sexta-feira, 29 de maio de 2020

Indaial - Warnow - Em Período de Isolamento Social - Covid 19

Ponte Emil Baumgart - Indaial SC
Estamos cumprindo o isolamento social desde o dia 18 março de 2020, por determinação do Governo do Estado de Santa Catarina - através do Decreto Estadual N° 515, que impôs  medidas restritivas. Também, nas instituições de ensino, foi determinado  a troca da aula presencial por aulas ministradas através de vídeos conferências e pela  Portaria Nº 345 de 19 de março de 2020, do MEC. 
Todas as práticas culturais regionais foram canceladas, atividades reduzidas e o trabalho virtual expandido. Curiosamente, as festas do carnaval, pelo Brasil, aconteceram naturalmente, mesmo já existindo o contágio pelo COVID 19. 
Carnaval do Rio de Janeiro - última semana de fevereiro 2020.
Continuamos lecionando através de vídeo conferências, assimilando novas tecnologias, adequando equipamentos e preparando outros métodos para preparar aulas e suas avaliações.
Não conseguimos nos aquietar muito e um pouco mais de 45 dias, fomos fotografar a arquitetura e espaços das cidade
Fomos até o município vizinho, Indaial. Além da pandemia, a região sul do Brasil sofre com a longa estiagem e apresenta seus rios com níveis de águas nunca lembrada pelas pessoas mais velhas. 
Fomos até a comunidade de Warnow, original comunidade fundada por poloneses e que faz parte de Indaial. Desejamos fotografar o Rio Itajaí Açu naquela paisagem, logo após um mês e meio sem sair de casa. 
Objetivo? Registrar e deixar estes registros para a história. Momentos que marcam a História dessa geração e responsável por mudanças profundas na sociedade que, não importa a escala, teve que se reinventar e refletir sobre algumas questões, muitas vezes banalizadas. As relações entre pessoas já estão mudando e o que mais mudará - dentro do espaço da cidade, após este momento?
Escreveremos ali na frente - com o devido afastamento de tempo, para concluir.
Segue algumas imagens do município de Indaial SC, feitas em 3 de maio de 2020.

Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Warnow Alto - Indaial SC.
Podemos verificar in loco que a linguagem arquitetônica da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a mesma do Seminário de Corupá. Esta linguagem é conhecida como Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos. É uma arquitetura característica do norte da Alemanha que surgiu a partir da segunda década do século XX. Foi marcante e contribuiu muito para a formação da identidade da paisagem daquela região após a 1°Guerra Mundial.
Conta a história que a capela recebeu autorização para ser construída em 22 de setembro de 1902. Sua localização seria outra - distante 100 metros do local atual. A capela começou a ser construída mesmo, no ano de 1924, pelo alemão Júlio Stoy. Por certo teve contato com a arquitetura do norte da Alemanha conhecida Backsteinexpressionismus. Se tivesse sido construída em 1902 - sua linguagem seria outra.








Estrada de Warnow Alto.

Estrada de Warnow Alto.









Edificação originalmente em enxaimel. Apresenta estrutura alterada com a troca da janela na lateral esquerda e o fechamento parcial da varanda com parede de tijolos autoportantes.
























Warnow -  Indaial SC









 Residência e Casa Comercial do 1° Cônsul Austro-Húngaro da região da Colônia Blumenau - Warnow - Leopold Hoeschl.










 Indaial - Rio Itajaí Açu nas proximidades da Ponte Emil Baumgart.  Seca.































Em 10 de outubro de 1926, foi inaugurado por Vítor Konder, presidente do Conselho Municipal de Blumenau, a ponte histórica de Indaial sobre o rio Itajaí-Açu. A conhecida Ponte dos Arcos foi construída em concreto armado sobre quatro pilares, com cinco arcos, a 6,90 metros acima do nível normal do rio, com comprimento de 175 metros e a largura de 6 metros. A concretagem dos pilares necessitou o trabalho de um escafandrista (mergulhador com escafandro). Esta ponte também leva o nome do engenheiro Baumgart.

Em Blumenau atual, seu nome, em forma de homenagem, está emprestado a uma rua e em e também em uma escola municipal - "abrasileirado".

Ponte "Emilio Baumgart"














Pedras pretas- do Rio Itajaí Açu.
































Rio Itajaí Açu - Indaial SC.









Resquícios da casa do pioneiro - Indaial SC.



 Leituras Complementares - Clicar no título escolhido. 

  1. Festa da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Warnow Alto - Indaial SC
  2. Seminário de Corupá - Santa Catarina - Uma visita
  3. Arquitetura - Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos
  4. Arquitetura - Análise do Casarão Hoeschl - Warnow - Indaial SC
  5. Engenheiro Emil Heinrich Baumgart - Indaial SC e sua História - Ponte Emilio Baumgart - 1926










Um momento para a História,
Direto do Presente.