sexta-feira, 1 de março de 2019

Ateliê - Projeto Urbano - UNIDAVI - Visita in loco - Centro Histórico de Rio do Sul SC

Colégio Dom Bosco e Catedral Metropolitana. O colégio está passando por reformas nas fachadas,  perceptível nesta imagem - de acordo com os responsáveis - está sendo "modernizado".



“Se a forma é primariamente um resultado, ela é também um fator social. Uma vez criada e usada na execução da que lhe foi designada, a forma frequentemente permanece aguardando o próximo movimento dinâmico da sociedade, quando terá toda a probabilidade de ser chamada a cumprir uma nova função. A cada mudança, fruto de novas determinações de parte da sociedade, não se pode voltar atrás pela destruição imediata completa das formas da determinação precedente. Tal destruição não só é por vezes indesejável e dispendiosa, como ainda de fato é impossível, as rugosidades – formas remanescentes dos períodos anteriores – devem ser levadas em conta quando uma sociedade impõe mudanças numa cidade (...), ele não pode acabar de uma vez com a totalidade dos edifícios aí existentes. Assim sendo, resta-nos tão somente uma mistura de formas novas e velhas, de estruturas criando novas formas mais adequadas para cumprirem novas funções ou se adequando a formas velhas, criadas em instâncias já passadas. ”  
*(SANTOS, 1988 – p. 55)
Conflitos visuais na paisagem a partir das formas, mencionadas por SANTOS.
A cidade deve ser observada, também, como se fosse uma unidade - uma arquitetura de uma unidade com uma escala (maior) diferenciada de um edificação simples, ou um bairro, ou uma praça, ou de um ambiente somente - como uma sala ou quarto, ou até mesmo um corredor - Todos possuem sua função e interagem com outros ambientes, elementos coesos e integrados a partir do uso das pessoas - em equilíbrio com meio natural - complementam-se. 
Rio do Sul - Primeiras décadas do Século XX - Foto: Museu Histórico Cultural de Rio do Sul.




















cidade de Rio do Sul tem características e semelhança com as práticas impetradas por muitas cidades da região e brasileiras, a partir da renovação e ocupação do solo - desprovida de um acompanhamento formal adequado, e apresentam como resultado - uma "nova paisagem" a partir de "cascas justapostas", muitas vezes sem arte, desconexa, criando e contribuindo para o aumento dos conflitos na paisagem - cidade - que já se encontra "doente" - se considerarmos e compararmos a um organismo coeso e vivo. 



Imagens de Rio do Sul atual que comunicam...
Espaço localizado no fundo da catedral  - falta distância suficiente para aquele adequado ao do edifício religioso que é monumental e é um dos principais pontos focais da cidade. Não há distância suficiente para contemplação.


Paisagem do centro da cidade - a partir de uma via de tráfego de fluxo rápido torna a paisagem monótona - sem o encanto da paisagem das primeiras décadas de história.

Sobreposição de imagens desconexas - ausência de homogeneidade e harmonia.




A  proposta da disciplina da 7° período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIDAVI - Cidade de Rio do Sul - a partir do recorte espacial apresentado, é sugerir proposições baseadas na primeira parte do trabalho - pesquisa e análise dos dados dessa pesquisa, e apresentar um plano aplicável no espaço estudado, com intuito de minimizar os conflitos espaciais, de uso e ocupação do solo e paisagem, com sugestões alinhadas à realidade da cidade de Rio do Sul.
desafio da proposta de trabalho é observar a presença do edifício pertencente ao patrimônio histórico da cidade e um dos mais importantes no Vale do Itajaí - a antiga estação ferroviária da Estrada de Ferro Santa Catarina, presente em um espaço atual totalmente alterado e diferente daquele no qual foi idealizada e construído. Atualmente empresta seus ambientes para o Museu Histórico Cultural de Rio do Sul. 
Esse estudo e proposta deverá considerar outro elemento estrutural e edificado dentro do recorte do território estudado, alinhavando uma continuidade espacial, homogenia equilibrada, funcional e estética.
O trabalho está em processo de pesquisa e dentro dessa atividade, no dia 28 de fevereiro,  a turma formada por 26 acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIDAVI visitou alguns lugares localizados  no centro histórico de Rio do Sul onde foram repassadas algumas percepções in loco e efeito fotografias. 
Na antiga estação ferroviária da EFSC com Cátia Dagnoni.
A turma também foi recebida pela historiadora Cátia Dagnoni  no Museu Histórico Cultural de Rio do Sul - como mencionado, antigo edifício da estação ferroviária da EFSC. Catia Dagnoni apresentou questões históricas referente ao patrimônio, bem como respondeu a perguntas e disponibilizou materiais e assessoramento no fornecimento desses materiais aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo.
As imagens comunicam... 

Colégio Dom Bosco e Catedral Metropolitana. O colégio está passando por reformas nas fachadas,  perceptível nesta imagem - de acordo com os responsáveis - está sendo "modernizado".







Rua Aristiliano Ramos.


Fotografia feita da Praca Emembergo Pellizzetti - Rua São João.


Catedral vista da Praca Emembergo Pellizzetti .

Catedral vista da Praca Emembergo Pellizzetti .
 
Concha acústica - Catedral vista da Praca Emembergo Pellizzetti .
Concha acústica - Catedral vista da Praca Emembergo Pellizzetti .









Rumo à Rua Carlos Gomes.


Rua XV de Novembro


 Em frente ao Ponto Chic

Em frente ao Ponto Chic

Banco Inco de Rio do Sul - Reformulação da paisagem - o  mesmo espaço do edifício da foto anterior - informação repassada pelos acadêmicos Bruna Letícia Lopes e Jackson Rosa, no momento da aula. Foto: Marzall.

Local da primeira estacão rodoviária de Rio do Sul - onde trabalhou Nelson Tomio - Link da postagem no final.












Calçada irregular para a Palmeira Imperial - até quando vai suportar?

Na antiga estacão ferroviária da EFSC


Cátia Dagnoni






Alguns da turma recendo "bilhetes" para a viagem de trem.





































Aprendizado em processo - a partir dos espaços da cidade.

É preciso sair da teoria e para isso - apostamos nos jovens.



Leitura complementares - Clicar sobre o título escolhido.
  1. A Ferrovia - EFSC
  2. Da Estrada de Ferro Santa Catarina à Ferrovia da Integração
  3. Comissão Pró Ferrovias do Vale do Itajaí 
  4. O retorno da ferrovia ao Vale do Itajaí
  5. A Ferrovia no Vale do Itajaí
  6. Catedral São João Batista - Rio do Sul SC
  7. A igreja (Luterana) - referencia visual dentro da cidade do início do Século XX - Rio do Sul e sua análise atual
  8. Rio do Sul nas palavras do Colonizador
  9. Visitando o Museu Histórico Cultural e Arquivo Público Histórico de Rio do Sul.
  10. Arquitetura - Projetos de Hans Broos - Rio do Sul SC
  11. As cidades brasileiras estão doentes
  12. Revitalização Urbana: Tendências contemporâneas
  13. Urbanismo
  14. A Cidade - Organismo vivo no dia do Meio Ambiente
  15. Um trabalho de Ateliê - Projeto Urbano - Visita in loco - antiga estação ferroviária de Rio do Sul
  16. Entrevista - Nelson Tomio - Rio do Sul SC - Troca do modal Ferroviário para o Rodoviário



*SANTOS, Mílton. Espaço e método. 1.ed. - São Paulo: Nobel, 1988. - 88 p. –.







Nenhum comentário:

Postar um comentário