quarta-feira, 10 de maio de 2017

Maibaum Aufstellen - Levantamento do Maibaum - 30 anos Eintrachtvolkstanzgruppe - Blumenau SC

Atendendo a mais um gentil convite de um grupo cultural do Vale do Itajaí - antiga Colônia Blumenau, registramos suas atividades e momentos para que todos acompanhem as práticas alinhadas a cultura da região - nesse caso da cidade de Blumenau
Apresentamos nessa postagem, um evento muito tradicional na Alemanha, principalmente na região sul do país e na região do Tirol  - a cerimônia da instalação/levantamento do Maibaum. Esse aconteceu no dia 7 de maio, na frente do Museu dos Clubes de Caça e Tiro e ao lado do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia - localizado na rua Pedro Zimmermann, N° 10377 - Itoupava Central -  Blumenau SC.
Quem nos convidou foi o grupo folclórico Eintrachtvolkstanzgruppe, mencionado na postagem anterior, quando lembramos de suas comemorações alusivas ao seu 30° aniversário de atividades culturais e principalmente de Volktanz, denominação presente formalmente em seu nome - dança folclórica alemã. Dança familiar praticada por parte dos que aqui chegaram, desde a segunda metade do Século XIX - das várias regiões do país atualmente denominado Alemanha. 

Eintrachtvolkstanzgruppe junto ao Maibaum
A cerimônia do levantamento do Maibaum comemorativo, cujos momentos registramos, faz parte das comemorações alusivas ao 30° aniversário do Eintrachtvolkstanzgruppe
Também parte das comemorações de aniversário - o almoço festivo que acontecerá no dia 21 desse mês. Mais informações no final da postagem.
A história do Eintrachtvolkstanzgruppe começou no dia 3 de maio de 1987. Quando havia acontecido somente três edições da grande festa local - Oktoberfest - a grande promotora do renascimento prática cultural, abafada na época do Nacionalismo. As pessoas que fundaram as cidades na região do Vale do Itajaí, e também em outras regiões com a mesma cultura, sofreram Bullyng oficial do estado brasileiro e lhes foi tirado o direito de praticar o lazer, a cultura e o entretenimento de suas famílias.

Para ler sobre o Nacionalismo - Clicar sobre: Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas

Fita K 7  - para quem nunca viu
O grupo folclórico Eintrachtvolkstanzgruppe iniciou com um grupo de jovens da Igreja Evangélica de Confissão Luterana da Itoupava Central - Igreja do Salvador. O primeiro nome do grupo folclórico foi Volkstanzgruppe Des Evangelichen Jugend Bundes. Contam os mais antigos que os primeiros ensaios aconteciam  a base de fitas K7 gravadas e um Mini System, que era levado ao local do ensaio amarrado à garupa de uma bicicleta. Pretendem relembrar esses e outros momentos vividos ao longo das três décadas de história, dentro do mês de maio (na Alemanha, o mês das tulipas).
Eintrachtvolkstanzgruppe atual prioriza a pesquisa para a busca de informações históricas fidedignas - participando de cursos - com objetivo de manter a originalidade das danças e trajes. Possuí seis trajes de diferentes regiões da Alemanha, sendo dois os mais conhecidos e preferidos pelo grupo folclórico por alguns motivos.
  • Miesbacher Tracht: Traje da cidade de Miesbach, Sul da Alemanha, próximo a München.
  • Braunschweigerlandestracht: Traje da cidade de Braunschweig, onde viveu Hermann Blumenau após seu regresso à Alemanha.
Usaram esses dois trajes durante o evento do levantamento do Maibaum comemorativo.

O Maibaum comemorativo é um forte resgate histórico cultural de uma prática comum na terra natal dos seus antepassados, que perdura até os dias atuais - Alemanha. Um resgate feito pelo grupo aniversariante.
Estivemos na Alemanha em algumas oportunidades e acompanhamos as festividades e o ritual do Maibaum. Também vimos Maibaum nas praças de inúmeras cidades do sul e meio do país, por onde passamos dentro de um trajeto de 4 mil Km.

Para ler mais sobre a tradição do Maibau - Clicar sobre: Maibaum - (Árvore de Maio)

Na Alemanha, os Maibaum´s são, na sua maioria árvores altas, com 30 metros aproximadamente, decoradas e fixadas na praça central da cidade ou na entrada da vila, levantadas em um evento festivo. Antes de colocar a árvore é realizado um desfile através da comunidade ou vila acompanhado por uma banda e um grupo de danças folclóricas germânicas, onde se dança em torno da árvore (Maibaum), para comemorar o início da primavera e a chegada do verão.
Maibaum da cidade alemã de Kresbronn - 2013
Hélcio Dieter Liesenberg Coordenador do  Eintrachtvolkstanzgruppe e o
 Maestro Robson Ricardo Brandt.
Na região do Vale do Itajaí - antiga Colônia Blumenau - continente sul americano, nesse mês de maio ocorre a chegada do inverno, mas predomina que o Maibaum é a árvore de maio. Como acontece na Alemanha, também na Itoupava Central houve dança folclórica e banda musical - com a presença da Banda Musical Duque de Caxias regida pelo Maestro Robson Ricardo Brandt.
Antes de iniciar a solenidade do Maibaum, prevista para as 10:30h do dia 7 de maio, houve um culto na Igreja Luterana de Itoupava Central - onde aconteceu o inicio dessa história no ano de 1987. A igreja está localizada ao lado do local onde foi instalado o Maibaum.

Local: Rua Dr. Pedro Zimmermann, 10377, Itoupava Central - Blumenau SC


Maibaum Aufstellen - Levantamento do Maibaum 

Quando chegamos ao local, acontecia o culto na Igreja Luterana de Itoupava Central - ao lado.  Estavam no local onde seria levantado o Maibaum, parte dos músicos da Banda Musical Duque de Caxias.  A maioria dos envolvidos na organização do evento, folcloristas, se encontravam no culto.
Registramos a originalidade e autenticidade do evento, contando com a presença da Banda e do grupo de Volkstanz - que ao contrário de dançar em torno do Maibaum (como rege a tradição), dançou na sua frente.
Toda a organização e trabalhos para a realização do evento foram preparados pelo grupo folclórico Eintrachtvolkstanzgruppe.
"Toda montagem da estrutura e decoração da arvore de maio, MAIBAUM, foi feito pelos integrantes do grupo, sem muito equipamento especializado, para cortes pinturas, esquadros, mas sim a dedicação e o amor para esta iniciativa." Edson Frederico Liesenberg
As imagens comunicam...

























Museu dos Clubes de Caça e Tiro







Rodrigo Ramos - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau
Früstück - para ser servido após o levantamento do Maibaum




















Chegando do Culto...













































Regente da Banda Musical Duque de Caxias - Robson Ricardo Brandt








De um início de manhã nublada - fez-se um bom tempo depois.

























O desfile do Maibaum até o local do levantamento aconteceu com o acompanhamento da Banda Musical Duque de Caxias. Os rapazes do grupo folclórico conduziram o Maubaum até o local onde seria levantado e fixado. Logo em seguida deram início aso trabalhos, também sob o sob o som da banda.
Início do desfile - destaque para a Banda Municipal Duque de Caxias

Standart do Eintrachtvolkstanzgruppe


Desfile


Pretendemos com estas ações agradecer e comemorar pelos 30 anos de caminhada. No 'Maibaum' estaremos homenageando as bases do nosso trabalho, linkando os trajes históricos de nosso acervo aos nossos homenageados: Dr. Blumenau, e ao Padrinho Cultural do grupo Sr. Alberto Liesenberg – in memoriam, entre outros.” Hélcio Dieter Liesenberg - Coordenador do Eintrachtvolkstanzgruppe



















Palavra do representante do Prefeito de Blumenau - Rodrigo Ramos - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau. Observamos que em festividades similares na Alemanha, onde 85% das pessoas residem em cidades pequenas (por opção) a presença do prefeito é certa e esse participa de todas as atividades que envolvem cultura e tradição, mesmo em épocas que não tem campanhas políticas. Está na educação e formação do cidadão.





























Hélcio Dieter Liesenberg e sua família - Coordenador do  Eintrachtvolkstanzgruppe 

Para a História... Eintrachtvolkstanzgruppe 































30 anos - Dia 21 de maio de 2017 - Almoço festivo
Para o almoço festivo foram convidados grupos folclóricos de toda região, e faremos aquilo de que mais gostamos, ou seja: dançando contaremos um pouco de nossa história, quer pelos trajes ou pelas danças.Hélcio Dieter Liesenberg Coordenador do Eintrachtvolkstanzgruppe
Acontecerá no dia 21 de maio, almoço festivo na sede do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10377, Itoupava Central, Blumenau), com almoço, apresentações e tarde dançante. O início Início está previsto para as 11:00h.

















Zum Geburstag!
Vídeo


Leituras Complementares





































Nenhum comentário:

Postar um comentário