quinta-feira, 25 de maio de 2017

Oktoberfest Blumenau 1992- Imagens em vídeo

Secretário de Turismo de
Blumenau - 1992
 Antônio Pedro Nunes
Desfile Oficial do Oktoberfest Blumenau 1992 - do dia 24 de outubro. Registramos essas imagens em fita VHS - as quais digitalizamos nesse momento e descobrimos imagens importantes para a história do Oktoberfest Blumenau
Nesse ano de 1992, foi o último ano da gestão do idealizador e aquele que implantou a grande festa de Blumenau - o Secretário de Turismo de Blumenau Antônio Pedro Nunes.
Também destacamos nesse desfile, figuras importantes dentro da história do Oktoberfest Blumenau, das quais, muitas não estão mais entre nós, como Horácio Braun, que desfilava ao lado de seu amigo Ingo Penz. Assistimos a presença de Angela Ideker e de seu marido - Friedrich Ideker desfilando junto ao Grupo Folclórico Teutônia. Herr Ideker foi um dos que resgataram e incentivaram a dança folclórica em Blumenau - dentro do C.C. 25 de Julho Blumenau, após do período de Nacionalismo.
Personagens tradicionais do Oktoberfest Blumenau presentes no Desfile oficial do Oktoberfest 1992.

Maestro da Götz Buam  -  Zig  e a rainha do  Oktoberfest Blumenau 1992 - Suzane Timmermanns.
Detalhe: a Rainha do ano de 1992 - devidamente trajada e com avental.
Foto de Gilmar de Souza - Oktoberzeitung
Percebemos que o desfile tinha muitos espaços ocupados por pessoas que realmente praticavam sua cultura local dentro dos demais meses do ano e não somente em outubro - havia uma vibração diferente. Muito pelotões com atiradores vestidos de coletes repletos de medalhas, que desfilavam realmente - marcha, como acontece na Alemanha. Músicos, muitos músicos, locais, regionais e alemães. Destaque para a Götz Buam do Maestro Zig, que também desfilava nesse dia.



Imagens em vídeo - de um dos desfiles oficiais de 1992

Mensagem recebida nas Redes Sociais após a postagem desse vídeo:
Eu estive nessa Oktoberfest de 1992. Quanta saudade! Eu sou um paulista fascinado pela cultura alemã e pelo Estado de Santa e Bela Catarina. Eu ia na Oktoberfest não por causa do chopp, mas sim para ver as danças folclóricas alemãs e os desfilesIch lieb Blumenau über alles! Maurício Narimatsu
Leituras Complementares - Clicar sobre - o título escolhido: 



Ein Prosit!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário