terça-feira, 30 de abril de 2019

C.C. 25 de Julho de Blumenau estará comemorando 65 anos de Fundação e de História - Em 2019

História do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau

Em maio de 2019, à noite, a família C.C. 25 de Julho de Blumenau, seus amigos e apreciadores festejaram seu 65° aniversário de fundação do centro cultural da cultura alemã da cidade de Blumenau. Tradicionalmente e no calendário do centro cultural a comemoração festiva de aniversário é conhecida como Tanz in den Mai.

Conhecendo a origem do C.C. 25 de Julho...

Após o término da 2° Grande Guerra, um coro só de homensCoro Masculino Alemão de Porto Alegre, e seus familiares organizaram uma ação de Ajuda Humanitária à Alemanha - chamada na época, de Socorro à Europa Faminta - SEF. Captaram donativos e enviaram para o país de origem de muitos que viviam no sul do Brasil e para não assim dizer, com familiares na Alemanha. 
Para a surpresa do Coro que teve a iniciativa, não demorou muito e recebeu uma carta do Presidente alemão da época, Theodor Heuss, expressando o seu agradecimento  e de todo o povo alemão  pelo ato caridoso e solidário. Acompanharam a carta, dois candelabros elaborados por artistas alemães com a seguinte frase: Dankspende des Deutschen Volks (Agradecimento do povo alemão).
Em 1950, os coralistas formaram um novo coral que batizaram exatamente com a data 25 de Julho e ficou então batizado Coro Masculino 25 de Julho. 
Em 1951, os senhores do Coro Masculino de Porto Alegre entendendo que poderiam ter outras atividades culturais além do canto, resolveram abrir o espaço e criar um espaço físico, para canto, dança, teatro entre outras atividades, fundando o C.C. 25 de Julho de Porto Alegre
Esta história sensibilizou, como também, motivou outros grupos de imigrantes alemães e filho destes, no Sul do Brasil a fundarem "seus centros culturais" com o mesmo nome e Homenagem - C.C. 25 de Julho, com o acréscimo do nome da cidade no final.
Também em Blumenau, no dia 1° de maio de 1954, foi fundado por um grupo de jovens alemães e filhos de alemães - o C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
Documentalmente, foi encontrada uma ata entre as antigas atas do centro cultural que documenta que no 1º de maio de 1954, vinte e sete pessoas fundaram o C.C. 25 de Julho Blumenau.
Ao lado da assinatura - Nacionalidade
Mesmo, este documento tendo sido atingidos pela enchente de 1983, foi possível ler os nomes assinados pessoalmente por alguns dos fundadores.
São eles:
  • Otto Baumeier;
  • Ary Ferber;
  • Franz von Knoblauch;
  • Karl Kuester;
  • Hans von Knoblauch;
  • August T.J. Fey;
  • Rudolf Kleine;
  • Albert Schmider;
  • Carlos Frank;
  • Willy Sievert ;
  • Paul Frischknecht;
  • Eugen Seelbach;
  • Eduard Fischer;
  • Gertrud Gross;
  • Alfred Zinkhahn;
  • Hermann Hofschulte;
  • Oswald Buerger;
  • Willybald Koenig;
  • Ernst Kiekbusch;
  • Karl Genster.

Primeira sede social própria - construída - 1959. 






















Como na época da fundação e com o mesmo objetivo do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre  - o  primeiro Centro Cultural 25 de Julho fundado no Brasil - o C. C. 25 de Julho de Blumenau têm suas atividades voltadas para a preservação e manutenção da cultura trazida pelos primeiros imigrantes alemães à região do Vale do Itajaí - região do Estado de Santa Catarina - Brasil. 
Em Blumenau, a organização do C.C. 25 de Julho de Blumenau foi resultado de um movimento e iniciativa de imigrantes alemães e filhos de imigrantes alemães que residiam na cidade e desejavam um espaço para as suas práticas culturais, como canto, teatro, dança, esportes e entretenimento - tal como representa uma sociedade na Alemanha, até o tempo presente. O alemão não recebe em sua sala de estar, mas se encontra com seus amigos, no clube ou sociedade.
Construção na forma de mutirão da atual sede - os sócios trabalhavam na hora de folga e nos finais de semana - homens e mulheres.
Sede Atual - Pedra fundamental foi colocada em 1962
Para entender - Na época da chegada dos primeiros imigrantes alemães, metade do século XIX, o território do Vale do Itajaí  coincidia com o território da Colônia Blumenau, que ao longo de sua história política, econômica e social sofreu desmembramentos dando origem aos muitos municípios existentes na região, motivo, pelo qual apresentem as mesmas características culturais.

Apresentação do Coro Masculino Liederkranz - Natal de 1962.






















Os imigrantes alemães mantinham  contato permanente com a Alemanha e uma atividade cultural intensa e ativa, como ainda acontece atualmente.
Atualmente, como acontecia nas primeiras Associações da região, o C.C. 25 de Julho de Blumenau  mantém grupos culturais com atividades permanentes ao longo do ano.
Galeria dos Ex-Presidentes.


































































A noite do dia 30 de abril de 2019, a família C.C. 25 de Julho de Blumenau, amigos e convidados se encontraram em um jantar festivo com música de um de seu grupos culturais - Die Tanzelmusi. Registramos para a história.


Parabéns C.C. 25 de Julho de Blumenau!!
Nosso espaço cultural...