quarta-feira, 20 de março de 2019

Momentos - 7º Café Típico da Associação Cultural Freundeskreis - Blumenau

Alguns dos grupos folclóricos presentes na tarde de sábado do dia 16 de março


Associação da Haco
No dia 16 de março de 2019 - sábado - aconteceu o 7º Café Típico da Associação Cultural Freundeskreis na Associação Atlética dos Empregados da Haco, na Vila Itoupava - Blumenau SC. 
Recebemos o convite e presenciamos um trabalho de prática e intercâmbio cultural com lastro e original, a partir da presença de outros 16 grupos de Volkstanz de Blumenau, de outras cidades, da região e também de outros estados.
Os preparativos do encontro foram organizados pelos folcloristas do grupo de Volkstanz anfitrião, e os trabalhos iniciaram bem cedinho - desse dia de sábado.
No banner lateral está o sobrenome de todas as famílias que fizeram parte dos primeiros 10 anos do grupo. Uma maneira de homenagear aos que se dedicaram e se dedicam a esta atividade por parte  do grupo.
O encontro teve início às 18:00h, onde os amigos que chegavam foram recebidos por parte dos integrantes da A.C.Freundeskreis. Outros integrantes trabalhavam em outras frentes da organização para bem receber e também, depois dançar junto com os convidados - isso, após o café.
Foi uma tarde/noite, que passou muito rápido, com a presença de pessoas amigas, música alemã, dança folclórica e gastronomia da mesa alemã.
A tarde iniciou com o Café Típico a partir de uma grande mesa cheia de iguarias. Mesmo com tantas pessoas não ficou desprovida. As folcloristas sempre abasteciam - direto da cozinha onde prepararam tudo.
Após, aconteceu a apresentação de alguns grupos folclóricos presentes. O grupo infantil da  Associação Cultural Freundeskreis iniciou as apresentações e o adulto encerrou. Após todas as apresentações, aconteceu o momento das danças de integração, onde todos os folcloristas de todos os grupos folclóricos participam de dançam e trocam de parceiros acontecendo realmente uma grande integração - Foram dançadas 5 coreografias.
Em seguida - iniciou as danças aleatórias para quem quisesse dançar, também com a presença de todos os interessados presentes.
Muito rápido, chegou 23:30 horas sem percebemos, com a prática cultural realmente entre amigos que se encontram sempre - durantes estes eventos na região e em estados vizinhos.
Os grupos folclóricos que marcaram presença nesta tarde cultural:
  1. Associação Cultural Freundeskreis Blumenau -SC (anfitrião)
  2. Blumenauer Volkstanzgruppe Blumenau - SC
  3. Bogenbrücke Volkstanzgruppe Indaial - SC
  4. Freundschaft Volkstanzgruppe 
  5. Germanische Seele Trachtenverein - Alma Germânica
  6. Grupo Folclórico Alpen Bach Pomerode - SC
  7. Grupo Folclórico Alpino Germânico Pomerode - SC
  8. Grupo Folclórico Badenfurt Blumenau – SC
  9. Grupo Folclórico Curitiba Curitiba - PR
  10. Grupo Folclórico Edelweiss Pomerode - SC
  11. Grupo Folclórico Germânia Blumenau - SC
  12. Grupo Folclórico Pomerano Pomerode - SC
  13. Norden Tal Volkstanzgruppe Jaraguá do Sul - SC
  14. Tanz-Und Spielgruppe Gartenstadt Blumenau - SC
  15. Volkstanzgruppe Blauer Berg Timbó - SC
  16. Volkstanzgruppe Tanz Im Tal Benedito Novo SC
  17. Coral dos Apóstolos da Comunidade Massaranduba 58 Massaranduba - SC
Chegando ao local - paisagem bucólica.























































































































































































































































































































































Cultura local, em um final de semana - dentro das comunidades locais.  
Cultura que mantém intercâmbio até os dias atuais com a Alemanha, em uma cidade que também é Brasil.  
Brasil não necessariamente, com o perfil cultural das duas primeiras capitais do país - Rio de Janeiro Salvador. Brasil da Região do Vale do Itajaí - na qual, dentro das comunidades, festas como essa, são muito comuns. O período de Nacionalização de Getúlio Vargas e de Nereu Ramos é passado! Isso faz parte da identidade das cidadesjunto com a arquitetura.
Para ler sobre o Nacionalismo - Clicar sobreNacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas

A educação e identidade passam pela cultura!



Vídeos





Ein Prosit!!
















2 comentários:

  1. Oi Angelina, essa tua Associação Cultural do Círculos de amigos, não é fraca, hem! Meu Deus, deve contar com enorme número de associados dedicados e responsáveis para tamanho encontro. Lindíssimas fotos! Salivei ao ver aquelas mesas de cucas alemãs bem típica dessa culinária. Que ambiente maravilhoso, Angelina!... Parabéns pela bela postagem! Grande abraço! Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na cidade não existe somente o Oktoberfest - ao estilo comercial, no mes de outubro.....
      Estas pessoas fazem seu lazer desse tipo - não por retorno financeiro, aliás pagam para os preparativos e para a integração entre outros grupos. São muitos em toda a região e todos se encontram sempre nestes eventos , na sede de um ou de outro. Realmente surge amizade, com música, dança e comida, como se come em casa. Aos poucos estão saindo das casquinhas e do medo que foi o Nacionalismo na região.....
      É um prazer poder compartilhar...
      Abraço grande!!

      Excluir