sexta-feira, 8 de março de 2019

Aconteceu - No 7° Semestre de Arquitetura e Urbanismo - UNIDAVI - Palestra do Professor Ilson Paulo Ramos Blogoslawski


A disciplina Ateliê de Planejamento Urbano do Curso de Arquitetura da UNIDAVI tem como atividade do Semestre, pesquisar, analisar, compreender através de um diagnóstico, uma fração do espaço que compreende a atual  centralidade da cidade de Rio do Sul SC.

Milton Santos disse e explica sobre a importância da História na paisagem - além do saudosismo (Quase um deboche) que os incautos e leigos teimam em lembrar, quando abordamos o assunto alinhado ao Urbanismo e à cidade:
“Sempre que a sociedade (a totalidade social) sofre uma mudança, as formas ou objetos geográficos (tanto novos como velhos) assumem novas funções; a totalidade da mutação cria uma nova organização espacial. Em qualquer ponto do tempo, o modo de funcionamento da estrutura social atribui determinados valores às formas. Todavia, se examinarmos apenas uma fatia do tempo homogêneo, careceremos de um contexto em que possamos basear nossas observações, uma vez que a estrutura varia conforme os diferentes períodos históricos. 
Um conceito básico é que o espaço constitui uma realidade objetiva, um produto social em permanente processo de transformação. O espaço impõe a própria realidade; por isso a sociedade não pode operar fora dele. 
Consequentemente, para estudar o espaço, cumpre apreender sua relação com a sociedade, pois esta que dita a compreensão dos efeitos dos processos (tempo mudança) e especifica as noções de forma, função e estrutura, elementos fundamentais para a nossa compreensão da produção do espaço. (SANTOS, 1988 – p. 49)”
SANTOS, Mílton. Espaço e método. 1.ed. - São Paulo: Nobel, 1988. - 88 p. –.


Ao observarmos a cidade de Rio do Sul, ao longo de sua história de fundação, percebemos o quanto mudou suas características espaciais, outrora com sinais de um plano pré estabelecido delineado na forma e com características de uma cidade alemã. Isso reflexo de sua formação e espacialização, a partir da predominância de assentamento de famílias de imigrantes alemães, no início do Século XX, quase sempre oriundos do Stadtplatz de Blumenau, uma vez que a localidade fazia parte do grande território da Colônia Blumenau. O mapa da Colônia Blumenau de 1905 (abaixo) feito por José Deeke, ainda não tem o registro da nucleação de Bella Aliança, atual cidade de Rio do Sul. Portanto é uma cidade muito jovem - sob a ótica histórica.
Acervo - Arquivo Público Histórico de Rio do Sul - alterado

Durante os primeiros anos de povoação, no
 Vale do Itajaí, as famílias de imigrantes foram instalados em suas propriedades, ocupando os lotes coloniais ao longo dos leitos fluviais da grande bacia. Os rios foram as primeiras vias de penetração e as canoas – primeiros meios de transporte – geralmente eram confeccionadas com troncos de árvores. 
Quase sempre essas nucleações urbanas se desenvolveram às margens de um rio, de maneira linear. Esse rio, além de ser uma via de extrema importância para os deslocamentos através do transporte feitos via fluvial, também era usado como fonte de irrigação para as plantações, animais e abastecimento doméstico juntamente com poços artesianos.
Nova Aliança - Atual Rio do Sul.

Quase sempre, na parte mais alta do território da nova povoação, era construída a igreja - uma forte característica em todas as nucleações fundadas por imigrantes alemães e italianos no Vale do Itajaí e não seria diferente na nucleação que deu origem à cidade de Rio do Sul.
Bella Aliança - Atual Rio do Sul  - década de 1930.





A região onde está Rio do Sul, não teve uma ocupação natural como os demais núcleos urbanos no entorno, mas foi incentivada pelo fundador da Colônia Blumenau a partir de seus projetos privados e da abertura de novos caminhos para o interior da grande colônia.
A  região, após a abertura de caminhos a partir do Stadtplatz de Blumenau, economicamente tornou-se parte importante e entrocamento de rotas comerciais para o Planalto Serrano e para o oeste do Estado de Santa Catarina. Isso aconteceu no ano de 1863, quando o engenheiro Emil Odebrecht, juntamente com mais oito homens, fez sua primeira expedição com o objetivo de estudar a bacia do Itajaí-Açu e encontrar melhor traçado para construir essa estrada que ligasse a Colônia Blumenau a essas outras regiões do Estado.
Em 1867, após voltar da Guerra do Paraguai, Odebrecht iniciou a abertura da picada de ligação da Colônia Blumenau ao Planalto Serrano. A ocupação da colônia aumentava com a vinda sucessiva de levas de imigrantes e o aumento de produtos disponíveis para comercialização com os tropeiros do trajeto Curitibanos-Blumenau.
Após a abertura do caminho para o Planalto Serrano - esse traçado por Emil Odebrecht e que se estendia até Trombudo Central e Taió, atravessando o ponto de pouso, conhecido como Südarm (Braço do sul), local escolhido por Hermann Blumenau para estabelecer a povoação, nucleação primitiva que deu origem a cidade  atual de Rio do Sul. Já existia a nucleação urbana de Matador - atual Bella Aliança.
Grupo de Emil Odebrecht e o início de sua 1º expedição - Dia 14 de janeiro de 1863 - para fazer o levantamento da bacia do rio Itajaí-Açu com objetivo de encontrar o caminho para a serra, em direção a Curitibanos- SC. Retorna a Blumenau no dia 21 de fevereiro. O grupo era formado por 8 pessoas, entre elas Hans Breithaupt e o futuro sogro, Heinrich Bichels. Não chegam ao planalto, pois por engano, sobem o Rio Itajaí do Norte, ou Rio Hercílio.
No ano de 1879, a direção da Colônia Blumenau contratou Basílio Corrêa Negredo, auxiliado por seus filhos, João Basílio e Carlos Corrêa Negredo, primeiros moradores que se fixaram na região e foram incumbidos de abrirem um estabelecimento de passagem sobre Südarm, na estrada recém aberta para Curitibanos. Pode-se dizer, que não foram fundadores de Rio do Sul - pois eram contratados por Hermann Blumenau.
Como contratados, receberam, por arrendamento, um lote de 25.000 m2, primeiro passo para a fundação do Distrito Bella Aliança - atual cidade de Rio do Sul. O local, sob ponto de vista econômico, é muito importante por ser um entreposto comercial - como já mencionado. Não demorou muito tempo para mais famílias se fixassem na região, até mesmo, membros da família do engenheiro Emil Odebrecht.
Südarm - Braço do Sul - Rio Itajaí do Sul
Pioneiros na região

A palestra do Professor  Ilson Paulo Ramos Blogoslawski  explanou, exatamente sobre estas mudanças espaciais dentro do primeiro recorte de tempo da história local - e sobre os impactos na malha urbana da cidade e a contribuição das culturas que tiveram contato com a área: alemã, italiana e da serra catarinense - via tropas
O professor fez sua palestra, com a apresentação de muitas imagens - que sempre afirmamos - comunicam. Também, trouxe muito material de pesquisa observados pelos acadêmicos, como livros e fotografias.












Professor Ilson Paulo Ramos Blogoslawski recebdno um livro da turma.









 Vídeo
.
Professor  Ilson Paulo Ramos Blogoslawski
De 2004 a 2011, exerceu a função de Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UNIDAVI; foi Coordenador da Pesquisa na UNIDAVI, de 2004 a 2011, Organizou e coordenou a produção editorial da Revista CAMINHOS UNIDAVI/PROPPEX na constituição das edições na forma impressa pelo período de 2000 a 2011; No setor de Pós-Graduação da UNIDAVI, coordenou e organizou a duas edições especial da revista de Pós-Graduação-Lato Sensu, sob o título de: Inteligência Criminal e a edição de Gestão em Segurança Pública. Nesta área foi Coordenador dos cursos de Pós-Graduação na Unidavi de 2010 a 2013. Esteve a frente da coordenação dos Cursos de Licenciatura de Geografia e de História - PARFOR/CAPES/FUMDES. Foi conselheiro e membro do (CEP) Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da UNIDAVI, representante da UNIDAVI no Conselho Municipal de Educação de Rio do Sul, é avaliador e conselheiro editorial da revista Rio do Sul: Nossa História em Revista, é atualmente conselheiro e avaliador convidado para analisar propostas advindas de projetos de Extensão Comunitárias junto Pró-reitoria de Extensão na UNIVILLE. Coordenador dos Núcleos Docentes Estruturante - NDE para os cursos de Sociologia, Pedagogia e Educação Especial-FUMDES. Foi membro participante da comissão de avaliação nomeada junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina para avaliar o processo de credenciamento do Campus principal da UNOESC em Joaçaba e dos demais campus de extensão universitária em outros municípios da região local. Experiência profissional na área de estudos da Educação, Pedagogia, Educação Especial e Sociologia, com estudos nas linhas de pesquisa em Sociologia da Educação e História da Educação. Exerceu a coordenação do Curso de Licenciatura em Sociologia e o curso de Ciências Biológicas de 2009 a 2013, Exerce atualmente a coordenação dos cursos de Licenciaturas (Pedagogia, Educação Especial). Atualmente é professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNIDAVI, em Rio do Sul-SC. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação-Polo: Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC/2016. Nível: Doutorado. Área de Concentração: Educação. Linha de Pesquisa: Sociologia e História da Educação. Tem como Orientadora a Dra. Maria das Dores Daros (UFSC) e da co-orientadora, Dr.ª Solange Aparecida de Oliveira Hoeller(IFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário