quinta-feira, 31 de julho de 2025

Cidade de Altötting - Deggendorfer Stadl-Musikanten (Banda da Oktoberfest) Bayern - Alemanha - dia 22 de abril - 5/5 - QG 3 - Alemanha 2025

Visita à Gnadenkapelle, na cidade de Altötting, residência dos  Mirwald e ensaio da  Deggendorfer Stadl-Musikanten, na cidade de Deggendorf.
Dando prosseguimento a programação do dia 22 de abril de 2025, roteiro Alemanha 2025, saímos da região de Chiemsee em direção à vila onde reside os Mirwald, Hengersberg onde fomos convidados para jantar com a família e depois seguimos para a sede da banda Deggendorfer Stadl-Musikanten, na cidade de Deggendorf, onde estaria acontecendo seu ensaio semanal. Mas antes de chegarmos à residência dos Mirwalds, o padre Josef Apfelbeck quis nos mostrar o local onde surgiu, como no Brasil e sua padroeira preta - Nossa Senhora Aparecida, a cidade de Altötting que também teu sua padroeira preta, conhecida como Die Schwarze Madonna, a qual registramos e aqui compartilhamos.
Die Schwarze Madonna - Wikipédia.
Google Maps. Passau, à direita. Onde está a residência do padre Josef, onde estávamos hospedados.
Após o jantar nos dirigimos até a sede da banda  Deggendorfer Stadl-Musikanten e efetuamos a entrega do caneco oficial da Oktoberfest Blumenau, dentro de um momento solene, em nome de Guilherme Guenther, Diretor Geral da Vila Germânica.

Seguindo o trajeto, vamos conhecer um pouco sobre a história da cidade de Altötting.

Altötting

Altötting é uma cidade da Alemanha localizado no distrito de Altötting, região administrativa de Oberbayern, estado de Bayern.
Altötting - Gnadenkapelle.

Está próximo a fronteira austríaca, próxima à Passau, localizada no limite entre Alemanha e Áustria. Desde a Idade Média  tornou-se um dos centros de peregrinação católica mais procurados. O Santuário de Gracia, em alemão: Gnadenkapelle. A igreja paroquial, construída em gótico tardio, foi feita para receber o número maior de peregrinos e depois, início do século XX, foi construída a Basílica, Basilika St. Anna -  em neobarroco. 

Sua História

A  partir de resíduos arqueológicos, havia a presença de um assentamento humano no local, datado da cultura Urnfield (ca. 1250 a 750 a.C.), com indícios da existência de pastagens no entorno, fontes de águas ricas em peixes e floresta, cenário que viabilizava a caça e a pesca. Também foram encontrados túmulos do período Urnfield ao norte da cidade e as sepulturas em fileiras ao sul define o local de uma praça que, ao longo de um milênio. A forma quase quadrada da antiga praça da capela com sua cerca de madeira e a tília (a árvore sagrada da antiga religião considerada pagã pela igreja católica) fornece subsídios para crer ser de uma antiga fortificação celta/germana com significado de culto ou para um antigo local de culto germânico como um local de encontro e de justiça.
Além desse local destinado ao culto da antiga religião, o local se desenvolveu  com a expansão das exportações de sal de Hallein e Reichenhall durante o período celta e a construção de uma rede viária pelos romanos. A proximidade do local com a antiga travessia do Inn em Ehring-Töging e com o ponto de intersecção das estradas Juvavum, em Salzburgo); Castra Regina, em Regensburg e Augusta Vindelicum, em Augsburg; Ovilava, em Wels) e Batavis, em Passau, trouxe cada vez mais, o antigo local de culto, com seu modesto povoado, para conhecimento de considerações estratégicas e militares. Esse desenvolvimento, combinado com sua localização geográfica bem no centro do emergente ducado agilofíngio na Antiga Baviera, levou à primeira menção documentada de Ötting como "vila publica" em 748, com a denominação de Autingas.

Idade Média
No início da Idade Média, "Autingas" apareceu como o nome da atual Altötting, este usado desde a fundação de Neuötting, em 1224. 
Em 748, a cidade era um palácio dos Agilolfings, duques de Bayern. Quarenta anos depois, Altötting tornou-se um palácio real carolíngio. O edifício mais antigo da atual igreja de peregrinação data dessa período. Em 876/877, o rei Carlo Magno fundou um mosteiro em Altötting, onde também foi sepultado. Em 907, a cidade, o palácio, a abadia e a basílica foram devastados pela invasão húngara. Apenas o octógono do batistério sobreviveu à destruição. Em 1228, a fundação dos cônegos foi reconstruída pelo duque Ludwig de Kelheim, de Wittelsbach, tornando-se mais tarde a fundação colegiada de Altötting
Gnadenkapelle -  Altötting.
Quando a estrada do sal entre Veneza a Nuremberg foi redirecionada no início do século XIII , gradualmente realocando-a para o Rio Inn , os Wittelsbachs concederam a Neuötting direitos de cidade e casa da moeda. Em 1489, há relatos de dois milagres de cura sensacionais, que iniciaram peregrinações a Altötting. Entre 1499 e 1511, a atual igreja colegiada gótica foi construída no local da igreja românica. Altötting tornou-se um dos destinos de peregrinação mais importantes de seu tempo. Politicamente, a cidade era uma corte da igreja colegiada sem autogoverno independente. Neuötting era a sede da corte de Wittelsbach.
Com a dissolução do segundo cônego na secularização de 1803, Altötting tornou-se uma comunidade rural (decreto municipal de 1818). Em 1845, Altötting foi elevada à categoria de cidade mercantil e, em 1898, à categoria de cidade. A inauguração da linha ferroviária Mühldorf-Burghausen aconteceu em 1897 e fez crescer as peregrinações e o turismo religioso ainda na primeira metade do século XX. Com a beatificação e canonização do frade capuchinho Konrad von Parzham de Altötting em 1930 e 1934, Altötting ganhou um segundo destino de peregrinação muito visitado, além da Capela da Graça - Gnadenkapelle
A Praça Gnadenkapelle, em Altötting abriga alguns edifícios importantes, como a famosa capela, a Igreja de Santa Madalena, a Igreja Paroquial Colegiada e a Casa do Reitor Colegiado. A Gnadenkapelle com seus amplos espaços verdes, é o ponto central deste importante local de peregrinação. Muitos turistas visitam as inúmeras atrações de Altötting todos os anos. 
Kapellplatz 
Capela de peregrinação católica de Santa Maria, também chamada Capela Santa ou Capela da Graça.

A parte mais antiga da famosa Capela da Graça em Altötting foi construída em torno de 660. O edifício mais importante do local de peregrinação foi ampliado diversas vezes ao longo dos anos. Após o relato de dois milagres de cura, a peregrinação à Nossa Senhora esculpida - Die Schwarze Madonna, na Capela da Graça teve início em 1489. A capela abriga outros pontos turísticos, como a estátua de prata de Wilhelm de Groff, 2.000 ex-votos e tábuas de milagres de 1520.
É um complexo de duas partes, composto por um edifício central do início da Idade Média e uma nave do final do período gótico.
Die Schwarze Madonna esculpida em madeira
 de tília - século XIV. Mais antiga que a do Brasil
O Santuário de Nossa Senhora de Altötting - Die Schwarze Madonna, a conhecida Capela da Graça (Gnadenkapelle), é considerado o santuário nacional de Bayern dedicado à Bem-aventurada Virgem Maria
A capela octogonal que abriga a imagem de Nossa Senhora - Die Schwarze Madonna, como mencionado data de 660 D.C. e é o santuário mariano mais antigo da Alemanha. A imagem de Maria venerada ali é uma Virgem Negra de grande antiguidade, possivelmente por volta de 1330, esculpida em madeira de tília. O santuário tornou-se um destino popular de peregrinos quando ficou conhecido pela recuperação milagrosa, em 1489, de um menino que havia se afogado, depois que sua mãe colocou seu corpo diante da imagem e orou por um milagre.
Muitas das ofertas que foram dadas ao santuário ao longo dos séculos são exibidas no pórtico que circunda a igreja. Também podem ser vistas as pequenas urnas de prata nas quais muitos membros da nobreza alemã teriam seus corações colocados após suas mortes para serem trazidos para  o local.
Edifício central octogonal com planta circular e octogonal, com telhado pontiagudo, provavelmente reconstruído por volta do ano 1000 no lugar de uma capela anterior pertencente ao complexo palaciano carolíngio (século VIII). Uma nave de três vãos com telhado de duas águas com grande inclinação e torre de cumeeira foi adicionada em 1494. O interior foi reformulado na primeira metade do século XVII. A sacristia foi acrescentada no seu ambiente em 1686. Em 1517 foi acrescentada uma galeria coberta com arcadas em arco segmentado para proteger relíquias colocadas no local. 
Konrad von Parzham .
O santuário é administrado pelos frades capuchinhos há séculos. Um membro da Ordem, o irmão Konrad von Parzham  (1818–1894) serviu no local como porteiro, por mais de 40 anos. Durante sua vida de serviço, ele desenvolveu uma reputação de santidade e curas milagrosas. Foi declarado santo pela Igreja Católica.
O local recebeu a visita do Papa João Paulo II, em novembro de 1980. Ele estava acompanhado pelo cardeal Joseph Ratzinger, nascido em uma cidade próxima. Em 11 de setembro de 2006, Ratzinger, recém-eleito Papa Bento XVI, voltou ao santuário e doou o anel episcopal que usava quando era arcebispo de Munique. O anel agora faz parte do cetro segurado pela Die Schwarze Madonna.

Curiosidade: O que muitos não sabem: em nichos de parede em frente à imagem gótica de Die Schwarze Madonna, urnas de prata ornamentadas guardam os corações dos reis e eleitores da Baviera. Entre elas está a urna-coração do "rei dos contos de fadas" de Bayern, Ludwig II, bem como as de seu pai e do seu avô. Foi justamente por causa desse vínculo que Altötting recebeu o apelido de "Coração de Bayern".
Capela de peregrinação católica de Santa Maria.
Altötting Kapellplatz  Hotel 

Edifício de três pavimentos com cobertura de quatro águas e estrutura de fachada barroca, andares inferiores do século XVII, ampliado por Christoph Zuccalli, 1685/1688.






Prefeitura - Rathaus

Edifício neobarroco com três pavimentos e torre de canto. Cobertura com quatro águas. Construído por Rudolf Esterer, em 1908.


Antigo decanato, agora administração episcopal, museu de peregrinação e novo tesouro - Wallfahrtsmuseum und Neue Schatzkammer

Edifício barroco de três pavimentos com cobertura  de quatro águas e 19 eixos de janelas, projeto de Enrico Zuccalli e construído entre 1674 e 1677.
Jardim barroco acima de altos muros de contenção e fechamento, parede norte reformada em 1982. 

Antiga Igreja Jesuíta de Santa Madalena, desde 1874 Igreja do Mosteiro dos Capuchinhos - Ehemalige Jesuitenkirche St. Magdalena - Kapuziner-Klosterkirche

A Igreja de Santa Madalena em Altötting foi construída entre 1697 e 1700. A Igreja Jesuíta também está localizada na Kapellplatz, ao lado da Capela da Graça. O belo interior da Igreja de Santa Madalena é ricamente decorado com estuque. Particularmente notáveis são os altares laterais, com pinturas de Johann Caspar Sing, e o magnífico altar-mor, com uma pintura de Santa Madalena é obra de Christian Winck.
Capela de São José, barroca, com cúpula em claraboia, 1674. Antigo colégio jesuíta, agora um mosteiro capuchinho, edifício de três pavimentos com empena, adjacente à igreja a sudeste, núcleo do século XVII.
Ehemalige Jesuitenkirche St. Magdalena. 

Antiga casa do cônego, hoje edifício residencial e comercial - Ehemaliges Chorherrenhaus, jetzt Wohn- und Geschäftshaus

Edifício lateral alongado, de dois pavimentos, com beirais e três águas-furtadas (Zwerchgiebeln), construído em 1619. 
As imagens comunicam



























Vídeo
Depois de passarmos em Altötting seguimos para a residência dos Mirwalds, localizada na vila de Hengersberg, onde nos foi servidos pratos tradicionais da mesa de jantar das famílias da região de Bayern. A mesa estava lindíssima com iguarias preparadas e organizadas com carinho por Maria Mirwald.










Após estes momentos especiais, partimos para outro, nos encontrar com a banda Deggendorfer Stadl-Musikanten, na cidade de Deggendorfer. Georg Mirwald foi na frente e nós fomos depois e o  encontramos no local do ensaio da banda. Neste momento, oficialmente entregamos um caneco de cristal da Oktoberfest Blumenau, enviado pela Vila Germânica, na pessoa de Guilherme Guenther, seu diretor geral. 
Deggendorfer Stadl-Musikanten esteve em 6 edições da Oktoberfest Blumenau. Georg Mirwald é seu dirigente e acompanhou a banda em algumas edições, onde o conhecemos pessoalmente.

Escolhemos iniciar nosso roteiro Alemanha 2025, exatamente na região da cidade de Deggendorf para visitar a família de Georg Mirwald e banda e, o padre  Josef Apfelbeck. Nossos momentos em suas companhias estão terminando e foram momentos intensos e muito especiais, que levaremos para sempre, sendo que ao preparar este material, viajamos novamente.
Vielen Danke.

As imagens comunicam

Local de ensaio da Deggendorfer Stadl-Musikanten, na cidade de Deggendorfer, Südbayern, Alemanha.


























Querido padre Josef Apfelbeck gentilmente registrando em vídeo e Roberto Wittmann em fotografias. Vielen Danke.








































Vídeo
Dia 23 de abril, no dia seguinte, dia de despedidas e novos encontros com amigos da cidade de Ravensburg, região de Bodensee, QG4, onde permanecemos por 7 dias, também incríveis. Daqui ficaram muito boas lembranças e amizade.


Um registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)







Leituras Complementares - Clicar sobre o título

Roteiro 3 com base na cidade Passau