segunda-feira, 29 de julho de 2019

Musik in der Nacht - Semana de Imigração Alemã - Blumenau.

Estamos em ritmo de postagens  "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
Guten Abend Freunde!
Apresentamos um pouco do repertório apresentado pelo Coro Masculino Liderkranz, na noite de abertura da Semana de Migração Alemã que ocorreu no dia 20 de julho de 2019 no palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Na primeira parte do programa foram apresentadas canções eruditas e na segunda parte, canções do repertório do Show dos Velhos Camaradas.
Para ouvir na noite....
















Bis Morgen!
Leituras Complementares - Clicar sobre: 













sábado, 27 de julho de 2019

110 Anos Coro Masculino Liederkranz - Abertura da Semana do Imigração Alemã - Momentos

Estamos em ritmo de postagens  "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
Coro Masculino Liederkranz - 110 anos.
Bandeira de 1909.
A história de tradição do canto na cidade de Blumenau abriu a Semana da Migração Alemã, em 2019 e também, se comemorou o 110° aniversário do Coro Masculino Liederkranz e sua 10° participação através da apresentação "Show dos Velhos Camaradas" no Oktoberfest Blumenau.
110 anos? 
Este número é bem recente. Surgiu a partir das pesquisas, dentro deste Blog, fazendo a relação e cruzando acontecimentos históricos e de nomes, dentro da sociedade de Blumenau - em períodos distintos. Mais tarde, foi concluído, que o Coro Masculino Liederkranz foi fundado em 1909, fato historicamente confirmado através da presença documental e também, da bandeira oficial do coro, que foi encontrada.

Antes disto, o Coro Masculino Liederkranz chegou a comemorar, no dia 21 de setembro de 2012 - seus "50 anos de atividades no C.C. 25 de Julho de Blumenau", no evento do 79° Encontro de Corais do Vale  do Itajaí.
A pesquisa dentro deste Blog é permanente. A postagem do 50° aniversário foi feita dentro do Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Não a encontramos mais no ar. 
Abaixo, imagens em vídeo da abertura da semana da imigração alemã do ano de 2012 - no qual se comemorou o 50° aniversário do Coro Masculino Liederkranz no C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
Nós registramos. Muitos dos coralistas não estão mais juntos de nossa presença.

Vídeos Comemoração de 50 anos - 2012

Fotos Comemoração de 50 anos - 2012



Um pouco desta história (1909 - 2019)...

O Coro Masculino Liederkranz aniversaria no mês de maio e desde o ano de 1909, mantém a tradição do canto coral masculino na região. Abaixo a primeira bandeira com data de 1909 entre outras lembranças de  passagens históricas. Foi feita uma réplica da bandeira histórica, a qual é usada durante encontro de corais e eventos culturais pelo coro. Atualmente conta com 35 cantores. São eles:
Bandeira de 1909.
  1. Alfredo W. Schssland
  2. Alírio Schmitz
  3. Antônio C. Deschamps
  4. Aoron Beyer
  5. Arthue Schulze
  6. Carlos H. Buechler
  7. Carlos H. Sedlacek
  8. Carlos Lange
  9. Christopher J. Voigt
  10. Clay Juliano Schulze
  11. Edson Wruck
  12. Evandro M. N. Muller
  13. Ewald Mueller
  14. Georg Kahrbeck
  15. Haraldo Krieger
  16. Horst Holetz
  17. Ingo Gehrke
  18. Ivo Selbmann
  19. Jonas Reiter
  20. Karl Heinz Kumpfert
  21. Lothar Klemz
  22. Márcio L. Keunecke
  23. Márcio Vogel
  24. Marco A. Rebello
  25. Marcos Schroeder
  26. Maurício Grasmück
  27. Nivaldo Klützke
  28. Oswin Reistenbasch
  29. Reinaldo Pfützenreuter
  30. Renê Korte
  31. Roberto O. Wittmann
  32. Theo J. Almeida
  33. Werner Frischknecht
  34. Wilson Schade
  35. Vilmo Hinsching
  • José Carlos Oechsler
  • Hans Jürgen Jopp
A nova réplica.


Tudo começou, no carnaval de 1909, quando um grupo de amigos, amadores do canto na cidade de Blumenau, reuniram-se para fundar uma sociedade de canto. O grupo teve um entusiasta e motivador, que também foi seu idealizador e estudando o perfil desta personalidade história foi que nos fez descobrir esta história pretérita deste grupo de música coral masculina na cidade de Blumenau - existente desde 1909.
Sociedade de canto, era assim que chamavam um grupo de cantores naquela época. O primeiro nome do coro masculino foi "Club Unter Uns" (Clube entre nós). 
Tudo foi oficializado na assembléia do dia 26 de maio de 1909, no antigo salão da Confeitaria S. Katz, a qual estava situada na esquina da Wurtstrasse” (atual rua XV de Novembro) com a Alameda Rio Branco.
Neste momento, foi empossada a primeira diretoria. Rudolf Damm convenceu Ricardo Max Grothe a ocupar o cargo da primeira Presidência da sociedade de cantores e ele próprio, Rudolf Damm, ocupou o cargo de Secretário, lavrando a ata da primeira reunião - de fundação do coro masculino.
O estatuto do coro masculino foi registrado no dia 29 de julho de 1909 no livro A-1, folha 3.

Confeitaria e Padaria S. Katz.
Imagem: acervo de Carl Heinz Rothbarth.
A título de curiosidade, a casa de dois pavimentos da Confeitaria S. Katz deu lugar à Mercearia Kieckbusch, que deu lugar para o estacionamento da Casa Flamingo. 
O idealizador e quem criou o centenário Coro Masculino Liederkranz, que atualmente ensaia no C.C. 25 de Julho de Blumenau - foi, além de cantor - professor (Diretor da Escola Alemã), compositor, tradutor, jornalista e poeta. Rudolf Damm nasceu em Dresden e residia em Blumenau desde 1888. 
Figura importante no desenvolvimento cultural da cidade e região e que recebeu pouco espaço na sua história oficial - biografia no link elancado no final desta postagem.
Para ler mais sobre a Vida de Rudolf Damm - Clicar sobre: Secretário - Rudolf Damm

O primeiro regente do Coro Masculino Liederkranz foi Carl Flesch. A primeira apresentação do coro aconteceu no dia 5 de junho de 1909 durante um evento organizado pelo mesmo. A segunda apresentação aconteceu no dia 24 de novembro do mesmo ano.
Rua XV de Novembro em 1909 - Cenário familiar do primeira formação do Coro Masculino Liederkranz


Como dado histórico, publicado no texto assinado por Frederico Kilian na revista Blumenau em Cadernos, o Coro Masculino Liederkranz fez 11 apresentações em seu primeiro ano de atividades. Frederico Kilian também comentou que, em 1916, houve uma tentativa de fundar, conjuntamente, o Coro Feminino, mas não vingou.
O coro masculino passou a se chamar Liederkranz que quer dizer Círculo Coral.
Os regentes do Coro Masculino Liederkranz até o período do Maestro Heinz Geyer, no momento que o coro fez parte da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, foram:
  • Eugen Seelbach (Fundou o Coro Masculino Liederkranz em 1909 com a 1° Diretoria) - 12 anos
  • Carl Flesch;
  • Josef Schwartz;
  • Josef Teichmann;
  • Ernst Drawin;
  • Kurt Boettner e 
  • Heinz Geyer;
  • Manfredo Bubeck;
  • Werner Arnhold;
  • Telmo Locatelli;
  • Antônio Simplício Müller (1985/1986);
  • Franz Back;
  • Avelino Korbes;
  • Erwin Knaesel - 20 anos;
  • José Carlos Oechsler (Atual)
Os Presidentes no mesmo período até a regência de Heinz Geyer foram:
  • Ricardo Max Grothe;
  • Richard Meyer;
  • Luwig Reinhardt e 
  • Franz Becker.
Essa história foi publicada e pesquisada por Frederico Kilian no fascículo da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí, do ano de 1959, cujo presidente por muitos anos, foi o coralista do Coro Masculino Liederkranz - Oswin Reinstenbach.
 Oswin Reinstenbach.
No ano de 1937,Coro Masculino Liederkranz, o Grupo Musical Germânia e o Grupo de Teatro Frohsin se uniram e fundaram a Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes sob a batuta do Maestro Heinz Geyer. Nesta época, sob a regência do maestro, foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz.
Acervo de Alfredo Schossland -  Coralista do Coro Masculino Liederkranz  - Friderike era sua mãe.
Para ler sobre - Clicar em: Alfredo Werner Schossland
Sede da então formada Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes - Grupo Antigamente Blumenau - Kellermann.
Coro Masculino Liederkranz - primeira apresentação no C.C. 25 de Julho de Blumenau - Natal de 1962.


O Coro Masculino Liederkranz, por alguns anos, ficou inserido neste espaço. Vinte e cinco anos após a "apropriação" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro isoladamente e procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau - centro de cultura alemã de Blumenau. Foi oficializada a nova formação do coro no formato de idealizado por Rudol Damm e com isto, a continuação e retomada de sua história, no centro cultural, através da iniciativa dos senhores: Franz Brack e Emil Rossmark. Como primeiro maestro regente foi empossado o Eugen Seelbach. No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder, pela primeira vez
Coro Masculino Liederkranz - Natal de 1968.
 Manfredo Bubeck.


Nos anos de 1985 e 1986, o regente do Coro Masculino Liederkranz - foi o Maestro Antônio Simplício Müller, quando assumiu o Maestro Manfredo Bubeck. Em 1987, após 16 anos à frente dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Manfredo Bubeck passou a regência somente do Coro Misto ao maestro José Acácio Santana, de Florianópolis. O Coro Masculino Liederkranz continuou sob a regência de Manfredo Bubeck. Após, o coro passa a ser regido pelo Maestro Erwin Knäsel.
Em 2002, José Carlos Oechsler assume a regência do Coro Masculino LiederkranzJosé Carlos Oechsler foi, e é, o idealizador e coordenador do "Show dos Velhos Camaradas" também chamado de Alte Kameraden Treff., no Oktoberfest Blumenau, que fizemos o registro da primeira apresentação, em 2010.
Maestro Antônio Simplício Müller visitando o
 C.C. 25 de Julho de Blumenau em 2017.

Coro Masculino Liederkranz - formação no ano de 2009 - Um ano antes de estrear o Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau.



Algumas das apresentações no Oktoberfest Blumenau 2010 - Estréia.












Camisa usada por muitos no ano de estréia do Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest 2010. Hoje faz parte da história do Coro Liederkranz.

Dia 08 de dezembro de 2015
Moção - Câmara de Vereadores de Blumenau - o Coro Masculino Liederkranz com o Show dos Velhos Camaradas.
Correção: Coro Masculino Liederkranz com o Show dos Velhos Camaradas ou  Alte Kameraden Treff
A indicação foi feita pelo Vereador Ivan Naatz, que comentou sobre a cultura e a identidade da cidade de Blumenau e que o Coro Masculino Liederkranz vem fazendo isto muito bem. Foi sua primeira Moção, sendo que agora no ano de 2019, recebeu a segunda Moção pela passagem dos 110 anos de história e canto.
Para ler mais sobre - Clicar sobre: Homenagem na Câmara de Vereadores
Entrega da Moção em julho de 2019.  A indicação foi feita pelo vereador Jens Mantau na presença do Prefeito Mário hildebrandt.


C.C. 25 de Julho de Blumenau.
No dia 20 de julho, como parte da programação de abertura da Semana da Imigração Alemã na cidade de Blumenau, aconteceu no C.C. 25 de Julho de Blumenau, um jantar dançante de maneira festiva para comemorar a passagens do 110° aniversário e 10° participação do Coro Masculino Liederkranz no Oktoberfest Blumenau. 
Os acessos foram feitos mediante o valor de R$60,00 para os sócios do C.C. 25 de Julho de Blumenau  e R$ 80,00 para os não sócios.  Presentes autoridades de Blumenau, familiares dos coralistas, visitantes de outras cidades, como de São Bento do Sul, de Florianópolis, São Pedro de Alcântara, entre outras. 
O programa da noite foi dividido em quatro partes: A primeira, foi dedicada a apresentação de canções eruditas, a segunda, foi o momento de homenagens e também o coro centenário recebeu homenagens do legislativo e executivo de Blumenau, na terceira parte foi servido o jantar e por último, foi a apresentação de canções folclóricas germânicas - parte do repertório do "Show dos Velhos Camaradas" apresentado pelo coro.

Momentos 110 anos 
Abertura da Semana da Imigração Alemã - Blumenau
As imagens comunicam















Novo coralista - Maurício Grasmück.








Maestro Roberto Rossbach e família.

Com os Vereadores Jens Mantau e Silvyo Zimmermann, Prefeito de Blumenau Mário Hildebrand, Consul Susanne Klemz Adam e Presidente da Fundação Cultural de Blumenau Rodrigo Ramos.



Susanne Klemz Adam e Charles Adam. 

















1° Parte - Canções eruditas - apresentação



















































2° Parte - Homenagens

























3° Parte - Jantar

















































4° Parte - Canções folclóricas - repertório Oktoberfest Blumenau































































































































Realeza da Festa de São Bento do Sul.


































































 Tradição e música - 110 anos.
Alles gute zum geburtstag!

Leituras complementares - Clicar sobre:



  • Na Próxima postagem - Vídeos.
  • Em construção.