segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Banda Treml - Oktoberfest Blumenau 2022 - Momentos

A centenária Banda Treml, tradição nas últimas edições do Oktoberfest Blumenau, onde esteve o palco do encontro, de seus músicos e o compositor alemão Norbert Gälle, autor da conhecidíssima marcha "Bömischer Traum" e que também recebeu a Banda Treml na sua cidade, na Alemanha.
Em 18 de outubro de 2017, Norbert Gälle e Alexandra Gälle chegaram em Blumenau e região na qual permaneceram  4 dias, tempo   suficiente para conhecer Banda Treml de São Bento do Sul.

Norbert Gälle e a Banda Treml no palco do Oktoberfest Blumenau 2017 - primeiro encontro.

Vídeo

Aconteceu um novo encontro entre os Gälle e a Banda Treml, na cidade  do Estado de Baden Würtemberg Bodnegg. Não pudemos registrar e acompanhar, como o fizemos no Brasil, mas compartilhamos aqui.
Em 10 de junho de 2018 almoçaram juntos dentro da Sommerfest na cidade. Foram recepcionados pela Musikkapelle Bodnegg. Grande confraternização estreitamento de laços, a partir da música - linguagem universal.
Norber Gälle escreveu em seu perfil de uma rede social:
Banda Treml aus São Bento do Sul/ Brasilien, die älteste Blaskapelle Brasiliens, die wir im letzten Jahr beim Oktoberfest in Blumenau / Süd-Brasilien getroffen und durch Angelina Wittmann kennengelernt haben , zu Besuch bei uns in Bodnegg. Wie treffend, das zeitgleich das Sommerfest der Musikkapelle stattfindet und wir Kontakte zur MK Bodnegg herstellen konnten und auch dort den Mittag gemeinsam verbrachten. Danke der MK Bodnegg für die Bewirtung und der Banda Treml für ihren Besuch !! Norbert Gälle



Oktoberfest Blumenau 2017 - 1° Visita de Norbert Gälle e seu encontro com a Banda Treml.
O 3° encontro entre a Banda Treml e o compositor e musicista alemão Norbert Gälle aconteceu em 24 de janeiro de 2020, um pouco antes da imposição do isolamento sanitário causado pelo Covid 19, na cidade de São Bento do Sul, quando a Banda Treml recepcionou o compositor alemão.
Este momento foi marcado por grande alegria e emoção. Quando o carro de Norbert Gälle chegou ao local do encontro, a banda começou a tocar a marcha "Obrigado", de sua autoria e sua homenagem aos brasileiros que o recepcionaram em 2017. 
Neste momento, durante um jantar festivo, mais uma vez ocorreu a trocas de abraços e entregas de CD e presentes aos músicos de São Bento do Sul. 
1° Vídeo - Assim banda tocava quan os Gälle chergaram ao local
2° Vídeo - Transmissão ao vivo para nosso canal - sequencia antes do jantar.
Lembramos estes momentos, porque o Maestro da Banda Treml Francisco, sempre relembra destes reencontros e é ótimo relembrar. 

Ausência em 2022
Haroldo Rank.
Depois deste encontro de 2010,  não tínhamos mais visto um dos musicistas, Haroldo Rank que nesta noite de 2020, sentou-se ao nosso lado. Conversamos muito com Herr  Rank e soubemos que seu neto também estava na Banda  Treml de São Bento do Sul. Contou-nos o fato com muito orgulho e alegria.
Ao reencontrar os amigos da Banda Treml de São Bento do Sul, no espaço do Oktoberfest Blumenau 2022, lembramos de Haroldo. Como disse Norbert Gälle, "a música tem este poder de estreitar distâncias, comunicar, fazer amizades e muito amigos." 
Sem entender bem, sentimos a ausência de Haroldo Rank. No final da apresentação da Treml, perguntamos aos seus colegas e amigos sobre ele.
Haroldo Rank partiu em 2020. Restou em nossa memória lembranças boas do encontro do compositor de Bömischer Traum - Norbert Gälle e a Banda Treml, em São Bento do Sul, quando sentamos ao lado de Haroldo Rank no jantar festivo durante a recepção a Norbert Gälle.
Neto de Haroldo Rank.







História resumida da Banda Treml.

Banda Treml é uma banda 10 anos mais antiga e que foi rebatizada por um de seus músicos - na ausência de seu legítimo fundador - Jorge Zipperer. Esta banda abrilhantava as atividades da Sociedade de Atiradores e seu líder  e fundador - Jorge Zipperer - era descendente de uma família bohêmia. 
Quando Zipperer  mudou-se para Rio Negrinho, João Treml, com 28 anos de idade, assumiu a banda e rebatizou-a com seu nome - Treml. Isto aconteceu no ano de 1913.
A banda antes de receber  o nome Treml, foi fundada pela família Zipperer. O patriarca, Josef Zipperer não sabia tocar instrumento musical. Mas isto não impediu de levar seu filho Jorge para ter sua iniciação musical com Kasper Tauscher, com quem aprendeu a tocar gaita ou harmônica. Usavam partituras oriundas da Alemanha e da Bohêmia.
Jorge Zipperer
No ano de 1897 tocou gaita junto com Oswaldo Hoffmann. Também tocou com seu professor de música, Tauscher. Tomou coragem para animar casamentos de conhecidos na cidade e região, como a festa de casamento de Francisco Ronsberger e Catharina Bachel. Antigamente, as festas de casamentos aconteciam na sala da residência dos pais da noiva. Neste caso, foi na casa do noivo.
Jorge Zipperer não pára mais de tocar gaita, mesmo ela tendo problemas. Várias vezes, sua gaita foi levada para ser concertada em Joinville.
Tocou com Willy Bollmann, Werner Weber, Carlos Hoffmann e Gustavo Lutz.
No ano de 1903, Jorge Zipperer idealizou, montou e coordenou uma banda musical - Banda Zipperer - portanto 10 anos antes de João Treml trocar o seu nome para Banda Treml. A primeira formação da banda teve os seguintes músicos: 
Hugo Fischer, Max Jakusch, João Wordell, João Linzmeyer, Guilherme Beckert, Antônio Beckert, Miguel Gschwendtner, Aloís Kollross, Ernest Bollmann, Oswaldo Hoffmann Jr, Adolfo Weber Jr, Heinrich Weber, Alfred Tschöke e o próprio,  João Treml que trocaria o nome da banda em 1913 para o seu nome. Naturalmente a banda fundada por Jorge Zipperer teve ligação com a Sociedade dos Atiradores de São Bento do Sul.



Banda Zipperer animava as festas de Rei, entre outros eventos, como o aniversário da atual Sociedade de Cantores 25 de Julho, nos anos de 1905 e 1910. 
Em 1912, Jorge Zipperer, por motivos pessoais, mudou-se para Rio Negrinho. Também saiu o músico Andreas Ehrl. No ano seguinte, João Treml toma a frente da banda, rebatizando-a com o seu nome  e admite novos músicos que pelas fotografias históricas, não são muitos mais.
Diríamos que a banda tem mais de 115 anos de história. A banda, neste ano de 2022, historicamente tem 119 anos de história. Em 2023 completará 120 anos de história.

Edição 2023 

No Oktoberfest  Blumenau 2022, ocupou o palco do Setor 2, da Vila Germânica, longe do tradicional Restaurante de edições anterior, no qual embalava o momento do almoço de muitas famílias.
Estivemos registrando a Banda Treml em 23 de outubro - último domingo, sendo que a mesma se apresentou no três domingos da grande festa de outubro.

As imagens comunicam





























































































































Vídeos de algumas canções tocadas no palco do Oktoberfest Blumenau 2022













Ein Prosit!!

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”