Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
Guten Abend Freunde!
Apresentamos um pouco do repertório apresentado pelo Coro Masculino Liderkranz, na noite de abertura da Semana de Migração Alemã que ocorreu no dia 20 de julho de 2019 no palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Na primeira parte do programa foram apresentadas canções eruditas e na segunda parte, canções do repertório do Show dos Velhos Camaradas.
Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
Coro Masculino Liederkranz - 110 anos.
Bandeira de 1909.
A história de tradição do canto na cidade de Blumenau abriu a Semana da Migração Alemã, em 2019 e também, se comemorou o 110° aniversário do Coro Masculino Liederkranz e sua 10° participação através da apresentação "Show dos Velhos Camaradas" no Oktoberfest Blumenau.
110 anos? Este número é bem recente. Surgiu a partir de nossas pesquisas, dentro deste Blog, fazendo a relação e cruzando acontecimentos históricos e de nomes, dentro da sociedade de Blumenau - em períodos distintos. Mais tarde, foi concluído, que o Coro Masculino Liederkranz foi fundado em 1909, fato historicamente confirmado através da presença documental e também, da bandeira oficial do coro, que foi encontrada. Antes disto, o Coro Masculino Liederkranz chegou a comemorar, no dia 21 de setembro de 2012 - seus "50 anos de atividades no C.C. 25 de Julho de Blumenau", no evento do 79° Encontro de Corais do Vale do Itajaí. Nossa pesquisa esclareceu a verdadeira idade do coro.
Lembrança da comemoração de 50 anos do Coro Masculino Liederkranz em 2012.
A pesquisa dentro deste Blog é permanente. A postagem do 50° aniversário foi feita dentro do Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Não a encontramos mais no ar.
Abaixo, imagens em vídeo da abertura da semana da imigração alemã do ano de 2012 - no qual se comemorou o 50° aniversário do Coro Masculino Liederkranz no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Nós registramos. Muitos dos coralistas não estão mais juntos de nossa presença.
Vídeos Comemoração de 50 anos - 2012
Fotos Comemoração de 50 anos - 2012
Um pouco desta história (1909 - 2019)...
O Coro Masculino Liederkranz aniversaria nomês de maio e desde o ano de 1909, mantém a tradição do canto coral masculinona região. Abaixo aprimeira bandeira com data de 1909entre outras lembranças de passagens históricas. Foi feita uma réplica da bandeira histórica, a qual é usada durante encontro de corais e eventos culturais pelo coro. Atualmente conta com 35 cantores. São eles:
Bandeira de 1909.
Alfredo W. Schssland
Alírio Schmitz
Antônio C. Deschamps
Aoron Beyer
Arthue Schulze
Carlos H. Buechler
Carlos H. Sedlacek
Carlos Lange
Christopher J. Voigt
Clay Juliano Schulze
Edson Wruck
Evandro M. N. Muller
Ewald Mueller
Georg Kahrbeck
Haraldo Krieger
Horst Holetz
Ingo Gehrke
Ivo Selbmann
Jonas Reiter
Karl Heinz Kumpfert
Lothar Klemz
Márcio L. Keunecke
Márcio Vogel
Marco A. Rebello
Marcos Schroeder
Maurício Grasmück
Nivaldo Klützke
Oswin Reistenbasch
Reinaldo Pfützenreuter
Renê Korte
Roberto O. Wittmann
Theo J. Almeida
Werner Frischknecht
Wilson Schade
Vilmo Hinsching
José Carlos Oechsler
Hans Jürgen Jopp
A nova réplica.
Tudo começou, nocarnaval de 1909, quando um grupo de amigos, amadores do canto na cidade de Blumenau, reuniram-se para fundar uma sociedade de canto. O grupo teve um entusiasta e motivador, que também foi seu idealizador e estudando o perfil desta personalidade história foi que nos fez descobrir esta história pretérita deste grupo de música coral masculina na cidade de Blumenau - existente desde 1909.
Sociedade de canto, era assim que chamavam um grupo de cantores naquela época. O primeiro nome do coro masculino foi "Club Unter Uns" (Clube entre nós).
Tudo foi oficializado na assembléia do dia 26 de maio de 1909, no antigo salão da Confeitaria S. Katz, a qual estava situada na esquina da “Wurtstrasse” (atual rua XV de Novembro) com a Alameda Rio Branco. Neste momento, foi empossada a primeira diretoria. Rudolf Damm convenceu Ricardo Max Grothe a ocupar o cargo da primeira Presidência da sociedade de cantores e ele próprio, Rudolf Damm, ocupou o cargo de Secretário,lavrando a ata da primeira reunião - de fundação do coro masculino. O estatuto do coro masculino foi registrado no dia 29 de julho de 1909 no livro A-1, folha 3.
Confeitaria e Padaria S. Katz.
Imagem: acervo de Carl Heinz Rothbarth.
A título de curiosidade, a casa de dois pavimentos da Confeitaria S. Katz deu lugar à Mercearia Kieckbusch, que deu lugar para o estacionamento da Casa Flamingo.
O idealizador e quem criou o centenário Coro Masculino Liederkranz, que atualmente ensaia no C.C. 25 de Julho de Blumenau - foi, além de cantor - professor (Diretor da Escola Alemã), compositor, tradutor, jornalista e poeta. Rudolf Damm nasceu em Dresden e residia emBlumenaudesde 1888. Figura importante no desenvolvimento cultural da cidade e região e que recebeu pouco espaço na sua história oficial - biografia no link elancado no final desta postagem.
O primeiro regente do Coro Masculino Liederkranz foi Carl Flesch. A primeira apresentação do coro aconteceu no dia5 de junho de 1909 durante um evento organizado pelo mesmo. A segunda apresentação aconteceu no dia 24 de novembro do mesmo ano.
Rua XV de Novembro em 1909 - Cenário familiar do primeira formação do Coro Masculino Liederkranz
Como dado histórico, publicado no texto assinado por Frederico Kilianna revista Blumenau em Cadernos, o Coro Masculino Liederkranz fez 11 apresentações em seu primeiro ano de atividades. Frederico Kilian também comentou que, em 1916, houve uma tentativa de fundar, conjuntamente, o Coro Feminino, mas não vingou.
O coro masculino passou a se chamar Liederkranz que quer dizerCírculo Coral.
Os regentes do Coro Masculino Liederkranz até o período do MaestroHeinz Geyer, no momento que o coro fez parte da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, foram:
Eugen Seelbach (Fundou o Coro Masculino Liederkranz em 1909 com a 1° Diretoria) - 12 anos
Carl Flesch;
Josef Schwartz;
Josef Teichmann;
Ernst Drawin;
Kurt Boettner e
Heinz Geyer;
Manfredo Bubeck;
Werner Arnhold;
Telmo Locatelli;
Antônio Simplício Müller (1985/1986);
Franz Back;
Avelino Korbes;
Erwin Knaesel - 20 anos;
José Carlos Oechsler (Atual)
Os Presidentesno mesmo período até a regência de Heinz Geyer foram:
Ricardo Max Grothe;
Richard Meyer;
Luwig Reinhardt e
Franz Becker.
Essa história foi publicada e pesquisada por Frederico Kilianno fascículo daLiga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí, do ano de 1959, cujo presidente por muitos anos, foi o coralista do Coro Masculino Liederkranz - Oswin Reinstenbach.
Oswin Reinstenbach.
No ano de 1937, o Coro Masculino Liederkranz, o Grupo Musical Germânia e o Grupo de Teatro Frohsin se uniram e fundaram a Sociedade Dramática Musical Carlos Gomessob a batuta do Maestro Heinz Geyer. Nesta época, sob a regência do maestro, foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz.
Acervo de Alfredo Schossland - Coralista do Coro Masculino Liederkranz - Friderike era sua mãe. Para ler sobre - Clicar em: Alfredo Werner Schossland
Sede da então formada Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes - Grupo Antigamente Blumenau - Kellermann.
Coro Masculino Liederkranz - primeira apresentação no C.C. 25 de Julho de Blumenau - Natal de 1962.
O Coro Masculino Liederkranz, por alguns anos, ficou inserido neste espaço. Vinte e cinco anos após a "apropriação" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro isoladamente e procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau- centro de cultura alemã de Blumenau. Foi oficializada a nova formação do coro no formato de idealizado por Rudol Damm e com isto, a continuação e retomada de sua história, no centro cultural, através da iniciativa dos senhores: Franz BrackeEmil Rossmark. Como primeiro maestro regente foi empossado oEugen Seelbach.No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder, pela primeira vez.
Coro Masculino Liederkranz - Natal de 1968.
Manfredo Bubeck.
Nos anos de 1985 e 1986, o regente do Coro Masculino Liederkranz - foi o Maestro Antônio Simplício Müller, quando assumiu o Maestro Manfredo Bubeck. Em 1987, após 16 anos à frente dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Manfredo Bubeck passou a regência somente do Coro Misto ao maestro José Acácio Santana,de Florianópolis. O Coro Masculino Liederkranz continuou sob a regência de Manfredo Bubeck. Após, o coro passa a ser regido pelo Maestro Erwin Knäsel.
Em 2002, José Carlos Oechsler assume a regência do Coro Masculino Liederkranz. José Carlos Oechsler foi, e é, o idealizador e coordenador do "Show dos Velhos Camaradas" também chamado deAlte Kameraden Treff., no Oktoberfest Blumenau, que fizemos o registro da primeira apresentação, em 2010.
Maestro Antônio Simplício Müller visitando o C.C. 25 de Julho de Blumenau em 2017.
Coro Masculino Liederkranz - formação no ano de 2009 - Um ano antes de estrear o Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau.
Algumas das apresentações no Oktoberfest Blumenau 2010 - Estréia.
Camisa usada por muitos no ano de estréia do Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest 2010. Hoje faz parte da história do Coro Liederkranz.
Dia 08 de dezembro de 2015
Moção - Câmara de Vereadores de Blumenau - o Coro Masculino Liederkranz com o Show dos Velhos Camaradas.
Correção: Coro Masculino Liederkranz com o Show dos Velhos Camaradas ou Alte Kameraden Treff
A indicação foi feita pelo Vereador Ivan Naatz, que comentou sobre a cultura e a identidade da cidade de Blumenau e que o Coro Masculino Liederkranzvem fazendo isto muito bem. Foi sua primeira Moção, sendo que agora no ano de 2019, recebeu a segunda Moção pela passagem dos 110 anos de história e canto.
Entrega da Moção em julho de 2019. A indicação foi feita pelo vereador Jens Mantau na presença do Prefeito Mário hildebrandt.
C.C. 25 de Julho de Blumenau.
No dia 20 de julho, como parte da programação de abertura da Semana da Imigração Alemã na cidade de Blumenau, aconteceu noC.C. 25 de Julho de Blumenau, um jantar dançante de maneira festiva para comemorar a passagens do110° aniversário e 10° participação do Coro Masculino Liederkranz no Oktoberfest Blumenau. Os acessos foram feitos mediante o valor de R$60,00 para os sócios do C.C. 25 de Julho de Blumenau eR$ 80,00para os não sócios. Presentes autoridades de Blumenau,familiares dos coralistas, visitantes de outras cidades, como de São Bento do Sul, de Florianópolis, São Pedro de Alcântara,entre outras.
Oprograma da noite foi dividido emquatro partes: A primeira, foi dedicada a apresentação decanções eruditas, a segunda, foi o momento de homenagens e também o coro centenário recebeu homenagens do legislativo e executivo de Blumenau, na terceira parte foi servido o jantar e por último, foi a apresentação de canções folclóricas germânicas- parte do repertório do "Show dos Velhos Camaradas" apresentado pelo coro.
Momentos 110 anos
Abertura da Semana da Imigração Alemã - Blumenau
As imagens comunicam
Novo coralista - Maurício Grasmück.
Maestro Roberto Rossbach e família.
Com os Vereadores Jens Mantau e Silvyo Zimmermann, Prefeito de Blumenau Mário Hildebrand, Consul Susanne Klemz Adam e Presidente da Fundação Cultural de Blumenau Rodrigo Ramos.
Susanne Klemz Adam e Charles Adam.
1° Parte - Canções eruditas - apresentação
2° Parte - Homenagens
3° Parte - Jantar
4° Parte - Canções folclóricas - repertório Oktoberfest Blumenau