domingo, 28 de outubro de 2018

Oktoberfest Blumenau 2018 - dia 21 de outubro - Última Noite - Parte 2

Realeza do Oktoberfest 2018 e a eleita para 2019
Noite do dia 21 de outubro, estava marcado para terminar a festa de outubro a meia noite em ponto, como sempre acompanhamos e aconteceu  em edições  anteriores da festa.
Mas esta noite final de outubro de 2018 foi diferente, desde o início do dia 21 de outubro.
Estivemos durante o dia na festa e retornamos novamente à noite, ao palco do Oktoberfest Blumenau, por volta das 20:30h, quando acontecia a seleção da realeza do Oktoberfest Blumenau 2019 - no palco do Setor 4. Com isto acompanhamos e registramos a despedida de Karoline Gehrke - Rainha, Daniela Provesi - 1° Princesa e Daniele Kirsten - 2° Princesa do Oktoberft Blumenau 2018 - 35° edição. A atual realeza acompanhou todo o concurso e a movimentação da torcidas, jurados e candidatas. 
Daniela Provesi, Karoline Gehrke e Daniele Kirsten

Foi eleita a realeza do Oktoberfest Blumenau 2019 - formadas pela Rainha - Camila Kreutz (25 anos), 1°Princesa - Lenise Micheluzzi (21 anos) e a 2° Princesa - Dany Anne Luchtenberg (28 anos). A atual realeza, a partir da Rainha e das duas Princesas, entregou a coroa e a faixa aos seus respectivos pares, que compõem a realeza do Oktoberfest Blumenau 2019.
Rainha Karolina Gehrke colocando a coroa na Rainha Camila Kreutz
Após o término do concurso da realeza que terminou aproximadamente as 21:45horas, nos deslocamos para o Setor 3, para acompanhar a última apresentação do VoXXclub no Oktoberfest Blumenau 2018 - que iniciou as 22:00horas. 

Lamentamos a pouca iluminação no palco do Setor 3, o mais alto palco dos quatro setores, portanto, sem muito contato entre a banda e o público. Além disto, inundaram o espaço do palco com nuvens de "gelo seco", bloqueando, ainda mais, a visão. Lamentavelmente comprometeu as imagens da apresentação. Felizmente tínhamos registros das apresentações anteriores.
A apresentação, que iniciou aproximadamente as 22:00 horas, terminou um pouco depois das 23:00horas, ou seja, teoricamente restava menos de uma hora de Oktoberfest Blumenau 2018. O que registramos, foi todos os quatro setores tomados por pessoas e ainda, com música de bandas sobre os respectivos palcos. A festa prosseguiu, de maneira inédita, até a 1:00 hora da manhã do dia 22 de outubro. 
O ritual de encerramento do Oktoberfest Blumenau 2018 terminou, junto a casa de cristal, no pátio da Vila Germânica, em torno deste horário - 1,00 hora.

Saímos no portão que se fechava, e o Oktoberfest Blumenau 2018 terminava com um público de aproximadamente 590 mil pessoas e consumidos aproximadamente 600mil litros de chope.
Desfile da Busca do Rei - Blumenau Década de 1960.

Conversando...

Mais uma vez, queremos deixar registrado que o Oktoberfest Blumenau não tem foliões, pois não é carnaval.
Sugestão de leituras - Clicar sobre: 

Também queremos registrar a quantidade de bandas locais que tocaram nos palcos do Oktoberfest Blumenau, músicas que destoam da festa. Lembramos que o visitante chega a Blumenau para visitar uma festa que teve origem na Alemanha, vem para com intensão de ouvir música alemã e comer, também, de sua gastronomia. Devemos tomar muito cuidado com isto, pois muitas são as Oktoberfest no Brasil, que estão tocando samba em seus palcos. Isto é Fake!
O exemplo que adotamos sempre, é a cultíssima cidade de Salvador - Bahia e primeira capital do Brasil, que não abre mão de seu perfil cultural e as pessoas que a visitam, vão lá, certos de que ouvirão Axé music e jamais, qualquer outro estilo.

O Oktoberfest Blumenau é o palco da tradição e da cultura - herança dos pioneiros que  fundaram a maioria das cidades do Vale do Itajaí,cujo Stadtplatz era Blumenau. Deixaram sua contribuição no desenho destas cidades e na sua arquitetura vernacular, bem como, nas mesas das famílias - gastronomia e isto, deve ser lembrado e valorizado, como algo que contribui para a identidade destas cidades, ou de Blumenau que é peculiar dentro do Brasil multicultural.

Compartilhamos um "eco" a partir deste trabalho (Blog) que efetuamos como arquiteta e urbanista.
Recebemos este comentário de uma pessoa que nasceu e vive em Portugal, que percebeu o sentido deste trabalho, o que nos deixou imensamente satisfeitos, pela constatação da presença da comunicação existente.
Diz ele:
Angelina Wittmann, muitos parabéns pelo inestimável serviço público de divulgação e promoção cultural que tem feito da cultura alemã em Blumenau e da Oktoberfest.
A divulgação da cultura do Vale de Itajaí e das tradições de Blumenau são o melhor caminho para a preservação cultural e identitária da cidade e promoção turística desta sua característica e diferenciação.
Muitas vezes, critiquei a promoção da Oktoberfest como festa da Cerveja e das bebedeiras. Através da Angelina e do seu trabalho e entusiasmo, minha ideia sobre a Oktoberfest mudou.
Blumenau tem todo o potencial para se promover como Cidade de Cultura, com seu Patrimônio Arquitetônico e Ambiental, com suas tradições e sua Qualidade de Vida ímpares.
Creio bem, que os descendentes da antiga Colônia Blumenau têm uma dívida de gratidão e reconhecimento por seu trabalho. Abraço." Norberto Guimaraes.
Gratidão!


Um pouco do último dia do Oktoberfest Blumenau 2018 através de imagens, pois...

As imagens comunicam











 

 










 



 











 


















 
 
 
 

 













 

 



 




 






 
 

 
 






 












 

 


 





 


Vídeos

















Ein Prosit!!






Leituras Complementares - Clicar sobre:





















Nenhum comentário:

Postar um comentário