sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Aachener Domchor - Coro da Catedral de Aachen em Blumenau - Pomerode - Florianópolis

Acabamos de receber a relevante notícia de que durante o período da grande festa de Blumenau - Oktoberfest - também teremos outro grande evento cultural com a apresentação internacional do milenar coro de meninos da catedral da cidade de Aachen - Alemanha - Aacher Domchor.

Vídeo

Coroação de Carlos Magno
Aachen, 28 de janeiro de 814
Para quem desconhece, a catedral da cidade de Aachen - está localizada no estado alemão da Renânia - Norte Vestfália - e é a mais antiga catedral do Norte da Alemanha. A cidade de Aachen foi a capital do Império Carolíngio. A catedral foi construída sob as ordens de Carlos Magno, por volta no ano de 790 e é onde está sepultado o Imperador. Até o Século XVI, foi o local de coroamento de todos os Imperadores do Sacro Império Romano
O Aachener Domchor - o Coro da Catedral de Aachen, o qual teremos a oportunidade de assistir e ouvir em Blumenau - em  mais de um local - e Pomerode, é o coro nascido, a partir de uma escola da canto coral, nesta histórica catedral. Este coro também é conhecido por cantar em latim. Sua origem remonta uma história de mais de 1200 anos. Foi fundado pelo Imperador Carlos Magno, como uma escola de canto coral - cantorum scuola. Carlos Magno fundou ao lado de São Alcuíno de York e no seu tempo era conhecida como Sculoa Palatina ou Palatinate Choir. Quando houve sucessões do Kapellmeister (Diretores do Coro- Mestre da Capela) - o coro ganhou reputação internacional, quando começou a receber apoio de pessoas influentes e houve um avanço musical do coro.

Catedral de Aachen
Catedral de Aachen
O Coro da Catedral de Aache se apresentou na Itália, Coréia do Sul, Espanha, no Balcãs, África do Sul e Malta. E neste ano de 2016, o longevo coro estará em excursão pelo Brasil entre os dias 8 ao dia 17 de outubro. Visitarão as cidades de Blumenau, Pomerode e Florianópolis.

O Programa

O nome: Cantos da Europa .
As músicas são do tipo sacra, clássia e popular cantada. A duração da apresentação é de 90 minutos.
As canções do Programa do Coro da Catedral de Aachen "passeia" por durante 8 séculos - poderia-se afirmar que é um período de tempo menor que o da sua história. Ele inicia com a primeira polifonia da idade média até as composições contemporâneas. Efetuam variações entre músicas e hinos sacros de diversos tipos. Na segunda parte serão apresentados cantos de música folclórica alemã e para encerrar, a clássica valsa do Danúbio Azul de Johann Strauss.



 Apresentações

Blumenau
Dia 9 de outubro de 2016 - 19:00h - Teatro Carlos Gomes
Ingressos: R$20,00

Pomerode
Dia 10 de outubro de 2016 - 19:00h - Teatro Municipal
Gratuito

Florianópolis
Dia 11 de outubro de 2016 - Final das missas - Catedral de Florianópolis
Gratuito

Blumenau
Dia 12 de outubro de 2016 - Final das missas - Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Gratuito

Blumenau
Dia 15 de outubro de 2016 - Final das missas - Paróquia  Cristo Rei.
Gratuito

Blumenau
Dia 16 de outubro de 2016 - Final das missa - Catedral São Paulo Apóstolo.
Gratuito


Soubemos que o Aachener Domchor gostaria de interagir com o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau - No palco do Oktoberfest Blumenau.
Não há nada  concreto e oficial sobre esta intensão.





Sr. Blumenschein
Estes momentos de cultura na região foram possíveis pela sensibilidade e coincidências entre dois amigos alemães. Um deles trabalha em Blumenau e outro, tem um filho no Aachener Domchor. Conversando entre si, ambos concluíram que seria interessante a excursão e a efetivação de um intercâmbio, este existente entre Blumenau e Alemanha desde a fundação da cidade catarinense. O coro renomado se apresenta gratuitamente. Está sendo cobrado no Teatro Carlos Gomes, porque este não recebe subsídio do poder público para manter seu espaço cultural. Nos demais locais, a apresentação do Aachener Domchor não é cobrado ingresso
Teatro Carlos Gomes

Também cumprimentamos o Sr. Markus Blumenschein, um dos dois amigos que viabilizou este momento cultural na região. Muito bom "construir pontes"!
Guardemos as datas em nossas agendas, mediante uma real oportunidade de assistir um coro de meninos -  com uma história  de mais 1200 anos.










segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Musik in der Nacht

Guten Abend Freunde!
Um pouco de música na noite!












Bis Morgen!!




sábado, 24 de setembro de 2016

Musik in der Nacht

Guten Abend Freunde!!
Um pouco de música a noite...








Bis Morgen!!








Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016

Kirchheim unter Teck - Origem da Família Wittmann
Dando sequência ao Roteiro Alemanha 2016, passamos um dia na cidade de Kirchheim unter Teck, de cultura local suábia - Schwabe - de onde é natural a família de Christian Wittmann - avô paterno de Roberto Wittmann. 
A visita à cidade natal de Christian foi muito rápida, com a promessa de retornarmos para melhor pesquisar o local e coletar parte da cultura e história da cidade de onde é originária a família. No dia 18 de maio de 2016, encontramos dois primos de 1° Grau do pai de Roberto e um "lindo Museu" da história da família, com muitos registros. Neste momento, Roberto recebeu um original livro de cantos (Igreja luterana) que pertenceu a Christian Wittmann, cuja data de publicação é do Século XIX, uma relíquia histórica que passou de uma geração para outra e assim continuará. 




Como escrevemos na última postagem da série Alemanha 2016 - Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016, a família Wittmann tinha sua origem na cidade suábia de Kirchheim unter Teck. A partir de Winterbach, seguimos para visitar os filhos da irmã de Christian Wittmann - Wilhelmine (Wittmann) Luttenberger - a primeira - em pé da direita da foto abaixo. 
Christian Wittmann é o primeiro em pé à esquerda (Avô paterno de Roberto Wittmann) - Na sequência, seu irmão Franz, Wilhelm, sua irmã Marie e Wilhelmine - Os pais eram Marie Christine e Franziskus Wittmann






Antes de prosseguir, sugerimos a leitura da postagem anterior da série - para isto - Clicar sobre: Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados.

Correspondências trocadas entre as famílias do Brasil e da Alemanha
- até os dias atuais - Cartão do irmão de Christian Wittmann .
Como anteriormente mencionado - as famílias Wittmann e Müller (Família dos avós paternos de Roberto Wittmann) eram suábias e suas cidades estavam no estado de Baden-Württemberg, cuja capital é Stuttgart
Através deste filho da terra - pai de Roberto Wittmann - que residia em Blumenau, nasceu no Rio de Janeiro, viveu no norte do Paraná e constituiu família em Blumenau, conhecemos os hábitos, costumes, familiares, nomes, paisagens, músicas de uma terra distante, mas ao mesmo tempo, tão próxima, da qual nunca rompeu o contato.
Esta fotografia também encontramos na casa que
foi da irmã de Chriatian na cidade de Kichheim unter
 Teck e agora são de seus filhos - os quais visitamos.











No detalhe da fotografia ao lado, a semelhança facial entre o neto e o avô.
Christian com a farda - 1° Guerra Mundial.

















Christian e Emma Louise Wittmann
A cidade de Kirchheim unter Teck fica muito próxima da cidade de Winterbach. Forma um triângulo se considerar a capital - Sttutgart, Winterbach e Kirchheim unter Teck. Observar o mapa a seguir.

História
Kirchheim unter Teck - a cidade da família Wittmann (Christian) é uma cidade de tamanho médio, localizada, como já mencionamos, no estado de Baden Würtemberg, há 25 km ao sudeste de Stuttgart. Desde o dia 1º de abril de 1956, a cidade é um Distrito.
Na região foram encontrados vestígios do período neolítico, dos celtas e também cemitérios do período romano e do período pré medieval, materializando um assentamento de períodos distintos da história da civilização na região da área urbana.
A primeira menção de Kirchheim em um publicação data de aproximadamente do ano de 960, quando Kirchheim tinha relação com a Diocese de Chur - posse do imperador Otto I. O local fazia parte da propriedade do Duque de Zähringen. No ano de 1186, também fazia parte do Duque de Teck e desde o ano de 1252, passou a adotar o nome da família deste Duque.
Kichheim unter Tech - 1683
Entre 1220 e 1230 surgiu o mercado na cidade através da lei Freiburger. O Convento Kirchheim foi fundado no ano de 1240 pelo Duque Ludwig I de Teck. No ano de 1270, Duque Konrad inicia a construção do muro da cidade.
De 1303 até 1386, Kirchheim - a partir das dificuldades econômicas do Duque de Teck, passou da Áustria para Württemberg. No Século XIX, a cidade foi a sede do Instituto Superior de Württemberg e ali permaneceu até o ano de 1938. Em 1539 foi construída uma fortaleza e o castelo ducal na cidade. Atualmente pode ser visto, após sua reconstrução. Sofreu um incêndio devastador no ano de 1690.


Durante o Século XIV, houve grandes mudanças sociais que propiciaram desenvolvimento econômico à cidade. A nobreza de Teck estava decadente, enquanto houve um aumento do desempenho social e econômico da burguesia, o qual propiciou um boom econômico, especialmente na indústria têxtil e consequentemente fez surgir o comércio de têxteis
A partir da indústria têxtil, houve ramificações de outras áreas relacionadas a mesma. A manufatura da lã, por exemplo, atraiu a mão de obra dos tintureiros e também plantas têxteis e indústria de metais.
No ano de 1864, quando Blumenau já tinha 14 anos de fundação, Kirchheim recebeu a primeira ferrovia privada em Württemberg, cuja linha era Unterboihingen-Kirchheim.
Em 1938, a partir de reforma adminstrativa, a cidade recebeu o alto escalão administrativo e tornou-se Distrito de Nürtingen.
Após a 2° Guerra Mundial a população da cidade aumentou consideravelmente em função da chegada de refugiados de guerra. Em 1948 a população de Kirchheim passou do limite de 20.000 pessoas.
Desde a reforma do distrito, em 1973, Kirchheim unter Teck passou a pertencer ao distrito de Esslingen. Em 1974 foram incorporadas também, Neighbours, Nabern e Jesingen também foram incorporadas, território atual.
Passamos um dia em Kirchheim unter Teck, visitando os sobrinhos de Christian Wittmann. Ficamos devendo imagens da cidade, cuja visita mais detalhada, ficou para nosso próximo Roteiro Alemanha 2017.
Mostraremos um pouco da família, a partir da família de Kichheim unter Teck.



As imagens Comunicam

O Caminho  a partir de Winterbach...































  A casa - encontros e literalmente entrando em contato com a história
A Porta para a história...Do outro lado residem, igualmente - sobrinhos de Christian Wittmann - em dois apartamento distintos - no passado era a residencia de seus pais - ela irmã de Christian Wittmann - avô de Roberto Wittmann.


No destaque - Wilhelmine - irmã de Christian Wittmann e seu marido - Herr Luttenberger

Wilhelmine - irmã de Christian Wittmann e seu marido - Herr Luttenberger


Christian Wittmann em quadros na parede da residência dos filhos de Wilhelmine 























































História da família - antigas porcelanas de Wilhelmine



Outra foto da família Wittmann em outro ambiente

Keller - onde os visitantes deixam seu nome em umpainel do tamanho de uma das paredes.

Família de Wilhelmine em um natal

Encontros intercontinentais



Hobbys semelhantes



Foto Histórica da estação de Kirchheim unter Teck
























História


Nada de desperdício - local onde depositar roupas e calçados que não tem mais uso e ainda são usáveis. Assim não se faz lixo e e não há desperdício. 


Local para almoçar - cardápio do dia

Sempre as tulipas
Outro irmão de Christian Wittmann (migrou para o Brasil) migrou para os
 Estados Unidos - Lembrado neste local do jardim pelo filho de Wilhelmine.






História





Christian Wittmann

Mostrando presente raro que guarda com carinho - uma bíblia histórica






Lembranças da história da família
In loco - História da família

Primos.

Voltaremos...!
Para ler sobre a cidade natal de Emma Louse Wittmann (Müller) - Winterbach im Temstal - Clicar sobre: Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados

Em Construção...

Para ler mais sobre - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares

  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - 
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - 
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha 
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - 
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados 
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados
  32. Caminho para Unterfranken - Rödelsee
  33. Chegada e 1° Dia em Rödelsee
  34. Uma volta em Rödelsee e Fröshtockheim
  35. Iphofen
  36. Großlangheim - Wasserschloss
  37. Würzburg
  38. Mansarddach - Uma tipologia de telhado trazida pelo imigrante
  39. Fachwerkbau in Südbrasilien - A Técnica Construtiva Enxaimel - Revista Weltruf
  40. Conversando sobre Enxaimel - Fachwerk 1
  41. Arquitetura Enxaimel - Palestra do XIII Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina
  42. Tradição de mais de 800 anos na Festa Pomerada - com Ivan Blumenschein