sábado, 6 de outubro de 2018

Fränkischer Tanzabend - Noite de Dança da Francônia - No C.C. 25 de Julho de Blumenau - Momentos

Herr Oliver Brust - líder do Verein Für Heimat und Brauchtumspflege Geldersheim e prefeito da cidade de Geldersheim - com sua acompanhante de dança - na noite de Dança da Francônia
Um momento de integração cultural e verdadeiro intercâmbio entre a cidade de Blumenau e a região norte, do norte,  do Sul da Alemanha - ou norte da Baviera.
Vamos explicar.
Lembramos mais uma vez, que o pequeno território da Alemanha, país muito jovem - formado em 1871, é, talvez, muito mais multicultural que o Brasil. 
Quando fizemos nossa última viagem por lá - pesquisando Fachwerk  (enxaimel) - Dentro de um mesmo estado - em tons de brincadeiras, chacota, em três lugares distintos, nos fizeram repetir que "estávamos no melhor lugar da Alemanha" em alto e bom tom - no idioma alemão. Historicamente é explicado pela presença dos diferentes Ducados a partir do grande Império de Roma, adentrando o período medieval, onde muitas vezes, lutavam entre sim. Estes Ducados possuíam cultura própria, gastronomia, dialetos, músicas, danças e, após 1871, estavam sob uma mesma bandeira, momento que um dos lideres da unificação -  Bismark, criou a frase "Deutschland über alles" - mal interpretada e mal usada anos depois.
O que queria dizer? O líder pretendia dizer, ao mencionar a frase citada acima - que entre tantos povos, agora pertencentes à nação alemã, deveriam considerar em sua ações sócio politicas e econômicas, o país acima de qualquer bandeira local e sem a competição e lutas entre si - existentes até então - o que gerou brincadeiras entre os antigos opositores - neste momento - todos alemães.
Martin Johann Schwertl - nascido na região de Unterfranken -
casado com uma filha também de um imigrante da região e
fundador do C.c. 25 de julho de Blumenau
Consequentemente, atualmente ainda, na Alemanha há muitas culturas em um território pequeno interagindo entre si. Não podemos deixar de comentar, que em solo brasileiro, erroneamente, muitos denominam que "alemão é tudo igual", loiro de olhos claros, usam Lederhosen  e Dirdl e comem chucrute com  rollmopsE que determinados lugares do Brasil (competindo entre si) colonizados por imigrantes alemães, possuem a cidade mais alemã do Brasil. 
Definitivamente, não é assim. Devem ser respeitados hábitos e costumes do local da Alemanha de onde veio o imigrante para cada região do Brasil em diferentes recortes de tempo.
Para o C.C. 25 de Julho de Blumenau vieram imigrantes de Unterfranken, entre outros e o elo não se quebrou - ao longo da linha histórica. Para registro, há netos e bisnetos destes imigrantes, vivendo novamente na região de Unterfranken - na Alemanha.
Família Schwertl - de Blumenau com origem em Unterfranken
Blumenau recebeu um grupo de muito respeito cultural oriundo de Unterfranken. Os visitantes, que estiveram no início de outubro são integrantes do tradicional Verein Für Heimat und Brauchtumspflege Geldersheim - uma associação, entre muitas - localizada na cidade de Geldesheim. Nós registramos imagens de sua participação no Fränkischer Tanzabend - Noite de Dança da Francônia organizado pelo grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau - G. F. Blumenauer Volkstanzgruppe.
Franken - Frencônia (Norte da Baviera)
Alemanha (cinza), Estado da Baviera (Branco)
e Francônia - F
ranken (Laranja)

A região de Unterfranken - Baixa Francônia é um dos sete distritos do Estado da Baviera - Sul da Alemanha. A Baixa Francônia está situada ao norte do estado. Sob sua responsabilidade está a administração de municípios, cidades e vilas a partir do desenvolvimento regional, com foco local. Sua capital é a cidade de Würzburg.



Würzburg - Capital de Unterfranken

















Mesmo existindo uma história milenar, enquanto lugar (Estamos pesquisando em "Um pouco de História...") a História formal de Baixa Francônia iniciou com inserção de uma região de domínio franco, mais especificamente a do Grão Ducado de Würzburg ao novo reino da Baviera, após o Congresso de Viena. Neste tempo, foi, então, criado o novo distrito do Estado cuja capital foi a cidade de Würzburg. Em 1° de janeiro de 1838, a região começou a ser chamada de Baixa Franconia com o acréscimo de Aschaffenburg.
Após foi adotado oficialmente o nome Main Franken, regulamentado em 20 de maio de 1938 (Diário Oficial, 1938, 199). Em 1° de junho de 1938 se retomou o nome anterior - Baixa Francônia e Aschaffenburg. No fim do período do Terceiro Reich, em 15 de julho de 1946, definitivamente permaneceu o nome de Unterfranken – Baixa Francônia.

Para ler sobre os Ducados - Clicar sobre: Os ducados - na Alemanha

A região é dividida, novamente em 9 distritos (Kreise) e três cidades independentes (Kreisfreie Städte). São independentes, porque não pertencem a nenhum distrito.
São os distritos:
  • Aschaffenburg
  • Bad Kissingen – (Visitada pelos Coros do centro cultural- 2013)
  • Country Hassberg
  • Kitzingen – (Visitada pelos Coros do centro cultural- 2013)
  • Main-Spessart – (Visitada pelos Coros do centro cultural- 2013)
  • Miltenberg– (Visitada pelos Coros do centro cultural- 2013)
  • Rhön-Grabfeld
  • Schweinfurt
  • Wüzburg – (Visitada pelos Coros do centro cultural- 2013)

As cidades independentes
  • Aschaffenburg
  • Bad Kissinger
  • Kitzingen
  • Schweinfurt
  • Würzburg
O Brasão de armas do distrito da Baixa Francônia ilustra um pouco da história e tradição desta região do norte da Baviera e sua arte foi assinado por Otto Hupp, em 1906 – Quando iniciava a construção da EFSC no Vale do Itajaí – uma história recente, porém não menos tradicional e fundamentada na história local.
Foi adotado oficialmente somente em 1961. As três pontas em branco (Original em prata - Torres do castelo) sobre o fundo vermelho faz uma alusão a diocese e a catedral de Würzburg e representa a antiga bandeira do Bispado e Ducado de Würzburg – Ducado de East Francia. Este signo é usado para toda a Fracônia atualmente.
 Ulli Hess - Rödelsee
 com a bandeira da Franconia

O ancinho da Francônia é usado desde a criação do brasão bávaro das armas do Rei Ludwig I, em 1835, junto com a barra de ferramentas franco. A roda -Roda de Prata (Kilianrad) representa o povo e o Arcepispado de Mainz, este existia até 1803, quando o Sacro Império Romano da Nação Germânica foi dissolvido. A Roda de Prata, é também o Brasão do distrito de Aschaffenburg, contando com Miltenberg e o distrito de Main-Spessart.
A região é mundialmente conhecida pela produção do vinho  e as tradicionais festas que ocorrem a partir desta tradição repassada de pai para filho.


Geldersheim - Cidade dos visitantes 
do Fränkischer Tanzabend 
Baixa Francônia, em especial, a cidade de Geldersheim, está muito próxima das atividades de alguns grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Entre outros fatores, é desta região a origem de algumas famílias que idealizaram e fundaram o centro cultural na década de 50 do século passado.

Curiosidades de Unterfranken...

Uma ilustração colorida antiga de um casal com trajes tradicionais da região - não há data especificada.
Traje familiar ao Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
A fotografia ao lado é de 1908 feita na região da Baixa Francônia - um ano antes da inauguração do primeiro trecho ferroviário da EFSC, em Blumenau e no Vale do Itajaí.
 A imagem retrata filhas de fazendeiros, com o tradicional traje para a Primeira Comunhão. Detalhe - raminho de alecrim no cabelo - Myrtenkränzli usado nesta ocasião.
 Noivos de Gelderscheim - A maioria das noivas neste tempo, cerca de 1938, usavam este traje na cerimônia de seu casamento.
 

Traje do início do Século XX - 1914
Unterfranken und Aschaffenburg














Saia plissada, lenço colorido, com mangas  longas bufantes em corpete 
Os visitantes que estavam em Blumenau são integrantes da associação Verein Für Heimat und Brauchtumspflege Geldersheim, como já mencionado. O Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, faz parte desta associação de grupos de trajes históricos de dança folclórica, cujas coreografias são danças da Francônia acompanhada de músicas da Francônia.
Verein Für Heimat und Brauchtumspflege Geldersheim é uma associação cooperativa, onde os residentes de uma mesma região geralmente usa e valoriza o traje historicamente característico de sua região, parte da cultura e tradição local.
Trachtenverein ist ein Verband oder eine Genossenschaft, die die Bewohner eines bestimmten Gebiets bilden, die durch Volkstracht die für ihre Region charakteristische Tradition und Kultur unterstützen wollen.
Die Vorliebe für Tradition in Form von Trachtvereinen kann man vor allem in Bayern, aber auch in anderen deutschsprachigen Ländern, wie Österreich und die Schweiz finden.
Die Deutschen, ähnlich den Norwegen, schätzen ihre eigene Kultur hoch, was sie besonders durch die Kleidung betonen – die männliche Tracht mit charakteristischen Lederhosen (aus Hirschleder). Die weibliche Volkstracht ist Drindl, also das Kleid, das einst durch die Dorfbewohnerinnen getragen wurde.
Trachtverein bedeutet vor allem die Kleidung, jedoch spielen da auch die anderen weltbekannten Traditionen, wie z.B. das größte Bierfest, also Münchener Oktoberfest eine wichtige Rolle. Das Bier wird in Strömen gegossen und die Touristen beneiden die Bayern um ihre typische bayerische Kleidung.
Oliver Brust
Die originelle Tracht ist vor allem in Bayern erhältlich. Es tauchen auch chinesische Fälschungen auf, die leider viele sehr gute deutsche Hersteller der regionalen Kleidung aus dem Markt verdrängen. Die Bayern sind jedoch der Meinung, dass es sich lohnt, eine Originalhose zu kaufen, weil man die das ganze Leben tragen kann. Das einzige Problem kann die Gewichtszunahme sein. Auf der anderen Seite ist solch eine Ausgabe eine gute Methode, um nicht zunehmen.
Sowohl Bayern, als auch Österreich und die Schweiz sorgen dafür, dass die Globalisierung in ihre lokale Welt nicht eindringt. Aus diesem Grunde werden auch Trachtvereine gegründet so, dass die anderen Nationen es bewundern können, wie die lokalen Bewohner das Leben genießen und ihre langjährige Traditionen pflegen.
No último dia 28 de setembro um grupo de integrantes do Verein Für Heimat und Brauchtumspflege Geldersheim estiveram participando do Fränkischer Tanzabend - Noite de Dança da Francônia, no C.C. 25 de Julho de Blumenau, grupo liderado pelo Prefeito da cidade de Geldesheim - Herr Oliver Brust.
Com ele também estiveram presentes:
Brust Wilfried und Brust Annemie, Erhard Martin und Erhard Monika, Huppmann Georg und Huppmann Rosi, Christ Florian, Schäfer Hans e Schlereth Aloisia.
No final da postagens algumas sugestões de leituras sobre Unterfranken, já publicada por este blog.
Na sequencia - imagens e vídeos do evento Fränkischer Tanzabend - Noite de Dança da Francônia - Imagens que comunicam.
Vídeos


Em Breve mais vídeos.
Fotografias que comunicam...
 




















 


















 

























 














 


































Em cerimônia especial - Tamara Bork e Willliam Weiland se casaram com  traje histórico usado pelos  noivos de Unterfranken, com a presença dos convidados ilustres da região, na qual fizeram 6 meses de intercambio no ano de 2017.

 Felicidades ao casal e ...
muito bons momentos através, também da dança.





Leituras Complementares - Clicar sobre - o título escolhido: 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário