segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Oktoberfest Blumenau 2018 - Momentos - dia 17 de outubro

A realeza do Oktoberfest Blumenau 2018 - Karoline Gehrke, Daniela Provesi e Daniela Kirsten - aguardando início do desfile sobre o carro da realeza.
Antes de irmos para a Vila Germânica, para registrar os momentos da noite do Oktoberfest Blumenau 2018 do dia 17 de outubro,  fomos para a Rua XV de novembro, centro da cidade, onde aconteceria o 5°Desfile Oficial.
O período, no qual aconteceu a festa de outubro, na cidade de Blumenau,  foi marcado pela presença de muita chuva. Até então, de um total de seis desfiles, havia acontecido apenas um desfile, mesmo assim, aconteceu com o tempo fechado. Três  desfiles foram cancelados pela organização, por motivo das chuvas. 
Os dias dos desfiles, dentro da programação oficial, eram os dias 3, 6, 10, 13, 17 e 20, portanto este do dia 17, era o penúltimo desfile do Oktoberfest Blumenau 2018.
No dia 17, como mencionado, fomos para a área de concentração do desfile com tempo nublado e todos estavam otimistas de que a chuva daria uma trégua. As pessoas ocupavam as laterias da Rua XV de Novembro, em toda sua extensão.

Com o senhor Santini Manoel Sesserino.
Neste dia desfilamos no carro do 1° Bierwagen - conhecido atualmente por Biewagen vermelho. Nosso companheiro de bordo foi o senhor Santini Manoel Seserino, que "pilotou" por mais de trinta anos a carruagem do Prefeito de Blumenau. Nós o fotografamos algumas vezes e ilustraremos esta postagem com esta fotografia, já histórica.
O Bierwagen vermelho é um tipo da marca Chevrolet Ramona vermelho - ano de 1929


O veículo tem ainda mais valor histórico, por que foi o primeiro Bierwagen do Oktoberfest Blumenau (Em breve imagens)  usado desde 1984 até a década de 2000. Após esta data participou dos desfiles, sem fazer a distribuição do chope pelas ruas centrais de Blumenau - atuando como Bierwagen.
Em 2018, o veículo foi totalmente recauchutado, com melhorias, também no motor. Interessante que durante o trajeto do desfile na Rua XV, ele soltou muita fumaça e cheiro de queimado, preocupando um pouco, não somente a nós, mas também, quem assistia, sendo que alguns alardeavam.
Subimos a bordo, juntamente com o senhor Santini e quando estávamos na altura do Teatro Carlos Gomes, metade do trajeto do desfile, a chuva caiu torrencialmente - sendo que chuviscava quando iniciamos o desfile. 

Trajes originais no Oktoberfest Blumenau 2018.
Prevendo isto, muitos dos grupos que desfilariam, não o fizeram, e  o desfile não foi pleno. As pessoas que ocuparam a Rua XV de Novembro para prestigiar o desfile permaneceram e assistiram mesmo  sob chuva. 
Agradecemos a organização, a oportunidade de desfilar à bordo do Chevrolet Ramona vermelho - ano de 1929 e ficou  o registro para a história.
Na sequência, seguindo para a Vila Germânica, nos Setores da Vila Germânica, encontramos os palcos tomados pela música, as pessoas adequadamente vestidas de maneira tradicional. Observamos que nesta edição de 2018, houve  um número maior de pessoas preocupadas em, de fato, vestir o traje original e não somente a "modinha" criada pelo setor comercial da cidade de Blumenau que não tem muito a ver com o traje usado na festa original da Alemanha, no estado da Baviera
Sugerimos à organização do Oktoberfest Blumenau, o repasse de orientações e mesmo, diretrizes mínimas - de como deveria ser o traje - aos comerciantes de "trajes" - definindo o que é traje. Traje que  não é fantasia de "Fritz" e de "Frida". O agravante disso - é que o turista, que desconhece o assunto, pelo menos, oriundos de outras regiões do Brasil - compra e veste o "traje" e a indumentária toda sem conhecimento e imagina ser assim o correto. Já o turista da Alemanha, estranha e alguns acham graça e espanto. O tema  já rendeu   matéria em jornal na Alemanha a partir de depoimento de visitantes alemães que estiveram na festa.
Os comerciantes poderiam continuar seu negócio, no entanto com algo original realmente  e que possa ser chamado de traje - que não é fantasia. É preciso pesquisa.

Para ler um pouco sobre traje - Clicar sobre:O que é um traje típico?
Matéria não muito positiva publicada em jornal alemão - falando dos trajes e adereços.
As pessoas fotografadas - turistas de São Paulo - na matéria do jornal alemão são inocentes. Foram consumidores desinformados do que é vendido na cidade da festa.


Noite do dia 17 de outubro...
As imagens comunicam.















Candidatas aos títulos que formarão a realeza do Oktoberfest Blumenau 2018.
Com relação ainda, ao assunto traje - estas candidatas deveriam estar vestindo o Dirdl - traje de passeio usado na Baviera.







A realeza do Oktoberfest Blumenau 2018 - Karoline Gehrke, Daniela Provesi e Daniela Kirsten. 










































Realeza da Festa das Etnias - Guabiruba SC




Ein Prosit!!


Leituras Complementares - Clicar sobre:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário