sexta-feira, 31 de maio de 2019

Plattler-Weltrekord - Quebra de record no Schuhplattler - Alemanha com dois Plattler de São Bento do Sul SC.

 Fabio Bayer do Jäger Volkstanzgruppe (São Bento do Sul), Ademir Weiss do G F Germanico Bömerwald  (São Bento do Sul) e o professor alemão de Schuhplattler alemão Hans Gattinger, de Mittenwald.
Antdorf.
Tudo começou no Dorf pertencente ao Distrito de Weilheim-Schongau, na estado do sul da Alemanha Baviera - Antdorf.
Integrantes do tradicional grupo de trajes Trachtenverein D'Waxnstoana Antdorf e. V. resolveram lançar um desafio e convidar dançarinos de Schuhplatter, para que se juntassem a eles para quebrar o recorde de maior número de pessoas dançando o famoso e tradicional sapateado e assim pudessem entrar para o Guiness Book, com o recorde do maior números de sapateadores dançando juntos. Somente integrantes do grupo não conseguiriam seu objetivo. Até então, o record estava com a Áustria e desejavam trazer de volta para a Baviera.
O record até então, era de 1296 homens dançando Schuhplattler juntos por durante 5 minutos, na Áustria. Acreditavam ser possível, ainda mais que eram um grupo de Schuhplattler.

Lançaram o convite no dia 14 de março de 2019 para que todos participassem da tentativa no dia 30 de maio de 2019 - quinte feira.  Quem apresentou o convite foi Katharina Mayer, durante a Semana do Festival  Antdorf.
O convite fazia parte e lembrava o 100° aniversário de fundação da sociedade de traje, e para comemorar gostariam de dançar Schuhplattler com o maior número de integrantes  possível - com o objetivo de quebrar o record, que estava na Áustria. 

Lançaram  o convite esclarecendo que todos os participantes deveriam estar de traje típico para participar da tentativa de record mundial Burschenplattler. Sem limites de idade nem para mais e nem para menos - de "Grod única s'Plattln glernt" para "Amoi Heb minha Haklstegga em MUA schnoi Plattln! ". 
A coreografia deve ser executada corretamente e não devem desistir durante a apresentação,  podendo comprometer o objetivo do grupo. Todos que são capatazes de participar deveriam faze-lo e participar da diversão.
No dia 30 de maio por volta das 14:00h - sob os acordes da Banda de Antdorf, o desafio iniciou. Era sabido que para quebrar o record o sapateadores precisavam permanecer pelo menos 5 minutos juntos sapateando.
O objetivo foi alcançado com a presença de 1312 Plattler.
O resultado foi anunciado pela juíza do  Guiness Book - Lena Kuhlmann que anunciou o resultado: foram 1312 Plattler sincronizados sob os acordes, sapateando por 5 minutos sob os olhos de 30 árbitros assistentes. Então, de acordo com os regulamentos; apenas uma pessoa teve que ser retirada do grupo de participantes por não estar acompanhando.„Sie können sich jetzt offiziell Weltrekordhalter nennen“, gritou Lena Kuhlmann, no final.
A alegria explodiu entre as milhares de pessoas que assistiam e que se alinhavam na rua de Antdorf Hauptstraße.
Graças ao evento do tradicional clube de traje Antdorfer "D'Waxnstoana" que fez deste parte de seu 100° aniversário - quando teve a ideia de trazer o recorde mundial para a Bavieria, como mencionamos acima. Por muitos meses, o evento foi preparado pelo "Waxnstoana", liderado pelo presidente Andreas Huber. Dizia ele sempre:  „Wir schaffen es“. Mas, dizia também: Ich bin nervös wia’d Sau.“  E deu tudo certo.

Como tudo aconteceu
Foram um árbitro e 30 auxiliares para conferir tudo direito. Um pouco após a 13:00h, as pessoas que assistiam abriram espaço na rua, quando entraram mais de 1300 Plattler, vestidos com Lederhose (calça de couro) e camisa branca, formando um bloco de aproximadamente 400 metros. Estes já haviam registrados seus nomes e recebido uma pulseira com código que foi digitalizado ao adentrar a área reservada.
Em seguida, foi distribuído um grupo de 50 meninos em lugares do espaço da rua, cada um em fila de cinco, de modo que todos tivessem espaço. Às 14:00h., após um ensaio, iniciou os cinco minutos de dança Ambosspolka. Depois disso, foram necessários mais 20 minutos para os árbitros se retirarem até que o veredicto fosse apresentado.
Os muitos Trachtler causaram uma boa impressão na Juíza Lena Kuhlmann (33 anos): „Es war unwahrscheinlich schön anzusehen“, disse ela, que oriunda de Hamburg, que conhecia as regras de Plattel e foi auxiliado por 30 assistentes bávaros. 
No final, quase faltaram palavras para o membro do conselho "Waxnstoana". Andreas Huber disse no palco: „Es war brutal“ - „Dankeschön an alle, die mitgemacht haben.“

Vídeo: Dos momentos - Clicar aqui: Quebra de record no Schuhplattler
"Weltrekord in Antdorf: Plattler aus ganz Bayern waren gekommenAus allen bayerischen Gauverbänden waren Trachtler nach Antdorf gekommen, erzählte Loisachgau-Vorsitzender Josef Ponholzer („eine bärige Aktion“). Natürlich auch aus der näheren Umgebung. „Das ist eine einmalige Geschichte“, freute sich Klaus Reile von den „Loisachtaler Maxkron“, die mit 23 Trachtler antraten. „Eine fantastische Idee“, pflichtete ihm Rico Prillnitz bei.Plattler-Weltrekord in Antdorf: Eine Schiedsrichterin und 30 HelferinnenKurz nach 13 Uhr wurde es spannend. Die Zuschauer zogen sich hinter die Straßenabsperrung zurück. Dann kamen die über 1300 Plattler, alle in Lederhosen und weißem Hemd, um sich auf den rund 400 Metern aufzustellen. Allein das war schon eine logistische Glanzleistung. Sie hatten sich zuvor registrieren lassen und erhielten ein Armband mit Code, der beim Betreten des abgesperrten Bereichs eingescannt wurde." Merkur.de
 Fabio Bayer do Jäger Volkstanzgruppe (São Bento do Sul), Ademir Weiss 
do G F Germanico Bömerwald  (São Bento do Sul) e o professor alemão de
 Schuhplattler alemão Hans Gattinger, de Mittenwald.

A grande novidade desta postagem é mostrar que entre os 1312 dançarinos de Shuhplattler estavam dois Plattler de São Bento do Sul SC, que atenderam o convite e fizeram parte desta história e deste record. 
Ademir Weiss do G F Germanico Bömerwald e Fabio Bayer do Jäger Volkstanzgruppe. 
Estiveram na companhia de Hans Gattinger, que sempre se faz presente nos Encontros de Shuhplattler de São Bento do Sul SC.






Vídeo
O record mundial do Schuhplatteln - Plattler-Weltrekord será mostrado na: TV da Baviera no dia  2 de junho, a partir das 17h45 - no programa "Suábia e velha Baviera".
Super!!

Fotografias dos Plattler de São Bento do Sul - enviadas por Monica Malewschik.
Monica Malewschik.
Setembro de 2024 - Hans Gattinger na 40° Schlachtfest
Em setembro de 2024, Hans Gattinger esteve na 40° edição da Schlachtfest, em São Bento do Sul/SC.




Recebendo uma recordação da Schlachtfest das mãos de Daniela Weiss.




Com Roberto Scharf.
Logo mais - outros registros.


Musik in der Nacht

Guten Abend Freunde!!
Um pouco de música na noite...














Bis Morgen!!







quinta-feira, 30 de maio de 2019

Momentos da Posse da Nova Cônsul Honorária da Alemanha em Blumenau - Susanne Klemz Adam

Formalidades da posse e juramento da Advogada Susanne Klemz Adam e o Cônsul Geral da República Federal da Alemanha, Thomas Schmitt que conduziu as formalidades representando o Estado da Alemanha .
No dia 28 de maio de 2019, na cidade de Blumenau SC, foi empossada a nova Cônsul Honorária da Alemanha em Blumenau e região – Susanne Klemz Adam, sendo a primeira mulher Cônsul  Honorária da Alemanha no estado de Santa Catarina, de acordo com as palavras do Cônsul Geral da República Democrática da Alemanha Thomas Schmitt, que conduziu a posse e também, o ato de desligamento do, agora, ex Cônsul Hans Dieter Didjurgeit.
Cônsul Honorária da Alemanha em Blumenau -  Susanne Klemz Adam.

A noite foi dividida em seis etapas: 
  1. Hinos nacionais - Os musicistas Lino e Rogério Delpino tocaram no saxofone e no teclado, os hinos da Alemanha e do Brasil e, após o cerimonial, tocaram música ambiente, durante o coquetel;
  2. o desligamento formal do Cônsul Hans Dieter Didjurgeit; 
  3. a posse da nova Cônsul Susanne Klemz Adam; 
  4. falas formais do Cônsul Geral da Alemanha no Sul do Brasil, da nova Cônsul Susanne Klemz Adam e do Prefeito de Blumenau - Mário Hildebrant; 
  5. homenagens ao dois ex Cônsules por parte da Administração de Blumenau: Hans Dieter Didjurgeit e Hans Prayon;
  6. coquetel.
Lino e Rogério Delpino
Hans Dieter Didjurgeit e  o Cônsul Geral da Alemanha Thomas Schmitt. 

Susanne Klemtz Adam e o Cônsul Geral da Alemanha Thomas Schmitt.

No ato, foram homenageados os dois últimos representantes consulares, Hans Prayon e Hans Dieter Didjurgeit. Além de uma moeda de porcelana, o prefeito Mário Hildebrandt também anunciou que no dia 30 de agosto, em sessão solene no Salão Nobre de Blumenau, os dois ex-cônsules receberão o título de Comendadores da Cultura de Blumenau pela contribuição com o setor na cidade. A posse contou com a presença de representações diplomáticas de vários países, empresários, personalidades culturais e de prefeitos catarinenses. A solenidade foi conduzida pelo Cônsul Geral da Alemanha para a Região Sul, Thomas Schmitt. Prefeito de Blumenau - Mário Hildebrant.














O Prefeito de Blumenau Mario Hildebrant de Rodrigos Ramos convidaram alguns dos convidados especiais para em conjunto presentear os dois "Hans" ex Cônsules Honorários da Alemanha em Blumenau, para receber a Medalha de Porcelana - Centenário de Blumenau - antiguidade confeccionada na centenária porcelana Schmidt na década de 1950 com brasão de Blumenau, durante a posse da nova Cônsul Honorária de Blumenau, Susanne Klemz Adam e despedida de Hans Dieter Didjurgeit a convite do Cônsul Geral da República Federal da Alemanha Thomas Schmitt. 
No final desta postagem estarão os link's que escrevemos sobre a rara medalha de porcelana e sobre a Porcelana Schmidt e sua história.
Coquetel.


Coquetel.






































Alguns dos nomes convidados - presentes no evento:
Muitos - compareceram acompanhados.
  1. Hans Dieter Didjurgeit
  2. Mario Hildebrandt
  3. Sylvio Zimmermann Neto
  4. Rodrigo Ramos
  5. Tenente-Coronel Jefferson Schmidt
  6. Hans Prayon
  7. Mauro Kirsten
  8. Norma Maria da Rui
  9. Dr. Markus Blumenschein
  10. Eva Ruth Maier
  11. Ronaldo Baumgarten Jr.
  12. Sueli Maria Vanzuita Petry
  13. Dieter Walter C. Berner
  14. Lothar Klemz
  15. Stephan Camp
  16. Charles Adam
  17. Eustáquio Nereu Lauschner
  18. Guenter Klemz
  19. Dalcio Arthur Petry
  20. Gerda Klemz
  21. Johanna Klemz
  22. Karoline Menegazzo
  23. Magdalena Klemz
  24. Jacqueline V Plehwe
  25. Crista Kepler
  26. Anegrid Dressler
  27. Silvia Hoepcke da Silva
  28. Ernei J. Stahelin
  29. Angelina Wittmann
  30. Iracema Bauer Krueger
  31. Adriane Sasse Eichstadt
  32. Marcelo Schrubbe
  33. Ismael dos Santos
  34. Osvaldo Pfiffer
  35. Carlos Grossenbacher
  36. Wolfgang Rudolph
  37. Ruth Lingnau
  38. Ellen Krueger
  39. Christa Schuetz
  40. Marianne Grasel
  41. Gunther Schroeder
Parte do cerimonial - em vídeo.
Cônsul Honorária da Alemanha Susanne Klemz Adam.
Esta postagem ficará aberta, pois pretendemos completá-la com dados bibliográficos da nova Cônsul Honorária de Blumenau Susanne Klemz Adam.
Também, estiveram presentes convidados de outras cidades de Santa Catarina com laços culturais comerciais e sociais com a Alemanha, bem como, convidados de outros estados do Brasil, principalmente do Sul do país.
O Consulado Alemão atende na Rua Alwin Schrader, 1(Fundos), no Centro - Stadtplatz, de segunda a quinta-feira das 8:30h às 11:30 - mediante agendamento prévio. 
Edificação histórica que pertenceu a Alwin Schrader - onde está o Consulado Honorário alemão na cidade de Blumenau - na área histórica da cidade, ou Statdplatz.

A área de jurisdição em Santa Catarina abrange os municípios de Blumenau, Pomerode, Luís Alves, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Camboriú, Itapema, Brusque, Gaspar, Ilhota, Guabiruba, Botuverá e Indaial. Também contempla Vidal Ramos, Presidente Nereu, Ascurra, Florianópolis, Massaranduba, Rodeio, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Timbó.
O telefone para contato é (47) 3322-1172.
Escrevemos sobre as atribuições do Consulado em outubro de 2013, mesmo com nova titular, as informações podem ser úteis. 
Para acessá-lo -Clicar sobre: Deutsches Haus - Blumenau
 Anegrid R. Dressler e Jacqueline v. Plehwe em 2013 - e continuam contribuindo com o bom funcionamento do Escritório do Consulado Alemão de Blumenau na gestao da Cônsul Susanne Klemz Adam.
Anegrid R. Dressler e Jacqueline v. Plehwe com a Cônsul Honorária Susanne Klemz Adam na noite de sua posse.

Em breve a lista dos nomes das autoridades presentes e a biografia da
Cônsul Susanne Klemz Adam.

Agora - um pouco dos momentos - em imagens - que comunicam



Eustáquio Lauchner e esposa Ilka - a direita e a esquerda do grupo.







Cônsul Honorária Susanne Klemz Adam.


Representante da Rede Consular Honorária da Itália que responde pelas regiões de Timbó e Blumenau - Norma Maria da Rui e Cônsul Geral Thomas Schmitt.



Detalhes dos arranjos - no espaço do coquetel.
Ronaldo Baumgarten Jr.,  Hans Prayon, Angelina Wittmann e Sylvio Zimmermann Neto.



Markus Blumenschein e Rodrigo Ramos. 


Markus Blumenschein e Rodrigo Ramos. 





Moacyr Flor e Dieter Berner.

A esquerda - Ernei José Stahelin, prefeito de São Pedro de Alcântara, ao centro representantes do ACCTB ao lado de Dieter Berner.





Anegrid R. Dressler e Jacqueline v. Plehwe. Parte da equipe do Consulado.
Deputado Estadual Ismael dos Santos cumprimentando o marido da Cônsul Charles Adam.

Deputado Estadual Ismael dos Santos cumprimentando o Cônsul Geral Thomas Schmitt.




Cônsul Geral da República Democrática da Alemanha  Thomas Schmitt.


Prefeito de Blumenau Mário Hildebrant e Hans Dieter Didjurgeit.


Cônsul Geral da República Democrática da Alemanha  Thomas Schmitt.


Hans Dieter Didjurgeit e Cônsul Geral da República Democrática da Alemanha  Thomas Schmitt.




Hans Dieter Didjurgeit e Cônsul Geral da República Democrática da Alemanha  Thomas Schmitt.
Hans Dieter Didjurgeit assinando a exoneração do cargo de Cônsul Honorário.




Cônsul Sussane Klemz Adam e o Cônsul Geral da República Democrática da Alemanha  Thomas Schmitt.
Cônsul Sussane Klemz Adam e o Cônsul Geral da República Democrática da Alemanha  Thomas Schmitt.A Cônsul Sussane Klemz Adam assinando a sua posse de Cônsul.








Prefeito de Blumenau Mário Hildebrant.





Prefeito de Blumenau, Hans Dieter Didjurgeit, Hns Prayon, Susanne Klemz Adam, Rodrigo Ramos e Thomas Schmitt, no momento da homenagem dos dois Cônsules anteriores - os dois "Hans".
Prefeito de Blumenau, Hans Dieter Didjurgeit, Hns Prayon, Susanne Klemz Adam, Rodrigo Ramos e Thomas Schmitt, no momento da homenagem dos dois Cônsules anteriores - os dois "Hans".





Hans Dieter Didjurgeit e Hans Prayon.










Hans Prayon - décadas de comprometimento com a cultura, história e economia locais. Somos testemunhas disto, efetivamente. Foi Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau há bem pouco tempo - Quando o Dieter Berner não poderia estar no cargo por mais de duas gestões e atendendo ao nosso pedido- aceitou. Forneceu seu apoio ao centro cultural, do qual, entre outros ambientes semelhantes, na cidade de Blumenau, fez-se presente de alguma maneira. Um mecenas do século XXI. Longa vida e saúde ao Herr Prayon.





Herr Prayon.


Susanne Klemz Adam e Thoma Schmitt.













Rogério Delpino e Lino.

Rogério Delpino e Lino.





Michael Lochner de   Würzburg e e há algum tempo residindo em Pomerode e  Lino - trabalham junto na Banda Herr Schmidt e já trabalharam juntos na Banda Cavalinho Branco.






Hans Dieter Didjurgeit com Comandante da Polícia Militar.


Prefeito de Blumenau Mário Hildebrant  e Comandantes.







Sueli e Valdir Petry.


Roberto Wittmann  e Silvia Hoepcke da Silva. Ela bisneta de Carl Hoepcke




Silvia Hoepcke da Silva.




Família da Cônsul Susanne Klemz Adam.



Equipe da Fundação Cultural de Blumenau e acompanhantes - Sueli Petry e o Presidente Rodrigo Ramos.










































Presidente do Instituto Carl Hoepcke, Cônsul Geral da Alemanha - Thomas Schmitt, Prefeito de São Pedro de Alcântara - Ernei José Stahelin e família (Bisneta) de Carl Hoepke - Silvia Hoepcke da Silva.


Com - da esquerda para a direita - Cônsul Geral da Alemanha Thomas Schmitt, entre autirudades de São Pedro de Alcântara - entre eles, o prefeito Ernei José Stahelin - e com o representantes do Instituto Carl Hoepcke, de Florianópolis SC.





























Angelina Wittmann e a Cônsul Susanne Klemz Adam.

Anegrid R. Dressler e Jacqueline v. Plehwe com a Cônsul Susanne Klemz Adam.







Hans Prayon e Mauro Kirten.





Michael Lochner e Lino.

A Cônsul Susanne Klemz Adam e família.



Charles Adam - esposo da Cônsul Susanne Klemz Adam.



Ex Cônsul honorário da Alemanha em Blumenau e Região Hans Dieter Didjurgeit e Cônsul Honorário da Áustria em Blumenau -  Mauro Kirsten.




Prestigiamos este evento importante para a cidade de Blumenau, região e para o Brasil, no qual foi possível efetuarmos esses registros para a história, mediante o convite formal enviado pelo Cônsul Geral da República Federal da Alemanha, Thomas Schmitt, pelo qual, externamos nossa profunda gratidão.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
Desejamos êxito e sucesso no seu trabalho na frente do Consulado Alemão de Blumenau...
Cônsul Susanne Klemtz Adam.














Em Construção!!