sexta-feira, 12 de maio de 2017

Documentário Arquiteto Hans Broos - Equipe eslovaca Diretor Ladislav Kaboš

Arquiteto Hans Broos
Acompanhamos os últimos momentos do Arquiteto Hans Broos na cidade que escolheu - Blumenau e quando partiu, tivemos a intuição de escrever sobre sua trajetória no Brasil de maneira resumida e postamos no Blog.

As montanhas que tanto amava - Velka Lomnica
Relembrando que Hans Broos - de família alemã -  nasceu na cidade de Gross-Lomnitz, atualmente localizada na Eslováquia e conhecida pelo nome atual Velka Lomnica.
As montanhas que tanto amava - Velka Lomnica
Velka Lomnica - Eslováquia


Zuzana Bielikov
O blog pode ser acessado em todos os quadrantes do planeta e também na Eslováquia - terra natal do arquiteto Hans Broos.
O diretor eslovaco Ladislav Kabos, ou Ladislav Kaboš, também leu a nossa postagem sobre o Arquiteto Hans Broos
Ladislav Kabos entrou em contato com uma conterrânea sua que reside no Brasil - formada em cinema. Seu nome é Zuzana Bielikov e foi instruída para que entrasse em contato conosco. 
Burle Marx e Hans Broos



A equipe do Documentário chega a Santa Catarina, no início da semana - dia 15 de maio de 2017. Estaremos acompanhando a equipe em Blumenau SC, quando mostraremos algumas  obras do arquiteto Hans Broos. Entre elas, a obra que fez junto com o paisagista Burle Marx - na Cia Hering.
O documentário, segundo correspondência eletrônica que recebemos, será sobre a biografia de Hans Broos. O responsável pelo roteiro é o diretor eslovaco Ladislav Kabos. Para elaborar o roteiro do documentário, o diretor estará visitando os locais onde o arquiteto Broos viveu e parte de suas obras, onde ainda é possível. Terá reuniões e encontros para elucidar sua pesquisa, em outras cidades - como Florianópolis e São Paulo. 
Jardim suspenso - Obra de Hans Broos e Burle Marx - Cia Hering


O diretor pretende fazer uma homenagem ao arquiteto e também, abordar sobre a vida dos alemães que migraram para outros locais, em volta do mundo.

Para ler sobre o arquiteto Hans Broos - Clicar sobre: Hans Broos

Escrevemos sobre essa região onde nasceu Herr Broos (região de origem da equipe do Documentário) de maneira indireta, quando abordamos alguns temas (Listados abaixo). Muitas famílias alemãs residiam nessa região, tal como aconteceu com a família Broos.

Leituras Complementares - Clicar sobre: 
O diretor eslovaco Ladislav Kaboš, nasceu na mesma região de Hans Broos – Presov – atual território da Eslováquia,  no dia 16 de junho de 1953. Sua formação aconteceu na cidade de Praga, onde trabalha atualmente, produzindo documentários de personalidades históricas  e também relacionados a arte, especialmente música e Arquitetura. Lembramos que foi na cidade de Praga que o arquiteto Hans Broos iniciou seus estudos de Arquitetura e os quais foram interrompidos com o início da 2° Guerra Mundial.

Resultado de imagem para Ladislava Hudeca
Arquiteto Ladislava Hudeca
Entre os muitos trabalhos de Ladislav Kabos, alguns premiados, destacamos os trabalhos relacionados à Arquitetura. Entre 2008 e 2010, fez filmes sobre a arquitetura moderna em um filme onde retratou a obra do arquiteto Ladislava Hudeca, que teve grande influência na cidade de Shangai, tornado-a conhecida como a "Paris do Oriente".

Seu próximo trabalho será sobre a arquitetura e vida de Hans Broos.
Estamos muito satisfeitos com sua escolha, pois o arquiteto foi um mestre e sua obra no Brasil foi grande.
Hans Bross - Década de 1960 e um pouco antes de partir











Na próxima semana, apresentaremos uma postagem especial mostrando a proposta do Urbanista Hans Broos para a cidade de Blumenau. Sua proposta ocupou páginas de várias publicações Jornal de Santa Catarina. 
Todos os jornais e recortes foram guardados pelo Professor Arquiteto Vilmar Vidor - há muito material e pretendemos publicá-lo em breve na forma de postagem nesse Blog.






























Hans Broos  - sua história será contada na sétima arte...
em sua terra natal!














4 comentários:

  1. Cara Angelina, seu blog é muito bem produzido. As matérias são excelentes, muito bem fundamentadas em pesquisas, o que não é comum entre os "blogueiros", em geral. Sobre o arquiteto Hans Broos você se tornou uma guardiã de sua obra e do legado de sua vida. Num país onde pouco se faz para preservar o patrimônio artístico e cultural, é louvável seu esforço em manter viva a memória do grande arquiteto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão - é um trabalho intuitivo pautado em fatos concretos desprovido de ideologias passageiras e quase sempre com espaço para aquilo "não visto", com simples intuito de construir pontes e melhorar alguma situação, além de levar conhecimento. Ficamos muito satisfeitos,que esteja acontecendo o documentário sobre a vida do arquiteto Hans Broos. Não mais, porque ele não está presente para poder assistir e saber que sua vida e história chegaram em sua terra natal. Abraços cordiais...e pelas palavras sempre tão bem escritas.

      Excluir
  2. Cara Angelina
    Ontem visitei a casa em que Hans Broos morou aqui em São Paulo. Fiquei muito emocionada com a vida e obra desse grande arquiteto. Seus projetos são lindíssimos.
    Vc sabe me dizer se já está concluído do documentário?
    Abrs
    Fabiana

    ResponderExcluir
  3. Cara Fabiana...
    De fato deve emocionar, pois a arte reflete um pouco do ser que a criou. Hans Broos, além do grande arquiteto, foi uma pessoa maravilhosa, que tive o privilégio de conhecer nos últimos tempos de sua vida.
    Sim, filmaram na casa, com um arquiteto interpretando o arquiteto. Logo mais escreverei sobre isso.
    O documentário buscou o máximo de sua vida no Brasil e esta casa não poderia ficar fora.
    Abraços,

    ResponderExcluir