segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Locomobile 1901: primeiro automóvel a rodar em SC estava em Blumenau e era movido a vapor

Início do século XX, novas tecnologias e meios de transporte, seguindo a evolução da tecnologia da energia mecânica a partir da máquina a vapor.

Muitos foram os veículos de transporte que fizeram parte da história de Blumenau, em torno da data em que a região recebeu o primeiro automóvel, em 1903.
Nesse período de recorte de tempo histórico - final do século XIX e início do século XX - como se deslocavam os primeiros blumenauenses para percorrer distâncias dentro de seu território e deste com outros? Eis alguns registros em imagens:
Na frente da "Primeira rodoviária e Hotel" de Blumenau - a Casa São José em dois momentos. históricos.  
Na frente da Casa São José, local multiuso dos católicos de Blumenau do final do século XIX e início do século XX. Espaço da primeira rodoviária da cidade, teatro, salão de baile, restaurante, festas, hotel, exposições, etc.


Comunidade Altona - Casa Salinger, com chegada de clientes.
Viagens longas entre regiões - veículo tracionado a animal.
Transporte privado na cidade - família Hosang e Von Knoblauch.
A porta de chegada internacional, o porto fluvial localizado junto ao Stadtplatz, último local navegável com embarcações de grande porte, no rio Itajaí-Açú.
Registro da chegada de oficiais e tripulação da Esquadra Alemã, em maio de 1914, no Porto fluvial de passageiros - Blumenau.
Primeiro ônibus coletivo de Blumenau - implantado em 1914.
A pouco tempo, lembramos do pioneirismo de Adolph Friedrich Wilhelm Busch - conhecido Frederico Guilherme Busch e sua contribuição para melhorias estruturais, tecnológicas e de transportes em Blumenau e região. Além de implantar a primeira linha de ônibus coletivo em Blumenau, que atendia ao trajeto entre a centralidade da cidade e o bairro de Itoupava Secca, Frederico Guilherme Busch importou o primeiro automóvel a rodar em Blumenau e também, em Santa Catarina. 
Nessa época, Busch residia na Wurststrasse, Estrada da Linguiça - atual Rua XV de Novembro, na atualidade.
Residência e comércio de Adolph Friedrich Wilhelm Busch e família, atualmente.
Vamos relembrar um pouco sobre Adolph Friedrich Wilhelm Busch - Adolfo Frederico Guilherme Busch, conhecido como Frederico Guilherme Busch Sr. 
Busch conheceu Blumenau em 1888, quando contava 22 anos de idade. 
Nasceu em Santo Amaro da Imperatriz, que fazia parte do território de Palhoça, em 29 de dezembro de 1865. Era filho do comerciante e carpinteiro de Nossa Senhora do Desterro, Wilhelm Busch e da prussiana Julie (Melcher) Buch - residentes de Florianópolis. Seu pai fazia comércio de importação e exportação na Rua Altino Correa (atual Conselheiro Mafra). 
Ao se instalar em Blumenau, abriu um comércio para exportação de manteiga, queijo, banha e outros produtos oriundos das propriedades coloniais localizadas nas nucleações urbanas instaladas acima do Stadtplatz de Blumenau
Frederico Guilherme Busch Jr. se casou com Marie Clara Probst, de Blumenau, filha de Heinrich Probst e Caroline Köehler Probst, em 3 de outubro de 1890. 
Marie Clara (Probst) Busch faleceu em 28 de março de 1900, durante um parto, deixando quatro filhos pequenos: Cecilia, Gustavo, Frederico Guilherme Busch Jr. e Martha Juliane (falecida em 1897, com 6 anos e meio de idade). Pouco mais de três meses depois, Frederico Guilherme Busch  Sr. se casou com sua cunhada, Ottilie Johanna Dorothea,  em 14 de junho de 1900. 
Com a 2ª esposa, Otillie, Frederico Guilherme Busch teve mais 3 filhos, sendo que 2 faleceram cedo: Harry Carl (com 8 dias de vida) e a pequena  Edith Agnes Auguste (com 2 anos), fotografada ao lado do automóvel importado por seu pai. Esta fotografia, do primeiro carro importado por Busch e as crianças, gerou debates em nossos canais das redes sociais, neste mês de setembro de 2025. Qual seria o primeiro automóvel a rodar no Estado de Santa Catarina, em Blumenau ou em Joinville? 
Vamos buscar esta resposta e as personalidades históricas envolvidas  nas ações dessas sociedades.
Lembramos da antiga competição existente entre essas duas ex-colônias alemãs, Blumenau e Joinville, propulsoras do desenvolvimento industrial do Estado de Santa Catarina.
Automóvel à vapor da marca Locomobile, fabricado em 1901 nos EUA e e a pequena  Edith Agnes Auguste (com 2 anos), que faleceu no ano seguinte, em 1904.
"Frederico Guilherme Busch - Por volta de 1900, importou o primeiro automóvel, movido a vapor, que talvez fosse um dos primeiros, quando não o primeiro auto do Brasil! Trouxe também, a Blumenau, no começo deste século, a primeira e até agora única companhia lírica." Livro, O Centenário de Blumenau, página 423.

Esclarecendo a citação anterior, o automóvel de Busch, não foi o primeiro a rodar no Brasil, o qual é apresentado no final deste artigo. Mas foi o primeiro automóvel a rodar em Santa Catarina, através da iniciativa do visionário.
Em 1903, Frederico Guilherme Busch adquiriu um automóvel, da marca Locomobile, ano de 1901, fabricada em empresa americana fundada em 1899. Com isso, foi o primeiro automóvel a circular no estado de Santa Catarina e um dos primeiros do Brasil. Era um veículo movido a vapor - cujo formado era semelhante a um  “Kutsche”  (veículo tracionado a animal) transformado em uma pequena locomotiva, adotando a nova tecnologia industrial da época - a máquina a vapor. O veículo importado por Busch transportava até quatro pessoas.
Foi publicada a seguinte nota na revista Blumenau em Cadernos, Tomo IX, maio de 1968, n.5, p. 100:

"Foi nas ruas de Blumenau que começou a rodar o primeiro automóvel que Santa Catarina viu. Isso foi em 24 de setembro de 1903. E quem importava o revolucionário veículo da América do Norte fora o senhor Frederico Guilherme Busch. A respeito, o “Urwaldsbote” nº 13 daquele mês e ano publicava a seguinte nota: “os modernos meios de comunicação já estão invadindo o sertão. Na semana passada, podemos ver pela primeira vez, nas ruas de Blumenau, um veículo automotor. O proprietário desse meio de transporte é o Sr. Frederico Busch, que adquiriu na América do Norte. A nossa civilização está progredindo. Ainda há bem pouco tempo, o velocípede era, aqui, uma curiosidade e agora já temos inúmeros deles. Até já nos acostumamos a ver senhoras montadas em velocípedes. Do velocípede passamos agora para o automóvel." 

O primeiro automóvel de Blumenau e também, de Santa Catarina - um Locomobile a vapor 1901, permaneceu por muito tempo no parque fabril da Empresa Industrial Garcia, cujos fundadores foram, exatamente seu proprietário,  Frederico Guilherme Busch Jr. e Heinrisch Probst ( sogro de Busch Sr.). O filho de Busch Sr., Busch Jr., também foi sócio e integrante da diretoria da empresa.
Na década de 1940, o Locomobile 1901 foi enterrado em algum lugar do parque fabril dessa empresa, para dar lugar à construção de novas edificações. Uma imagem da Empresa Garcia feita em 1967.
A empresa foi incorporada à Artex em 1974 e atualmente faz parte do grupo Coteminas.  No início de sua história,  a empresa se chamava Johann Heirich Grevsmuhl & Cia. 



No início do século XX existiam as seguintes marcas de automóvel nos Estados Unidos: Locomobile (fundada em 1899), Ford (fundada em 1903), Cadillac (fundada em 1903 como Cadillac Automobile Company), a Buick (fundada em 1903 como Buick Motor Company), a Oldsmobile (1903), a Packard e a Acme (1903). 
Quatro ano após a chegada do Locomobile 1901 em Blumenau, uma família de Joinville adquiriu o primeiro automóvel que rodou naquela cidade, em 1907. Importaram  um Oldsmobile LT 1905, fabricado 2 anos após o  Locomobile ter chegado às ruas de Blumenau.
O Oldsmobile LT 1905, percorreu as ruas de Joinville em 17 de maio de 1907. O carro possuía motor de combustão e volante. Era um tipo luxuoso. Foi adquirido por Georg Bernhard Trinks. Seu pai foi o pioneiro Eduard Gustav Friedrich Trinks, nascido em 18 de fevereiro de 1811 em Waldenburg, distrito de Zwickau, do estado da Saxônia, no território da atual Alemanha.
Eduard Gustav Friedrich Trinks imigrou para Joinville com sua família, em 1854, quando saíram de Hamburg em 30 de setembro desse ano, a bordo do navio Florentin, cujo capitão foi E.J.B.Wichmann. Na sua companhia vieram também sua esposa Pauline e sete filhos. Seu filho Georg tinha 14 anos de idade. A família pioneira fundou um estabelecimento comercial de secos e molhados na Rua do Porto, atual Rua 9 de Março.
Eduard Gustav Friedrich Trinks foi um dos membros-fundadores da Harmonie-Gesellsschaft, que deu origem à atual Harmonia-Lyra. Foi seu primeiro presidente. 
Em 1855, Eduard foi um dos sócios-fundadores a aprovar os estatutos definitivos da Sociedade Atiradores de Joinville - Gesellschaft der Schützen, ou ainda Schützen-Verein zu Joinville. Participou da diretoria Kulturverein (Sociedade Cultural) de Joinville.  Eduard Gustav Friedrich Trinks faleceu em 15 de maio de 1872 e não conheceu o Oldsmobile LT 1905, primeiro automóvel de Joinville, adquirido por seu filho, Georg Bernhard Trinks. Na época em que adquiriu o automóvel, Georg contava com 59 anos de idade. No registro fotográfico, a seguir, alguns dos filhos de Georg Bernhard Trinks e netos de Eduard Gustav Friedrich Trinks.
Famílias Trinks (terceira geração no Brasil) e Leppers. Elsa S Trinks era a bisavó de Ricardo Stodieck.
O proprietário do primeiro automóvel de Joinville, Georg Bernhard Trinks, também foi comerciante e vereador da cidade.
Oldsmobile LT 1905, chegou a Joinville em 17 de maio de 1907.













Na frente: Eduard Carl G. Trinks e sua esposa Clara (Kopp) Trinks (filho de Georg Bernhard Trinks).
Detalhes técnicos  das duas marcas americanas - de  Blumenau e de Joinville

Locomobile Company of America - Blumenau
A Locomobile Company of America foi uma fabricante pioneira de automóveis americana fundada em 1899, conhecida por sua dedicação à precisão antes da era da linha de montagem. Foi uma das primeiras fábricas de automóveis em escala mundial. Durante os primeiros dois anos após sua fundação, a empresa estava localizada em Watertown, Massachusetts
A produção foi transferida para Bridgeport, Connecticut, em 1900, onde permaneceu até o fim das atividades da empresa, em 1929, e onde foi fabricado o automóvel, cujo destino foi Blumenau.
Fábrica do Locomobile 1901.
A empresa fabricou carros a vapor pequenos e acessíveis até 1903, quando a produção mudou inteiramente para automóveis de luxo movidos a combustão interna. A Locomobile foi adquirida em 1922 pela Durant Motors e parou a produção em 1929. Todos os carros produzidos pela empresa original sempre foram vendidos sob a marca Locomobile.

Locomobile - automóvel a vapor

John B. Walker
Locomobile Company of America originou seu nome nas palavras "locomotiva " e "automóvel". John B. Walker, editor e publicador da Cosmopolitan, comprou os planos de um antigo veículo movido a vapor produzido por Francis e Freelan Stanley por um preço ao qual eles não puderam resistir. Na época, um carro havia sido construído e mais 199 foram encomendados. Walker prontamente vendeu metade de sua participação para o empreiteiro de pavimentação Amzi L. Barber pelo mesmo preço com que havia comprado toda a empresa. A parceria de Walker Barber durou duas semanas. Walker fundou a Mobile Company of America na fábrica de Stanley em Tarrytown, Nova York, enquanto Barber se mudou para Bridgeport, Connecticut, como Locomobile, na qual os gêmeos Stanley foram nomeados gerentes gerais. Os gêmeos Stanley fundaram a Stanley Motor Carriage Company em 1902, tornando-se o maior rival da Locomobile. 
Desde 1901, a Locomobile oferecia sete tipos  de carroceria a preços variando entre US$ 600 (equivalente a US$ 22.678, em 2024) e US$ 1.400 (equivalente a US$ 52.914, em 2024). 





A maioria dos veículos Locomobiles tinha motores simples de dois cilindros (3x4 pol., 76,2x102 mm; 57 pol. 3 , 927 cm 3 ) e uma caldeira de 300 psi com revestimento de arame, e queimava a nafta do combustível líquido para criar vapor. Um exemplo típico do produto era o Runabout de 1904, que acomodava dois passageiros e era vendido por US$ 750 (equivalente a US$ 26.247, em 2024). A máquina a vapor de dois cilindros ficava no meio do carro com estrutura de madeira. A essa altura, o carro tinha caldeiras melhoradas e uma nova bomba d'água, fabricada pela Overman Wheel Company em Chicopee Falls, Massachusetts

Logotipo da Locomobile de 1905


Locomobile 1901
Preço: US$ 1.400
Carroceria: 5 cm mais larga e 5 cm mais comprida que o Modelo nº 5. 
Acabamento e estofamento: especiais. 
Caldeira: de 40 cm e queimador de 40 cm.

Locomóvel
Dados
Capacidade:  quatro passageiros
Rodas: 71 cm de diâmetro; raios de aço
Pneus: de 61 cm, pneumáticos de tubo único. Banda de rodagem: 1,27 m
Peso vazio: 490 kg
Peso com tanques cheios: 560 kg
Capacidade do tanque de combustível: 29 litros
Capacidade do tanque de água: 127 litros
Comprimento máximo: 2,44 m
Largura máxima: 1,27 m
Altura máxima: 1,57 m
Assentos: Encosto do painel
Equipamentos: Balde de borracha, dois cobertores de borracha, lanternas laterais, gongo, ciclômetro, conjunto completo de ferramentas. Livro de Instruções do Locomóvel. Panfleto sobre cuidados com pneus. Panfleto sobre ciclômetro.
Abastecendo a caldeira do veículo com água.
Durante a Guerra dos Bôeres, o Locomobile estabeleceu uma nova espécie de marca, tornando-se o primeiro automóvel a ser usado na guerra; era um gerador e um trator de holofote usado para desmantelar o campo minado de Klein Nek. Também serviu como um veículo de alimentação, com a capacidade útil (aos olhos britânicos, pelo menos) de preparar uma xícara de chá batendo na caldeira. 
Mas concluiu-se que não possuía uma maneira segura para garantir o sucesso comercial, mesmo na Grã-Bretanha, e a Locomobile começou a experimentar motores de combustão interna, a gasolina, em 1902. Iniciou com um modelo de quatro cilindros com chassi de aço projetado por Andrew L. Riker
Isso desmotivou a empresa a produzir veículos a vapor, no ano seguinte - 1903, vendendo de volta os direitos autorais aos irmãos Stanley. Em 1903, Barber cedeu seu cargo a seu genro Samuel Todd Davis Jr., que se tornou presidente da Locomobile Company.
O carro que chegou a Blumenau em 1903, foi fabricado em 1901 e era a vapor.
Vídeos de Locomobile a vapor


Oldsmobile  Olds Motor Vehicle Co - Joinville

A empresa foi fundada por Ransom Eli Olds em Lansing, Michigan, em 1897. Em 1901, a empresa produziu o Oldsmobile Curved Dash, primeiro automóvel produzido em larga escala, em uma linha de produção. 
Em 1902, a empresa produziu 635 carros, tornando-se o primeiro fabricante de automóveis a gasolina de alto volume, fabricou também automóveis elétricos, como a Columbia Eletric e também fabricou automóveis movidos a vapor, como a Locomobile.
A Oldsmobile foi a empresa que mais vendeu carros nos Estados Unidos em 1903 e 1904.
Mesmo modelo de Joinville - 1905, a vapor.
Oldsmobile Curved Dash 1901. Semelhante aos primeiros automóveis da Locomobile -  “Kutsche” motorizado e a vapor.
A General Motors comprou a empresa em 1908
Em 1940 lançou o primeiro automóvel com transmissão automática.

Oldsmobile LT - 1905

Um carro de luxo à sua porta 

O Oldsmobile
Um Pullman que dispensa trilhos - um serviço público para todos os tipos de negócios. Sempre pronto quando você é um cavalo de corrida, quando quer velocidade - "Old Dobbin" quando você para no caminho.
O Oldsmobile Touring Car, preço 1.400 dólares, é equipado com um motor duplo oposto de 20 HP; cilindros de 137 x 15 cm. Possui entrada lateral e é luxuosamente estofado por toda parte. Capacidade para cinco passageiros. Distância entre eixos de 228 cm. Velocidade de 9 a 64 km/h - com surpreendente capacidade de subida de colinas - ruído do escapamento completamente eliminado.
Oldsmobile Standard Runabout, 650 dólares
Oldsmobile Touring Runabout, 750 dólares,
Oldsmobile Light Tonneau Car, 950 dólares
Oldsmobile Touring Car de 20 HP, 1.400 dólares

O primeiro automóvel a rodar no Brasil

E para não deixar dúvidas para especular, como aconteceu no Livro Centenário de Blumenau, vamos conhecer quem foi o responsável em trazer e fazer circular o primeiro automóvel no Brasil.
Santo Dumont dirigindo seu automóvel em Paris, em 1891.
O primeiro modelo de carro que chegou ao Brasil foi um Peugeot Type 3, importado em 1891 pela família de Alberto Santos Dumont.
Santos Dumont, era um entusiasta também de automóveis e trouxe o veículo para o país, fazendo-o rodar nas ruas de Paris e depois, no Brasil. O Peugeot Type 3 era um carro com motor V2 de 565 cm³ e 2 cavalos de potência, com câmbio de 4 velocidades. 
O Peugeot Type 3 teve apenas 64 unidades produzidas entre 1891 e 1894. 
A família de Dumont foi uma das primeiras a receber o automóvel Peugeot.
Conhecido na França como Voiturette, o Type 3 era movido a gasolina e 3,5 cv de potência máxima. Essa configuração permitia ao carro alcançar os 18 km/h de velocidade máxima.
Segundo os registros da própria Peugeot, esse foi, de fato, o primeiro automóvel que Santos Dumont trouxe para o Brasil, em novembro de 1891, pelo Porto de Santos.

“Daí em diante, tornei-me adepto fervoroso do automóvel. Entretive-me a estudar os seus diversos órgãos e a ação de cada um. Aprendi a tratar e consertar a máquina. E quando, ao fim de sete meses, minha família voltou ao Brasil, levei comigo a minha Peugeot”,  Santos Dumont  - autobiografia.

Um registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
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Referências

  • Adalberto Day. Frederico Guilherme Busch. 21 de maio de 2008. disponível em: https://adalbertoday.blogspot.com/2008/05/frederico-guilherme-busch.html. Acesso em: 9 de julho de 2024 – 15h23.
  • Agência de Notícias SECOM Governo do Estado de Santa Catarina. Governo do Estado autoriza reforma geral na EEB Pedro II em Blumenau. 28 de maio de 2020. Disponível em https://estado.sc.gov.br/noticias/governo-do-estado-autoriza-reforma-geral-na-eeb-pedro-ii-em-blumenau/ . Acesso em 12 de junho de 2024 , 10h54.
  • CALDAS, Joana Caldas. Do primeiro carro à primeira miss Brasil: veja 3 vezes que Blumenau foi pioneira em SC. G1 SC e NSC. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2022/09/02/do-primeiro-carro-a-primeira-miss-brasil-veja-3-vezes-que-blumenau-foi-pioneira-em-sc.ghtml. Acesso em: 12 de setembro de 2025, 20h02.
  • CENTENÁRIO de Blumenau. 1850 – 2 de Setembro – 1950. Blumenau: [s.n.], 1950. – 1v.(varias paginações).il. Edição Comissão de festejos.
  • GERLACH, Gilberto Schmidt. Colônia Blumenau no Sul do Brasil / Gilberto Schmidt-Gerlach, Bruno Kilian Kadletz, Marcondes Marchetti, pesquisa; Gilberto Schmidt-Gerlach, organização; tradução Pedro Jungmann. – São José : Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro, 2019. 2 t. (400 p.) : il., retrs.
  • SILVA, Fernanda. Do primeiro carro à fundação da Harmonia Lyra, conheça fatos históricos de Joinville no mês de maio. NSC Total. : 20/05/2024 - 10:10. Disponível  em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/do-primeiro-carro-a-fundacao-da-harmonia-lyra-conheca-fatos-historicos-de-joinville-no-mes-de-maio . Acesso em: 12 de setembro de 2025, 19h52.
  • WITTMANN, Angelina. A Ferrovia no Vale do Itajaí: A Estrada de Ferro Santa Catarina. Blumenau. Edifurb, 2010.











quinta-feira, 11 de setembro de 2025

XX CAAL - Encontro das Comunidade de Língua Alemã da América Latina - Juiz de Fora/MG - 36ª Deutsches Fest - 3 de setembro 2025 - 1/5

Iniciamos uma pequena série sobre os momentos do encontro de representantes de comunidades onde há a língua alemã em países da América Latina - denominado CAAL - Encontro das Comunidade de Língua Alemã da América Latina, sendo esta ocorrido na cidade brasileira de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais. Esta é  a terceira edição do evento que participamos com palestra. 
A primeira edição que participamos aconteceu na cidade de Nova Petrópolis/RS, em 2014 - XII CAAL e a segunda, foi na cidade de Joinville/SC, em 2015 - XIII CAAL. O XIV CAAL aconteceu na cidade de Blumenau. 
 Dieter Berner , representando Blumenau,  Guilherme Gassenferth - Joinville e o Prefeito de Oxapampa -  Pedro Ubaldo Polinar.
Final do XIV CAAL Joinville/SC com Wilfredo Laura Contreras (Peru), Guilherme Gassenferth (Joinville), Udo Döhler (prefeito de Joinville) e Pedro Ubaldo Polinar (Peru).
Juiz de Fora da janela do hotel.

Chegando ao Rio de Janeiro.
Foto do comandante.
Em Juiz de Fora, fomos convidados pela organização para proferir uma palestra, que aconteceu em 6 de setembro de 2025, no sábado e último dia do evento, na qual apresentamos a arquitetura da cidade de Juiz de Fora e região, construída com a técnica construtiva enxaimel. 
Com isto, registramos que a organização foi plena e muito bem organizada, no sentido de translado, hospedagem, programação e logística. Foi providenciados passagens aéreas, para nós e outros participantes da região sul do Brasil que chegaram na cidade do Rio de Janeiro, mais ou menos no mesmo horário, onde uma van com motorista estava aguardando para efetuar  o translado de todos até o hotel, providenciado pela organização do XX CAAL, na cidade mineira de Juiz de Fora.
Desembarque no aeroporto e encontro com Marcos e a van para  o translado do grupo de participantes.

Alguns dos participantes, hospedados no hotel, prontos para seguir para a abertura do evento XX CAAL - Juiz de Fora/MG e da abertura da 36ª Deutsches Fest, que aconteceria no pátio externo do Shopping Jardim Norte. Todos foram transportados pela van com motorista disponibilizada pela organização.
O primeiro dia da programação do XX CAAL iniciou no dia 3 de setembro de 2025, dentro da festa maior de Juiz de Fora - 36ª Deutsches Fest, que também fez sua abertura, com a presença de autoridades locais e também, de parte dos participantes do XX CAAL, sendo estes, presentes na primeira noite, representantes de comunidades do Brasil (de vários estados do país), do Chile, da Argentina e do Peru.

Programa dia 3 de setembro de 2025 - XX CAAL  Juiz de Fora/MG
  • Local: Shopping Jardim Norte
  • 19h - Recepção e Credenciamento.
  • 20h - Abertura da 36ª Deutsches Fest - Festa Alemã de Juiz de Fora/MG
  • e do XX CAAL -  Encontro das Comunidade de Língua Alemã da América Latina
As imagens comunicam

























Deutsche Fest.


Grande profissional da fotografia.


Dr.  Luiz Antônio Stephan - autor do livro Raízes Alemã D. Pedro II - Juiz de Fora MG.










Salcio Del Duca.

























Deutsches Fest.






Ingo Schroeder de Blumenau, tocando na Deutsches Fest, Juiz de Fora MG.


Ingo Schroeder e Jakeline Lisboa.












Banda Sinfônica do 17º Regimento de Infantaria de Juiz de Fora MG.







Jakeline Lisboa.

Parte do grupo de participante do XX CAAL - Encontro das Comunidade de Língua Alemã da América Latina, em Juiz de Fora MG.







Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling - categoria "Kinder".

Vielen Danke.
Abertura da 36ª Deutsches Fest - Festa Alemã de Juiz de Fora.

Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling - Categoria "Kinder".

Banda Sinfônica do 17º Regimento de Infantaria de Juiz de Fora MG.









Prefeita de Juiz de Fora MG - Margarida Salomão.

Felipe Kuhn Braun - presidente da FECCABE. 

Margarida Salomão e Sálcio Del Duca.



Agradecemos a atenção dispensada por este casal ao nosso traje.




Sálcio Del Duca.


Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling - categoria "Kinder".




Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling - Categoria "Kinder".




Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling - Categoria "Kinder".

















































Video

Um registro para a História!

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
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