadro atual da região estudada, bem como, obter informações atualizadas quantitativas, espaciais e sociais desta, para que a equipe pudesse elaborar, a partir da análise destes dados, o diagnóstico, e por fim a proposta. 

Objetivo

O objetivo principal deste trabalho é efetuar terceira parte deste – a proposta - do anteprojeto de Intervenção Urbana Regional para uma rede de cidades do Alto Vale do Itajaí composta pelos municípios: Rio do Sul, Rio do Oeste, Laurentino, Pouso Redondo, Taió e Salete.  

Objetivos Específicos
  • A partir da proposta a equipe buscou sanar os seguintes objetivos específicos: 
  • Desviar parte do fluxo de veículos da BR-470 para a SC-350, através da adequação de vias existentes e a releitura da hierarquia das vias;
  • Munir a área estudada de ciclovias e de transporte público periódico, que liguem as cidades e os atrativos que as mesmas apresentam;
  • Dar visibilidade, através do projeto do espaço, ao deslocamento do pedestre e do ciclista;
  • Remodelar os acessos às cidades, tanto quanto seus trevos de ligação e distribuição, viabilizando a segurança de ciclistas, pedestres e motoristas;
  • Humanizar as vias da área estudada através de propostas paisagísticas, acréscimo de equipamentos urbanos e adequações espaciais;
  • Reavaliar a distribuição de tráfego automotivo e cicloviário, sentido das mãos e suas hierarquias, nas vias existente na área de estudo e também propor novas vias - principalmente as cicloviárias, a fim de resolver pontos nodais e diminuir conflitos de tráfego de pedestres, bicicletas e automóveis;
  • Criar ambientes públicos urbanos que estimulem a interação das pessoas e também, novos usos, que fomentem a importância das tipologias arquitetônicas existentes na região;
  • Recuperar e preservar as APP’s (Áreas de Preservação Permanente) presentes na área estudada;
  • Aproximar a população dos potenciais naturais através de trilhas ecológicas e ciclovias; 
  • Sugerir novas práticas para os Planos Diretores, adequando-o às vocações regionais; 
  • Criar pontes que passem por cima da BR 470 em Pouso Redondo, para conectar os dois lados da cidade;
  • Planejar um viaduto para aliviar e desviar o fluxo de veículos da BR-470 que cortam a cidade de Rio do Sul.

Conclusão

O presente trabalho foi elaborado para a disciplina de Ateliê de Planejamento Urbano e Regional, sob orientação da professora Angelina Wittmann, pautado em três partes: Pesquisa, Diagnóstico e Proposta. A proposta desenvolvida foi de elaborar um anteprojeto de intervenção urbana regional para a rede de cidades, composta por Rio do Sul, Laurentino, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Taió e Salete.
O resultado foi uma resposta natural as duas primeiras partes do trabalho, relacionados à área de estudo: a pesquisa – levantamento de dados atualizados sob vários campos da ciência, caracterizando a importância da equipe e do trabalho interdisciplinar na questão dos espaços da cidade; o diagnóstico - análise dos dados levantados na pesquisa destacando condicionantes, deficiências e potencialidades do espaço da área estudada, considerando a sociedade atual que nele vive.
Este trabalho também ocorreu para que se pudesse entender que o Urbanismo é o estudo das relações entre a sociedade (cultura, tradição, poder, trabalho, história) e o espaço no qual esta sociedade vive e interage (ruas, construções, limitações geográficas), dentro do recorte atual de tempo.
A proposta buscou adequar os vários elementos presentes na paisagem regional, os quais, espacialmente se inter-relacionam, aos novos usos e práticas da sociedade atual. As observações levaram ao reconhecimento dos caminhos, sugerindo novos, melhores e mais adequados a sociedade atual. Além dos parâmetros de infraestrutura e de cultura, foram analisados os elementos que contemplam o conjunto arquitetônico religioso – atualmente desvalorizados em meio a paisagem.
Ao realizar a pesquisa, pôde-se aprofundar os conhecimentos da historicidade, no âmbito da evolução da região e a conexão entre as mesmas ao longo dos tempos. O projeto e a pesquisa puderam contribuir para que futuros pesquisadores, urbanistas e acadêmicos possam desenvolver conhecimento buscando referências históricas, compreendendo a cronologia e as características da evolução da região e de sua arquitetura. Estudar a malha urbana deste perímetro e lançar esta proposta de intervenção se fez importante a fim de saber projetar para as pessoas, idealizando o futuro, mas sempre respeitando o passado.
O olhar da equipe de pesquisadores para a área estudada é diferente do início deste para seu final, dentro deste processo. Conclui-se, então, que a área apresenta um potencial religioso, arquitetônico e natural, que visa uma continuidade histórica, cultural e urbana, fluindo naturalmente dentro da equipe interdisciplinar, considerando as várias ciências da historia, economia, geografia, geologia, sociologia, engenharias e urbanismo para a elaboração desta proposta.
Em síntese, conclui-se que o urbanismo pode ser aplicado, em diferentes escalas dentro dos espaços comuns, sob diferentes objetivos. Pode ser desde a intervenção de uma praça central de uma pequena cidade, ou de sua centralidade, ou ainda, através do desenho de um bairro, ou até mesmo, de uma cidade, lembrando dos grandes urbanistas como Le Corbusier e Lúcio Costa. Mas aqui, nesta proposta, teve-se que conhecer um pouco - minimamente -, uma rede de cidades, caracterizando uma região e a partir de seus dados e expectativas sociais, propor sob o olhar do Urbano, espaços comuns - na escala regional -, uma proposta que atenda as diferentes sociedades de cada uma das cidades que compõem o conjunto, de maneira integrada e em conjunto. De fato é um grande desafio, mas há ciência, que se tivessem mais iniciativas como está, junto às iniciativas dos órgãos públicos, haveriam ambientes comuns mais saudáveis e agradáveis, estimulando a economia pública.

3° Equipe
Adriana Hoffmann
Bianca Fistarol Gonçalves
Djenifer Fernanda Marian
Emanuela Bilk Lopes Janaína Possamai
Jaqueline dos Santos
Jéssica Odorizze
Michele Resendes

Projeto Regional: Intervenção Urbana Regional - Alto Vale do Itajaí  Rede de cidades:  Rio do Sul, Lontras, Ibirama, Presidente Getúlio, José Boiteux e Vitor Meireles

Apresentação

Este Projeto de Intervenção Urbana Regional para o Alto Vale do Itajaí envolve a rede de cidades compostas pelas cidades de: Rio do Sul (260,97 km²), Lontras (198,4 km²), Ibirama (246,7 km²), Presidente Getúlio (295,6 km²), José Boiteux (405,5 km²) e Vitor Meireles (371,6 km²). 

Para adequar propositivamente soluções projetuais - intervenções urbanas -  para uma rede de cidades é necessário que a equipe técnica, a partir de várias áreas da ciência, atualize dados sociais, geográficos, culturais e econômicos - aqui chamada de Pesquisa, para que possa, a partir da análise desta, delinear um diagnóstico na escala regional, a fim de elaborar um projeto de intervenção regional adequado à realidade atual das populações que vivem nesses seis municípios, integrantes da  rede de cidades estudada, por sua similaridade e sintonias nas várias áreas, como: histórica, geográfica, econômica e cultural. 
Rio do Sul é o centro de gravidade econômico e a maior cidade da rede de cidades estudada. Possui instituições de ensino superior, indústrias e representações políticas em escala nacional. Tem uma população de aproximadamente 66.255 habitantes de acordo com o Censo do  IBGE de 2010.

Justificativa
FAISSOL (1975) nos diz que a cidade é um sistema cujo elemento externo mais próximo, poderá constituir um sistema em uma outra escala maior – uma rede de cidades, que poderá gerar atividades e movimentos de comum acordo geridos por todos os municípios integrantes desta rede, e a gestão deste conjunto poderá vir a tornar-se mais leve para todos - semelhante a uma cooperativa. Vê-se, desta perspectiva, a importância de um planejamento em escala regional, que envolve o desenvolvimento em conjunto das cidades que formam uma rede.
Para promover o planejamento regional alinhado através de uma proposta de intervenção urbana ao perfil de fato, de uma determinada rede de cidades, é necessário antes conhecer as relações intrínsecas existentes entre as cidades, do conjunto da rede de cidades, de sua relação com a região na qual está inclusa, dentro do estado e do país contando até mesmo, com a interferência das relações internacionais, uma vez que estamos na era das comunicações on line. Estes dados, contidos na etapa de Pesquisa deste trabalho, devem ser compreendidos a partir de algumas áreas afins dentro de uma interdisciplinaridade para materializar um perfil cultural, técnico, histórico, econômico e social, para que a partir de então, juntamente com o entendimento, do diagnóstico, do estado organizacional da rede de cidades, perceber as problemáticas, potencialidades e estruturação primária da rede  estudada, entre outras questões. Sempre com o foco no meio ambiente e nas pessoas. 
A partir da escala local de cada cidade, integrante da rede de cidades estudada, se poderá compreender o espaço macro regional e destacar suas características e possíveis sintonias, as quais, igualmente, podem participar desta organização regional e também de outros projetos nesta escala, quando apresentarem questões em comum. Conforme explica Faissol, a cidade é:
(...) em primeiro lugar um sistema, ela mesma, em seu interior, pois umas partes da cidade interagem com outras de numerosas maneiras. Em segundo lugar as cidades entre si e a economia espacial que elas organizam, articulam e dinamizam. Portanto, Urbanização e Regionalização são temas e conceitos associados, ao mesmo tempo que os dois são proximamente relacionados ao processo de desenvolvimento econômico. (FAISSOL, 1975, p. 16)
Com a análise destes dados, contida na etapa de Diagnóstico deste trabalho, serão pontuadas as diretrizes que formarão a proposta urbana regional através de um projeto de intervenção para esta rede de cidades, visando potencializar o desenvolvimento em conjunto da região estudada.
Metodologia
O método adotado para o desenvolvimento das duas primeiras partes do projeto - Pesquisa e Diagnóstico, foi efetuado sob algumas etapas divididas entre os pesquisadores da equipe. 
Em função dos limites de tempo, as frentes de trabalho efetuaram a Pesquisa em Órgãos Públicos, sites dos mesmos, artigos on-line, pesquisa bibliográfica e também in loco, e foi detalhada utilizando-se de recursos gráficos como imagens, tabelas, gráficos, entre outros. 
Para o detalhamento do diagnóstico foi utilizado um método de tabela CDP - Condicionantes, Deficiências e Potencialidades. Este método é empregado em processos de planejamento urbano e regional e foi desenvolvido na Alemanha, aferida em  diversos  países,  adotado como  padrão  pelos  organismos  das  Nações  Unidas  e  utilizada  como  metodologia-base  na  aferição  de  diagnósticos  macro.
A partir da tabela CDP, foram retiradas as diretrizes do projeto e intervenção regional para o conjunto de cidades - rede de cidades formada pelos municípios: Rio do Sul, Lontras, Ibirama,  Presidente Getúlio, José Boiteux e Vitor Meireles. Analisou-se e definiu-se as prioridades das centralidades mais relevantes da rede,visando possibilitar o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população. A partir desta análise e definição, criou-se então uma lista daquilo que poderia ser trabalhado dentro do conjunto de forma a atender de maneira regional todas as cidades.
 Objetivo

O objetivo deste trabalho - Projeto  de Intervenção Urbana e Regional cujo território é formado pela rede de cidades formada pelos municípios de Rio do Sul, Lontras, Ibirama, Presidente Getúlio, José Boiteux e Vitor Meireles, é de potencializar o desenvolvimento em conjunto desta rede de cidades estudada, através do estudo de dados atualizados sobre os municípios e o diagnóstico destes dados para a criação de um Projeto de Intervenção Urbana Regional.
A etapa de Pesquisa priorizou construir uma apresentação do perfil da área estudada de forma local - na escala do município, se necessário - e simultaneamente, na escala regional, através de dados coletados sob a presença da interdisciplinaridade - nas áreas da geografia, história, sociologia, engenharia, economia, políticas, cultura, espaciais entre outras. 
A segunda parte do projeto de Intervenção Urbana Regional, o Diagnóstico, tem o objetivo de organizar e disponibilizar de maneira elucitativa e análitica, os dados coletados - de maneira local e regional e se houver necessidade nas duas esferas, através de mapas, tabelas comparativas, organogramas, gráficos, dados estatísticos entre outros, apontando as questões relevantes relacionadas aos potenciais de alguns pontos regionais e também deficiências, conflitos e problemas inerentes  e que atingem toda a região, como as enchentes, por exemplo.
A terceira etapa deste trabalho, o Projeto de Intervenção Urbana e Regional tem o objetivo de suprir as necessidades específicas que os municípios apresentam quanto à sua infraestrutura básica e serviços e ao mesmo tempo aproveitar as potencialidades históricas e naturais que a rede de cidades apresenta - como as paisagens naturais e a história da E.F.S.C. - Estrada de Ferro Santa Catarina, desenvolvendo a rede de cidades de forma regional.
Objetivos Específicos
  • Delimitação de espaços em um local central da rede de cidades estudada e da região - trevo de acesso secundário à Ibirama na BR-470, localidade de Areado, para a inserção do Centro Alto Vale de Cultura, Turismo e Negócios (CAV), onde acontecerá: uma Estação Rodoviária e Ferroviária Regional, um Centro de Distribuição e Informações ao Turista, um Pavilhão de feira/mercado para exposição e venda de produtos de agricultores da rede de cidades e Áreas de Convivência;
  • Ligação do CAV com a futura “Ferrovia do Frango”, através de um trilho secundário de transporte de passageiros, fazendo uso da Ponte de Ferro que liga Lontras a Ibirama e fazia parte da antiga E.F.S.C.;
  • Criação de um Mirante para o rio Itajaí-Açu com passeio suspenso, passando pela curva do rio e pelas ilhas do Areado, que ligue o CAV à Ponte de Ferro da antiga E.F.S.C.;
  • Inserção de um Museu da antiga E.F.S.C. no local onde termina o passeio suspenso e próximo à Ponte de Ferro;
  • Criação e/ou restauração dos acessos às cidades da rede de cidades onde sejam identificados problemas de fluxo ou segurança;
  • Aprimoramento das rodovias que interligam as cidades através da inserção de vegetação nativa;
  • Implantação de Portais adequados a cada uma das cidades;
  • Criação de uma Rota Turística que passe por pontos em todas as cidades da rede de cidades estudada e que sejam ligadas ao CAV.
Conclusão

Este trabalho foi dividido em três grandes partes - Pesquisa, Diagnóstico e Projeto. 
A partir do levantamento de dados e diagnóstico - partes um e dois deste projeto de intervenção urbana regional, foi possível conhecer de forma mais ampla a região da intervenção - rede de cidades. Este conhecimento abraçou todas as áreas pertinentes ao nível regional envolvendo as redes que formam as cidades, com seus aspectos sócio-econômicos, físico-territoriais e de infraestrutura.
Alguns dados foram levantados a nível regional, e outros a nível municipal. Esta distinção foi decidida de acordo com a importância e particularidade de cada item estudado.
Inicialmente conheceu-se os limites e ligações das cidades com os seus entornos e entre si, entendendo a relação que possuem. Depois disso, levantou-se a forma que aconteceu o processo de formação histórica da região e das cidades, e foi possível perceber como as culturas presentes na região são influenciadas pelos seus processos de colonização, a partir das culturas alemãs e italianas principalmente.
Conheceu-se as características geográficas da região e sua relação com o desenvolvimento das cidades e região. O relevo acidentado e presença de rios fez com que os colonizadores inicialmente fossem morar nas margens dos rios, formando os primeiros núcleos urbanos. Desta forma, o que vemos hoje são cidades literalmente ao lado dos rios, o que acaba ocasionando a degradação das áreas de APP’s e um maior número de afetados pelas cheias e enchentes. Além disso, notou-se a grande riqueza de fauna e flora que a região possui, com a presença da Mata Atlântica e de Araucárias e sua grande variedade de animais.
Com o levantamento dos dados demográficos pretendeu-se conhecer o perfil dos usuários da rede de cidades estudada. O que pôde-se perceber foi o aumento gradual da população das cidades num geral e a migração das cidades menores pras maiores. Com o levantamento de dados econômicos, pretendeu-se conhecer as potencialidades e deficiências de cada cidade que afetam e são afetadas pela região. Assim, verificou-se que a economia da região é baseada em agricultura nas cidades menores e indústria e comércio nas cidades maiores.
Através do levantamento de aspectos socioculturais entendeu-se a influência das culturas de colonização nas festas da região, com suas tradições e gastronomia, além das edificações consideradas patrimônio histórico e arquitetônico.
Levantou-se a parte de Infraestrutura Urbana Regional de todas as cidades da rede de cidades estudada e suas ligações, e percebeu-se grande deficiência neste quesito, tanto em relação às rodovias, que nem sempre são adequadas ao seu uso, quanto ao sistema de transporte que deixa a desejar na diversidade de modais e no atendimento de transporte coletivo.  
A partir do levantamento dos Pontos Focais das cidades pôde-se verificar a grande quantidade de edificações históricas e de grande importância, além da presença de uma quantia surpreendente de pontos naturais com grande potencial regional, como cachoeiras, corredeiras, picos, serrar, áreas de preservação, reservas indígenas, entre outros.
Além deste levantamento de dados através de livros, sites, revistas e etc, foi realizado uma visita a cada uma das cidades a fim de poder vê-las de uma perspectiva única. Com estas visitas foi possível confirmar muitos dos dados levantados e conhecer alguns outros pontos focais interessantes de serem explorados, uma vez que a maioria das visitas limitou-se às áreas centrais das cidades.
Com todos os dados e conhecimento adquiridos através da pesquisa, elaborou-se um diagnóstico geral elencando as condicionantes, deficiência e potencialidades da região, a partir do qual foi possível o delineado de um projeto de intervenção e desenvolvimento regional capaz de sanar as deficiências da região e potencializar seus pontos fortes.
Na etapa de Projeto, foram listadas e detalhadas a nível de planejamento regional todas as intervenções sugeridas para a região que engloba a Rede de Cidades foco deste trabalho. 
Através da reforma e inclusão de rotatórias e viadutos nos pontos de acessos às cidades que ficam na BR-470, procurou-se organizar de melhor forma o trânsito a fim de diminuir os congestionamentos e o número de acidentes. 
Com a proposta da criação e melhoria dos Portais das cidades, buscou-se trazer identidade e acolhimento aos municípios da rede de cidades. Com a arborização das rodovias, o intuito foi de transformar o trânsito em algo mais atrativo e menos tedioso, diminuindo a velocidade dos automóveis que por ali transitam e melhorando a qualidade do passeio para os pedestres e ciclistas. 
A criação da Trilha de Belezas Naturais buscou fomentar o turismo da região aproveitando-se da melhor forma destes recursos, desenvolvendo as cidades menores. O CAV, surgiu com a missão de descentralizar a distribuição de recursos na Rede de Cidades, visto que Rio do Sul fica com a maior fatia. Incentiva os pequenos produtores a divulgarem e venderem seu produto, divulga o turismo da região, a beleza natural do rio Itajaí-Açu através do mirante e do passeio suspenso, estimula a preservação da história através da retomada da antiga Ponte de Ferro da EFSC e da criação de um Museu da EFSC, cria a possibilidade de todas as cidades possuírem um sistema de transporte coletivo, e por último, liga o seu sistema de transporte coletivo ao Corredor Ferroviário Santa Catarina, trazendo possibilidades de acesso mais universais.
Desta forma, procura-se auxiliar a Rede de Cidades alvo deste projeto a desenvolver-se de maneira mais sustentável e descentralizada, levantando as pequenas cidades ao invés de apenas concentrar todo o recurso nas cidades que já estão se desenvolvendo de melhor forma.
E para terminar concluímos que o urbanismo, que é o estudo das práticas de uma sociedade dentro de um espaço físico, independe da escala deste espaço e do tamanho desta sociedade. O projeto urbano, que é a adequação do espaço às atividades presentes da sociedade que nele interage, pode ser feito para uma praça, para uma área central de uma cidade,  ou mesmo, o desenho de um bairro ou cidade, a exemplo dos grandes urbanistas como Le Corbusier e Lúcio Costa, ou ainda para a escala de uma cidade. Neste trabalho de intervenção urbana regional, em específico, foi aceito o desafio e a partir da pesquisa e de seu consequente diagnóstico, a equipe elaborou uma proposta para uma escala regional, formado por um rede de cidades - formada pelos municípios de Rio do Sul, Lontras, Ibirama, Presidente Getúlio, José Boiteux e Vitor Meireles. 
Para todas as escalas, durante a elaboração do projeto urbanístico, o método é o mesmo, com a ampliação do grau de dificuldades. Neste caso, elaborar um estudo, de sintonias, singularidade, práticas, economia, geografia, história, para concluir os apontamentos em comum, para então propor, com o intuito de melhorar os espaços comuns e com isto trazer melhorias a esta sociedade na escala regional.
Se estas práticas de projetação fossem mais amplamente usadas e divulgadas pelo poder público em suas administrações e projetos, nas mais variadas escalas, teríamos espaços melhores e muita economia nos cofres públicos.
As propostas foram fixadas nas paredes em painéis A1 e apresentadas para todos. A máquina fotográfica passou de mão em mão e as imagens estão assinadas somente para identificar o Blog, no qual estão publicadas. 
As imagens comunicam....



 













 
 






 
 

















 


 









 


 




 
 



 








 








 



 




 

 



 








 







 


 

 



 


 





 
 




 







 
 






 








 













 



 
 

 
 

 
 






 
 
 
 
 



 
 
 




 














 
 
 






 
 
 







 
 
  Formando o ideário para planejar e organizar nossos espaços com argumentação, consciência, respeito e ética.