segunda-feira, 15 de maio de 2017

Recanto Silvestre - região sul do município de Blumenau e a cidade

Progresso - Garcia - Sul do município de Blumenau


Vamos comentar um pouco sobre a ocupação e paisagem da região sul de Blumenau. Essa especial a partir de sua geologia, mata, ocupação, hidrografia, história, diferentes de todas as demais regiões do município. O território citado foi objeto de estudos dos pesquisadores do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau - IPPUB durante as décadas de 1980 e 1990. Na época, acompanhávamos as pesquisas dentro da autarquia, como estagiária de arquitetura e urbanismo, foram delineadas algumas conclusões técnicas pautadas em patologias delineadas a partir da coleta de dados (diagnóstico) dentro de várias áreas representadas nos trabalhos de técnicos do IPPUB. 
Conclusões como por exemplo: o solo da região sul do município é altamente arenoso e jamais poderia ser desprovido da mata nativa, ou seja, desmatado. Se desmatado está susceptível a sérios riscos de acidentes naturais, como desmoronamentos - o que já aconteceu. Também deveriam manter a mata ciliar nos muitos leitos hidrográficos da região. Essa está sob proteção de lei ambiental federal através de suas ANEAS - Área não edificáveis e não aterráveis
Ribeirão Garcia
Na região há inúmeras nascentes, das quais algumas são muito importantes para o abastecimento de águas e também como parte complementar da belíssima paisagem local. A topografia do solo é delineada a partir da presença montanhas ingrimes. Cenário com um ecossistema de muitas espécies da flora e da fauna pertencentes à reduzida Mata Atlântica no país. O local tem grande vocação de áreas de contemplação e passeios - lazer para as pessoas de Blumenau e também, para as pessoas de  outras cidades.
Em junho de 2011, durante gestão do governo municipal do prefeito João Paulo Kleinubing, foi inaugurado os primeiros edifícios do Minha Casa e Minha Vida, no bairro Progresso - às margens do Ribeirão Garcia, desprovido de reflexão para o meio e para a cidade. Foram desconsiderados todos os estudos efetuados pelos técnicos do IPPUB e foi aberto um precedente ímpar para outros tipos de ocupações irregulares na região - que são muitas, uma vez que nem a administração pública deu exemplo.

Paisagem da Região Sul de Blumenau









No último dia 14 de maio de 2017, estivemos em um local, conhecido durante muitas décadas, de Recanto Silvestre. Trata-se uma propriedade particular familiar que preservou a paisagem natural (o que deveria ser feito em quase toda a região) e abriu "suas portas" para os visitantes, muitos vezes de lugares onde não mais existe essa paisagem - pela depredação e mau uso do solo.
O casal Hercílio Pfiffer e Zilma Pfiffer, família de descendentes alemães, começaram a receber visitantes no início da década de 1980. Naquela época conhecíamos o local tal como o é nos dias atuais. Isso, somente com o efeito da manutenção de algumas estruturas necessárias, de apoio. Hercílio Pfiffer partiu há mais de 10 anos - no ano de 2005. Sua esposa prosseguiu o trabalho  junto com parte de sua família e atualmente recebe visitantes, fazendo disso o sustento de algumas famílias - sem precisar descaracterizar e agredir o meio - paralelamente contribuindo para a não degradação do mesmo. Ao apresentar algumas fotografias nas redes, lemos: "Paraíso de Blumenau". Essa região toda poderia ser parte desse paraíso se adequadamente cuidada por aqueles que recebem essa incumbência através das urnas. 

O que está acontecendo com Blumenau?




Algumas imagens do Recanto Silvestre 2017
Ribeirão Garcia - cheiinho da lambaris



Ribeirão Garcia




























Ribeirão Garcia
































































Peixes do Ribeirão Garcia

Peixes do Ribeirão Garcia








Alimentando os peixes - Ribeirão Garcia
















Exemplos para a cidade...
Nem sempre seguida pelo poder público de Blumenau.

Promessa de campanha do atual prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes - o IPPUB.



















2 comentários:

  1. É lamentável como Blumenau está sendo destruída em nome do progresso. Por aqueles que deveriam cuidar do que faz parte da história da cidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não em nome do progresso. Isso não é progresso. Em países onde existe realmente o progresso - não adotam essas práticas.Os algozes da cidade muitas vezes usam esse termo para justificar o mal feito e confundem a muitos. Por favor acessar nosso "Roteiro Alemanha 2016"....Abração...

      Excluir