Parte dos folcloristas do Trachtenverein Eintracht usado o histórico traje Pyritzer Weizhacker Tracht |
Recebemos um convite muito especial e participamos dos momentos alusivos às comemorações dos 30 anos do tradicional grupo folclórico Trachtenverein Eintracht. Lembramos que não foi o único grupo folclórico a comemorar 30 anos de existência nas redondezas das Itoupavas - Blumenau SC - nesse mês de maio de 2017. Ali pertinho, logo no pé da serra da Vila, no dia seguinte, de uma maneira muito tradicional, outro grupo folclórico comemorava a passagem do seu 30° aniversário e também estivemos presentes na festa do levantamento do primeiro Maibaum na cidade de Blumenau - organizado pelo grupo irmão do Trachtenverein Eintracht - Eintrachtvolkstanzgruppe ligado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia, na rua Dr. Pedro Zimmermann, n° 10377, Itoupava Central - Blumenau SC.
Porque mencionamos os dois grupos? Suas histórias tem ligação, como acontece com muitos dos grupos de dança folclórica de Blumenau.
Já comentado nesse Blog - O tradicional Trachtenverein Eintracht faz parte da Associação Cultural Eintracht. Esse, é uma ramificação do Eintrachtvolkstanzgruppe ligado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia - fundado no dia 3 de maio de 1987, por rapazes e moças da Juventude Evangélica da Itoupava Central (JEIC) - Blumenau SC.
No ano de 2013 o Trachtenverein Eintracht filiou-se à Verband für Volkstum und Heimat in Rheinland-Pfalz e.V. – principal associação folclórica da Região da Renânia-Palatinado.
O Trachtenverein Eintracht possui dois trajes históricos: O Pyritzer Weizhacker Tracht, traje dos cultivadores de trigo da cidade de Pyritz, antiga Pomerânia, atual Polônia - e o Miesbacher Tracht, traje originário da cidade de Miesbach, localizada na Alta-Baviera, região de München. Também possuem um traje de passeio tipo Dirndl e Landerhosen. Tivemos a oportunidade de registrar os três trajes - no seu 30° aniversário ocorrido no último dia 6 de maio de 2017.
Atualmente o grupo folclórico possui 25 folcloristas, que se encontram semanalmente aos domingos, a partir das 16:30h, para suas atividades.
Atualmente o grupo folclórico possui 25 folcloristas, que se encontram semanalmente aos domingos, a partir das 16:30h, para suas atividades.
Os momentos do 30° aniversário foram momentos de dança, reencontro de amigos, inclusive contando com a presença de representantes do grupo folclórico Eintrachtvolkstanzgruppe, que também nos convidou para o seu evento no dia seguinte.
O grupo aniversariante se apresentou aos presentes, os quais foram convidados a participarem das danças de integração, promovido grande, colorido e musical intercambio.
Antes, porém, o grupo Trachtenverein Eintracht recebeu a Moção da Câmara de Vereadores de Blumenau, das mãos do vereador Jens Mantau.
Aos convidados, foi servido um jantar e após, aconteceu o baile, interrompido somente para servir o tradicional bolo aos presentes e novamente, o baile.
Bolo "30 anos" recheado e decorado com boas lembranças |
Três imagens do grupo - em dois outros momentos do Trachtenverein Eintracht.
Tradição e História - sentimos a falta do presidente do Schützenverein Harmonie - clube que também está de parabéns pela prática cultural de seus jovens |
Para ler mais sobre o Serrinha - Clicar sobre:
Schützenverein Harmonie - 120 anos de História - Momentos e História - (S.R.D. Serrinha)
Tudo foi caprichosamente preparado pelos folcloristas da família Trachtenverein Eintracht.
Chegamos ao local, uma hora e meia antes do início do programa do evento, previsto para as 19:30h. Tudo já se encontrava organizado e quase todos os integrantes se encontravam no local devidamente trajados.
Chegamos ao local, uma hora e meia antes do início do programa do evento, previsto para as 19:30h. Tudo já se encontrava organizado e quase todos os integrantes se encontravam no local devidamente trajados.
Aquecimento e a presença de uma equipe de TV.
A chegada de outros grupos folclóricos amigos, familiares e apreciadores da dança folclórica e amigos.
Últimos preparativos.
Últimos preparativos.
Maestro Roberto Fabiano Rossbach e sua noiva Rúbia Hillesheim - folclorista do Trachtenverein Eintracht |
Grupo Pomerano - Pomerode SC |
Folclorista do Trachtenverein Eintracht toca um bandoneon de família.
O músico folclorista é Charles Paulo Gutz
|
Detalhe - Bandoneon da família Gunz |
Charles Paulo Gutz e sua família |
Eintrachtvolkstanzgruppe - também comemorou seus 30 anos - dia seguinte e esse evento (próxima postagem). |
Parte do Trachtenverein Eintracht usando o Pyritzer Weizhacker Tracht |
Á direita - Rodrigo Ramos - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau |
Família |
Família |
Parte dos folcloristas do Trachtenverein Eintracht com Dirndl e Landerhosen - traje de passeio |
Grupo Folclórico Germânia - Blumenau SC |
Parte dos folcloristas do Trachtenverein Eintracht com Dirndl e Landerhosen - traje de passeio |
Grupo Folclórico Pomerano - Pomerode SC |
Herr Gunz e família |
Bolo "30 anos" recheado e decorado com boas lembranças |
Jantar...
Jantar |
Volkstanzgruppe Grünes Tal |
Volkstanzgruppe Grünes Tal |
Apresentações.
Arquiteto André Christen |
Vereador Jans Mantau entrevistando uma família de folcloristas do Trachtenverein Eintracht |
Homenagens e apresentações - Recebimento da Moção da Câmara de Vereadores de Blumenau das mãos do vereador Jens Mantau e demais homenagens - seguido de apresentações.
Eintrachtvolkstanzgruppe |
Vídeos
Este vídeo não foi nós que fizemos, porque participávamos da dança de integração - Agradecemos quem filmou. Ao menos, ficou o registro dos momentos.
Leituras Complementares:
Clicar sobre o título escolhido.
- Trachtenverein Eintracht - Associação Cultural Eintracht - 33° Oktoberfest Blumenau 2016
- A Família AFG está em festa - 20 anos de História
Zum Geburstag!!
Longa vida e muitas gerações em sua história futura.
Dançar faz parte da formação e educação dos jovens...
E mantém a juventude nos mais experientes!
Nosso agradecimento especial à família de Helcio Hermes Hoffmann e de sua esposa Dolores - folcloristas do grupo folclórico Freudeskreiss, que gentilmente nos hospedaram em seu lar - Vila Itoupava, na noite do dia 6 para o dia 7, quando fomos visitar o outro grupo folclórico aniversariante - Eintrachtvolkstanzgruppe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário