quarta-feira, 31 de julho de 2024

Badenia - Uma Cervejaria Alemã em Santo Amaro da Imperatriz - SC

Passando  por Santo Amaro da Imperatriz, em 4 de janeiro de 2014, conhecemos a Badenia, uma cervejaria que segue a pureza alemã, com cervejeiro alemão anexo a um Bar, Bistrô e a choperia, onde a cerveja é servida com pratos da gastronomia alemã. O espaço transpira os ambientes que visitamos na Alemanha. Lembramos do Estado de Baden Württemberg. Estado de onde veio parte da família Wittmann e onde residem familiares. Essa percepção sensorial foi possível pelo sabor da bebida e dos pratos servidos, como também da arquitetura.
Vamos conhecer esta história, com dados de 2014, quando conhecemos o local e retornamos, em 27 de julho de 2024, após mais de 10 anos.

Que lugar é este?

A Cervejaria, Bar, Bistrô e Choperia Badenia está localizado na rua Intendente Leopoldo Broering, 3479 - Vila Becker, Santo Amaro da Imperatriz - SC.
Estado de Baden Württemberg
Em março de 2014 conhecemos Oliver Ralf Boje e Günther Sauer - proprietários da Cervejaria Badenia, nome que lembra o nome do estado alemão, Baden Württemberg, onde nasceu Oliver e onde o brasileiro Günther residiu. Também conhecemos o Clóvis, natural do estado vizinho de Santa Catarina - Rio Grande do Sul, mais especificamente, da região das Missões.
Em nossa primeira visita ao local, a Cervejaria estava em funcionamento há menos de um anos. Foi inaugurada em março - 2013, e nesse tempo já era conhecida na região da Grande Florianópolis, capital de Santa Catarina, pela fidelidade de sua produção à Lei de Pureza Alemã, a partir de seu cervejeiro, natural da cidade de Pforzheim - Estado de Baden Württemberg - Alemanha.
Os Wittmann também são originário deste estado.
Quando conhecemos a história e os fundadores da Cervejaria Badenia, que ainda não tinha um ano de existência. Ano de 2014.








Baden Württemberg - Mapa.
 Pforzhein.
O alemão Oliver Ralf Boje conheceu o Brasil através de uma escolha sua, quando necessitava um destino para gastar os tickets da companhia aérea que somava uma viagem de 21 dias, em 1998.
Conhecia o brasileiro Günther desde 1993, quando se tornaram amigos, e partir de então, tinham o desejo de um dia poder se instalar no Brasil e fundar uma cervejaria.
De todas as regiões do país que visitaram, preferiram Santa Catarina, pela ligação familiar de Günther e pela geografia: cultura, cidades e natureza.  
Oliver nasceu em Pforzhein e trabalhava na  Rede Ferroviária de Baden Würtenberg. Formou-se mestre cervejeiro na academia Döwens, próximo de München, após um curso de 3 anos.
Nas paredes - os brasões das estações  ferroviárias das cidades  de Baden. Uma Homenagem e lembrança - Oliver trabalhava na Rede Ferroviária de Baden. 


Günther, era filho de uma moça de Treze Tílias, Oeste cde Santa Catarina e de um alemão. Nasceu em São Paulo. Com 2 anos de idade, foi morar na Alemanha, junto de sua família, onde viveu por mais de 40 anos, até que retornou ao Brasil, junto de Oliver. Na Alemanha trabalhava com comércio exterior.
Os fundadores da Cervejaria Badenia: Günther Sauer e  Oliver Ralf Boje.
Oliver e Günther se conheceram em 1993 e sempre viajavam para o Brasil. Passaram-se 15 anos desde esta primeira viagem de Oliver ao Brasil e o plano de ambos se concretizou.
A primeira ideia aconteceu em 2008, que foi o de abrir uma cervejaria em Florianópolis, mas por algum motivo não deu certo. Foram apresentados à cidade de Santo Amaro da Imperatriz e foram unanimes de que ali seria o local da cervejaria.
Em 2014, nos disseram que optaram em vir para o Brasil, por não se adaptarem muito bem às estações frias, da Alemanha. 
Mudaram-se da cidade alemã de  Pforzhein, para Santo Amaro da Imperatriz,  Grande Florianópolis.
Propriedade adquirida em Santo Amaro da Imperatriz.
Günther Sauer e  Oliver Ralf Boje compraram um pequeno galpão e uma casa edificados em um terreno de 3500 m2 (Santo Amaro da Imperatriz) e em 2011 iniciaram as obras na casa e no galpão e também, iniciaram a construção do complexo da Gasthaus - área nova, com capacidade para receber 110 pessoas. O terreno apresenta a forma de lote colonial: testada pequena e grande profundidade.
Em março de 2013, começou a produção da cerveja, com 9 mil litros mensais. Com isso, a Cervejaria Badenia estava formalmente inaugurada.
Gasthaus - Cervejaria Badenia em 2024.






A Cerveja/Chope Badenia

Vamos denominar a bebida produzida na Badenia de chope, como é no Brasil. Na Alemanha se chama cerveja ou Bier. O chope produzido na Badenia  é servido em seu próprio Gasthaus, construído por Günther e Oliver e está localizado nos fundos da estrutura preexistente no terreno, usada como residência e fábrica, dentro do complexo. A Gasthaus tem a vista natural do terreno e das montanhas aos fundos - paisagem bem diferente da paisagem de Schwarzwald, região do estado onde nasceu Oliver.

 No local são servidos pratos da gastronomia do Sul da Alemanha. 
Cardápio
  • "Käsespätzle" com salada mista (massa caseira gratinada com cebola frita)
  • "Polpettone" (almôndegas recheadas) com salada mista e ciabatta
  • "Braumeister Schnitzel" - Bife do Mestre Cervejeiro (bife de lombo suí­no, empanado com malte de cevada) com salada de batata
  • "Cordon Bleu" com salada de batata (bife de lombo suí­no recheado com presunto e queijo)
  • "Badischer Filetteller" - Medalhões de filé mignon acebolada com Spätzle (massa caseira)
  • "Bratwurst" Salsicha branca e vermelha grelhada com salada de batata ou chucrute
  • "Maultaschen" Pastel alemão cozido, tradicional com carne ou vegetraiano
  • "Lachs mit Spinatspätzle" Salmão em cubos no molho de ervas e nata com massa caseira com espinafre
  • "Tilápia" Filé de tilápia com salada de batata e molho "Remoulade"
  • "Kinderteller" Prato Kids

Sobremesa
  • "Apfelstrudel" (torta de maçã com sorvete)
  • "Eiskaffee"




Antigo galpão existente no terreno têm a produção da cerveja.
Em 2014, o gaúcho Clóvis teve a gentiliza de nos mostrar o local da produção, mesmo com o avançar do horário. Esclareceu que o chope produzido segue a "Lei da Pureza Alemã" do ano de 1516, onde são utilizados os melhores maltes e os mais finos lúpulos alemães - importados da Alemanha. A produção foi instalada no galpão que já existia no terreno quando foi adquirido pelos proprietários.


Matéria-prima da Alemanha.


A cervejaria foi possível a partir de uma parceria entre um fabricante de equipamentos cervejeiros do Rio Grande do Sul e o mestre cervejeiro.
Também esclareceram, que para obterem um chope com a qualidade do chope alemão ou a cerveja alemã, além da matéria-prima, é muito importante a qualidade da água. Santo Amaro da Imperatriz está localizada próxima a Bacia do Tabuleiro, região que abastece quase toda a grande Florianópolis.
Foto: Site Oficial







Tipos de Chope produzido pela Badenia

Greifenbier "Munique Helles"
É o chope claro - levemente amargo em função da presença do lúpulo que atenta o equilíbrio. o corpo e a carbonação são médios. Este chope faz um espuma branca, permitindo no paladar, um gosto agradável do malte.
Greifenbier "Munique Dunkel"
É o chope escuro. Sua cor é a cor de um cobre intenso ao marrom-escuro. O paladar detecta o sabor adocicado natural do malte, com nuances do sabor de chocolate e caramelo. A carbonatação é moderado e o colarinho cremoso.
Greifenbier "Badische Weisse"
É o conhecido chope de trigo. É um chope típico de verão, leve e refrescante. Sua cor é clara, com uma espuma branca e abundante e uma carbonatação maior.
Chope sazonal:
Greifenbier "Festbier"

É uma opção de chope que a Cervejaria Badenia oferece  para passar ser saboreada durante o período de festas, no mês de outubro. Sua cor é dourada e tem um gosto com amargor mais acentuado.  

Vídeo - Entrevista informal - em 2014
Os sócios fazem questão de destacar que o chope produzido na Badenia seguem as regras da "Lei da Pureza da Cerveja" de 1516 - Reinheitsgebot.

Reinheitsgebot
Duque Wilhelm IV
A lei, que foi promulgada em 23 de Abril de 1516 pelo Duque Wilhelm IV (Guilherme IV) da Baviera, basicamente, regulamentava que a cerveja/chope somente poderia conter três ingredientes: malte, lúpulo e água. Considerada como uma das mais antigas regulamentações de defesa do consumidor - a qual protegia os compradores de que a cerveja comprada não teria nenhum outro aditivo ou componente “estranho” ou “exótico”, como acontece com muitas marcas brasileiras.
"Rein" significa limpo ou puro; "-heit" significa "-eza"; então "Reinheit" seria “limpeza” ou “pureza”; “Gebot”significa “Mandamento” ou “Lei”.
A intenção da lei não era somente garantir a qualidade da cerveja e também controlar seu preço (porque limitava a criatividade dos produtores), mas também garantia que grãos mais valiosos e em falta naquele tempo como o trigo e o centeio, deixassem de ser utilizados na fabricação do pão para serem utilizados na cerveja.

Pela presente nós proclamamos e decretamos, pela autoridade da nossa província, que de agora em diante no Ducado da Baviera , neste país bem como nas cidades e mercados, as seguintes regras se aplicam na venda de cerveja:
De Michaelmas a Georgi, o preço de um Mass [Caneco Bávaro de1, 069 litros] ou um Kopf [Recipiente com volume semelhante], não poderá exceder o valor de um Pfenning. De Georgi aMichaelmas, o Mass não pode ser vendido por mais de dois Pfenning e o Kopf não mais do que um e meio Pfenning.
Caso isso não for respeitado, a punição indicada abaixo será administrada:
Qualquer cervejeiro ou pessoa que comercialize cerveja que não for do mês de Março não poderá vendê-la por mais de um Pfenning cada Mass. Além disso, nós enfatizamos que no futuro em todas as cidades e mercados do país os únicos ingredientes utilizados na fabricação de cerveja deverão ser malte, lúpulo e água. Qualquer pessoa que deliberadamente descumprir ou transgredir esta ordem deverá ser punido pelas autoridades competentes através do confisco dos barris de cerveja, sem falta.
Pode, entretanto, um dono de pousada no país, cidade ou mercado comprar dois ou três barris de 60 litros e revendê-los aos camponeses comuns. Somente para este será permitido adicionar meio Pfenning para cada Mass ou Kopf do que foi mencionado acima.
Ademais, caso aconteça uma escassez e um subseqüente aumento do preço da cevada (também considerando os diferentes locais e tempos das colheitas), NÓS, do Ducado da Baviera teremos o direito de ordenar reduções para o bem de todos os aflitos. Duque Wilhelm IV da Baviera, 23 de Abril de 1516 em Ingolstadt.
Esta é a lei da pureza alemã, a qual está em vigor a quase 500 anos, no Estado de Bayern. Foi implantada em todo o país da Alemanha, somente em 1909. No resto do planeta, sua aplicabilidade está defasada. Por exemplo, no Brasil, poucas marcas seguem a lei da pureza alemã.
Quanto a Cervejaria Badenia - Foi uma boa surpresa encontrar este ambiente original - com sabor, cor, aroma, gosto, entorno e forma originais da Alemanha - localizado na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. Sentimo-nos, por alguns momentos, em um autêntico Gasthaus alemão, bebendo um autêntico chope alemão, como se chama por lá, cerveja ou Bier.
Brinde de 2014.


Reconhecimento na Comunidade regional
Retornamos na cervejaria Badenia em julho de 2024. O espaço e a cerveja continuam os mesmos. Sentimos a ausência de Günther Sauer. O sócio e amigo de Oliver faleceu em 2022. Sua imagem, respeitosamente está no ambiente e que continua testemunhando esta história, de migração alemã, que nunca terminou no estado de Santa Catarina.
Retrato de Günther Sauer na parede da Gasthaus Badenia.
No retorno a cervejaria, em julho de 2024, conversamos com Oliver Ralf Boje e registramos para a história. 



Lembranças do Heimat de Oliver Ralf Boje.
























































































Comentário:

O espaço da Badenia é muito bonito, a bebida original com gostinho da Alemanha e a gastronomia, igualmente. Não fosse a partida inesperada partida de Günther, que nos tocou e somos solidários à equipe Badenia e a Oliver, nada mais mudou no intervalo de 10 anos de história, marcada no período entre nossa primeira visita e segunda visita. 
A ausência de música alemã percebida em 2014, também foi percebida em 2024. Os Bohemios povoaram a região de onde vieram Oliver e Günther e ficaria perfeito, se o som nas caixas fosse Blasmusik. Tem tudo a ver com o ambiente. Sentimos falta da música alemã, novamente. 

Vídeo - Entrevista 2024
Ein Prosit!
Um Registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)










Contato
Nome: Cervejaria Badenia
Endereço: Rua Intendente Leopoldo Broering 3479
88140-000 Santo Amaro da Imperatriz - SC
Fone: (48) 3245-8853
email contato@cervejariabadenia.com.br


Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido: