Páginas
- Início
- Biografia Angelina
- Índice do Blog - Desde 18 de outubro de 2013
- Biografias Artistas/Personalidades
- Entrevistas
- Músicas alemãs
- Cemitérios
- Cidades
- Arquitetura/Projeto Memorvale
- Gastronomia
- Receitas de Henriette Davidis - Culinária Alemã
- Documentos Históricos - Cartas
- Livros e Artigos
- Irmãos Grimm
- Alemanha e Blumenau - Pedaços de História
- Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
- Weingarten - Cidade irmã de Blumenau
- Deutsches Haus - Blumenau
- Oktoberfest Blumenau
- Arquiteturas "Demolidas" - estão em risco ou com grande valor histórico e Urbanismo
- 10 Anos de Blog - Reconhecimento
- Blumenau - História I
- Em construção...
domingo, 31 de agosto de 2014
sábado, 30 de agosto de 2014
Vídeos - 1° Oficina Técnica Construtiva do Enxaimel
No dia 25 de Agosto aconteceu a primeira Oficina sobre a Técnica Construtiva do Enxaimel, no Galpão de Casas Enxaimel de um total de três. Para ler mais sobre os momentos desta oficina, clicar sobre: 1° Oficina Técnica Construtiva Enxaimel.
Em Breve, mais vídeos...
Marcadores:
Blumenau,
Enxaimel,
Vídeos - 1° Oficina Técnica Construtiva enxaimel
Imagens em vídeos - Vorfest 2014
Na última quinta feira, dia 28 de agosto aconteceu o "Esquenta" para Oktoberfest de Blumenau 2014. Além da realeza da Oktoberfest, o casal Vovô e Vovõ Chopão, muitas pressoas visitantes da região e famílias de Blumena estiveram na festa.
Mais sobre - Clicar sobre: Vorfest 2014
Mais sobre - Clicar sobre: Vorfest 2014
Um pouco, em vídeo!
Ein Prosit!
Marcadores:
Blumemau,
Oktoberfest Blumenu,
Vorfest 2014
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
C.N. América - Etapa catarinense de Remo - na raia do rio Itajaí-Açu - Amanhã
Proximidades da ponte de ferro Aldo Pereira de Andrade
Foto: Blog do Jaime
|
O atleta Arthur Annuseck - neto do campeão do remo nacional e remador do C. N. América na década de 50 a 70, Sr. Waldemar Annuseck estará remando. Sr. Annuseck, entre muitas conquistas, foi vice - campeão brasileiro, campeão catarinense, três vitórias na prova Internacional de Montevidéu.
Fundado em 1920 - foi cleiro de grandes campões do remo na cidade - Foto década de 70
Foto: Blog Adalberto Day
|
Quem nos informou e está torcendo pelo jovem Arthur, como todos nós, foi o Sr. Werner Annuseck - filho do grande campeão blumenauense do remo.
Arthur participará no barco four-skiff - barco com 4 remadores e 2 remos cada. Esta será sua 1° prova oficial, em Blumenau.
Estaremos todos torcendo e felizes em testemunhar o surgimento de um atleta dentro de uma equipe que faz um trabalho muito sério - C. N. América, compostos por grandes nomes do remo catarinense.
Sucesso à equipe e ao Arthur.
Esporte é educação...
Marcadores:
C.N América,
Etapa catarinense de Remo,
remo,
Waldemar Annuseck
Vorfest 2014 - Esquenta do Oktoberfest Blumenau
Foto: Blog do Jaime |
Ontem a noite, dia 28 de agosto, aconteceu o já tradicional na cidade de Blumenau, o Vorfest - o esquenta do Oktoberfest Blumenau. Acontece geralmente em uma quinta feira um pouco mais de um mês antes de iniciar o Oktoberfest Blumenau.
A Abertura da noite aconteceu com a seletiva do Concurso Realeza do 32° Oktoberfest Blumenau, onde foram escolhidas 10 semifinalistas, das 22 candidatas inscritas. Desta será escolhida a nova Realeza do Oktoberfest Blumenau - edição de 2015. As 10 finalistas da noite são: Beatriz Thaila Knaesel, Bruna Tietjen, Daniela Cristina Spézia, Ivani Karl, Josiele Sabino, Joyce Helena Fischer, Luanna Zimmermann, Malú de Oliveira, Maraika Karina Krisanski e Tamiris Gallois Ficht.
Foto: Blog do Jaime |
A música ficou a cargo da Banda de Blumenau XV Show.
Grupo de Danças Schuhplattler Blumenauer |
Ilustres visitas de Pomerode - À esquerda - Sr. André Cristiano Siewert - Coordenador do Encontro Internacional de Grupos Folclóricos de Pomerode que acontece sempre em Janeiro junto à festa Pomerana |
Realeza Oktoberfest Blumenau 2014 |
Luiz Cé em ação |
Equipe da Schneider Do Brasil com candidata entre as 10 classificadas para concorrer a realeza Oktoberfest 2015 |
Um pouco, em vídeo!
Ein Prosit!
Faltam 40 dias, para iniciar o 32° Oktoberfest Blumenau!
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Palestra das obras e dos compositores do concerto Mestres do Barroco
Para aqueles que quiserem se aprofundar um pouco, no dia 9 de setembro de 2014, às 19:30h,o maestro Roberto Fabiano Rossbach estará ministrando palestra acerca das obras e dos compositores do concerto MESTRES DO BARROCO, do Vocal Consort Blumenauensis, e sobre o período Barroco, no auditório "Carlos Jardim", da Fundação Cultural de Blumenau.
Entrada Franca.
Informação de Marcos Liesenberg
Sr. Roberto Fabiano Rossbach e Sr. Marcos Liesenberg |
Cultura, conhecimento e arte - acessível a todos.
Hitoshi Nakamichi - e o respeito à cultura local
Hitoschi Nakamichi - 2011 |
Quando assistimos esta matéria sobre o folclorista japonês dançando em grupo de danças do folclore alemão na cidade de Blumenau, foi um momento muito especial para compreendermos alguns fatos:
Como Nakamichi, nós também chegamos em Blumenau no ano de 1981. Muitos chegaram e chegam a Blumenau e como chegantes devemos respeitar, valorizar, contribuir e enaltecer a cultura e a história local - Coincidentemente, ontem, conversávamos sobre este enfoque com amigos de Pomerode que participavam da Oficina da Técnica do enxaimel - No mínimo, quando chegamos a um local, devemos estudar e conhecer a história daqueles que fundaram e formaram a cidade que nos acolhe e nos acolheu e confessamos que este é um dos motivos da existência deste espaço virtual e do nosso comprometimento com a cultura local. Também respeitar a história presente, construída na paisagem da cidade - tipologias pertencente ao patrimônio arquitetônico histórico local.
É claro que depois de assistir o Hitoschi na televisão na década de 90, também buscamos um grupo folclórico para dançar e dançamos nele em dois períodos, por mais de 3 anos. Coincidentemente, no mesmo grupo folclórico que dançava o ilustre japonês. Nunca tivemos o prazer de usar o traje do grupo, mas dançamos como imaginávamos que seria bom e levamos o depoimento sobre este prazer às pessoas que desconheciam-no.
É claro que depois de assistir o Hitoschi na televisão na década de 90, também buscamos um grupo folclórico para dançar e dançamos nele em dois períodos, por mais de 3 anos. Coincidentemente, no mesmo grupo folclórico que dançava o ilustre japonês. Nunca tivemos o prazer de usar o traje do grupo, mas dançamos como imaginávamos que seria bom e levamos o depoimento sobre este prazer às pessoas que desconheciam-no.
Por isto respondemos às pessoas que nos questionam ou questionam às pessoas que estão dentro da cultura alemã e não nasceram dentro dela: Somos chegantes à cidade. Na cultura gaucha, muitos imigrantes alemães e italianos, fizeram o mesmo, quando chegaram e tornaram-se verdadeiros gaúchos, mesmo não tendo sangue tupi guarani nas veias. Respeito ao local que os acolheu e à sua identidade.
Pode acontecer muitas vezes, a antropologia explica, a influencia de uma cultura na outra, mas não deveria existir a negação.
Continuando ...
Hitoshi além de ter espaço na televisão destaque de uma matéria do Jornal de Santa Catarina em 2013.
PERSONAGEM
Fritz de olhos puxados
Integrante do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, Hitoshi Nakamichi se destaca no meio da alemãozada
Foto: Juliano Depiné No vai e vem na roda de Fritz e Fridas, ele passa quase despercebido. Um olhar mais atento e...ops! Tem um japa na roda de alemão! Há mais de 20 anos morando em Blumenau, o japonês Hitoshi Nakamichi faz parte desde 1995 do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, do Centro Cultural 25 de Julho.Não fosse pelos olhinhos puxados e pelo cabelo castanho escuro, Hitoshi se passaria por alemão. Na dança, não perde em nada para os Fritz do grupo. Apaixonado pela cultura germânica, estudou por mais de 10 anos a língua alemã. O problema está no português, que ainda teima em sair arranhado.O professor de yoga, terapeuta e professor de japonês conta que é apaixonado por dança de salão. A vontade de participar do grupo surgiu quando viu uma apresentação num baile de aniversário do clube. Tímido, esperou quase dois anos para tomar coragem para perguntar se um japonês poderia fazer parte do grupo. O alívio veio quando o coordenador disse que as únicas exigências para entrar na dança germânica eram vontade e coordenação motora. Os dois itens o nipônico-blumenauense tinha, e ainda tem, de sobra.Em 2008, Hitoshi teve de voltar ao Japão, após a morte do pai. Mas não aguentou de saudade da terra do chope e da dança trazida pelos imigrantes ao Vale do Itajaí. Voltou para continuar fazendo taco-ponta com os pés e roda de cá e lá durante a Oktoberfest.– Isso é a minha paixão. Não tenho como viver sem – define o japonês mais blumenauense que a Oktoberfest já viu.
Foto: Patrik Rodrigues |
Por motivos familiares, neste tempo de Brasil, permaneceu um ano no Japão e retornou retomando todas as suas atividades culturais, como se nada tivesse acontecido.
Com seu grupo de Danças já esteve duas vezes na Alemanha. É autodidata quanto ao aprendizado de idiomas. Estuda alemão e francês. Domina o português e o japonês, a língua pátria.
Com seu grupo de Danças já esteve duas vezes na Alemanha. É autodidata quanto ao aprendizado de idiomas. Estuda alemão e francês. Domina o português e o japonês, a língua pátria.
É respeitado pelos amigos do folclórico e outros amigos em solo brasileiro que conquistou a partir de sua simpatia.
Dançamos com Hitoschi, quando participávamos do seu grupo - entre outros eventos - durante o evento da AEAMVI - Associação dos Engenheiros e arquitetos do Vale do Itajaí, em 2012.
Foi nossa última apresentação oficial no grupo. Ao assistir a matéria sobre o folclorista japonês, não imaginávamos um dia nos apresentar oficialmente como seu par.
Foi um prazer!
Foi um prazer!
Hitoshi Nakamichi sente-se feliz ao lados dos jovens.
Anda triste, por que foi destacado para o...
Sênior do grupo que sempre dançou...
Sênior do grupo que sempre dançou...
Dia 12 de outubro de 2014 - Oktoberfest Blumenau
Chegando de Bike.
Marcadores:
Blumenau,
cultura,
Cultura alemã,
Dança Folclórica,
Hitoshi Nakamichi,
japão
Lembrar é bom - Momentos da 30° Festa Pomerana - 2013
Momentos da 30° Festa Pomerana com o 5° Encontro de Danças Folclóricas.
A temperatura estava agradável e o calor intenso dos últimos dias de dezembro de 2012 e das últimas edições da festa não se fez presente. A temperatura estava amena e agradável.
Quanto ao 5° Encontro de Danças Folclóricas - Sr. André Sievert - Coordenador do evento informou nos que foram 16 grupos inscritos no Encontro e 15 se apresentaram. Foram eles:
Sr. André Sievert |
Grupo de Danças Folclóricas Senior de Pomerode Clube Alegre - Pomerode - SC
Grupo Guaricana Tanzgrupe - Parquera-Açu - SP
Grupo de Danças Folclóricas da Apae de Pomerode - Pomerode - SC
Gruppo Folklorístico Tutti Buona Gente - Guabiruba - SC
Blumenauer Volkstanzgruppe - Blumenau - SC
Grupo Folclórico Alpino Germânico - Pomerode - SC
Grupo de Dança Folclórica de Ribeirão Máximo - Luiz Alves - SC
Grupo de Danças Folclóricas Bergland - Corupá - SC
Deutsch Krone Volkstanzgruppe - Pomerode - SC
Associação Cultural Freundeskreis - Blumenau - SC
Grupo Folclórico Germânico Weisser Schwan - Rolândia - PR
Bogen Brücke Volkstanzgruppe - Indaial - SC
Grupo Foclórico Alpen Bach - Pomerode - SC
Grupo Tanz in Tal - Benedito Novo - SC
Associação Cultural Grüner Wald - Lucas do Rio Verde - MT
Ballet Kafamba - Dakar - Senegal - África
Grupo Foclórico Germânico Oldenburg - Joinville - SC
Imprensa cobrindo o evento |
Grande Dança de Integração com representantes ainda presentes dos grupos participantes |
Danças de Integração
Após as apresentações de todos os grupos folclóricos, aconteceu mais um desfile, percorrendo o trajeto entre o centro da cidade de Pomerode até o local da festa. Já tinha ocorrido um desfile na parte da manhã. Folcloristas do Blumenauer Volkstanzgruppe do centro cultural participaram dos dois desfiles do dia. Estes marcado pela originalidade, sotaque e alegria dos pomerodenses.
Sr. Wilson Schaade e Sr. Roberto Wittmann e o Sr. Vendelino Konell - Coordenador das Bandas da 30° Festa Pomerana. |
Tradição original dos Pomeranos, ganhando espaço na festa...
Achamos, como ponto positivo desta edição da festa, é a destinação de mais espaço para a cultura alemã do norte da Alemanha - Cultura dos Pomeranos. Esta constatação é percebido nos trajes, culinária e música, de onde é originária a identidade cultural predominante na formação sócio-cultural e das tradições de Pomerode.
Achamos, como ponto positivo desta edição da festa, é a destinação de mais espaço para a cultura alemã do norte da Alemanha - Cultura dos Pomeranos. Esta constatação é percebido nos trajes, culinária e música, de onde é originária a identidade cultural predominante na formação sócio-cultural e das tradições de Pomerode.
Após a edição da festa de 2012, este fato nos inspirou a escrever um Post para este Blog sobre o comportamento dos pomerodenses mediante suas festas e tradições. Para ver mais sobre este Post, acessar o link, clicando sobre: Alemão de Pomerode
Dança do Grupo Pomerano antes da apresentação do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Leitura Complementares - Clicar sobre o Título:
Pomerode - Um pouco de história - sábado de sol
Uma Volta em Pomerode - Domingo a tarde
Ein Prosit!
Marcadores:
30° Festa Pomerana,
5° encontro de Danças Folclóricas de Pomerode,
Danças Folclóricas,
Pomerode
Assinar:
Postagens (Atom)