segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

25 Anos de Formatura da 1° turma de Arquitetos e Urbanistas - FURB - 15 de Fevereiro de 1997.

Primeira turma de arquitetos e urbanistas formado na FURB, no segundo curso de Arquitetura e Urbanismo no Estado de Santa Catarina - No Hall do Teatro Carlos Gomes em 15 de fevereiro de 1997.
Em fevereiro de 2022, mais especificamente no dia 15, foi lembrado a passagem do 25° aniversário da colação de grau da primeira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB, onde tivemos boa parte de nossa formação profissional. Vamos relembrar, para a História.  
A seleção dos nomes dos 50 primeiros calouros do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB foi feito através do vestibular da ACAFE - Associação Catarinense das Fundações Educacionais, entidade sem fins lucrativos - que funcionava desde 1974.
A prova do vestibular teve duas etapas: A prova aplicada aos vestibulandos aspirantes de todos os cursos da Universidade e a prova prática de desenho. Os candidatos aspirantes às vagas da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo FURB precisavam comprovar habilidades mínimas para desenho e perspectiva. Inexistiam programas de desenho e o computados tinha acesso limitado para as pessoas físicas. Essa segunda prova foi feita em mais de uma sala das dependências da universidade. Nessa sala, as carteiras foram dispostas em um grande círculo e no centro deste, foram colocados sólidos geométricos em cores branca, preta e cinza. Os vestibulandos tiveram que reproduzir o que "viam" a partir de seu ponto focal - sua posição - reproduzindo luz e sombra.
Prova prática de desenho - técnica grafite, observação - Luz e sombra.
Figura ilustrativa e semelhante ao exercício feito na prova.
Após o as duas etapas do Vestibular ano 1991 da ACAFE - foi divulgado o nome dos 50 calouros de Arquitetura e Urbanismo da FURB para ingresso no primeiro semestre e o nomes dos 50 calouros para, o segundo semestre da FURB. As aulas da primeira turma iniciaram no mês de março de 1992.
Em sala de aula - na primeira semana de aula 




A listagem mais completa que conseguimos dos primeiros calouros- Faltam dois nomes.
Nomes oriundos de várias partes do Estado de Santa Catarina, principalmente do oeste e meio oeste de Santa Catarina. Também de Brusque e do Alto Vale do Itajaí.
A Aula Magna do novo e 2º curso, de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Santa Catarina foi ministrada pela Professora Gilda Collet Bruna da FAU USP.


Professor Vilmar Vidor - Idealizador e Presidente da Comissão Especial de implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo não participou da Aula Magna. Também não começou a ministrar aulas para a primeira turma, de imediato. Somente um ano após o início do curso, entrou em sala de aula. Ministrou 3 disciplinas para a primeira turma.
no curso.
O Professor Vilmar, tinha guardado entre suas lembranças, o nome de seus primeiros alunos no curso que idealizou, na turma da disciplina Arquitetura e Urbanismo.






Primeira Turma de Projeto Urbanístico (Final de Urbano) - 1° Turma de Arquitetura e Urbanismo da FURB - 1996 e os Professores Vilmar Vidor e Cristiane Mansur. Havia um terceiro professor  - Sérgio Alibert Meirelles que faleceu no decorrer do semestre e que foi Homenageado na formatura desta turma como professor "Nome de Turma". Os formandos desconheciam que o professor Vilmar Vidor foi o idealizador do Curso.
Alguns momentos do curso - em vídeos - dentro do programa da 1° Turma.








Por ser a primeira turma de um curso como Arquitetura e Urbanismo - que envolve áreas diversificadas de pesquisas com foco predominante na área de humanas, estando dentro de um Centro Tecnológico, a primeira turma passou por algumas "tempestades" polarizadas entre dois professores. Os acadêmicos desconheciam toda essa história pretérita da fundação do curso.
Formatura da Primeira Turma de Arquitetura e Urbanismo da FURB. O número de formandos foi aumentado, porque o Curso e sua Coordenação quis mostrar que tinha mais formandos. Criou um curso de inverno concentrado - que possibilitou o ingresso de mais formandos - Observar as duas fotos, percebe-se o acréscimo do número de formandos.  O Professor Stênio estava presente e na Mesa de autoridade como representante do Prefeito municipal Décio Neri Lima (PT) - era seu Secretário Municipal de Obras. Também na foto - o coordenador do Curso: Professor Ney e a Patronesse: Professora Maria del Pilar de Carlevaro
Por ironia, ou talvez, consequência de não propagar seus feitos, o Professor Vilmar Vidor - idealizador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB, não recebeu convite formal e oficial para a formatura e não foi devidamente homenageado, porque os formandos da primeira formatura desconheciam a história do curso.
Descobrimos essa história muito bem documentada e muito bem guardada por seu idealizador. 
Professor Vilmar Vidor guardou, com muito cuidado e apreço, todos os "papéis" e as mais caras recordações de seus feitos, alunos e amigos leais. Um exemplo: a lista dos nomes de seus primeiros alunos de Projeto Urbano e o convite de formatura da 1º turma de formandos que recebeu após a data da cerimônia. A história deste processo de implantação do curso está em uma postagem listada no final desta.
Só tomamos conhecimento desse material quando ele partiu, em novembro de  2015.

A formatura, como já mencionamos, aconteceu no Teatro Carlos Gomes do dia 15 de fevereiro de 1997. Formaram-se os primeiros 11 Arquitetos e Urbanistas no interior do Estado de Santa Catarina.
Restaram, dos 50 calouros ingressantes, 5 formandos matriculados no último semestre da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB. Para implementar e aumentar o número de formandos, foi criado um curso concentrado de uma "disciplina chave" antes de iniciar o último semestre letivo - não considerando o pré-requisito existente. Dessa maneira foi possível ingressar mais 7 possíveis formandos na primeira turma - somando 12 formandos. 
Professor Celso Mario Zipf
2015.
Durante o último semestre do curso, um dos formandos foi aconselhado por seu orientador - deixar a sua formatura para o próximo semestre, pois não conseguiria, em tempo hábil, concluir seu Projeto de Final de Curso de maneira regular. O acadêmico acatou o conselho e restaram 11 formandos na primeira formatura do curso de Arquitetura e Urbanismo na FURB. 
O pré-requisito e o "terrorismo" nos primeiros tempos do curso com animosidade entre alguns professores não foram os únicos problemas enfrentado pelos acadêmicos da 1º turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB. Foram muitos outros. A sala do Reitor Celso Mario Zipf foi constantemente visitada por comissões de acadêmicos da 1° turma de Arquitetura e Urbanismo,  a título de registro para a história.

Vídeos - Momentos da formatura da 1° Turma

Vídeo - Juramento e Premiação das melhores médias
nome de turma foi uma Homenagem à memória do Professor Sérgio Alibert Meirelles. O Coordenador do Curso foi o Professor Ney Cantanhede, Patronesse - Professora Maria Del Pilar de Carlevaro e Paraninfa - Professora Sueli Vanzuita Petry.
Após a formatura, os ex acadêmicos, e então arquitetos, descobriram que não possuíam habilitação profissional na época, junto ao CREA, porque a FURB não encaminhou, a documentação necessária para o órgão. Por um ano, os novos arquitetos não puderam exercer a profissão plenamente. Parte desses formandos processaram a Universidade e ganharam a causa, por perdas e danos morais. A outra parte de formandos, foi convencida pelo representante do  CENARQ a não fazer a ação, mediantes alguns argumentos que nesse momento não vem ao caso. Na época, o grupo que entrou com a ação, buscou profissionais de Direito na cidade para lhes representarem legalmente e todos negavam a causa, temendo retaliações na sociedade. Depois de algumas buscas, a advogada Rosane Maçaneiro aceitou a causa e ciente de que algo semelhante havia ocorrido no estado de Minas Gerais, criando um precedente para esta. O resultado foi positivo.
Por desencontros e "tempestades", o idealizador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB, Professor Vilmar Vidor não foi devidamente homenageado na colação de grau da 1° turma de formandosMas foi especialmente homenageado na 2° turma de formandos do curso - a qual era formada por muitos acadêmicos que ingressaram na 1º Turma no início de 1992, só que se formaram um semestre após. A colação de grau da 2º Turma de Arquitetos e Urbanistas da FURB aconteceu em agosto do mesmo ano - 1997.
Para melhor visualização - Clicar sobre a imagem.
Entre os formandos da 2º Formatura  do curso da FURB estavam, em grande maioria, os ingressos da 1º turma:
  • Christiane Mundim Lindner - 2º turma
  • Fabiana Hinsching - 1º turma
  • Ivo Peretto Filho 1º turma
  • Joanas Eduardo Franz 1º turma
  • Juliane Stefanes - 1º turma
  • Larissa Darius Schwanke - 1º turma
  • Patrícia Schwanke - 2º turma
  • Raquel Marchi 1º turma
Convite da 2º Turma a se formar - que o Professor Vilmar Vidor - fundador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB - guardou. Após a partida do Professor vidor -  está em nosso acervo
É um momento da história - na cidade de Blumenau - 25° aniversário da formatura da primeira turma de Arquitetos e Urbanistas a se formarem no interior do estado de Santa Catarina.

As imagens comunicam...
Aula Magna


Professora Gilda Collet - FAU USP.


Professora Gilda Collet - FAU USP.


Fotos para convite...


Colação de Grau


No Hall do Teatro Carlos Gomes.
Dia 15 de fevereiro de 1997 - formatura do Centro Tecnológico da FURB. Geralmente a entrada dos formandos no ambiente do Teatro Carlos Gomes e cursos eram feitas a partir de ordem alfabético do nomes dos cursos. Nesse dia - a maioria dos formandos eram dos cursos de Engenharias, e na comissão de formatura ficou determinado que neste ano de 1997, a entrada deveria ser feita por idade de existência do curso - ou seja: De primeiro a entrar, por ordem alfabética, o Curso de Arquitetura e Urbanismo passou a ser o último curso a ser chamado no dia da formatura, porque era o mais novo. Éramos a única acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo que participava da comissão que decidiu esta questão.
Entrada da primeira turma no recinto do Teatro Carlos Gomes para a colação de grau.
Momento de realização plena. Fizemos o curso de nosso sonhos, com o apoio de Roberto Wittmann e de nossos filhos Isabel Wittmann - na época com 11 anos e de Jorge Wittmann, 10 anos. Não acreditamos, que após mudar para Blumenau para efetuar o estágio do curso profissionalizante técnico de Eletrotécnica (ETFSC - Florianópolis), conseguiríamos cursar Arquitetura e Urbanismo. Estava escrito.










1º Turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo  -  recebendo cumprimentos do Presidente do CREA -  Engenheiro Wilson Lange (Ex aluno do Professor Vilmar Vidor) - Média 9,19 - maior média do curso.



Formatura 1996 /2 recebendo cumprimentos do  Engenheiro Carlos - CREA.













Nesse momento tocava a música abaixo...


Baile
Com Luciana Grebe Rosa Crespo e Rita Lemos Ferreti Bertotti - fomos as fundadoras do primeiro escritório de Arquitetura de Blumenau com formandos do curso da FURB - Arkhétypos Arquitetura, que ainda está em ação sob a responsabilidade da arquiteta Luciana Grebe Rosa Crespo. A fundação do escritório correu alguns dias após a colação, em 1° de março de 1997. Como não tínhamos registro profissional, o Professor Vilmar Vidor, generosamente ofereceu seu nome como sócio, sem custo algum e era o responsável técnico do escritório - confiando em nosso profissionalismo. Permaneceu um ano na sociedade, até o momento que recebemos nossos registros profissionais do CREA.
Parte do cartão que recebemos do Professor Vilmar Vidor no dia da colação de Grau e levamos esta mensagem para a Vida. 

















Registrado para a História!!



Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)



















Musik in der Nacht

Guten Abend Freundes!
Um pouco de música na noite...Blasmusik Marschmusik.










Bis Morgen!!














AMADE - Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira e a Páscoa - Restrições para acessar o 14° Osterfest - Pomerode SC

Fomos até Pomerode para efetuar o tradicional registro da Osterfest, mais precisamente da 14° Osterfest. Não pudemos fazê-lo mediante a prática da exigência do "Passaporte Sanitário" - Covid 19, "oficializado" a partir de um Decreto, N° 1398 de 23 de dezembro de 2021 (não é lei), onde somente é permitido o acesso de pessoas à determinados locais, se assim for delimitado, se estas apresentarem o "Passaporte Sanitário", no qual está comprovado que seu usuário tomou as doses das vacinas, para "imunizar" contra o vírus da Covid" (registro para a história - em um primeiro momento, era necessária somente uma dose. Na sequência, foi dito que era necessária uma dose de reforço à primeira dose. Também não teve a mesma resposta mencionada nas expectativas. Neste momento foi informado que eram necessárias três doses da vacina - que ainda é um produto experimental cujas conclusões da pesquisa, foi determinado pelas autoridades da saúde internacional, serão externadas em décadas, no futuro). O argumento predominante para justificar  o "Passaporte" da vacinação/sanitário é de que a pessoa imunizada, neste momento, com três doses de vacina, não se contamina e não transmite o vírus, fazendo parte de "uma barreira sanitária" que impede a transmissão do vírus do Covid 19. Refletimos sobre esta pauta aqui, para deixar estas informações registradas para a História e no futuro este assunto, por certo, será parte da pauta dos pesquisadores deste tempo. Pessoalmente, preferimos aguardar um pouco mais para termos a certeza científica sobre a vacina e é claro, não podemos frequentar os locais e não frequentamos, respeitamos, quando é exigido o "Passaporte Sanitário", como é o caso do 14° Oesterfest de Pomerode. Para complementar, e dizer que não foi o único caso , onde fomos impedidos de acessar um local, por não poder apresentar o "Passaporte Sanitário". Estávamos providenciando a documentação para fazer parte do quadro docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniasselvi Blumenau e no momento que nos perguntaram sobre o estado de vacinada e as vacinas -  se tínhamos recebido as vacinas. Explicamos que não. No mesmo momento, fomos  comunicados de que não poderíamos ser admitidos no quadro de professores, pois isto, só poderia acontecer mediante a comprovação de vacinação contra Covid 19. E assim foi. Registramos, este assunto, pois no futuro será pauta de pesquisa e acreditamos que tenhamos que deixar material para estes pesquisadores do futuro.
No 14° Osterfest, somente chegamos até as catracas, agora cercado e com vigilantes com vestimentas pretas, atentos ao acesso das pessoas e seu "Passaporte Sanitário".

Para registrar sobre o "clima de Páscoa" de Pomerode, não poderíamos deixar de entrar o espaço da AMADE Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira, de Pomerode, cujo trabalho, acompanhamos há alguns anos. Seus trabalhos, nesta época do ano - são motivos das festividades da Páscoa, confeccionadas  com  a técnica da tornearia, onde, quase sempre são alunos da Drechslerschule - Escola de Tornearia, ou ex alunos.

AMADE - Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira

A associação da AMADE foi fundado por 18 pessoas, os primeiros sócios,  artesãos de madeira, em  24 de maio de 2016, na cidade de Pomerode. Sua sede está na Rua Dr. Wunderwald, 768 - Wunderwald, Pomerode. A associação é organizada como firma e tem seu espaço, onde estão expostos as peças confeccionadas em madeira, principalmente no torno e também, pintadas, tradição dos imigrantes e que possuem aqueles que praticam e apreciam, em toda a região com em outras regiões do Brasil. Já escrevemos sobre a escola de tornearia, a tradição e seu significado para esta cultura. Link no final desta postagem. 













Antigo defumador da Weege com espaço reciclado. Outro dia fotografamos o defumador do casarão de Itoupavazinha semi demolido. Edificação com uma plástica arquitetônica muito bonita.


Registrado para História!

Leituras Complementares - Para ler, clicar sobre o título escolhido:
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)