terça-feira, 16 de outubro de 2018

Oktoberfest Blumenau 2018 - Dia 9 de outubro - Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss


Com Lucca Marinetti de Almeida

Conhecíamos o folclorista Lucca Marinetti de Almeida através das redes sociais, o qual acompanha nosso trabalho nesse Blog. Almeida nos comunicou, ao longo da semana que passou - que seu grupo - Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss de São Paulo - estaria se apresentando no Oktoberfest Blumenau 2018 no dia de feriado nacional, dia 12 de outubro. Encontramo-o e registramos sua apresentação no Setor 3 da Vila Germânica - Blumenau SC.

Antes - um pouco sobre o Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss

Em Itapiranga - cidade do oeste de Santa Catarina conhecemos a Associação Católica Kolping e buscando a história do Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss, percebemos que igualmente o grupo folclórico paulista pertence à mesma associação, onde fazem seus ensaios todos os sábados.
O grupo folclórico conta com mais de 30 anos de existência e foi fundado por descendentes de imigrantes alemães - da cidade de São Paulo e região onde atualmente dançam todos que apreciam a dança folclórica alemã.
O grupo de danças folclóricas da cidade de São Paulo considera a dança uma das autênticas expressões da cultura e também apta e "construir pontes" entre regiões e culturas - como aconteceu no Oktoberfest Blumenau 2018.
Oktoberfest Blumenau 2018
O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss tem levado aos mais diversos lugares um pouco da cultura germânica, procurando recriar, com fidelidade, os elementos mais ricos de seu folclore, com suas danças, músicas, trajes, histórias e, principalmente, sua alegria - Site do  Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss.
 O nome do grupo é uma lembrança a flor de Edelweiss. 
Edelweiss é uma flor encontrada no alto das montanhas dos Alpes da Suíça  França, Áustria, Alemanha, Iuguslávia e Itália. Edelweiss significa "Branco Nobre" e tem o conhecido, formato estrelar. Geralmente, em seu habitat natural é encontrada em locais de difícil acesso. Leontopodium albinum nasce entre os rochedos dos Alpes Europeu a mais de 1700 metros de altitude.
Tem grande significado na região e para quem conhece, em torno do Mundo. Quem presentear alguém com uma flor de Edelweiss - a flor eterna - está também enviando uma mensagem de amor ou amizade eternos. Sua duração, depois de desidratada, é de mais de 100 anos.
Na Alemanha, sul da Baviera, e na Áustria, existem muitas lendas, sobre o surgimento da flor e é conhecida como flor do amor. Contam que muitos rapazes escalavam os Alpes, arriscando suas vidas, para colhe-lha e presentear suas esposas ou namoradas.
A flor esteve perto de extinção. Na Áustria tornou-se Patrimônio tombado, não somente neste país, mas também na França, Alemanha, Itália, Suíça, Iugoslávia.
Inspirou poetas e esta clássica canção - Edelweiss.
Atualmente é cultivada em estufas e mantém o mesmo significado poético que a tornou famosa. 
Também é conhecido, que o  Edelweiss foi a flor favorita do Imperador austríaco Franz Josef e de Sissi, sua esposa. Também, o imperador Alemão, Wilhelm apreciava Edelweiss e o Rei Ludwig II da Baviera. 
É a flor nacional da Áustria e da Suíça.
Ensaios do  Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss

Todos os sábados.
Local: Associação Católica Kolping.
Endereço: 
Rua Barão do Triunfo, 1213.
São Paulo - SP​.
Momentos do  D. F. A. Edelweiss no Oktoberfest Blumenau 2018.





































































Vídeos




Uma curiosidade e coisas mundo conectado

Ulli Heß da cidade do norte da Baviera - Rödelsee, nos informou que sua cidade tem uma ligação muito forte com o Kolping de São Paulo. Disse que a família co fundadora Hufnagel - que pertence ao Kolping Internacional - é originária da cidade de Unterfranken - Rödelsee.
Winzerkapelle Rödelsee, tão conhecida na cidade de Blumenau e que, no próximo ano estará festivamente no Oktoberfest Blumenau comemorando o 35° aniversário que esteve na cidade, já tocou no Kolping de São Paulo.

Wunderbar!
Rödelsee - Unterfranken - Alemanha.
Todas as danças:

 Ein Prosit!!



Leituras Complementares - Clicar sobre:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário