Terminou o 32° Oktoberfest de Blumenau e uma de suas maiores atrações da grande festa é a música tradicional, que permanece parte da cultura local. É uma música que não é erudita, mas passada de pai para filho, de partitura para partitura e é única, pois recebe a influência da música de outras culturas presentes na região, a partir da música trazida pelo imigrante alemão. Para compreender, basta analisarmos a música feita por uma banda alemã de sopros (Conhecida Blasmusik) e uma banda que toca música local (popular bandinha). São músicas diferentes, mesmo sendo cantada em alemão, por uma banda local, que se denomina "banda alemã". A antropologia explica isto e é inerente a tradição de um povo e o espaço que escolheu viver e todos os demais agentes que o compõe.
Deve-se tomar cuidado, somente, para que a tradição - parte da identidade de um local, não se perca ou seja "tragada". No caso a música - sendo tocada e cantada outro tipo de música, de outra região. Um exemplo - é o caso da música gaúcha, que vem ocupando paulatinamente os salões da região - a linda música gaúcha. É uma questão de identidade. A mesma identidade mantida e passada de pai para filho no estado da Bahia, que não tocará música a canção gaúcha no seu carnaval, pois preserva seu perfil cultural.
Uma observação - os imigrantes alemães e italianos chegaram no Rio Grande do Sul e contribuíram para formar a música gaúcha atual, através da inserção da gaita. No entando, esta história não tem ligação com a história de nossa região, que corre o risco de perder a sua identidade cultural, trocada pelo cancioneiro e danças gaúchas.
Somente um ponto para refletir. Lembramos que há bem pouco tempo, as Rainhas e Princesas do Oktoberfest Blumenau trajavam-se de prendas.
Para ler mais sobre - Clicar sobre:
Para ler mais sobre - Clicar sobre:
- O Traje da Realeza do Oktoberfest Blumenau
- História - Bandoneon, Harmônica, Gaita , Acordeon.....
- Banda Cruzeiro e sua história - A Banda mais antiga de Blumenau
- Wilson Schaabe
- Banda Cavalinho Branco
- Nossa palestra - Juiz de Fora - A Cultura Alemã na Alemanha e no Brasil
Voltando a música e o objeto desta postagem, encontramos fotografias que escaneamos dos álbuns da Professora Aurene Francisco, autora de um projeto maravilhoso de base, que coordenava a partir da Escola Básica Machado de Assis - na década de 1980 - uma das escolas públicas municipais originária da Escola Alemã - Deutsch Schule - de Itoupava Seca. A professora Aurene repassava aos alunos da 3° série um pouco da formação da identidade cultural de Blumenau e região a partir da interatividade de eventos e práticas na região e também sua história. Parte deste conteúdo, estava a música que mostrava, a partir da presença das melhores bandas de música alemã locais, em sua práticas pedagógicas.
Apresentamos algumas destas fotografias e perguntamos: Quem são estes músicos, que fazem parte da história da música local?
Muitos dos quais, participaram da 32° Oktoberfest Blumenau e clicamos. Em breve os identificaremos.
As imagens...
Desfiles de uma época que o limite entre quem assistia e de quem desfilava era um corda de nylon. |
Três - fotgrafamos em três bandas distintas |
Algumas das músicas tocadas no 32° Oktoberfest Blumenau.
Clicar sobre título
- Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
- Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
- Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
- Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
- Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
- Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
Ein Prosit!