domingo, 31 de março de 2024

Remédios a práticas caseiras de Cura - Blumenau Colônia - Por Helmuth Pöper

 


Do livro  Brasilien Und Die Deutsch-brasilianische
Kolonie Blumenau - Dr. Phil Wettstein.

Os
pioneiros chegaram à região e literalmente construíram suas cidades. As condições eram precárias, no que tange infraestrutura e serviços. Quando o assunto era saúde, usavam práticas repassadas, dentro das famílias, algumas trazidas de sua terra natal - seu Heimat
Helmut Pöper organizou algumas que foram publicadas em 1970, na Revista Blumenau em Cadernos. Compartilhamos.

Capa da Revista Blumenau em Cadernos de abril de 1970.
Mais Achegas para o nosso folclore
Helmuth Poeper

Damos a seguir mais algumas "rezas" e práticas supersticiosas, comuns entre os colonos do Vale do Itajaí das mais cultas da população dessa região: e mesmo em cama.
Para a cura da azia tome um ovo fresco, parta-o e depois de livrá-la da clara e da gema, mastigue bem as cascas até transformá-las numa massa bem fins, bem triturada, e engoli-las. Nunca mais se sofrerá de azia.
Para curar as câimbras Tome um pedaço de fumo em corda, de uns 10 centímetros de comprimento e passe-o, lentamente, de cima para baixo. algumas vezes, no local em que sentir-se as câimbras. Se se fizer isso por seis dias consecutivos, nunca mais se sofrerá de câimbras.
Para curar as verrugas Uns quatro dias antes da lua cheia, saia de casa sem que alguém perceba e, olhando firmemente para a lua, segure a verruga entre os dedos polegar e indicador e diga:

"Das was ich sehe
Das vergrössere sich
Das was ich greife
Das verzehre sich In Namen des Vaters, des Sohnes
und des Heiligen Geistes".

O que eu estou olhando,
aumente.
O que estou pegando, desapareça.
Em nome do Pai, do Filho e
do Espirito Santo".

Tem-se que fazer isso durante três noites consecutivas. As verrugas desaparecerão.

Quando a vaca não pode ruminar Se algum colono tiver uma vaca que não consegue ruminar, vá a algum benzedor que conheça este método e chegando à sua casa, sen. cumprimentá-lo antes, nem dizer outra qualquer palavra, diga: "A minha vaca "Flor" (ou que nome tenha) não pode ruminar". O interlocutor responderá (também sem antes fazer qualquer cumprimento. ou dizer palavra): "Ela voltará a ruminar, em nome de Deus". Faça isso por três vezes consecutivas. Vire as costas no interlocutor e volte para casa, sem se despedir. Em chegando à casa, a vaca estará ruminando normalmente.
Em alemão: 
"Meine Kuh mit Name Blume Kann nicht wiederkauen! Die wird wiederkauen, in Gottesnamen".

Uma prática comum entre os colonos, quando desejavam melhorar ou curar-se de algum mal, era repetir, umas dez ou 20 vezes seguidas, pela manhã e à noite estas palavras:

"Mit Gotteshilfe geht es mir
Von Tag zu Tag, in jeder insicht, besser!"

"Com a ajuda de Deus, vou de dia para dia
ficando melhor em todos os sentidos".




Um registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)







sábado, 30 de março de 2024

Musik in der Nacht

Guten Abend Freund
Um pouco de música na noite...






Bis Morgen!

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)









sexta-feira, 29 de março de 2024

Casa (Enxaimel) do Jardim Botânico Franz Damm de Timbó entregue à Comunidade restaurada - Iniciativa da Prefeitura de Timbó SC

Edificação enxaimel restaurada, localizada no Jardim Botânico de Timbó SC. 
 
Rubens Löwen e Jorge Krüger.
A
casa enxaimel, patrimônio histórico arquitetônico pertencente à cidade de Timbó, foi entregue a comunidade em 22 de março de 2024, contando com a presença de representantes do executivo da Prefeitura Municipal de Timbó, capitaneada pelo Prefeito de Timbó Jorge Augusto Krüger, com representantes da equipe responsável pela obra de restauro, coordenada pelo engenheiro civil Rubens Ralf Löwen, outros profissionais construtores e restauradores de edifícios enxaimel, como Anderson Töwe de Jaraguá do Sul. Não poderíamos deixar de registrar o exemplo positivo na região, uma vez que havíamos apontado o estado de conservação ruim da tipologia em questão. Exemplo bom, registrado para a história da região, que vem perdendo exemplares semelhantes de maneira sistemática e inconsequente.

Um pouco da História pretérita a essa data

Quem nos apresentou a edificação histórica regional e que também se encontrava preocupado com o estado de conservação dessa foi o construtor e restaurado de enxaimel Anderson Töwe, em 17 de janeiro de 2022.
Casa do Jardim Botânico de Timbó SC em 17 de janeiro de 2022.



Anderson Töwe observando a edificação em 17 de janeiro de 2022. Não sabia do nosso registro.
Breve História da Edificação Histórica Enxaimel

Em 1978, sob a iniciativa do ex-prefeito de Timbó, Henry Paul,  cogitou-se a criação do espaço para um cemitério jardim para homenagear a memória daqueles que participaram da 2ª Guerra Mundial, observando exemplos destes espaços nos Estados Unidos. Em 07 de agosto de 1978, data extraída da certidão de inteiro teor, a municipalidade de Timbó adquire um terreno de 122.235,75m². Um ano mais tarde, é adquirido mais uma área, somando 225.708,65m². 
No processo de execução das primeiras covas, percebeu-se uma grande quantidade de água no local, inviabilizando o projeto original. Sem problemas maiores o projeto foi readequado para espacializar um parque de contemplação, descanso, espaço de encontro e lazer junto com o meio natural e um horto florestal. 
Prosseguindo, as covas recém abertas foram transformadas em lagoas, parte do paisagismo do Jardim Botânico, onde vivem marrecos, patos e galináceos, devidamente abrigados. Não houve sepultamento no local.
A título de curiosidade, o ex-prefeito Henry Paul faz parte da grande família do naturalista Fritz Müller, como seu bisneto. Em  1986, o ex-prefeito Ingo Frederico Arthur Germer, ampliou a área do Jardim Botânico, quando adquiriu mais uma área de 130.294,92m² e em 2005, na administração do ex-prefeito Oscar Schneider, a municipalidade adquire a área que compreende a entrada principal e o estacionamento, podendo que nesta, também estava a edificação histórica construída em enxaimel
Rubens Löwen e Dr. Konrad Bedal.
Na gestão do atual prefeito de
Timbó Jorge Augusto Krüger, ocorre a iniciativa de restaurar a edificação histórica. Para isso foi contratada, através de licitação, a firma de Benedito Novo Fachwerkhaus - Construções Enxaimel de Rubens Löwen. Conhecemos Löwen em uma palestra nossa ocorrida na cidade de Ibirama e lá solicitou o livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel, para entregar no local onde pesquisamos e parte dessa pesquisa foi publicada nele, no Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim, Alemanha e também entregou o livro ao pesquisador e idealizador do museu, Dr. Konrad Bedal, com quem tem tido contato estreito, desde então, e efetuados cursos de aperfeiçoamento sobre a execução, restauro, pesquisa e ofício da técnica enxaimel.

Conversando com Rubens Löwen na obra da casa enxaimel do Jardim
Botânico de Timbó,  em processo de restauro, em 26 de setembro de 2023.


O livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel" sendo entregue por Rubens Löwen à representante do Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim, Alemanha, o qual foi direcionado para sua biblioteca.
Equipe de Fachwerkhaus - Construções Enxaimel, na obra de Timbó.
Em 26 de setembro de 2023. A casa se encontrava em processo de restauro.



Quando vimos a edificação história em estado ruim de conservação - classificamo-la para deixar para o registro histórico

Tipologia semelhante aquela classificada por nós em nosso livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel, como Casa Permanente Rural, uma das tipologias mais antigas e que posteriormente teve sua fachada frontal rebocada, quando recebeu os anexos da varanda (frontal) e da cozinha (posterior), em uma segunda etapa da construção, com indícios perceptíveis, sob o assoalho desta varanda, que apresenta o acabamento entre os pilaretes frontais que suporta a construção estruturada em madeira encaixada. Apresenta a planta típica, forma retangular com aproveitamento do sótão o que caracteriza a presença da mansarda. Nas fachadas posterior e laterais o fechamento se apresenta feito com tijolos maciços aparentes. Aberturas, em duas folhas de madeira e vidro contando com a presença de bandeiras fixas e que se abrem, também em duas folhas. Telhado também recebeu mudanças durante a construção dos anexos, quando apresenta a quebra de inclinação, em uma primeiro momento, somente uma inclinação - superior a 80% e depois, para a obtenção do pé direito necessário com a presença dos anexos frontal e posterior, conta com a quebra do telha, cuja estrutura é de madeira, coberto com telhas de barro plana, ou germânicas ou ainda, conhecidas "rabo de castor". No fechamento da empena há um leve uso da arte do Backsteinexpressiunimus, mediante a disposição artística dos tijolos maciços. 
Em 17 de janeiro de 2022.
Em 17 de janeiro de 2022.
Em 17 de janeiro de 2022.
As imagens da edificação histórica restaurada
Jardim Botânico Franz Damm - Timbó SC.






Edificação construída com a técnica construtiva enxaimel restaurada.












Marcelo Müller - integrante da equipe de restauro.




Restaurado.












Detalhe do fechamento dos respiros do espaço sob o assoalho feitos com o uso de pequenos Holznagel.
Cintia Kaestner Kopsch.
Pessoas com conhecimento na construção e restauro de edificações em enxaimel. Anderson Töwe de Jaraguá do Sul e Rubens Ralf Löwen da Benedito Novo. Que tenham mais e mais profissionais para a manutenção do patrimônio arquitetônico regional e também que façam novos. Tipologia que faz parte da cultura local. 

Prefeito de Timbó - Jorge Krüger e Rubens Löwen.




Fizemos questão de entregar um exemplar do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel ao prefeito de Timbó, que teve a iniciativa do restauro dessa edificação. Lembramos que doamos livros para as escolas municipais de Timbó e também para a Fundação Cultural, para que destinasse à Biblioteca Municipal de Timbó. 




Ato formal da entrega da casa restaurada para a comunidade de Timbó pelas mãos do prefeito Jorge Krüger e da equipe que restaurou, representada por Rubens Ralf Löwen.
Vídeo