segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Arquitetura - Exposição “Getting Things Done: Evolution of the Built Environment in” Vorarlberg - Áustria - em Blumenau


A ExposiçãoGetting Things Done: Evolution of the Built Environment in Vorarlberg” está em Blumenau, desde o dia 29 de agosto de 2017 - dia de sua abertura, e permanecerá até o dia 29 de setembro de 2017 - seu encerramento.
“Getting Things Done: Evolution of the Built Environment in Vorarlberg”
Fazendo as coisas: Evolução do ambiente Construído em Vorarlberg

A exposição apresenta 70 painéis que mostram diferentes tipologias arquitetônicas e sua "evolução" desde a década de 1950 até o momento presente  -  considerando a evolução e o estado atual do ambiente construído na região de Vorarlberg. 
localização da região de Vorarlberg - extremo oeste da Áustria



Na proximidades de Innsbruck - região de Vorarlberg 
Os 70 painéis da exposição,  os quais fotografamos, apresentam mais de 230 projetos arquitetônicos ilustrados em mais de 700 fotografias.
“Getting Things Done: Evolution of the Built Environment in” Vorarlberg é uma exposição itinerante que mostra uma parte da arquitetura produzida em Vorarlberg, a província mais ocidental da Áustria. Seu curador é o Arquiteto Wolfgang Fiel e a amostra é patrocinada pelo Fórum Cultural Austríaco.
Nas últimas seis ou sete décadas, a região da Áustria onde está Vorarlberg, desenvolveu, segundo os organizadores da exposição, uma identidade ou conceito conhecidos internacionalmente por sua abordagem radical quanto a volumetria e ao uso dos materiais - geralmente alternativos. Seus organizadores defendem que o impacto dessa arquitetura na paisagem pré existente, construída e natural é pequeno pois, segundo eles, a integração é harmoniosa e integrada à identidade local sob os aspecto da arquitetura, design, material e paisagem.

O diferencial da arquitetura de Vorarlberg não está na forma e na linguagem mas sim, na apresentação de novos elementos e materiais alinhados à sustentabilidade. São priorizados o uso de materiais reciclados. O Curador da exposição - Arquiteto Wolfgang Fiel afirma que a sensibilidade ecológica, o valor atribuído aos artesanatos e conceitos, simultaneamente tradicionais e inovadores, o investimento em jovens designers e uma boa compreensão técnica dos materiais e da paisagem locais contribuem para o resultado da produção arquitetônica de Vorarlberg
A exposição apresenta alguns exemplos impressionantes, nos quais o arquiteto Wolfgang Fiel apresenta a evolução desse desenvolvimento, desse modo de fazer arquitetura local a partir do final da década de 1950 do século passado até a atualidade.

Arquiteto Wolfgang Fiel

Wolfgang Fiel
PhD - o curador da Exposição  “Getting Things Done: Evolution of the Built Environment in”  Vorarlberg também foi o coordenador do projeto dessa exposição.
Fiel nasceu em 1973, na cidade de Alberschwende - região de VorarlbergEstudou Arquitetura na Universidade de Tecnologia de Viena e na Escola de Arquitetura de Bartlett, University College de LondresInglaterra. É co-diretor do iCP - Institute of Cultural Policy, com sede em Viena e leciona na Universidade de Artes Aplicadas de Viena. Realizou inúmeras exposições como artista e curador, bem como projetos e publicações, incluindo a Série de Livros Consecutivos iCP e uma monografia sobre o trabalho de Eckhard Schulze-Fielitz. 
Alberschwende
Região de Vorarlberg
Bregenz - arquitetura típica da região

Vorarlberg é o estado federal que está mais ao estremo oeste e o mais pequeno da Áustria. Tem fronteiras com a Alemanha, com a Suíça e com  Liechtenstein. Tem uma população de aproximadamente 380.000 habitantes. Só há um estado na Áustria que tenha a população inferior  ao do Vorarlberg. Sua capital é Bregenz e está situada no tradicional Lago de Constança - região belíssima. 

Através da construção de novas tipologias na paisagem - a partir da década de 1950 - o movimento foi denominado de Vorarlberger Bauschule (Vorarlberg School of Building) - nova Escola de Construção de Vorarlberg - com nomes locais e nacionais, gerando um alto número de conhecimento para recriar e materializar uma arquitetura típica,  sólida e forte na região
A Vorarlberger Bauschule - que recebeu a influência da  primeira e segunda gerações de arquitetos da região de Vorarlberg - é um dos principais contribuintes para a formação da nova arquitetura alpina, através do trabalho e do burilamento de uma nova linguagem arquitetônica adaptada à região alpina e à construção sustentável, sem repetir a construção tradicional vernacular, mas adotando alguns de seus elementos e materiais usados dentro de outra técnica construtiva. 







A amostra da exposição evidencia o trabalho de grupo de jovens arquitetos, o qual apresenta uma nova proposta de uso de materiais alternativos alinhados a novas tecnologias e recriaram uma forma internacional de fazer arquitetura, que não necessariamente alinhada à arquitetura vernacular e histórica local. Essa experiência teve início no final da década de 1950 e início dos anos 1960 e ganhou mais adeptos entusiastas. 
A história teve início quando um grupo de recém formados da Academia de Belas Artes de Viena, ao retornarem para suas vilas de Vorarlberg resolveram inovar. 
Começaram a trabalhar com clientes, também jovens, quebrando paradigmas. Construíram, a partir de nova tecnologia,  novas forma dando novo uso arquitetura.

Ronald  Rainer
Para montar a exposição “Getting Things Done: Evolution of the Built Environment in”  Vorarlberg - o grupo foi equipado e recebeu o assessoramento do professor Roland Rainer - arquiteto austríaco, escritor e ex-chefe do Departamento de Urbanismo de Viena. Iniciaram a produção do Vorarlberger Bauschule, encarando o desafio de implantar o "novo".
Os nomes dos primeiros jovens envolvidos a quebrar paradigmas na região de VorarlbergHans Purin, Jakob Albrecht, Rudolf Wäger, Bruno Spagolla, Leopold Kaufmann, Gunter Wratzfeld, Karl Sillaber e Max Fohn. 
Os novos arquitetos, na época, organizaram e criaram um   modelo para  o processo da evolução subsequente, considerando: a simplicidade plástica, não muito cara - habitação de baixo custo e principalmente, feita de madeira - elemento que reporta a identidade da região
Para o uso de nova tecnologia construtiva, buscaram lastro no conhecimento e habilidades da mão de obra local, a qual foi readequada à nova maneira de construir e tecnologias atuais. E com isso, o novo arquiteto de Vorarlberg, além de adotar a nova tecnologia, também agrega essa mão de obra do artesão local readequada a essa nova arquitetura. Os artesões que fazem os trabalhos em madeiras e outros materiais recicláveis, têm toda a liberdade de utilizar sua criatividade - apresentando sempre algo novo, independentemente da orientação e projeto do arquiteto.

Arquiteto Peter Zumthor
Um exemplo desse tipo de trabalho envolvendo arquiteto/artesão é a iniciativa dos artesãos da região de Bregenzerwald. Eles decidiram envolver a tradicional associação artesanal e comercial com uma nova vida - integrando-a ao projeto. Mais de oitenta empresas de mestres e artesãos reuniram-se sob o nome de Werkraum Bregenzerwald e o arquiteto suíço Peter Zumthor foi contratado para projetar suas instalações na vila de Andelsbuch. Zumthor criou um espaço de exposição para exibir a cultura de artesanato sob um amplo terraço. 
Sede do Werkraum Bregezerwald - projeto de Peter Zumthor







Pode-se afirmar que a arquitetura de Vorarlberg está na terceira geração de arquitetos e essa novaarquitetura  regional do  Vorarlberg ampliou horizontes e é referencial fora da Áustria.

Getting Things Done: Evolution of the Built Environment in”  Vorarlberg

Ministério Federal da Europa para a Europa, a Integração e os Negócios Estrangeiros sugeriu de introduzir Architecture Made in Vorarlberg para uma maior visibilidade internacional no ano de 2013. A amostra  tinha mais de 230 projetos e cerca de 700 ilustrações fotográficas e pode viajar sem problemas pelos locais dos trinta e dois Fóruns culturais austríacos localizados em todo o mundo. 
O curador da Exposição “Getting Things Done: Evolution of the Built Environment in”  Vorarlberg  - Arquiteto  Wolfgang Fiel comenta que desde o início, o objetivo é investigar o desenvolvimento e o estado atual da cultura de construção de Vorarlberg de forma crítica e mais inclusiva. Concentrar-se na apresentação de estereótipos arquitetônicos ou na coleta de recortes históricos.

Para formar a amostra dessa exposição, seus organizadores, levaram em conta não somente a qualidade do projeto arquitetônico, mas também, foi considerado uma matriz temática que vislumbrasse aumentar a conscientização para não executar híbridos tipológicos emergentes - passageiros, mas sim considerando as atuais inovações funcionais, ecológicas, tecnológicas e formais. Afirmam que a estrutura  de seus principais trabalhos apresenta uma proposta que contribue para uma composição arquitetônica que segue princípios de design regional.
A equipe da exposição ao falar de seu trabalho, também argumenta que a construção da cultura depende do conhecimento tácito da experiência prática  - que é a arquitetura vernacular. A partir da teoria histórica justificam o conceito apresentado, integrando a arquitetura à paisagem.


A principal característica de "Getting Things Done": de um lado, promover a continuidade da análise discursiva e a auto-indagação crítica e teórica do modo de fazer arquitetura. Por outro lado, criar meios técnicos e adequados de representação, relacionados à proposta de inovação, fazendo surgir uma série de publicações e teorias. Com isso, pretendem que a paisagem local não interfira em um projetação internacional - ou o público global. 
Para justificar o discursos de embasamento local e alinhar à história local, foram requisitado o trabalhos dos artesões locais, dentre esses - muitos construtores da casa vernacular.
"A exibição da exposição, concebida como estrutura de madeira modular, foi projetada especificamente para atender aos requisitos de uma manipulação rápida, uma montagem fácil e rápida e um ajuste flexível para qualquer espaço de exposição. Voltados para dentro, as caixas de transporte servem como pedestais para a apresentação dos objetos artesanais. " Organização
De acordo com a organização, a exposição visa apresentar, de maneira abrangente, a "evolução" e o estado atual do ambiente construído em Vorarlberg para uma "audiência internacional". É uma amostra de arquitetura para apreciação.

A amostra - Exposição “Getting Things Done: Evolution of the Built Environment in”  Vorarlberg  está no saguão da Reitoria da FURB até o próximo dia 29 de setembro
É uma oportunidade de você concluir e formar sua ideia sobre o tema, principalmente, para o publico alvo: arquitetos, acadêmicos de arquitetura e Design e apreciadores de arte e arquitetura. 
Na abertura da exposição na cidade de Blumenau, estiveram presentes representantes da comunidade acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB, professores e arquitetos da região. 
O responsável por viabilizar a vinda da exposição para a cidade de Blumenau foi o Cônsul Honorário da Áustria na cidade - Mauro Kirsten
Recebemos o convite do Cônsul para a abertura, mas por motivos diversos, não conseguimos participar dessa. 
Deixamos, portanto, o registro para a história, cientes da importância da amostra apresentada na exposição, não somente para a escola de arquitetura blumenauense e da região, como também para profissionais da área. Também é relevante como trabalho teórico e visual para  referenciar e contribuir para a formação teórica da Escola de Arquitetura e promover  reflexões,  sobre o fazer arquitetura na atualidade - no mundo e na região que recebeu muitos pioneiros oriundos dessas regiões da Europa.
Cônsul Honorário da Áustria na cidade de Blumenau - Mauro Kirsten


















Cônsul Honorário da Áustria na cidade de Blumenau - Mauro Kirsten



Apresentamos um pouco das imagens que fizemos a partir da exposição instalada no saguão da FURB.

Para sua apreciação - Arquitetura de  Vorarlberg - através de fotografias nossas dos painéis expostos na FURB.
 “Getting Things Done: Evolution of the Built Environment in”  Vorarlberg
























Detalhes para expor o material - impressão em painéis de tecidos e
 com um gancho - tipo cabide.
























































A Arquitetura é orgânica e mutável  como a arte. Reflete o processo transformatório de uma sociedade no seu espaço - cidade em todas as escalas, de maneira natural e sequencial - desprovida de "quebras". É antinatural a imposição desprovida do tempo hábil para a adequação e assimilação do "novo", dentro da sociedade/cidade, a partir de suas práticas.
Para visitar - a amostra que permanece no saguão da reitoria -  FURB até o dia 29 de outubro

Endereço:
Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Rua Antônio da Veiga, 140
Bairro: Itoupava Seca
89030-903 - Blumenau SC  Brasil













Nenhum comentário:

Postar um comentário