Visitamos a 15ª noite da 40ª Oktoberfest Blumenau, quando foi registrada a entrada de 26.415 visitantes nesta noite da última quarta-feira da festa.
Ao passarmos pelos ambientes da festa, a primeira banda que registramos no palco do Setor 5 foi a banda de Pomerode, Herr Schmidt, cujo dirigente é o músico e cantor alemão Michael Lochner.Lochner veio para o Brasil na década de 1990, junto com a banda alemã "Die Odenwälder".
Outro antigo integrante da "Die Odenwälder" também toca na Herr Schmidt: trata-se do músico alemão e também organeiro, Hans Jurgen Jopp, o "Spitz", que toca em outras bandas da região e é um dos principais responsáveis pelo repertório do "Show dos Velhos Camaradas".
Michael Lochner com a banda "Die Odenwälder", no Galegão em 1993.
Vídeo
Orquestra Continental de Itapiranga - Seto 3.
Ao darmos uma volta nos setores do Parque Vila Germânica, fomos impedidos de subir ao palco do Setor 3, local que vínhamos registrando desde o início da festa. Naquele momento, estava tocando a Orquestra Continental, banda de Itapiranga, cidade do extremo oeste de Santa Catarina. Lembramos que Itapiranga afirma ser o "berço da Oktoberfest no Brasil". Entretanto, o perfil da festa não segue o da Oktoberfest original e primeira, a de Munique. Em Itapiranga, a música predominante pertence ao cancioneiro gaúcho e sertanejo, fato que nos foi alertado por pessoas da região.
Apesar disso, esta região e outras vêm se inspirando na Oktoberfest de Blumenau — que, por sua vez, é inspirada na de Munique. Há alguns anos, fizemos e firmamos a promessa de ir a Itapiranga registrar seus momentos.
Quanto à Oktoberfest Blumenau, em suas últimas edições, parte da organização retomou as visitas à Oktoberfest de Munique. Isso é ótimo para manter sua originalidade e continuar inspirando outras festas em Santa Catarina e no Brasil.
O prefeito Egídio Ferrari, Rose sua esposa, e a realeza da 40ª Oktoberfest Blumenau representaram a Oktoberfest Blumenau no Desfile Oficial da Oktoberfest de Munique (2025). Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Blumenau.
Também registramos, nesta noite de 22 de outubro de 2025, mais um "Show dos Velhos Camaradas", com a apresentação do Coro Masculino Liederkranz, regido pelo maestro José Carlos Oechsler, no palco do Setor 4. O show teve início às 21h15.
Vídeo
No Setor 2 observamos a banda de Indaial, Tropical Band.
Vídeo
No ambiente da 15ª noite da 40ª Oktoberfest Blumenau, encontramos uma família do Espírito Santo, ligada aos grupos culturais daquela cidade. Conversamos por algum tempo e lembramos de amigos comuns, a exemplo de Hilda Braun. Conversamos com Marcileide Stuhr, Matheus Stuhr Franco, Marilene Stuhr Berger, Fabio Franco, Eliane Stuhr Franco e Isabella Stuhr Franco.
Quando saíamos dos Setores após nossas observações e registros, no acesso de serviço ao Parque Vila Germânica, encontramos um dos integrantes do VoXXclub, que faria sua estreia na Oktoberfest Blumenau, no outro dia, dia 23 de outubro. Encontramos Korbinian Arendt, integrante da banda desde 2012. Registramos a banda alemã desde o ano de 2016, como mostra o registro abaixo e ao lado, com Korbinian, um dia antes da estreia de 2025, 9 anos depois da primeira vez na Oktoberfest Blumenau.
VoXXClub no Setor 4 - Sua primeira apresentação na Oktoberfest Blumenau 2016.
Programação da noite de 22 de outubro de 2025
Setor 1
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h15 - Banda Cruzeiro
21h30 às 23h30 - Banda Vox 3
23h45 às 2h - Banda Society
2h - Encerramento
Setor 2
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h30 - Banda XV Show
21h45 às 23h45 - Tropical Band
0h às 2h - Banda Lino e Orquestra
2h - Encerramento
Setor 3
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h - Musical Estrela de Ouro
21h às 21h15 - Eintrachtvolkstanzgruppe
21h15 às 21h30 - Volkstanzgruppe Grünes Tal – Familie
21h30 às 0h15 - Orquestra Continental
0h30 às 2h - Dj Denny Mello
2h - Encerramento
Setor 4
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h - Banda Herr Schmitt
21h15 às 23h45 - Velhos Camaradas
0h às 2h - Banda Madame Frau
2h - Encerramento
Palco Galegão
18h às 0h
Festival de Danças Germânicas da Oktoberfest Blumenau
Spaten Garten (Praça de Alimentação)
11h às 13h30 - Banda Blumenshow
15h15 às 15h30 - Tanz-Und Spielgruppe Gartenstadt
15h30 às 17h30 - Banda Nacht Musikanten
20h às 21h - Chope em Metro
21h15 às 21h30 - Alle Tanzen Zusammen
23h às 01h - DJ Kaisermusik
As imagens comunicam
Banda Herr Schmidt - Setor 4
Michael Lochner.
Hans Jurgen Jopp - Spitz.
Descobrimos na noite de 22 de outubro, no Setor 4, que nosso amigo Rolf Gieseler é irmão de Dieter Gieseler, o que nos confundia muito — achando que estávamos com Rolf, quando Dieter "brigava" conosco para não transpor determinados espaços para fotografar em inúmeras edições da Oktoberfest Blumenau. Ambos são atuantes nas práticas culturais de Blumenau. Nesta noite, rimos muito diante de nossa confusão, sem entender.
Dieter Gieseler está contemplado em nosso livro "Oktoberfest Blumenau 40 Anos - palco de um despertar cultural" e foi o braço direito do Secretário de Turismo de Blumenau Antônio Pedro Nunes na coordenação das primeiras edições da Oktoberfest Blumenau e, depois, o substituiu, quando o secretário saiu do posto para concorrer à vereança de Blumenau.
Rolf Gieseler e esposa.
Elaine Gieseler.
Show dos Velhos Camaradas com a apresentação do Coro Masculino Liederkranz.
Uma volta pelos setores...
Setor do "céu azul", Setor 1.
Família visitante do Espírito Santo.
Tropical Band - Indaial
Orquestra Continental - Itapiranga
Hans Jurgen Jopp - Spitz.
Aniversário de Casamento.
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.